Profissões

Quem é o perfurador e o que ele faz?

Quem é o perfurador e o que ele faz?
Contente
  1. Características da profissão
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Descargas
  5. Educação
  6. Onde funciona?

Nem um único desenvolvimento de campos de petróleo e gás está completo sem o conhecimento e as habilidades dos perfuradores. Esses profissionais são imprescindíveis na construção de rodovias, túneis e metrôs, são procurados nos cursos de engenharia e levantamentos geológicos, bem como seu trabalho é utilizado no processo de busca de água em regiões áridas. Em nossa revisão, daremos uma descrição da profissão do perfurador, falaremos sobre o que ele faz no local de trabalho e quais requisitos se aplicam aos candidatos a esta posição.

Características da profissão

Primeiro, um pouco de história. A perfuração tem sido usada desde as primeiras civilizações. Segundo os arqueólogos, em meados do primeiro milênio na China já existiam poços, cuja profundidade chegava a 900 m, - eles foram criados para a extração de água potável e soluções de sal. Os antigos chineses usavam o método de perfuração por percussão, mais tarde foi usado para criar o primeiro poço de petróleo do mundo, que foi descoberto em meados do século 19 em Bibi-Heybat. Logo um objeto semelhante apareceu na América e, desde então, em nosso país, a profissão de perfurador se desenvolveu rapidamente.

Ao mesmo tempo, as tecnologias de perfuração estavam sendo aprimoradas. Assim, em 1899, foi criada a primeira furadeira elétrica na Rússia, e em 1938 foi apresentada uma furadeira, que em suas características de design e parâmetros técnicos já se assemelhava a um equipamento moderno. Esta evolução dos meios técnicos permitiu maximizar a profundidade do poço. Se em 1930 a profundidade máxima permitida era de 3 km, então na década de 50 esse valor já havia chegado a 7 km. Hoje em dia, tornou-se possível criar poços com profundidade superior a 12 km.

Tudo isso exigiu o treinamento de especialistas em perfuração - perfuradores (perfuradores). Esses trabalhadores podem estar envolvidos em uma ampla variedade de atividades, cada uma das quais requer diferentes competências, experiência e treinamento. Os perfuradores incluem engenheiros de perfuração, técnicos e maquinistas, com critérios de seleção que variam significativamente entre as divisões de tecnologia. Por exemplo, um assistente de perfuração de óleo deve ter um conjunto diferente de competências do que um assistente de perfuração de reposição precisaria.

Um eletricista também precisará de seu próprio conjunto de habilidades e conhecimentos.

De um modo geral, toda a gama de atividades que de uma forma ou de outra estão relacionadas com a perfuração de poços pode ser condicionalmente dividida em 2 grupos - trabalho de engenharia e trabalho técnico.

  • Engenheiro de perfuração é responsável pela organização e controlo de todos os processos de trabalho da obra, tendo em conta as características dos equipamentos utilizados, as tecnologias utilizadas, a duração e a finalidade de funcionamento das instalações. Em suas atividades de produção, este especialista conta com os atuais GOSTs e TUs, dados de pesquisas, bem como os resultados de uma análise de riscos potenciais, levando em consideração os requisitos de segurança.
  • Técnico de perfuração é responsável pela execução de todas as atividades projetadas pelo engenheiro. Na qualidade de capataz de perfuração, este trabalhador supervisiona um grupo de auxiliares com o objetivo de perfurar poços em diferentes condições climáticas através de vários exercícios. Este especialista supervisiona o processo de desmontagem e desmontagem do equipamento, realiza operações de perfuração e detonação. Além disso, participa ativamente na realização de levantamentos topográficos, bem como no desenvolvimento de orçamentos e documentação de projetos.

Deve-se notar que o trabalho de um perfurador é procurado não apenas na construção e operação de novos poços. Essas pessoas também monitoram a saúde e o reparo do equipamento. Por exemplo, nas estações onde novos equipamentos de perfuração e mineração são colocados em operação, os perfuradores costumam fazer longas expedições.

O trabalho em poços existentes é geralmente realizado em uma base rotacionalvia de regra, a escalação muda a cada mês. O trabalho é bastante árduo, o especialista trabalha 12 horas por dia, sete dias por semana, aliás, muitas vezes sem conseguir condições de vida confortáveis.

Responsabilidades

A gama de funções de um perfurador e a complexidade do trabalho executado podem variar dependendo da direção de sua categoria de treinamento e qualificação. De acordo com o ECTS e o padrão profissional estabelecido, as descrições de trabalho de um sondador incluem:

  • perfuração de novos poços;
  • montagem e desmontagem de equipamentos de perfuração;
  • operação dos equipamentos e, se necessário, sua reparação;
  • operações de perfuração e detonação;
  • manutenção de documentação técnica.

O perfurador de perfuração de exploração e produção de poços trabalha em perfuratrizes elétricas, suas funções de trabalho incluem:

  • manutenção de equipamentos elétricos;
  • verificar o estado técnico da furadeira elétrica, bem como dos fios do pantógrafo;
  • se necessário - substituição das seções dos cabos e ajuste do regulador automático de alimentação;
  • ajustar sistemas de telemetria.

O engenheiro de instalação tem as seguintes responsabilidades:

  • controla equipamentos de vários tipos;
  • desobstrui a área para consertar o equipamento;
  • está envolvida na manutenção de motores automáticos, bem como mecanismos de partida;
  • participa de atividades de preparação de dispositivos de cabeça de poço;
  • participa de trabalhos de estilingue;
  • está envolvida no transporte de cargas e operações de carga e descarga.

Conhecimento e habilidades

Na lista de requisitos que se aplicam aos especialistas em perfuração, há sempre um item sobre experiência de trabalho necessária - geralmente é de 1 a 3 anos.Além disso, para a vaga de um sondador, um certificado documentado de um especialista em controle e gerenciamento de poço para produção de gás e água de petróleo ou um operador de plataforma é necessário. O sondador deve ser capaz de operar sondas de perfuração móveis, conhecer todas as regras de segurança necessárias para perfuração e exploração geológica.

A profissão de perfuração requer grande resistência física, endurecimento e força. Essa pessoa trabalha ao ar livre, em condições de vida desconfortáveis, portanto, deve ter boa saúde. A estabilidade psicológica também não fará mal - durante o turno, praticamente não sobra tempo para entretenimento tranquilo, como assistir TV ou jogar no computador.

Poucos podem passar em um teste como uma longa separação da família, e os jovens profissionais muitas vezes têm que estabelecer contatos com uma equipe masculina, cuja média de idade dos membros é 45-50 anos. É essa faixa que é considerada a média para perfuradores em empresas nacionais. Em empresas estrangeiras, os especialistas são um pouco mais jovens - na maioria das vezes eles são 30-40 anos. Além disso, de funcionários uma qualificação suficientemente alta é necessária, esforço constante para o autoaperfeiçoamento, habilidade e desejo de dominar novas tecnologias, estudar sistemas de computador.

Para o pessoal não administrativo, o conhecimento de línguas estrangeiras é incentivado, mas não obrigatório.

Descargas

Os especialistas em perfuração, dependendo de sua experiência, habilidades e competências profissionais, podem ter várias categorias de qualificação. Estes últimos determinam a natureza do trabalho para o qual o sondador pode ser admitido.

  • Sondador 5 categorias tem o direito de perfurar poços com profundidade de até 1,5 km da primeira categoria de complexidade.
  • Sondador 6 categorias autorizado a trabalhar em poços com uma profundidade de 1,5-4 km da segunda categoria.
  • 7 e 8 dígitos é a base para a admissão em poços horizontais, bem como em poços direcionais com comprimento superior a 1,5 km e em poços verticais com profundidade de 4 a 6 km. Os perfuradores dessas categorias, adicionalmente, desempenham as funções de verificar a condição da unidade de elevação, são responsáveis ​​pela montagem do sistema de equipamento e podem controlar o movimento da bomba-compressor e das plataformas de perfuração. Suas responsabilidades incluem a inspeção de poços usando modelos de extremidade e cônica, instalação de filtros e participação em outros eventos.

Educação

Em nosso país, os especialistas em perfuração são treinados em instituições de ensino superior na direção de "geologia aplicada / negócios de petróleo e gás / mineração / geodésia da tecnologia." Além disso, um candidato a trabalhos com poços pode fazer formação na especialidade “Engenharia Mecânica” - neste caso, pode aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas na área de implementação, instalação e manutenção de equipamentos de perfuração, incluindo estruturas offshore. Para admissão em uma universidade, futuros perfuradores precisam de bons resultados de USE no idioma russo (por padrão), bem como em disciplinas especializadas - matemática e física.

Os assistentes de sondadores são treinados em instituições de ensino profissionalizante secundário na direção de "sondadores de poços de exploração e plataformas de produção". A admissão às faculdades e escolas técnicas é baseada em um concurso de certificado de graduação do ensino médio.

Onde funciona?

Os sondadores incluem não apenas especialistas que atuam na extração de minerais, petróleo e gás. Esses trabalhadores são procurados no processo de criação de metrôs, no decurso da eliminação de resíduos tóxicos, na construção de tanques subterrâneos tecnológicos e em muitos outros tipos de obras.

De acordo com as estatísticas, o nível médio de pagamento para um perfurador em nosso país é mantido em um nível bastante alto. Este especialista recebe 80-90 mil rublos por mês.No entanto, em algumas regiões, por exemplo, nas regiões de Magadan, Chelyabinsk, Irkutsk e Amur, bem como no Território de Altai e no Distrito Trans-Baikal, o salário médio começa em 110 mil rublos. Sakhalin é considerado o detentor do recorde absoluto, onde os perfuradores são contratados com um salário superior a 300 mil rublos. Além do salário, vários tipos de abonos são adicionados ao valor total. Por exemplo, para trabalhar em áreas montanhosas altas e sem água, os coeficientes de multiplicação são considerados.

Uma vez que o trabalho de perfuração é freqüentemente realizado em uma base rotativa em áreas remotas do país, o empregador geralmente paga as despesas de viagem, cobre os custos de macacões, alimentação e acomodação do perfurador ao encontrar um emprego.

sem comentários

Moda

a beleza

casa