Profissões

Escolha de uma profissão relacionada à informação

Escolha de uma profissão relacionada à informação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Descrição das profissões
  3. Como não se enganar com a escolha?

Vivemos na era da informação e, portanto, é lógico que as profissões relacionadas ao processamento e proteção da informação sejam especialmente procuradas hoje. É isso que os candidatos levam em consideração. Mas a lista é extensa - da contabilidade ao jornalismo, do trabalho editorial à topografia.

Peculiaridades

As informações podem ser muito diferentes: alfabéticas, numéricas, usando outros símbolos (geográficos, químicos, linguagem de programação). E cada informação precisa de processamento - análise, sistematização, embalagem e assim por diante. As profissões relacionadas com a informação visam isso.

O mesmo acontece com outras áreas: antes de escolher uma profissão, é preciso ter certeza de que o conceito de suas características é realista, e não construído sobre uma ideia primitiva de ocupação.

Descrição das profissões

No topo das especialidades que se relacionam diretamente com a informação, encontram-se as profissões que hoje implicam diferentes oportunidades.... Alguns podem permitir que um especialista trabalhe remotamente. Alguns deles são direcionados para trabalhar em uma grande corporação com um grande número de conexões intraprofissionais.

Jornalista

O jornalista é um trabalhador literário envolvido na criação, coleta, edição, preparação e execução da informação. Na maioria das vezes, as informações são coletadas para o conselho editorial da mídia. Podem ser recursos impressos, jornalismo de televisão e rádio e, mais recentemente, mídia eletrônica.

A facilidade de entrar na profissão é uma ilusão da sociedade moderna, pois todo videoblog pode se considerar um jornalista, o que, claro, não é verdade. O jornalismo requer formação profissional em uma universidade. Esta é uma base que você pode usar no futuro a seu próprio critério.Não é fácil candidatar-se a jornalista: via de regra, mesmo na fase de entrevista, o futuro aluno deve apresentar um portfólio criativo. Sem isso, fica difícil se tornar jornalista, pois começam a se preparar para o ingresso no ensino médio, coletando o material necessário.

Intérprete

O tradutor é um especialista cuja tarefa é traduzir de forma competente e próxima do original as informações de um idioma para o outro.... A tradução pode ser escrita e oral. Mas eles geralmente treinam um especialista universal que pode trabalhar com uma pessoa específica, traduzindo-a online e na forma de um tradutor literário. Claro, existe uma coisa chamada "tradução técnica".

Hoje, os especialistas que estão envolvidos na tradução na área de direitos autorais também são procurados - eles escrevem artigos de informação em inglês e outras línguas. Ou seja, quem entra no departamento de tradução pode contar com a ampliação do escopo de suas competências profissionais.

editor

Este especialista trabalha com texto, muitas vezes estrutura a informação, verifica, corrige erros e lacunas, imprecisões estilísticas. O texto finalizado deve atender aos requisitos do gênero para o qual está sendo preparado. Um editor também pode ser um gerente (editor-chefe). A edição é um processo responsável, pois é o editor o responsável pela versão final do texto.

Freqüentemente, ele tem que lidar com funcionalidades relacionadas: revisão e até mesmo layout e publicação (apresentação de material no site, etc.).

Economista

Este é o nome de uma posição que implica expertise em questões econômicas da indústria, bancos, agricultura e outras áreas. O economista de produção é o responsável pela coordenação da carga de trabalho da empresa e de suas divisões. Ele pode planejar a produção, levar em conta saldos, calcular volumes brutos. Economistas do trabalho e da folha de pagamento desenvolvem programas de motivação dos funcionários e calculam a produtividade do trabalho. Os economistas analíticos analisam o potencial de lucratividade dos projetos, bem como o desempenho financeiro da empresa como um todo.

Programador

Uma pessoa envolvida na programação é chamada de programador. Este especialista cria o código-fonte do programa, que é escrito em uma linguagem simbólica. Um programador, aliás, não precisa trabalhar em um computador. Ele pode escrever programas em qualquer coisa e, em um computador, testa o código.

Um programador não é igual a um especialista em TI. As tecnologias de TI são cerca de cinco dúzias de especialidades diferentes, e o programador é apenas uma delas. Os programadores podem ser especialistas em sistemas, aplicativos e web. Os programas aplicativos escrevem programas e aplicativos, os sistemas escrevem sistemas operacionais, os programadores da web lidam com sites.

Contador

O contador atua na contabilidade da empresa, mantém a circulação de documentos, elabora e envia relatórios (inclusive fiscais) às autoridades de controle. Também é função do contador manter esses registros seguros.

Além disso, as seguintes responsabilidades podem ser atribuídas a um contador: conduzir transações financeiras para a compra e venda de um produto, acertar contas com clientes e fornecedores, manter registros de propriedade da organização, calcular salários, interagir com bancos e manter um estoque . A funcionalidade estendida diz respeito ao contador, que é o único na organização. Mas se a empresa é grande, existem vários especialistas, e cada um desempenha funções predominantes.

Especialista em marketing

Este é um profissional de marketing cuja tarefa é promover serviços e bens, para construir um sistema de vendas com competência. A profissão em si significa literalmente "estudar o mercado", porque um especialista estuda as necessidades de um cliente potencial... O profissional de marketing se dedica à análise do mercado de vendas, inteligência competitiva, formação de uma gama de produtos, construção de um sistema de vendas, bem como definição de tarefas e transferência de algumas funcionalidades para subordinados e funcionários.

Além disso, um comerciante pode ser responsável por realizar exposições e seminários.

Engenheiro

Um especialista que realiza atividades de engenharia, via de regra, dedica-se à criação e aperfeiçoamento de dispositivos técnicos. Esta profissão pertence ao tipo de "homem-técnico", e está focada no processamento e recebimento de novas informações técnicas. Engenheiro é o nome comum para muitas profissões. Por exemplo, um engenheiro de projeto, um engenheiro técnico, um engenheiro arquitetônico, etc. Para obter esta especialidade, você precisa entrar no corpo docente técnico.

Topógrafo e topógrafo

O agrimensor é um especialista com formação técnica superior que se dedica a trabalhos topográficos e geodésicos, levantamentos, projetos e diagramas. O objetivo da sua atividade é observar edifícios e estruturas, a sua deformação, para manter a documentação de desempenho. O topógrafo mede a superfície da Terra e conduz levantamentos instrumentais do terreno e do relevo. E esta atividade de informação permite que ele crie planos topográficos usando um sistema de símbolos.

Inspetor

É um funcionário que supervisiona e controla a correção das ações dos órgãos e pessoas subordinadas a esta ou aquela organização. Você pode trabalhar na repartição de finanças, no departamento de pessoal ou inspecionar, por exemplo, a aviação civil. Esta profissão pode ser exercida em diversas áreas, o objetivo principal da atividade é o controle.

secretário

Este é um gerente de escritório moderno que coordena o trabalho do escritório ou de sua gerência. Ele se dedica ao trabalho de escritório, mantém a documentação de entrada e saída, organiza a informação e é responsável por seu armazenamento e busca em tempo hábil. O ensino superior é desejável, mas nem sempre uma exigência estrita para o candidato (dependendo da empresa, salário, etc.). Quem trabalha como secretário deve ser executivo, responsável, atencioso.

De outros

Trabalho de informação da biblioteca hoje está mudando seus contornos, mas esses especialistas ainda são necessários. Trabalhe com informação redatores (autores de artigos, conteúdo do site, etc.), Caixas SMM - gestores de redes sociais, ou melhor, páginas comerciais. O predomínio da Internet como um novo nicho de transmissão de informações, uma nova fonte, contribui para o surgimento de novas profissões que atendam às necessidades da sociedade.

Como não se enganar com a escolha?

Um futuro especialista, ainda na escola, determina qual área é mais atraente para ele. Se tudo está bem com a matemática e o campo da economia parece interessante, é claro que você não deve se candidatar a um jornalista ou engenheiro “para a empresa”. Economista - esta também é uma especialidade exigida, embora possa exigir a definição de uma especialização restrita. Hoje, existem muitos testes profissionais para determinar o foco predominante.

Se você passar por vários desses testes, poderá não apenas se entender melhor, mas também ver perspectivas inesperadas e atraentes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa