Vendedor

Quem é o vendedor de peças de automóveis e o que ele faz?

Quem é o vendedor de peças de automóveis e o que ele faz?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. O que devo saber?
  4. Educação
  5. Qualidades pessoais

O lucro de uma loja de autopeças e sua reputação dependem em grande parte do profissionalismo, experiência e qualidades pessoais dos vendedores que nela trabalham. Os representantes desta profissão não apenas vendem produtos de um determinado grupo, mas também interagem ativamente com uma variedade de pessoas ao longo da jornada de trabalho. Quais são os requisitos profissionais para vendedores de peças automotivas? Quais conhecimentos, habilidades e habilidades esses especialistas devem ter?

Peculiaridades

O trabalho de um vendedor de autopeças exige uma grande dedicação física e moral da pessoa. Em geral, rapazes fisicamente resistentes e com formação técnica, que são capazes de trabalhar em modo multitarefa, chegam a essa profissão. Raramente as mulheres optam por esse tipo de atividade, principalmente devido ao grande esforço físico, além de exigências específicas de conhecimento profissional.

É um erro acreditar que a principal tarefa de um vendedor de peças é apenas vender peças e componentes automotivos aos clientes. De facto, este especialista trabalha em todas as fases do serviço ao cliente, desde o aconselhamento informativo até à preparação da documentação relevante para a venda de peças sobressalentes. (vendas e verificações de garantia).

Freqüentemente, um assistente de vendas precisa atender várias pessoas ao mesmo tempo. Em tais situações, não só o profissional, mas também as qualidades pessoais de um especialista - sua resistência ao estresse, não-conflito, paciência e capacidade de comunicação vêm à tona.

É importante notar que trabalhar como vendedor de peças de automóveis é uma posição de responsabilidade financeira. A lista de atribuições deste especialista inclui o controle da segurança das mercadorias apresentadas no showroom, bem como a contabilização do recebimento e consumo de peças de reposição de acordo com a documentação. Em caso de escassez, o titular do cargo de vendedor de autopeças deverá ressarcir os prejuízos da organização (loja) às custas de seus próprios recursos.

O salário médio de um vendedor de peças de automóveis em Moscou e São Petersburgo varia entre 25-47 mil rublos. Nas regiões, os representantes desta profissão ganham uma ordem de magnitude a menos - de 15 a 20 mil rublos por mês.

É importante notar que muitos empregadores (gerentes de serviços de automóveis, concessionárias) contratam de bom grado pessoas sem experiência profissional para esta vaga.

Responsabilidades

A lista de responsabilidades profissionais do vendedor de autopeças é desenvolvida pelo pessoal do departamento de pessoal e aprovada pela direção da organização. As principais disposições desta lista são geralmente responsabilidades como:

  • assessorar clientes na seleção e compra de peças automotivas;
  • assistência na escolha dos bens necessários - autopeças, materiais e meios para a manutenção do carro;
  • preparação de cheques e, se necessário, documentos de dinheiro;
  • registo e preenchimento da encomenda, embalagem das mercadorias;
  • prestação de serviços especializados aos clientes (substituição de baterias, teste de equipamentos, eliminação de pequenas avarias);
  • controle sobre a segurança de amostras de demonstração de peças de reposição na sala de mercadorias;
  • atualização oportuna da variedade de produtos em vitrines e estantes de exposição;
  • verificação e substituição oportuna de etiquetas de preços;
  • manter um registro das mercadorias vendidas;
  • registo de pedidos de fornecimento de novos bens;
  • implementação de auditorias e verificações de inventário;
  • resolver questões de trabalho complexas, prevenindo e resolvendo conflitos;
  • promoção de produtos promocionais, participação em campanhas publicitárias.

Além disso, a descrição das funções que regulamenta as atribuições do vendedor de autopeças em pequenas lojas pode prever a atuação de um especialista com caixa registradora, a manutenção e o registro de um livro caixa por ele próprio. É natural que o cumprimento dessas atribuições exija o conhecimento relevante do colaborador.

Em algumas organizações, o vendedor geralmente desempenha a função de carregador, trabalhador de depósito.

O que devo saber?

A eficiência de um vendedor de autopeças depende diretamente do nível de seu conhecimento profissional. Para o sucesso da implementação das atividades nesta área, um especialista deve saber:

  • dispositivo e princípios de operação de automóveis de várias marcas;
  • nomenclatura para peças de automóveis;
  • finalidade, recursos funcionais de peças automotivas;
  • o sortimento atual de mercadorias, sua presença / ausência no depósito;
  • princípios de trabalho com computador e programas de contabilidade especializados - em particular, com os programas "1C-Trade", "1C-Warehouse", com um programa para trabalhar com folhas de cálculo Microsoft Excel.

Além disso, a atividade de vendedor de peças automotivas exige que um especialista conheça as características funcionais das peças vendidas, equipamentos automotivos e componentes. Antes de vender um produto, um especialista deve ser capaz de testá-lo de forma independente em ação na presença de um cliente.

Educação

Qualquer pessoa que tenha concluído a 9ª ou 11ª série de uma escola secundária pode estudar a especialidade "assistente de vendas". Você pode obter treinamento nesta especialidade em qualquer escola técnica comercial e econômica de sua cidade. Além disso, os Centros de Emprego regionais oferecem cursos de formação na especialidade "vendedor".

Deve-se notar que Uma das vantagens de se candidatar a uma vaga nessa especialidade é ter carteira de habilitação. Na verdade, este documento indica que o candidato possui um conhecimento e compreensão básicos do dispositivo para carro.

Qualidades pessoais

Os especialistas consideram a resistência ao estresse como uma das qualidades pessoais importantes de um vendedor de peças de automóveis. Trabalhar no modo multitarefa exige sérios custos emocionais e intelectuais do vendedor, que no futuro podem causar o desenvolvimento de CMEA (síndrome de esgotamento emocional). Os mais confortáveis ​​em tal ambiente profissional sentem-se pessoas com uma psique flexível, mas estável, caracterizada pela paciência, benevolência e sociabilidade.

O revendedor de peças deve ter boa memória. Esta qualidade facilita e simplifica muito a solução das tarefas diárias de trabalho. Além disso, uma boa memória permite que uma pessoa se adapte rapidamente às novas condições, amplie o escopo de conhecimentos e habilidades profissionais.

O não conflito é outra qualidade pessoal importante que um vendedor de peças de reposição deve ter. A interação com uma grande variedade de pessoas durante a jornada de trabalho muitas vezes torna-se a causa do aumento da irritabilidade e até mesmo da agressividade do especialista.

Por este motivo, recomenda-se ir a este ramo de atividade para pessoas que conheçam em primeira mão a psicologia do comprador e tenham um caráter pacífico e amigável.

sem comentários

Moda

a beleza

casa