Profissões

Quem é o logístico e o que ele faz?

Quem é o logístico e o que ele faz?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de logísticos
  4. Responsabilidades funcionais
  5. Conhecimento e habilidades
  6. Direitos
  7. Uma responsabilidade
  8. Educação
  9. Local de trabalho
  10. Perspectivas e carreira
  11. Quanto eles ganham?
  12. Visão geral da revisão

Em um mundo globalizado onde a economia depende do fornecimento oportuno e barato de vários bens e componentes, é extremamente importante estabelecer os canais corretos, convenientes e lucrativos para o transporte de mercadorias. Esta tarefa é tão importante, e os especialistas relevantes são tão procurados que existe uma especialidade separada dedicada a elaborar rotas. Os logísticos profissionais estão empenhados nesta tarefa hoje.

Que é aquele?

A profissão de logístico pressupõe um pensamento completo sobre a entrega de mercadorias do ponto A ao ponto B com um mínimo de investimento de tempo e dinheiro. O logístico estuda as propostas existentes de transporte de cargas para encontrar empreiteiros capazes de entregar com o mínimo de congestionamento. Se as sobrecargas não podem ser evitadas (e na maioria dos casos é), a tarefa do logístico é encontrar depósitos lucrativos nos pontos de transbordo sem atrasar a mercadoria e sem aumentar o custo da viagem.

A norma profissional pressupõe que, ao cruzar as fronteiras, o logístico também elabore todos os documentos necessários. O despachante é o logístico que não só planeja a viagem, mas também acompanha a mercadoria ao longo de todo o trajeto.

Portanto, é uma profissão humanitária que envolve muitos cálculos.

Vantagens e desvantagens

Como acontece com qualquer profissão, o trabalho de um logístico tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vale a pena escolhê-lo para os seguintes recursos:

  • o ensino superior como logístico é necessário, mas você pode começar uma carreira ainda nos anos de estudante;
  • um logístico comum sempre pode crescer e se tornar o chefe do departamento de suprimentos, chefiar uma divisão regional de sua própria empresa ou até mesmo a empresa inteira;
  • o trabalho na área de logística não é rotineiro, pressupõe sempre o surgimento de novas nuances.

Se você já é fascinado por uma especialidade e só deseja obtê-la, certifique-se de conhecer todas as armadilhas:

  • a entrega é planejada pelo logístico, o que significa que é sempre ele o culpado pelo seu rompimento ou atraso, mesmo que realmente tenha ocorrido um caso de força maior;
  • devido ao dever do serviço, o logístico deve agitar, controlar o processo em todos os pontos-chave, fazendo com que o trabalho não seja fácil psicologicamente e até fisicamente;
  • É errado encaminhar um logístico para o plâncton de escritório - ele passa uma parte significativa de seu tempo em depósitos, onde as condições nem sempre são confortáveis.

Tipos de logísticos

Logista é apenas um nome muito geral para uma ampla gama de profissões associadas ao envio, entrega e recebimento de mercadorias. Vamos considerar o que os especialistas estreitos são nesta área e o que exatamente eles fazem.

Encaminhamento Logístico

A entrega de mercadorias de qualquer lugar do exterior raramente é possível sem sobrecarga - a rota completa inclui vários pontos de transbordo e armazenamento em depósitos em vários locais. O motorista de uma empresa de transporte terceirizada ou o operador de um armazém de propriedade de uma terceira não vê o esquema completo da rota, não está interessado na estrita observância do plano do logístico, que será o culpado se algo der errado errado na estrada.

O despachante é o funcionário que acompanha a carga no trajeto e monitora o andamento oportuno de todas as etapas planejadas, bem como decide enviá-la por rota alternativa em caso de força maior na rota principal.

Economista logistico

Um especialista na junção de economia e logística em seus cálculos e planejamento de rotas baseia-se principalmente no componente econômico. Muito útil em situações em que a passagem de fronteira não está prevista ou é possível com um mínimo de formalidades.

Engenheiro logistico

Outra profissão que exige especialização adicional, além da própria logística. Existem cargas que não podem ser simplesmente carregadas em contêineres, vagões ou caminhões - podem ser superdimensionadas, não passam pelas ruas em ambientes urbanos, requerem condições especiais de transporte (por exemplo, baixas temperaturas). Um engenheiro de logística é uma pessoa cuja principal tarefa é resolver todos os problemas listados ao longo do caminho.

Logístico militar

Globalmente, um logístico militar não difere fundamentalmente de um civil, apenas as mercadorias que ele deve entregar têm uma finalidade militar. Este recurso já impõe algumas responsabilidades adicionais ao planejador de rotas. - às vezes a transferência de equipamentos deve ser feita de forma que o menor número possível de pessoas o conheça, sendo sempre necessário ter um cuidado especial com a segurança do processo, a segurança da mercadoria.

Operador logístico

Esse especialista é semelhante a um terapeuta em medicina - aos olhos de um cliente inexperiente, ele sozinho não sabe, mas apenas redireciona o consumidor do serviço para especialistas mais restritos. Na verdade, esse funcionário trabalha na estrutura de uma grande empresa de logística, anotando pedidos e traçando uma espécie de roteiro de ações para organizar o transporte. O cliente raramente pode formular um pedido mais difícil do que "entrega do ponto A ao ponto B de tal e tal produto", e o operador já distribui o pedido entre engenheiros, economistas e despachantes aduaneiros que lidam com as áreas técnicas, financeiras e transfronteiriças lados da questão.

Lojista

A gestão correta de um grande armazém também pressupõe certas habilidades de um logístico - esse funcionário deve ser um analista, saber qual produto deve ser enviado primeiro, como colocá-lo corretamente no território do armazém, para que seja conveniente.

Em um grande armazém com uma troca constante de mercadorias que entram e saem, é absolutamente importante garantir que o transbordo ocorra em um curto espaço de tempo e sem esforço extra.

De outros

Dependendo das especificidades da empresa e das mercadorias que adquire ou envia, a posição do logístico pode ser denominada de forma diferente, respectivamente, as funções de tal funcionário também serão diferentes. Por exemplo, o logístico de compras lida com a comparação dos preços dos fornecedores e do custo de entrega da mercadoria, pois a compra de um produto barato do diabo no meio do nada nem sempre é lucrativa devido ao transporte caro.

O logístico económico estrangeiro orientou-se inicialmente a ter em conta várias formalidades aduaneiras, quer ao nível dos custos, quer ao nível das restrições existentes à importação de um determinado produto. Assim, na hora de escolher uma vaga, faz sentido ler atentamente a descrição do cargo para um determinado cargo nesta empresa.

Responsabilidades funcionais

No classificador de profissões, não é indicada a competência exata do logístico - tudo depende de como o empregador vê o ramo de atividade do empregado. A principal tarefa, formulada em termos muito gerais, é garantir a entrega de mercadorias do ponto A ao ponto B com um mínimo de investimento de tempo e dinheiro.

Em mais detalhes, pode ter a seguinte aparência:

  • estar profundamente interessado na indústria de transporte e nas tarifas atuais das transportadoras;
  • calcular tempestivamente e regularmente o custo de transporte, levando em consideração possíveis inovações de terceiros;
  • fazer pelo menos duas opções de rota, estar pronto para um possível caso de força maior e sua superação operacional;
  • controlar o processo de entrega nos mínimos detalhes;
  • comprometer-se na elaboração da parte logística do orçamento da empresa, mantendo registros.

Conhecimento e habilidades

Para ser um bom logístico, é necessário possuir certas qualidades profissionais e profissionais pessoais, ser capaz de utilizar as ferramentas disponíveis, nomeadamente:

  • ser um negociador ativo e persistente, convencido de um resultado positivo;
  • ser capaz de cobrir todo o processo de movimentação de mercadorias em um relance;
  • entender a situação atual do mercado de transportes, estar sempre atualizado;
  • esforce-se para demonstrar trabalho árduo e disposição para aprender continuamente;
  • ter conhecimento sobre os fornecedores potenciais das mercadorias desejadas e infraestrutura de armazém ao longo das rotas possíveis;
  • software especializado próprio;
  • ser capaz de se comunicar com as pessoas, de ter a si mesmo, de expor seus planos de forma inequívoca;
  • possuir o maior número possível de línguas estrangeiras.

Direitos

A atividade de um logístico confere-lhe certos direitos que é obrigado a utilizar para atingir este objetivo. Aqui estão eles:

  • comandar serviços subordinados em nome da empresa, estabelecendo cadeias de abastecimento;
  • solicitar aos representantes das demais divisões estruturais da empresa informações que permitam traçar um quadro mais completo da necessidade de organização de suprimentos;
  • negociar compras ou suprimentos, representando integralmente a sua empresa;
  • propor melhorias ou inovações que irão melhorar a qualidade do departamento de logística.

Uma responsabilidade

A especialidade do logístico assume a priori uma significativa responsabilidade e, em primeiro lugar, pelo cumprimento adequado e oportuno das próprias funções. O funcionamento normal de qualquer empresa depende de entregas pontuais, de modo que o logístico não tem margem para erros - é obrigado a ter em consideração os potenciais casos de força maior e a tomar medidas proactivas para os prevenir e, em caso de atraso, avisar atempadamente os seus superiores.

Uma área de responsabilidade separada é a proteção do trabalho, uma vez que o logístico passa parte de seu tempo de trabalho em depósitos. O especialista é obrigado a monitorar o cumprimento das medidas de segurança e relatar prontamente as violações, se não puder eliminá-las por conta própria.

Educação

A logística pressupõe a aprovação prévia da formação no âmbito do programa de ensino técnico secundário numa faculdade ou superior - numa universidade. Após a 9ª série, é possível se matricular em um especialista em logística apenas na faculdade, a partir da 11ª série, todas as instituições de ensino estão disponíveis. Embora você possa começar a trabalhar em uma profissão durante seus anos de estudante, tornar-se um profissional em casa não funcionará.

Se você quer ser logístico, preste atenção às seguintes especialidades, que são ministradas em cada região do país:

  • gestão da logística e gestão da cadeia de abastecimento;
  • negócios comerciais;
  • tecnologia de processos de transporte.

Você deve se preparar para o exame em matérias como russo, matemática, estudos sociais e inglês. Especialistas que estudaram no exterior ou realizaram reconversão em sua especialidade têm demanda especial no mercado de trabalho.

Local de trabalho

Hoje, os serviços de logística são necessários para qualquer empresa ou produção que adquira bens ou materiais além da loja vizinha. Outra coisa é que as empresas com pequeno quadro de funcionários não possuem logístico próprio, portanto, em uma concessionária de veículos convencionais, o planejamento logístico é terceirizado para empresas especializadas. Conseqüentemente, os logísticos certificados costumam trabalhar em empresas de logística e comércio ou em depósitos., com menos frequência - em grandes empresas onde existe seu próprio departamento de logística (por exemplo, um departamento de vendas para produtos acabados).

É difícil conseguir um emprego sem experiência em qualquer área, especialmente se não for Moscou ou São Petersburgo, e a escolha de empregos não é tão ampla. Então a maneira mais fácil é começar por onde você e seus colegas passaram pelo treinamento prático - mesmo que a mesma empresa não esteja pronta para contratá-lo, preste atenção em empresas com ramo de atividade semelhante.

Perspectivas e carreira

Uma das vantagens mais importantes de trabalhar como logístico, além da demanda por esses especialistas, é a possibilidade de crescimento na carreira - pelo menos em uma grande empresa. Grandes empresas, com seus próprios departamentos de logística, muitas vezes estão prontas para investir na formação da próxima geração de profissionais, portanto, recrutam até funcionários inexperientes para uma posição de estágio, que eventualmente substituirão os especialistas aposentados.

Uma vez que a logística revela em grande parte as habilidades organizacionais de uma pessoa, um logístico bom e apto, que se distingue pela eficiência e inteligência, aos olhos de um gerente, é ele próprio um bom líder, então o primeiro passo na carreira é liderar seu próprio departamento. No futuro, um organizador talentoso, capaz de devotar a maior parte de sua vida ao trabalho, pode finalmente se reorientar para cargos de gestão. Se você perceber que o sucesso da empresa depende muito de você, mas a administração não é capaz de apreciá-lo em seu verdadeiro valor, você sempre pode iniciar seu próprio negócio usando a experiência adquirida.

Quanto eles ganham?

O salário dos logísticos na Rússia é previsivelmente um conceito muito flexível - tudo depende da região, do porte da empresa em que você trabalha, bem como da lista exata de suas responsabilidades. O salário médio de um recém-chegado que acabou de se formar em um treinamento fora da capital é de cerca de 25-30 mil rublos, que é bastante modesto, mas acima já consideramos as perspectivas de crescimento na carreira em tal cargo. Um funcionário que provou ser bom, pontualmente transferido para o trabalho em uma empresa maior, recebe muito mais - sua renda mensal pode chegar a 70-90 mil rublos.

Os valores descritos não incluem salários de quem trabalha no exterior, independentemente de ser para uma empresa russa ou estrangeira. Os empregados cujas atividades diretas foram para o nível internacional podem receber salários significativamente mais elevados, e mesmo 2,5 mil dólares por mês não é o limite para eles.

Visão geral da revisão

A maioria dos comentaristas em vários fóruns na Internet insiste em não ser fascinado pela profissão de logístico, porque ela é adequada apenas para um determinado círculo de pessoas e não pode ser considerada tão simples quanto parece para alguém. Eles chamam a atenção para o fato de que um grande logístico com um salário exorbitante não tem férias de verdade - nenhuma empresa dispensará a pessoa a quem todas as entregas estão vinculadas.

Lidar com grande responsabilidade e estresse constante da mente, como regra, é mais fácil para o sexo forte - esta é outra observação muito comum nas discussões.

Por fim, muitos reclamam que o trabalho ainda não é muito diversificado - na maioria dos casos, é preciso recalcular o que foi calculado há muito tempo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa