Profissões

Tudo sobre a profissão de petroleiro

Tudo sobre a profissão de petroleiro
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Qualidades pessoais
  4. Educação
  5. Onde trabalhar?
  6. O salário

O petróleo pode com razão ser chamado de o mineral mais valioso do nosso tempo - a maioria dos carros ainda movem o combustível produzido a partir dele, a mesma matéria-prima é usada para fazer o plástico, que, como sabemos, já é demais no planeta, mas é extremamente difícil de fazer sem ele. ... Recentemente, muitos países declararam a meta de reduzir o uso de carros a gasolina e diminuir a produção de plástico, até porque, segundo projeções de geólogos, a humanidade só terá petróleo suficiente para as próximas décadas. No entanto, a extração desse recurso nos próximos trinta anos trará lucros fabulosos para os países produtores de petróleo, e quem trabalha nessa área também não ficará para trás. Existem reservas de petróleo suficientes para uma vida humana, o que significa que a profissão de petroleiro deve ser seriamente considerada como uma forma de garantir uma existência confortável.

Peculiaridades

A maioria das pessoas escolhe um trabalho com base no nível de salário, mas é preciso entender de uma vez por todas: se a profissão for fácil, eles não vão pagar muito por lá. Olhando para o futuro, digamos que os trabalhadores domésticos do petróleo ganhem várias vezes mais do que o russo médio, mas o dinheiro não cai do céu sobre essas pessoas. - só que a profissão deles não cabe a todos, e o "açúcar" é apenas um salário, que te faz suportar todas as agruras e sofrimentos.

Ao mesmo tempo, é errado dizer que o petroleiro já é uma profissão. Na realidade este é o nome de absolutamente todas as pessoas que trabalham na indústria do petróleo, mas não é difícil presumir que os cargos e responsabilidades aqui são completamente diferentes. São geólogos que buscam e avaliam jazidas de petróleo, químicos que avaliam a qualidade das matérias-primas e as purificam, engenheiros com técnicos e programadores responsáveis ​​pelo correto funcionamento dos equipamentos. Os verdadeiros petroleiros, em todos os sentidos da palavra, são os perfuradores que, pela configuração de suas próprias habilidades, não podem fazer mais nada. Até mesmo um motorista pode ser considerado um petroleiro se trabalhar no campo o tempo todo.

Em uma palavra, um petroleiro em um sentido amplo é qualquer pessoa sem a qual a produção de petróleo irá parar.

À primeira vista, o mesmo motorista não deve ser deslocado para a categoria de petroleiros, pois nada faz que não deveria ser feito em qualquer outro empreendimento. Mas, na verdade, um salário alto em qualquer campo de petróleo se deve não apenas à alta lucratividade, mas também às especificidades do afastamento da civilização. Na maioria dos casos, o petróleo é produzido hoje longe das megalópoles desenvolvidas e, embora o Tartaristão e o Bashkortostan estejam um pouco fora da tendência geral, hoje nas proximidades das grandes cidades a maior parte do petróleo já foi produzida. Em vez disso, novos poços estão sendo perfurados nas regiões pouco conhecidas do Norte do nosso país, onde pode não haver uma alma por centenas de quilômetros ao redor. Para os trabalhadores, é claro, certas condições são criadas, mas o trabalho lá só é possível de forma rotativa, porque simplesmente não há para onde levar a família, e não vai dar certo para a cidade depois do plantão - não há cidade .

Por outro lado, a atividade profissional costuma ser exercida em geadas amargas, mesmo para os padrões russos, razão pela qual qualquer funcionário do setor de petróleo ganha tanto.

Responsabilidades

Como já entendemos do que foi dito acima, os petroleiros são uma descrição muito extensível e superficial de um grupo de pessoas que estão unidas não tanto por uma profissão quanto por uma indústria. Por esta razão, é impossível falar de obrigações gerais para todos - todos fazem o que é prescrito pela sua profissão específica e pelos termos do contrato de trabalho.

A propósito, As especificidades do trabalho na indústria do petróleo são tais que muitos poços estão constantemente produzindo petróleo e é simplesmente impossível suspender a produção. Nessas condições, é inaceitável a ausência de pelo menos um funcionário do local de trabalho, mesmo que tenha um motivo que seja considerado respeitoso em todas as demais situações. Esta afirmação é especialmente aguda para aqueles trabalhadores cujas funções incluem a eliminação urgente de quaisquer problemas e avarias - mesmo que não haja um plantão 24 horas por dia dos profissionais na instalação, eles devem estar prontos a qualquer momento para largar tudo e chegar ao cena do acidente o mais rápido possível.

Diante disso, quando enviado a campo para trabalhar em regime de rodízio, cada empregado, independentemente da profissão, assina um contrato com a descrição detalhada de todos os princípios de sua futura atividade laboral. Todas as responsabilidades estão claramente definidas lá, entre as quais a prontidão para trabalhar sem dias de folga adicionais e licença médica é freqüentemente mencionada - nas condições do Extremo Norte, o empregador não será fisicamente capaz de contratar e trazer um substituto para um deficiente empregado. Qualquer atraso ou ausência do local de trabalho é severamente punido, pois compromete o funcionamento de todo o campo.

Considerando tudo o que foi dito acima, os deveres de um petroleiro podem ser resumidamente descritos como segue: deveres profissionais diretos mais disciplina de ferro e uma disposição constante para trabalhar horas extras.

Qualidades pessoais

Tendo se familiarizado com tudo isso, o leitor provavelmente já entendeu que, na indústria do petróleo, o romance é muito condicional, mas nem todos podem suportar as condições de trabalho. O candidato deve ser fluente em todos os meandros de sua especialidade, mas pelo menos para trabalhar em regime de rodízio, isso não será suficiente.

O principal requisito para qualquer candidato são as habilidades de comunicação e a capacidade de encontrar um idioma comum com o interlocutor. Não haverá parentes, amigos, entretenimento - todos os contatos pessoais só acontecerão com outros trabalhadores do petróleo. Toda a equipe deve trabalhar harmoniosamente, como uma equipe, portanto, quaisquer situações de conflito são extremamente indesejáveis ​​- elas, mais uma vez, colocam em risco a pontualidade e a precisão de todas as operações. Encontrar uma linguagem comum com todos ao seu redor, você não se tornará um participante de uma luta, você não substituirá ninguém e você mesmo não será substituído.

Novamente, a rotatividade da equipe é muito alta porque os turnos de todos terminam em horários diferentes - portanto, você precisa fazer novos amigos o tempo todo.

Outro critério importante é a resistência ao estresse. Um relógio a óleo difere de estar em uma colônia de regime estrito com um conforto ligeiramente maior, voluntariedade de permanência, excelente pagamento e o fato de que você não é derrotado, mas em todos os outros aspectos, inevitavelmente surgirão paralelos. Você terá que viver em um clima hostil, trabalhando constantemente e praticamente sem tempo pessoal - mesmo que fosse, não há praticamente nada para gastar. Você pode esquecer o entretenimento, a embriaguez, claro, também é uma luta, e tudo isso em um clima hostil. Geralmente é impossível pedir demissão antes do final do contrato, ou isso vai levar a enormes perdas salariais para quem não aguenta - o que significa que você precisa ter cem por cento de confiança de que vai aguentar.

Já falamos sobre disciplina e responsabilidade em geral. Qualquer negligência e falta de vontade de cumprir estritamente o cronograma é uma perda potencial enorme para o empregador, portanto, uma pessoa que tende a se atrasar, contradizer seus superiores ou fugir do trabalho é fortemente desencorajada aqui. Não se deve confiar no fato de que o principal é só chegar aqui: os contratos são feitos por gente inteligente, e há sanções para as manhas com comportamento que vão desestimular de uma vez por todas a vontade de brincar ou de ir para o Norte. .

Atividade e resistência são mais duas qualidades essenciais para um petroleiro, que simplesmente não podem ser dispensadas. Se você está acostumado a trabalhar oito horas por dia no escritório, onde pode vencer metade do tempo enquanto o chefe está ocupado com seus próprios negócios, será extremamente difícil para você em um campo de petróleo. Os empregadores pagam salários fabulosos não para ficar aqui, mas para empregos permanentes. Eles não estão interessados ​​em quaisquer "direitos dos trabalhadores" em termos de descanso prolongado - você está em tais condições em que ainda não há nada a fazer exceto dormir e trabalhar. A indústria é tão lucrativa para o Estado e para os trabalhadores que nela trabalham, que todo o trabalho recai sobre os ombros de um número relativamente pequeno de pessoas, para as quais não é necessário revirar toda a cidade com toda a infraestrutura necessária. Os recrutadores que estão recrutando pessoas para esse trabalho entendem que nem todas as pessoas podem resistir a um regime selvagem, portanto, procuram apenas os mais resistentes.

A atenção em tudo, incluindo a execução extremamente precisa da obra atribuída, é outro aspecto obrigatório para os potenciais petroleiros. euQualquer descuido que leve à paralisação da produção ou bombeamento de petróleo não é apenas uma perda de matéria-prima e enormes perdasmas também a poluição ambiental ou mesmo a probabilidade de criar uma situação perigosa para os colegas.

Os petroleiros não podem dormir em movimento - você deve manter constantemente a concentração máxima de atenção, não mudar para sua própria onda, mas sempre lembrar onde está e por quê.

A iniciativa e a capacidade de pensar fora da caixa serão úteis em maior medida aqueles que estão envolvidos na eliminação de situações de emergência de plantão, mas você precisa entender que como você está indo para o Norte, uma situação de emergência pode surgir a qualquer momento e com qualquer coisa. A vontade de resolver problemas produtivamente sem um comando de cima não será deixada sem vigilância pelos patrões, enquanto o despreparo e a confusão em uma situação em que era necessário agir com urgência podem ser considerados negligência criminosa que causou prejuízos astronômicos.

Também vale a pena mencionar as características que não são exatamente qualidades pessoais, mas o oilman também será útil.... Em primeiro lugar, uma boa saúde definitivamente não fará mal - sem ela, você simplesmente não consegue suportar as condições de trabalho árduo e o clima rigoroso do norte. Em segundo lugar, uma compreensão preliminar de todo o processo de produção de petróleo ou a vontade de aprender rapidamente e mergulhar em todos os processos são qualidades úteis que lhe permitirão galgar a carreira e aumentar significativamente sua própria renda. Em terceiro lugar, o conhecimento de línguas estrangeiras para um petroleiro experiente será uma grande vantagem simplesmente porque o petróleo é produzido não só na Rússia, mas também no estrangeiro, onde, como sabem, o trabalho de um profissional qualificado é sempre mais valorizado do que o nosso.

Educação

A questão de qual educação você precisa obter para se tornar um trabalhador do petróleo depende fortemente de como você vê sua profissão neste setor. Por exemplo, para trabalhar lá como motorista não é preciso estudar na universidade, mas você pode até sair da escola em tempo devido a partir do 9º ano - a formação profissional básica ocorre para você no decorrer do trabalho em posições anteriores, especialmente se você já foi motorista no Norte.

Quer se trate de uma especialização mais estreita, que está mais diretamente relacionada com a produção de petróleo. A julgar pelas pesquisas de verdadeiros trabalhadores do petróleo, é impossível chegar ao campo sem educação - simplesmente não existem profissões onde apenas trabalhadores não qualificados seriam necessários.

O ensino médio ou a escola profissionalizante não serão suficientes: você precisa, pelo menos, do ensino médio profissionalizante, e ainda melhor - superior, além disso, específico do setor.

Previsivelmente, a maioria das instituições educacionais que treinam futuros trabalhadores do petróleo estão localizadas nas maiores megacidades de nosso país ou nas regiões onde a produção de petróleo é bem desenvolvida e há uma demanda direta por graduados. A universidade de maior prestígio nesta área em toda a Rússia é a Universidade Estatal Russa de Petróleo e Gás, uma filial da qual está aberta em Orenburg. Com sua "crosta" dificilmente você será um simples trabalhador, mas poderá se candidatar a vagas mais interessantes e contar com um emprego de sucesso. A Universidade Tecnológica do Estado de Petróleo de Ufa, se é inferior em prestígio, não é muito - dentro de suas paredes você pode se tornar tanto um pesquisador que trata de várias questões da indústria quanto um trabalhador de campo qualificado.

A escolha das universidades não termina aí - você deve prestar atenção a Universidades Industriais de Tyumen e Politécnica de Tomsk, Federal do Norte (Ártico) e Estado de Ugra. Em Tomsk, existe um programa conjunto com a Scottish University, que permite obter um mestrado internacional. Para se tornar gerente na indústria do petróleo, vale a pena ingressar no Institute of Oil and Gas Business.

Muitos candidatos em potencial também estão interessados ​​em quais disciplinas precisam ser cursadas para se inscrever em um trabalhador do petróleo.

Muito depende da especialidade específica, da instituição de ensino escolhida e até do ano de admissão, então você precisa esclarecer essa questão, já tendo respondido você mesmo a todas as outras questões.

Onde trabalhar?

É possível trabalhar como petroleiro no sentido mais amplo da palavra diretamente no campo, na refinaria e na administração da empresa. As duas primeiras opções estão disponíveis para os candidatos principalmente em regiões de produção intensiva de petróleo, enquanto escritórios de diferentes níveis podem ser localizados em centros industriais próximos a campos de petróleo e em Moscou ou outras cidades russas com mais de um milhão de habitantes. Se na sua região não há refinarias, e também não tem escritórios, ou aí não vão ser alugados, chegar ao Norte em serviço não é tão difícil. - empresas produtoras de petróleo trabalham com recrutadores em todas as regiões e anunciam ativamente suas vagas.

O salário

Os ganhos de um petroleiro dependem fortemente do cargo que ocupa, de sua experiência, das condições em que ele assinou o contrato. Mesmo tendo um diploma de uma prestigiosa universidade especializada e tendo uma especialidade específica em petróleo, a princípio você pode se deparar com o fato de que eles oferecem um pagamento da ordem de 50 mil rublos por mês. Para alguns, isso já não é ruim, mas na verdade, mesmo na Rússia, os petroleiros ganham mais.

Muito também depende das especificidades do campo e do trabalho nele. Então, no início, alguns trabalhadores do petróleo "no campo" recebem 3,5 mil rublos por dia, e no máximo você pode crescer até 12 mil rublos por dia - isso apesar do fato de que não há dias de folga para vigiar.

Outra coisa é que o contrato muitas vezes prevê férias regulares para o "continente" com duração de duas a três semanas - durante esse período, nenhum salário ou férias são pagos, mas é fácil presumir que ainda há dinheiro suficiente.

Em muitos lugares, para trabalho de campo em um clima do norte, o chamado "polar" também é fornecido. É calculado após 180 dias de trabalho direto "no campo" na região Norte, e é um acréscimo de 10% ao salário. Ganhar mais de 100 mil rublos por mês é bastante realista.

Um tópico separado é o trabalho de escritório de um trabalhador do petróleo. Chegar a tal posição é mais difícil, mas então você está na cidade, entre a civilização, e eles pagam 100-120 mil rublos desde o início.

Assim como “no campo”, existe a possibilidade de crescimento na carreira e aumentos salariais, mas os princípios aqui serão diferentes, dependendo das características da empresa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa