Profissões

Como mudar de profissão aos 40?

Como mudar de profissão aos 40?
Contente
  1. Por onde começar?
  2. Áreas ideais para mudanças de trabalho
  3. Dicas úteis

Dizem que aos 40 a vida está apenas começando. Se concordar com esta declaração e decidir, nesta idade, mudar completamente de ocupação, este material será útil para você. Em alguns casos, obter uma segunda educação ajudará, ou você pode escolher profissões que não requeiram conhecimentos e habilidades especiais. Numa fase inicial, sem experiência de trabalho, o salário em qualquer setor será relativamente baixo, mas se quiser e com empenho, pode fazer um crescimento na carreira em qualquer idade.

Por onde começar?

Você precisa estudar o mercado de trabalho em sua região, pois em diferentes cidades ele pode variar significativamente. Estimar o nível salarial para as vagas sem experiência. Talvez as realidades sejam diferentes das suas idéias.

Economize algum dinheiro caso você não consiga encontrar um emprego rapidamente. Além disso, não se excluem os casos de força maior, quando o empregador não abandona o trabalhador após o período de estágio ou não paga qualquer salário.

Áreas ideais para mudanças de trabalho

Nem sempre é possível mudar de profissão, pois requer investimentos financeiros. sim e o prazo de estudos do zero é bastante longo, então, após 40 anos, muito poucas pessoas querem gastar tanto tempo na obtenção de uma nova especialidade. Felizmente, existem empregos no mercado de trabalho que podem ser conquistados sem educação especial, quando a aprendizagem ocorre no trabalho. Ou essas são as habilidades que cada pessoa possui, mas ela nunca tentou ganhar dinheiro com isso. Sugerimos que você explore a lista dos mais populares deles.

Trabalho em redes de varejo

Grandes empresas comerciais bem conhecidas com redes de hipermercados estão entre os maiores empregadores. Em empresas comerciais populares, sempre há necessidade de pessoal. Afinal, encontrar um funcionário decente e eficiente não é uma tarefa tão fácil. Sempre há muito trabalho lá, e essa é uma boa opção para quem busca urgentemente uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Você pode conseguir um emprego como controlador de área de vendas, caixa, recepcionista, lojista, comerciante.

Sim, este trabalho é bastante monótono, e nem todos serão capazes de cumprir escrupulosamente as suas funções no dia a dia. Mas está disponível para quase todos os candidatos a emprego, pressupõe um salário estável e um pacote social. Ao trabalhar para gigantes do setor de supermercados, você não precisa temer que a empresa corte repentinamente os salários ou vá à falência, como costuma acontecer com pequenos proprietários privados.

Você encontra vagas não só em hipermercados, mas também em redes de lojas de roupas, produtos químicos para o lar ou cosméticos. Lá, trabalhar com clientes não será tão monótono, você pode melhorar constantemente suas habilidades em aconselhar clientes e, possivelmente, crescer para um administrador, gerente.

Trabalhar com crianças

Quase todas as mulheres do belo sexo tiveram que criar filhos em algum momento. Algumas mulheres têm seus próprios filhos, outras têm sobrinhos, irmãos e irmãs mais novos. É o caso quando a experiência de vida ajuda a conseguir a profissão de professora assistente ou babá em um jardim de infância. Às vezes, as mulheres maduras têm ainda mais disposição para assumir esse tipo de trabalho, pois muitas vezes são elas que fazem as funcionárias mais carinhosas que as crianças adoram, e nem sequer tiram a licença-maternidade.

Claro, há mais crianças aqui do que na sua família, e a equipe júnior também é responsável por muitas coisas. Mas os sorrisos das crianças e as emoções sinceras o ajudarão a superar todas as dificuldades.

Gerente em uma agência de viagens

Esta é uma profissão para pessoas sociáveis ​​que amam viajar. Na hora de se comunicar com um cliente, você precisa sentir sutilmente suas necessidades para lhe oferecer o melhor produto. Nesta vaga, a educação especial não é tão importante quanto a sua experiência de vida - sua própria viagem, habilidades de comunicação, a capacidade de resolver disputas com competência. Às vezes, nesses anúncios de emprego, o conhecimento da língua inglesa é indicado entre os requisitos para o candidato, mas nem sempre esse item é decisivo.

Pasteleiro

Se cozinha bem, gosta de mimar a sua casa com algo saboroso, então este trabalho é para si. Nem sempre eles exigem educação especializada e, se você estiver confiante em suas capacidades, poderá tentar essa doce profissão.

E para fazer frente às responsabilidades, faça cursos de curta duração. Alternativamente, isso pode ser feito sem sair de casa, ou seja, online.

Na maioria das vezes, as mulheres vêm para conseguir um emprego como confeiteiras, mas os homens nessa profissão feminina não podem alcançar menos alturas e, com o crescimento da carreira, são frequentemente contratados como chefs. Se o dispositivo oficial não estiver definindo para você, então você pode começar a fazer bolos sob encomenda. A demanda pelos serviços de confeiteiros domésticos aumenta principalmente antes das festas de fim de ano. As mães ficam felizes em pedir lindos bolos para os aniversários das crianças. O principal é torná-los bonitos, ser criativo para tornar os produtos competitivos.

Serviços sociais

Trabalhar nesta área requer qualidades como paciência, sociabilidade, não-conflito, capacidade de empatia e amor pelas pessoas. Nesta posição, você deverá cuidar de aposentados ou outros grupos imóveis, comprar alimentos, remédios e outros bens essenciais para eles, e cuidar deles na vida cotidiana. Às vezes, a lista de responsabilidades dos assistentes sociais inclui papelada.

Florista

Quem ama a beleza em todas as suas formas pode gostar do trabalho de um florista.Você só precisa ter bom gosto e senso de estilo. Bem, e esteja pronto para um trabalho árduo. Afinal, para selecionar buquês, não só o componente estético é importante, mas também a capacidade de trabalhar com precisão e rapidez com as mãos. É importante notar o fato de que muitas vezes os floristas precisam lavar as mãos com água fria e, às vezes, carregar pesados ​​baldes de flores.

Para assumir o cargo de florista, muito provavelmente, você precisará fazer cursos de curta duração. Se você não tem essa oportunidade, tente começar com a vaga de aprendiz de florista. Nesse caso, você receberá todas as competências necessárias no processo.

Funcionário público

Os empregos públicos têm uma jornada de trabalho bem ordenada e um salário estável. Em cargos pequenos, que são oferecidos a candidatos sem formação especial e sem experiência na área, o salário é baixo. Mas trabalhar em agências governamentais tem suas próprias vantagens indiscutíveis. Esta é uma boa opção para quem está cansado de casos de força maior, empregos urgentes e dependência de vários fatores que afetam os salários.

Trabalho em salões de beleza

A indústria da beleza está em grande demanda hoje. Além dos habituais cabeleireiros, modelos e maquiadores, apareceram especialistas mais restritos. Eles estão envolvidos na extensão e laminação de cílios, alisamento de cabelo de queratina, maquiagem permanente, modelagem de sobrancelha, depilação e assim por diante. Tendo estudado nos cursos, você pode alugar uma casa e recuperar o aluguel facilmente.

Não importa quantos novos mestres apareçam nesta área, eles sempre encontram clientes. Quantos deles serão depende de sua diligência. Aliás, além do boca a boca, hoje a possibilidade de apresentar seus serviços nas redes sociais é de grande importância.

Corretor de imóveis

Esta profissão emprega pessoas com diferentes tipos de educação especial e sem ela. Você precisa conhecer bem a legislação no campo imobiliário, então, se você estudou para ser advogado, esse conhecimento pode ser útil. Porém, se você tem uma posição de vida ativa e sociabilidade, pode aprender tudo no processo de trabalho. Nas agências, os recém-chegados geralmente só conseguem pequenos negócios e os funcionários mais experientes conduzem clientes sólidos. A prática privada também é uma opção comum, e aqui seus ganhos dependerão exclusivamente de você.

Testador no setor de TI

Os empregos de TI são mais adequados para os homens. Para trabalhar nesta área, é necessário estudar pelo menos vários meses, e não é tão fácil adquirir novos conhecimentos já na idade adulta. Mas a vantagem na forma de um salário digno vale a pena dar atenção a esta profissão.

As tarefas do testador incluem verificar o software e gerar relatórios. Nas grandes cidades, o número de empresas de TI vem crescendo a cada ano e, nos próximos anos, a demanda por especialistas nesta área se manterá em patamar elevado.

Para se reciclar sem comprometer o orçamento, você pode começar a estudar nas horas vagas do seu antigo emprego.

Dicas úteis

Uma pessoa passa quase um terço de sua vida no trabalho. Seria errado dizer que essa decisão de mudar de profissão é fácil. Os prós e contras de tal mudança devem ser avaliados cuidadosamente. Se você está determinado a mudar radicalmente o trabalho normal por outro, consulte alguns conselhos de especialistas sobre o assunto.

  1. Se você já tem planos de onde exatamente irá trabalhar, ou se tem cursos na especialidade que escolheu, esta é uma grande vantagem. Na ausência de especificações, tente garantir a si mesmo a oportunidade de retornar ao seu local de trabalho anterior depois de um tempo. Os bons especialistas são sempre apreciados no trabalho e, via de regra, os patrões estão sempre dispostos a aceitar de volta um especialista comprovado. O principal é ter um bom relacionamento com a gestão, e não dizer “tudo que transbordou” no final.

  2. Tente treinar antes de escrever sua carta de demissão. Alguns cursos acontecem depois das 18h ou nos finais de semana e você pode fazer "no trabalho".É bom se houver representantes desta especialidade entre seus parentes e amigos. Deixe-os falar mais sobre suas experiências.

  3. Você pode chegar a um novo lugar tirando uma folga de seu trabalho atual. Afinal, o registro geralmente não ocorre desde o primeiro dia, pois o empregador precisa olhar mais de perto o recém-chegado ou mesmo levá-lo para um período de experiência. Quando sentir que está fazendo isso, você pode pedir demissão do emprego com segurança no final das férias.

  4. Se você já deixou seu emprego anterior, será útil ir para a bolsa de trabalho. Existem cursos para desempregados, que lhes permitem obter uma nova especialidade. A gama de especialidades não é grande, mas talvez você encontre algo adequado nesta lista.

  5. Assista a documentários ou longas-metragens motivadores, cujos heróis decidem mudar drasticamente suas vidas e dominar um novo negócio. É muito importante compreender que você não é a única pessoa que precisa começar de novo. Este fato é óbvio à primeira vista, no entanto, não custa ter certeza disso mais uma vez.

O meio da vida pode ser o início de novas conquistas. Para muitos empregadores, uma pessoa sem experiência não é uma desvantagem, mas uma vantagem. Desta forma, você pode "nutrir" o especialista ideal para sua empresa; muitas vezes é mais fácil do que retreinar um especialista experiente.

Quando você tem 40 anos, seus filhos geralmente já têm idade suficiente para estudar ou trabalhar por conta própria. Isso libera muito tempo para seu desenvolvimento profissional. Sim, e os empregadores aceitam voluntariamente pessoas sem filhos pequenos, uma vez que eles não precisam se ausentar por um período de baixa por doença.

sem comentários

Moda

a beleza

casa