Profissões

Tudo sobre a profissão de engenheiro de energia

Tudo sobre a profissão de engenheiro de energia
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?

Nem sempre as pessoas escolhem para si uma profissão de que gostam e que passa a ser uma questão para a vida inteira. Mas isso não chega a ser surpreendente, porque muitas vezes os alunos do ensino médio, pensando em seu futuro, não têm uma ideia clara de muitas profissões. Considere os mesmos engenheiros de energia - mesmo entre adultos, nem todos serão capazes de responder corretamente o que esse especialista faz. Vamos tentar descobrir que tipo de trabalho é esse, se vale a pena assumi-lo.

Que é aquele?

A profissão de energia é um conceito um tanto vago. Aqui, a situação é quase a mesma que no caso de um chaveiro - alguém está consertando o abastecimento de água e alguém está mais perto de consertar carros. Por exemplo, valeria a pena destacar as profissões de "engenheiro de energia elétrica" ​​e "engenheiro de energia térmica", porque os empregadores muitas vezes indicam precisamente uma área estritamente focada de atividades futuras.

No entanto, as descrições de ambas as profissões são muito semelhantes. Como o nome sugere, energéticos são pessoas que se engajam em atividades relacionadas à energia. Por essa razão, até o final do século retrasado, quando a humanidade ainda não havia aprendido a construir grandes empreendimentos energéticos e a produzir propositalmente energia em grandes volumes, as usinas eram complexas e, em alguns lugares, equipamentos perigosos que necessitavam de manutenção especial. Foi com ele que trabalharam os primeiros engenheiros de energia.

Hoje, o engenheiro de energia é um representante do pessoal de serviço para uma gama mais ampla de energia e equipamentos de energia.

Responsabilidades

Se considerarmos o classificador oficialmente adotado, os engenheiros de energia são divididos não tanto em engenheiros de energia elétrica e de energia térmica, mas simplesmente em engenheiros de energia e engenheiros de energia... Suas posições são semelhantes em muitos aspectos, mas há, é claro, uma diferença.

Somente engenheiros de energia geralmente trabalham jovens especialistas, cuja experiência profissional não excede 5 anos. Em primeiro lugar, esse especialista é responsável pelo projeto e instalação das redes elétricas, bem como pela sua reparação em caso de avarias. O setor de energia também tem a responsabilidade de monitorar a saúde e a segurança das redes.

Engenheiro de energia - este é o próximo passo na evolução do engenheiro de potência, para o qual é necessário exercer a profissão durante os 5 anos indicados e realizar uma formação de forma a melhorar as suas qualificações. Um engenheiro de energia pode lidar com todos os mesmos problemas listados acima, mas suas responsabilidades incluirão tarefas mais complexas. Se um engenheiro de energia comum apenas projeta redes, um engenheiro de energia ainda está envolvido em desenhos e determina as normas de consumo de energia. Só um engenheiro pode tomar decisões sobre a modernização das redes, a introdução de quaisquer novas tecnologias na empresa - isso também é puramente sua competência.

Se considerarmos as responsabilidades com mais detalhes, os seguintes aspectos precisam ser destacados.

  • Design de rede... Sistemas complexos não são fáceis o suficiente para deixar cair um cabo. Eles envolvem muitos nós e garfos, e muitos consumidores são alimentados por eles. Para evitar surtos de tensão e sobrecargas que levem a incêndios, o sistema deve ser projetado e balanceado adequadamente. O profissional, claro, deve encontrar uma solução que combine alta segurança e baixo custo.
  • Projeto de rede de aquecimento... O engenheiro de energia deve projetar o sistema de aquecimento dentro do edifício de forma que seja o mais eficiente possível e, ao mesmo tempo, o mais econômico possível.
  • Desenho de diagramas... Levando em consideração os resultados das ações acima, o especialista mostra esquematicamente as rotas das comunicações futuras em papel para que o diagrama seja compreensível para os instaladores.
  • Orçamentação. Só um profissional sabe que tipo de equipamento é necessário para atingir os objetivos traçados, portanto, no orçamento, ele prescreve todos os componentes do futuro sistema. O cliente está mais interessado na questão do custo de implementação do plano, portanto, o engenheiro de energia é obrigado a indicar na estimativa o preço dos componentes individuais e o custo total de aquisição e instalação dos equipamentos.
  • Compra de componentes. Para evitar mal-entendidos, o engenheiro de energia deve estar presente pessoalmente na compra de tudo o que é necessário para a construção do sistema.
  • Controle de instalação. Um técnico qualificado geralmente não monta pessoalmente o sistema, mas deve ter certeza de que os trabalhadores estão fazendo tudo corretamente. Para garantir que não haja defeito por parte das montadoras, ele está presente durante a montagem, acompanha e dirige as ações dos trabalhadores.
  • Comissionamento... O engenheiro de energia conduz pessoalmente a primeira ativação do sistema, e ele o faz com capacidade total - aquele para o qual o projeto foi projetado. Se forem identificados problemas, ele, como especialista na sua área, tem a obrigação de averiguar imediatamente os motivos e comunicá-los, não permitindo a utilização do sistema montado até que seja eliminado o casamento.
  • Manutenção e reparo. Embora não seja um engenheiro de energia quem mais frequentemente se dedica à instalação, os reparos subsequentes recaem principalmente sobre seus ombros, porque é ele quem está envolvido na manutenção diária do sistema. Além disso, por fazer parte do quadro de funcionários da empresa, esse funcionário é obrigado a estudar regularmente o estado das redes e a identificar possíveis problemas antes que eles levem a uma emergência.
  • Projeto de modernização... Qualquer rede pode ser melhorada se já se passaram anos desde o seu comissionamento, bem como nos casos em que apareçam novos equipamentos. Como um especialista em sua área, um engenheiro de energia deve calcular o consumo de energia e estar ciente de novos produtos que podem melhorar a situação.Se houver uma oportunidade real de gastar agora para economizar lucrativamente no futuro, o funcionário deve fornecer aos seus superiores seus cálculos para que o “topo” tome uma decisão sobre a modernização.

Mesmo essa lista de responsabilidades não pode ser considerada completa - tudo depende das especificidades de cada empresa individual e da situação atual. No trabalho, o engenheiro de energia atua de acordo com a descrição do trabalho e as considerações de lógica.

Conhecimento e habilidades

Uma bebida energética é um trabalho que deve ser recomendado a pessoas com mentalidade técnica. A profissão envolve um grande número de cálculos complexos, e erros não são aceitos aqui - até mesmo um erro pode resultar em enormes despesas e até a morte de pessoas.

O trabalho do engenheiro de potência é muito árduo. O especialista deve estar atento aos detalhes. Uma característica distintiva será a capacidade de abstrair completamente de todos os estranhos, concentrando-se totalmente na tarefa.

Entre outras coisas, o projeto e construção de redes de engenharia complexas é grande responsabilidade, portanto, um energético não deve ter medo de assumir isso. Em uma emergência, a decisão certa pode não ser óbvia, mas o atraso às vezes é ainda mais terrível em termos de consequências. Vontade de assumir responsabilidades, de agir com rapidez e decisão, de ser responsável em caso de erro - são também características obrigatórias para um engenheiro de potência.

E mais uma coisa: uma veia inovadora não vai atrapalhar um bom especialista em uma grande empresa.

Educação

Um engenheiro de energia é mais uma posição do que uma especialidade específica. Você pode cumprir todas as funções mencionadas acima com um diploma que indica qualquer uma das especialidades listadas. Aqueles mais próximos do assunto, é claro, "Engenharia de energia térmica e engenharia de calor" ou "Engenharia de energia e engenharia elétrica", mas em geral, o conhecimento necessário pode ser obtido em uma especialidade relacionada, mas mais extensa "Fornecimento de eletricidade"... A questão também pode ser abordada "Construção" ou ainda "Física e Tecnologia Nuclear".

Ao mesmo tempo, um engenheiro de energia simples (sem a adição de "engenheiro") só pode ter ensino médio técnico... Tudo depende do que você deseja tratar - isso é o suficiente para fazer a manutenção de uma rede de aquecimento urbana simples e típica como um técnico de reparos. Se os sonhos levam a pesquisas científicas sérias, você deve se concentrar em Instituto de Engenharia de Energia de Moscou ou Instituto Tecnológico do Estado de São Petersburgo, embora existam instituições educacionais semelhantes em outras grandes cidades em toda a Rússia.

Onde funciona?

Engenheiros de energia são representantes de bastante especialidade exigida - são necessários em qualquer empresa que se dedique à construção ou operação de redes elétricas e de aquecimento. Isso significa que esse especialista é necessário literalmente em todos os lugares - de serviços públicos a fábricas.

O salário costuma ser um indicador de demanda. Para um bebedor de energia, pode ser muito diferente, mas certamente não acontece muito pequeno - geralmente flutua entre 22-70 mil rublos por mês. Muito depende de quanto trabalho é executado por um especialista, de como as redes em grande escala são confiadas a ele. Além disso, os salários também são influenciados pelo estágio de desenvolvimento da carreira em que o especialista se encontra no momento - seja ele apenas um engenheiro de energia, um engenheiro de energia ou foi promovido a sênior em um projeto ou oficina, ou mesmo para um chefe, se a empresa tiver perfil adequado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa