Pratos

Fogões a vapor a gás: como escolher e usar?

Fogões a vapor a gás: como escolher e usar?
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Qual é a diferença dos vaporizadores elétricos?
  4. Variedades
  5. Modelos populares
  6. Recomendações de seleção
  7. Regras operacionais

A gastronomia dos povos do mundo é representada por diversos pratos, e muitas vezes há receitas que exigem o uso de vapor. Esses aparelhos permitem cozinhar alimentos saudáveis, preservando todas as vitaminas, óleos essenciais e nutrientes dos produtos. No mercado você pode encontrar modelos de diversos designs, desde os clássicos simples até os universais de vários andares. Ao mesmo tempo, os vaporizadores projetados para uso em um fogão a gás são muito populares entre as anfitriãs.

Descrição

O vaporizador de fogão a gás é um eletrodoméstico moderno e versátil que cozinha alimentos rapidamente em altas temperaturas.

Apesar de o vaporizador ter uma aparência simples, não é considerado seguro, visto que os alimentos são cozinhados a uma temperatura elevada superior a + 100 C. Portanto, se a panela for utilizada de forma inadequada, pode queimar-se com o contacto com o vapor.

Embora o vaporizador seja projetado para cozinhar alimentos em um fogão a gás, há uma lista de alimentos que o aparelho não pode cozinhar adequadamente. Esses incluem:

  • cogumelos, eles são duros;
  • massa, após a fervura, obtém-se um caroço da massa à saída;
  • leguminosas, eles requerem um derramamento constante de água por 4 horas.

Para preparar adequada e rapidamente um determinado prato, a anfitriã deve ter certas habilidades para operar o dispositivo e saber como combinar, organizar os produtos nele... Uma vez que este acessório de cozinha se caracteriza por um nível de preço médio, qualquer pessoa que queira levar um estilo de vida saudável pode pagá-lo.

Vantagens e desvantagens

    Hoje, existem muitos tipos de preparação térmica de alimentos: fumar, assar, fritar, estufar e ferver. Ao mesmo tempo, a cozinha a vapor é especialmente popular entre as donas de casa, durante a qual os produtos não perdem a cor e o sabor naturais. As vantagens dos vapores também incluem a capacidade de cozinhar vários pratos com uso mínimo de óleo.

    Isso é especialmente importante para pessoas que sofrem de doenças do sistema cardiovascular e do trato gastrointestinal. Eles precisam de uma dieta especial e, com o vapor a gás, você pode cozinhar rapidamente almôndegas, bolinhos de peixe, ensopados de vegetais, ovos mexidos e pudim.

    Quanto às deficiências, não são muitas. Cortes grandes de carne não podem ser cozidos nessas panelas, pois não são fervidos. Além disso, não é recomendado cozinhar alimentos no vapor, que requerem um grande volume de água.

    Qual é a diferença dos vaporizadores elétricos?

    As panelas de vapor estão disponíveis em vários tipos, à venda você pode encontrar modelos elétricos e eletrodomésticos projetados para uso a gás. Eles diferem não apenas no preço, mas também em outros parâmetros.

    • Aparência. Os aparelhos a gás são semelhantes a uma panela comum colocada no fogão a gás. Os vaporizadores elétricos, por outro lado, parecem uma chaleira elétrica comum, que é ligada a uma tomada elétrica.
    • Projeto. Os aparelhos a gás têm um design simples, os elétricos prevêem a presença de elementos de aquecimento especiais que aquecem a água e são alimentados pela rede elétrica.
    • Autonomia. Os vaporizadores elétricos precisam apenas de uma fonte de eletricidade e água para cozinhar os alimentos; os aparelhos a gás precisam de um fogão.
    • Funcionalidade. O funcionamento dos modelos elétricos é totalmente controlado eletronicamente: possuem diferentes modos de cozedura e um temporizador. Definir a temperatura necessária em aparelhos elétricos é muito mais fácil do que ajustar constantemente o fornecimento de gás no fogão.

    Na maioria das vezes, os vaporizadores elétricos são comprados para cozinhar, se não houver fogão a gás em casa. Além disso, eles podem ser usados ​​em chalés de verão durante a colheita de verão.

    Apesar das diferenças significativas nas características de desempenho de ambos os vaporizadores, muitas donas de casa preferem panelas para fogões a gás. Isso se deve ao seu preço acessível e longa vida útil.

    Variedades

    Os vaporizadores, independentemente da gama do modelo, são produzidos como "banho de vapor" e são constituídos por uma tampa, um recipiente e uma tigela perfurada destinada à disposição dos alimentos. Ao mesmo tempo, os vaporizadores a gás podem diferir no volume do tanque de água (de 0,8 a 4,5 litros) e no diâmetro (de 13 a 24 cm). Os tipos mais comuns podem ser combinados em uma lista.

    • Uma panela a vapor que consiste em vários recipientes. Este modelo é fácil de usar, pois permite cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. Externamente, a estrutura do vapor parece uma torre montada a partir de pequenos potes com alças. O fundo da bandeja inferior é sólido e o restante é perfurado. Em uma caldeira dupla, você pode estabelecer quatro camadas.
    • Vapor de vários decks. A principal característica deste tipo de tachos é que permitem o acesso livre a todas as filas de produtos dispostas. Por exemplo, para retirar os alimentos da segunda fileira, basta segurar nas alças da terceira fileira e retirar as duas panelas superiores. Não é necessário desmontar toda a estrutura.
    • Fogão a vapor com inserções especiais. Um modelo semelhante apareceu pela primeira vez no Japão, onde era usado para preparar bolos de arroz. Um pouco mais tarde, esse dispositivo encontrou aplicação na culinária de manti na Buriácia.Este acessório de cozinha é uma panela alta com uma estrutura de palete no interior. Esse modelo é dobrável, o que permite colocar rapidamente camada após camada, uma tampa é coberta por cima, é densa e evita que o vapor escape.

    Além dos tipos de vapores acima, você pode encontrar à venda modelos em forma de caldeirões, patinhos e potes de caminhada. Quanto ao material de fabricação, a panela pode ser aço, ferro e alumínio.

    Os modelos de metal são, em muitos aspectos, inferiores em qualidade aos feitos de aço inoxidável. Isso se deve ao fato do aço inoxidável ser de alta qualidade, resistente à limpeza com detergentes e não entrar em reações químicas com os alimentos.

    Modelos populares

      Hoje, o mercado é representado por uma variedade chique de vapores a gás. Eles são produzidos por fabricantes nacionais e estrangeiros. Aqui está uma lista dos utensílios de cozinha cozidos no vapor mais populares.

      • Frigideira a vapor (wok) "Força do Granito"... O produto possui bordas inclinadas e uma grade removível. Este aparelho é perfeito para cozinhar alimentos em qualquer tipo de fogão, pois está equipado com um indutor magnético. Além disso, este vaporizador pode ser utilizado para cozinhar alimentos com um aproveitamento mínimo de gordura, a sua superfície é revestida com um revestimento antiaderente Granitex.

        As vantagens do modelo incluem alta qualidade, operação conveniente e fácil limpeza (adequado para lavar na máquina de lavar louça).

        • Dobrynya conjunto de panelas fumegantes. Consiste em três recipientes com fundo perfurado, enquanto o volume da panela mais baixa é de 3,5 litros. Ela é a mais popular.

        Este vaporizador é versátil e adequado para uso em fogões de indução a gás e elétricos.

        • Vapor esmaltado "Provence". Diferencia-se em alta qualidade e design original. A panela tem um delicado ornamento floral, é completada com um inserto perfurado facilmente removível e uma tampa de vidro.
        • Total de produtos de cozinha. Este modelo foi apresentado por fabricantes japoneses, portanto é feito de alumínio anodizado no estilo oriental. O vaporizador é multifuncional e está equipado com duas inserções.

        Cada um dos modelos acima provou seu valor devido à sua excelente qualidade e longa vida útil. A única coisa é que o preço de cada produto pode ser diferente.

        Recomendações de seleção

        Os fogões a vapor para fogão a gás apresentam-se numa grande variedade de modelos, pelo que é difícil fazer a escolha certa a favor de um ou outro produto. Para que um acessório de cozinha funcione de forma confiável por muito tempo, alguns parâmetros devem ser levados em consideração antes de escolhê-lo.

        • Dimensões. O diâmetro do vaporizador depende diretamente do diâmetro dos queimadores do fogão a gás. No caso de ser previsto um queimador grande no desenho do fogão, é aconselhável comprar tachos com um diâmetro máximo e dispor os produtos numa só camada. Os diâmetros superior e inferior do produto são indicados em cada modelo.
        • Volume. Na maioria das vezes, os fabricantes indicam em litros apenas o volume total de todos os potes, existem modelos para os quais a capacidade de todos os recipientes é conhecida.
        • Material de fabricação. Como os vaporizadores são volumosos, altos e têm várias camadas, eles são normalmente feitos de metais leves (alumínio ou aço inoxidável) para facilitar o manuseio. Esses produtos aquecem rapidamente e a água derramada no recipiente inferior imediatamente ferve. Além disso, o alumínio não tem medo de mudanças bruscas de temperatura e é resistente à corrosão. Os modelos com camada protetora anodizada também se provaram bem e servem há muito tempo. Os produtos de aço inoxidável também são considerados uma excelente escolha, pois esse material é inerte ao interagir com os alimentos, não absorve gorduras e odores.
        • Espessura inferior... Para fogões a gás, é melhor comprar vapores com fundo não muito fino e plano. Desta forma, o calor será distribuído uniformemente por toda a superfície do recipiente inferior e garantirá um cozimento a vapor rápido.

        Regras operacionais

        Para tornar os alimentos fumegantes seguros, instale o aparelho corretamente e siga as instruções operacionais importantes.

        • A superfície do fogão a gás em que o dispositivo será colocado não deve ter declive. Se houver irregularidades, os alimentos podem ser deslocados e prejudicar o cozimento.
        • É indesejável instalar o vaporizador próximo a outros aparelhos. Nesse caso, os aparelhos de cozinha podem esquentar e falhar rapidamente. Além disso, o dispositivo não deve ficar pendurado no lado de trabalho do fogão sobre a mesa. Isso é especialmente perigoso se houver crianças em casa. Pequenas inquietações podem prender o vaporizador e puxá-lo. Isso está cheio de queimaduras.
        • Como muito vapor úmido é gerado durante o cozimento no vaporizador, não é recomendável colocá-lo sob os armários de parede. Se isso for negligenciado, uma deformação aparecerá no conjunto de cozinha. O mesmo se aplica à instalação do aparelho no recuperador de calor junto às paredes forradas com papel de parede. O acabamento decorativo vai descascar.

          Quanto ao próprio processo de cozimento em banho-maria, ele requer as seguintes regras:

          • a água derramada na panela de baixo não deve transbordar;
          • os alimentos colocados na prateleira de arame não devem tocar na água.

            A vaporização passo a passo é a seguinte.

            • Em primeiro lugar, é necessário colocar a água no recipiente inferior até a marca indicada. Ao mesmo tempo, muitas donas de casa imediatamente despejam água quente, fazendo-a ferver com gás. É importante notar que em algumas receitas, o pré-aquecimento da água não é fornecido.
            • Em seguida, você deve instalar uma camada perfurada na panela e colocar os alimentos soltos sobre ela em uma camada. Assim, o vapor circulará livremente e se moverá para cima. Se necessário, você também pode instalar uma segunda camada na parte superior e preenchê-la com produtos semelhantes.
            • Em seguida, o recipiente superior é coberto com uma tampa, que é vendida em conjunto para banho-maria. O calor deve ser adicionado por um curto período de tempo para que o vapor processe o conteúdo mais rapidamente. Além disso, o queimador de gás é apertado, reduzindo a intensidade de aquecimento do fogão. A ebulição deve ser baixa, mas ainda suficiente para gerar vapor quente. A velocidade de cozimento depende dos ingredientes. Por exemplo, os vegetais não levam mais de 20 minutos para cozinhar, enquanto a carne leva de 40 a 50 minutos.

            No caso de a cozedura a vapor ser efectuada pela anfitriã pela primeira vez, a prontidão dos pratos pode ser determinada com base em receitas ou usando uma sonda de temperatura (mostra a temperatura dentro do produto). Ao preparar vários pratos, é necessário colocar os produtos que requerem um cozimento de longo prazo na camada mais baixa.

            Isso se deve ao fato de que na camada inferior há uma temperatura elevada, assim que estiver pronta é mais fácil remover a camada superior cobrindo o recipiente com uma tampa e continuando o cozimento.

            Para uma visão geral da panela a vapor, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa