Profissões

Quem é geógrafo e o que ele faz?

Quem é geógrafo e o que ele faz?
Contente
  1. Descrição
  2. Responsabilidades
  3. Qualidades pessoais
  4. Educação
  5. Onde funciona?
  6. Quanto ele ganha?

Cada profissão é única em sua própria maneira. Encontramos algumas indústrias todos os dias, outros trabalhadores da indústria têm um foco restrito e não ocorrem na vida cotidiana. Uma dessas especializações é geografia. Inclui muitas áreas de trabalho como biogeógrafo, geógrafo-meteorologista, historiador-geógrafo, físico-geógrafo e outros.

Descrição

A geografia é dividida em duas grandes áreas: física e econômica. Além disso, as indústrias podem ser chamadas de gerais e regionais. Esta é uma ciência que estuda a Terra e os processos que ocorrem nela. Alguns especialistas atribuem outra direção à geografia - a cartografia.

Um geógrafo é uma pessoa que pode trabalhar em cerca de 50 direções diferentes, dependendo do setor escolhido.

O especialista está estudando:

  • coberturas de terra;
  • vulcões;
  • oceanos;
  • reservatórios (taxas e lagos);
  • rios;
  • população do planeta;
  • turismo;
  • a propagação de doenças;
  • mineral;
  • desenvolvimento da crosta terrestre.

Durante o nascimento desta profissão, os geógrafos empenharam-se na descoberta de novos territórios e no seu estudo. Todas as observações acumuladas foram classificadas e registradas. Hoje, a principal atividade dos especialistas é estudar vários processos e explicar a natureza de sua origem. Os geógrafos também fazem previsões para o futuro.

Responsabilidades

Antes de decidir se tornar um geógrafo, você precisa estudar as responsabilidades de um profissional. Esta é uma especialização complexa que exige responsabilidade e dedicação total de um especialista.

Um certo especialista é responsável por cada direção. Para fazer isso, ele deve ter o conhecimento e as habilidades necessárias.

Além da atividade principal, que consiste em estudar um objeto ou processo específico, o geógrafo realiza muitos outros trabalhos. O profissional será obrigado a elaborar a documentação e a trabalhar com ela. Todos os dados devem ser registrados na ordem adequada. Os dados obtidos são então usados ​​para escrever artigos científicos, ensinar alunos e alunos e fazer previsões.

Os geógrafos viajam constantemente para coletar informações. Muitos trabalham no exterior, viajando constantemente. Antes de dominar uma profissão, você precisa escolher uma das direções: cartografia, geografia física ou econômica. A lista de responsabilidades dependerá disso. Sem sair do local de trabalho, só trabalham os professores de geografia.

Independentemente da direção escolhida, o especialista deve saber trabalhar com mapas e, se necessário, traçá-los.

Qualidades pessoais

Para se tornar um especialista habilidoso e enfrentar todas as responsabilidades, um geógrafo deve ter um conjunto de certas qualidades pessoais. Eles são essenciais para realizar o trabalho de maneira profissional.

A primeira e necessária qualidade é o interesse pela ciência que estuda a natureza e o planeta. É impossível se tornar um especialista habilidoso e experiente sem amor e respeito por esta especialidade. Esses sentimentos e emoções estimulam o constante desenvolvimento e aprimoramento de conhecimentos e habilidades já adquiridos.

Qualquer ciência requer uma atitude séria e responsável. Caso contrário, não será possível compreendê-lo. O funcionário deve estar pronto para aprender o novo e o desconhecido.

O geógrafo tem que trabalhar com grande quantidade de informações. Você precisa ser capaz de se organizar e focar no resultado.

Em alguns casos, você precisa trabalhar com restrições de tempo rígidas e cumprir os prazos com exatidão.

Os itens listados são apenas características pessoais básicas. Além disso, o desenvolvimento nesta especialização requer qualidades como atenção, foco nos resultados e capacidade de processar uma grande quantidade de informações.

Os geógrafos trabalham em estreita colaboração com outras ciências. Algumas especialidades não são completas sem o conhecimento nas seguintes áreas:

  • economia;
  • ecologia;
  • química;
  • física;
  • sociologia;
  • estudos Sociais;
  • marketing;
  • sociologia.

Os geógrafos geralmente precisam se mudar e ficar longe de casa por muito tempo. Às vezes, as condições de vida são adversas e distantes daquelas a que muitos apartamentos estão acostumados. Nesse caso, você precisará de qualidades como resistência e despretensão. Por isso, a maioria dos especialistas são homens.

O treinamento físico é necessário em áreas como geografia militar, oceanologia e outras áreas semelhantes.

Um profissional moderno não pode prescindir do conhecimento da tecnologia da informática. Para o seu trabalho, os especialistas utilizam o software necessário para coletar, classificar e processar uma grande quantidade de informações. Você também precisa ser capaz de trabalhar em um computador. Mas, apesar do desenvolvimento da tecnologia, o geógrafo não pode prescindir de uma excelente memória. O pensamento lógico desenvolvido será uma grande vantagem.

Os profissionais que estudam áreas abertas precisam ser capazes de navegar pelo terreno sem problemas e sobreviver na selva. Em caso de emergência, isso ajudará a salvar sua vida.

A última qualidade em que nos concentraremos é um olho excelente. Você precisará dele ao estudar objetos naturais, paisagens, bem como ao compilar e ler mapas. Será uma grande vantagem se o profissional tiver boa visão.

Educação

Para construir uma carreira nesta especialidade, você precisa obter uma educação adequada. Você pode encontrar uma instituição de ensino superior em quase todas as grandes cidades do país. Existem universidades suficientes no território da Rússia para que todos possam obter esta profissão.

O plano de introdução à profissão é o seguinte. A primeira e obrigatória etapa é a obtenção do diploma de ensino superior.

A Faculdade de Geografia não só dá uma oportunidade para futuros especialistas, mas também ajuda a determinar se um aluno escolheu a profissão certa ou não.

Já no primeiro ano, os geógrafos recebem conhecimentos básicos que vão desenvolvendo ao longo da carreira. Além disso, os professores organizam expedições e excursões temáticas para consolidar o material transmitido. Os exercícios práticos ajudam a adquirir as competências que todo profissional necessita. Durante as aulas fora da sala de aula, os geógrafos coletam materiais para processamento posterior.

Muitos alunos que estudaram com orçamento limitado são enviados para a prática após a formatura. Foi assim que alguns profissionais iniciaram sua jornada para o sucesso.

Mesmo depois de receber o diploma, o processo de aprendizagem não para. O especialista deve se desenvolver constantemente, adquirindo novos conhecimentos e aprimorando as habilidades adquiridas.

Onde funciona?

O campo de trabalho dos geógrafos é diverso e abrange muitas especializações. Todos devem decidir em que direção seguir em frente.

As profissões a seguir são consideradas as áreas mais comuns.

  • cartógrafo;
  • meteorologista;
  • ecologista;
  • agrimensor;
  • geomorfologista;
  • professor de geografia.

Quanto mais cedo um especialista fizer uma escolha, mais rápido ele poderá começar a se desenvolver em uma direção específica. Alguns profissionais tornam-se cientistas. Eles estudam e escrevem materiais educacionais para colegas da área de geografia.

Os especialistas que alcançaram alto sucesso profissional tornam-se autônomos. Eles preferem trabalhar por si próprios e construir um plano de ação por conta própria.

A maioria dos profissionais é contratada, atuando tanto em grandes empresas quanto em pequenas organizações.

Quanto ele ganha?

    Os salários dos geógrafos dependem de muitos fatores:

    • direção da especialidade;
    • experiência do funcionário;
    • condições de trabalho;
    • a escala do trabalho executado;
    • a região onde o especialista mora e trabalha;
    • número de projetos (para autônomo);
    • prestígio da empresa (para funcionários contratados);

    Ao mesmo tempo, os especialistas conseguiram calcular o salário médio. Geógrafos novatos recebem cerca de 25 mil rublos por mês. Funcionários mais experientes ganham 10 mil rublos a mais (35 mil por mês). Profissionais com larga experiência de trabalho podem contar com um salário de 50 mil rublos. Esta é a média dos dados estatísticos da Rússia, obtida como resultado da coleta e processamento de dados dos maiores sites de busca de empregos na Internet russa.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa