Profissões

Quem é um promotor e como se tornar um?

Quem é um promotor e como se tornar um?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. O que ele faz?
  4. Tipos de promotores
  5. Requisitos
  6. Educação e carreira
  7. Como conseguir um emprego?
  8. O salário

Após o colapso da União Soviética, muitas novas profissões chegaram ao nosso país com nomes estrangeiros incompreensíveis para um russo, um dos quais é um trabalhador de marketing chamado promotor. Traduzido do inglês, "promotor" deve ser entendido como atividade, promoção, assistência. O trabalho que o promotor faz normalmente é chamado de outra palavra em inglês - "promoção". As atividades do promotor estão relacionadas com publicidade e negócios. O envolvido na promoção deve contatar diretamente os potenciais compradores, informando-os sobre o produto, suas propriedades, qualidade e preço. Isso é feito através da distribuição de brochuras publicitárias, folhetos, lembranças. Neste artigo, veremos mais de perto quem é um promotor e como se tornar um.

Que é aquele?

O nome da profissão, promotor-consultor, soa muito inusitado e alarmante para o leigo, mas se traduzir esta frase pretensiosa em palavras simples, significa trabalhar para atrair o interesse dos compradores por um determinado produto já existente no mercado ou acaba de aparecer e não é familiar para o consumidor. O promotor é um dos participantes da cadeia de promoção de vendas BTL. E embora o papel de um promotor seja bastante modesto nesta cadeia de especialistas, ele é solicitado e necessário.

Em geral, um promotor é um executor de tecnologia de publicidade criada por profissionais de marketing para promover um produto.

Os jovens em idade de estudante e um pouco mais velhos costumam ser os promotores. Esta atividade é um bom trabalho de meio período para aquelas crianças que estudam e ganham um dinheiro extra nas horas vagas. Para trabalhar como promotor, você precisa ter cerca de 2-3 horas por dia de tempo livre, bem como habilidades para se comunicar com as pessoas. Alguns organizadores de promoção, antes de contratar promotores, estão interessados ​​em sua formação e realizam cursos nos quais ensinam métodos de comunicação com um público desconhecido e os princípios básicos de marketing na área de promoção de bens e serviços.

O trabalho para promotores é geralmente temporário e envolve uma programação gratuita. As agências de publicidade formam uma base de potenciais funcionários e, assim que há necessidade de uma campanha publicitária, essas pessoas são convidadas a trabalhar. Os promotores podem atuar na rua, próximo ao ponto de venda do produto que anunciam, ou nas dependências do shopping. Para serem notados, os promotores usam vários métodos para chamar a atenção: gritar em um megafone, vestir fantoches em tamanho real, usar acompanhamento musical.

Hoje, os promotores se tornaram um atributo comum em redes de varejo e feiras, competições esportivas, conferências e fóruns.

Prós e contras da profissão

Apesar de a profissão de promotor não exigir conhecimentos e competências especiais, tem aspectos positivos e negativos. As principais vantagens da profissão são as seguintes:

  • não há requisitos para a presença de ensino superior ou especial;
  • adequado para quem precisa de renda adicional em seu tempo livre;
  • horário de trabalho e jornada de trabalho livres;
  • remuneração rápida - no dia de ida ao trabalho ou imediatamente após o término da campanha publicitária;
  • desenvolve a habilidade de se comunicar com estranhos;
  • se algo não se adequar à organização do trabalho, pode sempre recusar e encontrar outra agência de publicidade;
  • os registros das transições de um empregador para outro não são exibidos na pasta de trabalho.

Vale destacar os seguintes pontos negativos na atuação do promotor:

  • o tempo de serviço não é contabilizado no tempo total de serviço;
  • a remuneração do trabalho na maioria das vezes vem do fundo cinza, sem pagar prêmios de seguro, garantias sociais, pagar férias e licenças médicas;
  • o trabalho é temporário e episódico e o nível de rendimentos instável;
  • as pessoas podem reagir negativamente a esmolas que lhes são oferecidas;
  • remuneração por peça e depende das horas trabalhadas ou da quantidade de folhetos distribuídos;
  • você tem que trabalhar ao ar livre em qualquer clima e constantemente em pé por várias horas, sem interrupção;
  • o crescimento na carreira ou outras perspectivas estão ausentes;
  • clientes sem escrúpulos podem trapacear no pagamento.

O controle do trabalho dos promotores contratados é feito pelos próprios funcionários da empresa, os chamados supervisores. Eles podem vir para a distribuição de uma folha a qualquer momento e verificar o quão bem está o processo de atração de compradores. Se durante essa verificação o promotor não estiver presente ou se ele estiver ocupado com assuntos estranhos, então, na melhor das hipóteses, seu salário será reduzido e, na pior, será convidado a se ausentar sem compensação pelas horas trabalhadas como multa.

Se você se mostrar um funcionário confiável e está constantemente pronto para aceitar um emprego de meio período, então você não ficará sem trabalho e, com o tempo, com uma coincidência de circunstâncias bem-sucedidas, você pode se tornar um supervisor e controlar o trabalho dos mesmos promotores.

O que ele faz?

A descrição usual do trabalho de um promotor é que, antes de começar a trabalhar, uma pessoa é explicada sobre suas responsabilidades - o que ela deve fazer e como trabalhar corretamente. A funcionalidade do promotor inclui as seguintes tarefas:

  • informar clientes ou compradores em potencial sobre um serviço ou produto por meio de uma mensagem de voz ou apostila;
  • demonstração das qualidades e propriedades dos produtos por meio de uma amostra publicitária ou pela organização de uma degustação;
  • se necessário, você precisa fornecer ao cliente conselhos detalhados relacionados às propriedades do produto anunciado ou aos termos da promoção;
  • encorajar compradores e clientes a fazer uma compra;
  • efetuar a distribuição de prêmios e brindes previstos no regulamento da promoção;
  • coletar feedback do consumidor sobre a qualidade, o preço do produto e o grau de satisfação com a compra por meio de uma pesquisa.

As responsabilidades listadas indicam a funcionalidade geral do promotor, mas isso não significa de forma alguma que ele deva desempenhar todas essas funções no âmbito de uma promoção.

Cada promotor desempenha o seu próprio leque de trabalhos e tarefas, por isso, durante uma campanha publicitária, é possível ver como trabalham um casal ou três promotores, anunciando o mesmo produto.

Tipos de promotores

Com o desenvolvimento das tecnologias de informática, a promoção passou a ser realizada não só na rua, mas também no espaço virtual. Educadores de rua envolvidos na distribuição de folhetos tornaram-se uma característica comum da vida em todas as cidades, e a profissão de promotor é uma das mais difundidas. Esse trabalho pode ser o primeiro passo para iniciar uma carreira em marketing ou publicidade. Hoje, existem 3 tipos de promotores envolvidos em uma determinada área de negócios.

Anúncio

Via de regra, esse funcionário é contratado por pessoa física ou jurídica, que precisa ser auxiliada em campanha publicitária relacionada à divulgação de um produto ou serviço. O objetivo deste trabalho é elevar o nível de vendas a um patamar superior, tornar o produto reconhecível e fidelizar os consumidores.

As tarefas do promotor incluem não apenas uma demonstração do produto, mas também uma história sobre suas vantagens, desvantagens, preço e assim por diante.

Clube

A atração de uma organização, produto ou serviço pode ser realizada através da realização de um clube de entretenimento, que reunirá interessados ​​como potenciais compradores. O promotor do clube será a pessoa que poderá organizar e conduzir tal evento, com foco no produto anunciado e gerando a fidelização de potenciais clientes.

Os ganhos dos promotores dos clubes são maiores do que os dos publicitários de rua, mas a responsabilidade pela realização do evento neste caso é bastante elevada.

Esportes

No mundo dos esportes, onde a vitória de um atleta ou de um lutador também pode ser motivo de promoção, já que as conquistas esportivas hoje são o mesmo produto que dá dinheiro. Para ajudar um atleta de vários tipos a resolver questões legais relacionadas com a participação em competições ou demonstrações, bem como para atrair espectadores para tais eventos, está envolvido um promotor especializado que trabalha num ambiente desportivo profissional. Freqüentemente, um promotor é chamado de gerente porque seu nível de conhecimento é muito específico e ele geralmente possui formação superior em direito ou economia.

Esse especialista pode não apenas organizar um evento esportivo, mas também levantar fundos de patrocinadores que poderão anunciar seus produtos em tal evento.

Requisitos

Apesar de o trabalho do promotor não ser estritamente regulado no tempo, este é obrigado a estar constantemente em contacto com o organizador da campanha publicitária e avisá-lo da não comparência ao trabalho com 48 horas de antecedência. Antes de começar a cumprir suas funções, o promotor recebe um briefing introdutório, Conheça o supervisor e troque telefones com ele para resolver rapidamente os problemas e situações que surgirem durante a campanha.

Via de regra, o promotor chega ao local de trabalho uma hora antes do início da promoção.

O promotor que chegar ao local de trabalho deverá possuir telefone funcionando, passaporte, se necessário, livro médico, procuração para o direito de representar a empresa durante a promoção, bem como instruções de como funciona a promoção e informações sobre o produto anunciado. Se a promoção for realizada na área de vendas, o supervisor encontra o administrador 30 minutos antes do início do evento, coordena com ele um local para os promotores trabalharem e designa os funcionários para seus lugares específicos.

A essa altura, os promotores devem estar uniformizados, preparar apostilas, assumir seus cargos e iniciar o trabalho pontualmente.

No processo de realização das suas atividades, o promotor deve seguir claramente as instruções para a realização do evento, conhecer o texto da mensagem publicitária e ser capaz de aconselhar os compradores, respondendo-lhes todas as suas dúvidas relativamente ao produto ou serviço anunciado. Após o término da promoção, o promotor deve entrar em contato com o supervisor, fazer a limpeza do ambiente de trabalho e entregar o estoque usado.

Educação e carreira

Para se tornar distribuidor de brochuras, especialista na área da realização de festas temáticas ou concertos, bem como, eventualmente, tornar-se gestor desportivo, necessita de se aperfeiçoar e adquirir o nível de conhecimentos necessário. O crescimento na carreira de promotor a especialista sério só é possível com a condição de obter um ensino superior. A direção de estudo pode ser considerada na área de marketing e publicidade, economia, gestão. Os formados que trabalharam como promotores durante os estudos já representam claramente a essência do trabalho e a mecânica da campanha publicitária. No futuro, o crescimento na carreira, tal experiência será muito significativo, pois a base teórica e as habilidades práticas os ajudarão a se tornarem especialistas exigidos e competentes.

Hoje, no país, quase todas as instituições de ensino superior humanitárias formam especialistas desse nível. Mas, para entrar nessa universidade, você precisará terminar 11 turmas do ensino médio e passar no exame de estudos sociais, matemática e língua russa.

Como conseguir um emprego?

Para conseguir um emprego como promotor, você precisa entrar em contato com as empresas de publicidade de sua cidade. Normalmente, os clientes de promoções recorrem a agências especializadas para esses serviços, uma vez que é inviável manter no quadro de funcionários funcionários efetivos da promotora pelo fato de as promoções serem periódicas e não contínuas. Uma agência de publicidade coloca um anúncio em jornais locais ou em plataformas eletrônicas de cidades e anuncia que promotores estão sendo recrutados.

Após responder a tal anúncio, o candidato é entrevistado e seus dados são inseridos no banco de dados de funcionários em potencial para ações promocionais. Assim que a agência de publicidade estiver pronta para lhe oferecer uma vaga, o gerente da empresa entrará em contato por telefone e convidará você para um briefing, no qual serão explicadas detalhadamente as condições de trabalho e pagamento.

Vale ressaltar que hoje as promoções publicitárias são bastante frequentes, portanto os promotores sempre encontrarão um emprego de meio período e serão solicitados ao longo do ano. Se você é uma pessoa responsável e sociável, fisicamente duradoura e moralmente equilibrada, possuindo essas qualidades e muito trabalho, você pode estar constantemente envolvido em uma ampla variedade de projetos temáticos de publicidade. Tanto um distribuidor experiente de folhetos quanto um iniciante podem conseguir esse emprego temporário.

A formação é realizada por supervisores antes do início dos eventos, pelo que a formação inicial e o nível de conhecimento do candidato para determinado cargo não é um fator determinante na contratação.

O salário

Quanto ganha um promotor na área da publicidade depende da sua motivação e desejo pessoal. Freqüentemente, os clientes pagam bônus no valor principal do contrato para bons trabalhadores, e um sistema de multas é fornecido para os executores negligentes. Essa motivação para as relações de trabalho é totalmente justificada e compreensível tanto para o cliente quanto para o contratante. Às vezes, os promotores de empresas concorrentes trabalham no mesmo site. Nesse caso, o cliente sempre estimulará o espírito de competição em seus funcionários e o desejo de ser a melhor equipe. Às vezes, as competições são realizadas entre promotores dentro da mesma empresa para a eficácia e eficiência de seu trabalho. Os vencedores de tal competição interna são premiados com presentes de marca, souvenirs ou pagamentos em dinheiro.

Tais eventos aumentam o desejo de ganhar dinheiro e trabalhar como fator que contribui para a coesão da equipe.

O salário médio pago a promotores na Rússia, via de regra, não passa de US $ 3 para cada hora de trabalho. O valor dos pagamentos é influenciado pela imagem da empresa cliente, pelo número de horas trabalhadas, pelas condições de trabalho e pela região. De acordo com estudos analíticos, um promotor em Moscou, sujeito a um trabalho diário ativo, recebe cerca de 30.000 rublos. O segundo lugar em termos de rendimentos é ocupado pela região de Yaroslavl, onde o salário do promotor é de 20.000 a 22.000 rublos. E em terceiro lugar estava a região de Ivanovo, com um salário de 18.000 a 20.000 rublos. por mês.

Quanto maior a cidade e mais desenvolvida a região, maior o nível de rendimentos que se pode obter trabalhando na área da promoção de bens e serviços.

sem comentários

Moda

a beleza

casa