Pratos

Tudo sobre cerâmica

Tudo sobre cerâmica
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Termos de uso
  4. Recursos de cuidados
  5. Variedades
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Como escolher?

A argila é um daqueles materiais que a humanidade usa desde tempos imemoriais. Foi e é freqüentemente usado para fazer pratos com ele. Mas por trás da aparente simplicidade dos recipientes de argila, existem muitas coisas interessantes e importantes.

Um pouco de historia

O próprio surgimento da cerâmica é extremamente interessante. A produção de cerâmica começou há vários milhares de anos. A cerâmica foi uma das principais atividades em qualquer civilização antiga. Mais tarde, surgiram materiais mais avançados (porcelana e faiança), mas cada um deles tinha suas desvantagens. A profissão de oleiro era respeitada, porém os requisitos para as pessoas nela empregadas eram muito rígidos.

Acredita-se que o primeiro era uma variedade de pratos como uma panela. A maneira mais fácil de obtê-lo é usando uma roda de oleiro manual. Durante séculos, esse tipo de baixela dominou em várias partes do mundo.

Cerâmica antiga, e vasos em particular, são muito procurados entre os colecionadores.

O surgimento da produção industrial de cerâmica em grande escala no século 19 ampliou sua gama e tornou possível a fabricação de produtos de argila quase que ilimitadamente.

Mas o mérito dos antigos mestres permanece inestimável em seu valor. Acredita-se que a cerâmica começou na virada da Idade da Pedra Média e Nova. Em nosso país, já no início da Idade Média, centenas e milhares de pessoas se dedicavam à olaria. Naquela época, saíam das oficinas principalmente potes e caldeirões ovais. A forma deles não era acidental - os pratos foram feitos para caberem em um forno russo.

As formas e tamanhos podem variar muito.Cada mestre tinha seus próprios segredos de produção e os manteve cuidadosamente em segredo. As panelas de barro para cozinha eram muito caras devido ao seu artesanato e, por isso, tratadas com respeito. Esses pratos eram dotados de uma variedade de significados culturais.

Mesmo agora, quando grandes lotes de utensílios de cozinha são feitos nas fábricas sem problemas, muitas pessoas os fazem em oficinas caseiras.

Como nos velhos tempos, ceramistas experientes extraem por conta própria matéria-prima para a produção e eles próprios trazem-nas às condições exigidas. Você pode fazer algo bom com argila vermelha e branca somente se:

  • oleoso;
  • não contém inclusões estranhas e pequenas pedras;
  • armazenado em uma umidade estritamente definida.

A argila branca é usada com mais frequência. Em sua forma natural, é pintado em tom acinzentado. Quando essa matéria-prima é queimada, ela se torna marfim. A argila vermelha contém óxido de ferro e adquire sua cor característica após a queima. É fácil esculpir uma raça assim, ela não está sujeita a se desintegrar.

A argila de porcelana crua tem uma cor cinza e branqueia quando queimada. A variedade mais difícil é inicialmente preta ou marrom escura. Quando queimado, é pintado em marfim. Os oleiros também distinguem o barro pelo seu ponto de fusão. Tanto na grande como na produção artesanal, procuram revestir os produtos acabados com esmalte ou esmalte, outros compostos que ajudam a atingir as propriedades necessárias.

Também existem utensílios sem impurezas: geralmente são feitos de terracota (argila vermelha) ou cerâmica preta.

Os potes de terracota são perfeitos para assar no forno.

Paredes espessas aquecem lentamente, e esta propriedade já era apreciada nos tempos antigos. Panelas de cerâmica defumada foram e são feitas para assar vários pratos.

Ao longo da longa história da cerâmica, muitos tipos de cerâmica foram criados. Mas tudo isso é criado usando aproximadamente a mesma tecnologia (com raras exceções). A argila deve ser umedecida, pois é impossível comprimi-la adequadamente quando seca. Em seguida, eles amassam e transformam em feixes. Este método de obtenção de blanks é mais prático do que usar peças inteiras. Além disso, como nos tempos antigos, todas as peças de trabalho são secas e queimadas.

Vantagens e desvantagens

Já nos tempos antigos, ficou claro que a louça de barro é muito adequada para uso na cozinha. A argila cozida, claro, é natural, não há substâncias estranhas em sua composição que possam causar danos. Os recipientes de barro, se forem feitos de maneira sólida, evocam inspiração emocional e encantam os olhos. Isso é verdade até mesmo para as xícaras e potes “mais simples”; produtos originais parecem ainda mais agradáveis.

As cerâmicas comuns à base de argila têm uma série de propriedades valiosas que os pratos de porcelana e faiança não possuem.

Observa-se que pode manter de forma independente a temperatura e a umidade ideais.

Se você despejar compota em uma jarra de barro e colocá-la no parapeito de uma janela ensolarada, a bebida permanecerá fria algumas horas depois. O chá, o café, o cacau ficam quentes por muito tempo, o leite retém o sabor por mais tempo e não azeda.

O uso de louça de barro também se expressa no fato de que produtos secos a granel podem ser armazenados nela. Farinha e cereais em uma panela de cerâmica não atraem insetos. A vida útil de cebolas, batatas e outras raízes é estendida. As ervas medicinais também são armazenadas em recipientes de barro. As paredes porosas proporcionam boa ventilação e preservam as propriedades de cicatrização.

Se o recipiente for para cozinhar, ele pode ser colocado tanto no forno elétrico quanto no a gás. Você pode colocar qualquer recipiente de argila no microondas, exceto:

  • cafeteiras;
  • jarros;
  • bules.

Mas é importante entender que a argila cozida pode sofrer mudanças repentinas de temperatura.

Se os alimentos resfriados, especialmente os congelados, forem armazenados em uma panela, é indesejável colocá-los imediatamente em um forno pré-aquecido ou micro-ondas. Portanto, você terá que gastar mais tempo no aquecimento gradual. Verter água fervente imediatamente em pratos de cerâmica também é impraticável.

Outra desvantagem é fácil absorção de graxa e outros contaminantes.

Pratos de barro terão que proteger constantemente de quedas e solavancos. Mesmo se não rachar, certamente terá várias rachaduras.

Obviamente, esses recipientes não são adequados para cozinhar em fogões de indução e sobre uma chama aberta.

A baixa condutividade térmica aumenta o risco de rachaduras, mesmo com o uso “normal”. Por outro lado, as próprias temperaturas altas e baixas (se não houver diferenças entre elas) são bem toleradas pela argila.

Termos de uso

Os pratos de barro são facilmente saturados com vários cheiros. É por isso é aconselhável usá-lo para armazenar e preparar apenas alguns produtos específicos.

Se você tiver que colocar ou cozinhar outra coisa, as panelas devem ser assadas no forno. Somente esta técnica garante a eliminação de odores desnecessários.

Os pratos devem ser calcinados com cuidado, sem colocá-lo diretamente no forno quente. Além do mais, mantendo a temperatura em um nível moderado ao longo de todo o processo, você pode obter resultados muito melhores.

Quanto ao processo de cozimento em si, muitos chefs aconselham encher a louça de barro com água por cerca de 15 minutos antes de iniciar o trabalho. Então, a água que penetrou nos poros irá evaporar e você terá uma imitação de cozimento a vapor.

Separadamente, deve ser mencionado como se preparar para usar a cerâmica pela primeira vez após a compra.

Para fazer isso, ela:

  • lavado corretamente;
  • encher com água (opcional - com adição de refrigerante);
  • coloque no forno quente e leve para ferver;
  • desligue o aquecimento e deixe esfriar.

Avançar os potes de barro destinados ao cozimento devem ser revestidos com óleo vegetal por dentro. Tais medidas permitem evitar o aparecimento de microfissuras. Enxágue os recipientes mais tarde antes de cada uso.

É importante lembrar que a argila úmida esquenta mais do que o metal.

Portanto, se a receita pede para cozinhar em alta temperatura, você pode aumentar ainda mais o fogo e cozinhar o prato por mais tempo.

É impossível dar recomendações precisas sobre esta pontuação: todos os chefs selecionam os parâmetros necessários por tentativa e erro. Quanto aos bules de argila, não deixe folhas de chá neles por vários dias seguidos. Os melhores resultados são obtidos se a chaleira for lavada e seca após cada utilização.

Deve-se ter em mente que existem algumas exceções à regra geral “não coloque a cerâmica no fogo”. Essas exceções são a frigideira ketsi georgiana e a velha latka russa.

Recursos de cuidados

A argila é razoavelmente considerada um material "delicado". Mas, com os devidos cuidados, é perfeitamente possível contar com o funcionamento a longo prazo dessas antenas. A louça de barro não deve ser lavada em máquinas de lavar louça, a limpeza manual é muito mais adequada para isso. A gordura pode ser removida limpando as áreas sujas com uma esponja embebida em água com sabão. O uso de detergentes sintéticos deve ser evitado sempre que possível.

Também é indesejável deixar a louça molhada: os proprietários responsáveis ​​enxugam-na. Se de repente a tampa do vaso de barro quebrar, não há necessidade de pânico. Você pode fazer um bom substituto com suas próprias mãos - assando uma tampa do mesmo formato com massa comum. As panelas quentes não devem ser colocadas na geladeira ou sobre uma superfície fria. É melhor esperar que o conteúdo arrefeça à temperatura ambiente.

Recomenda-se guardar a cerâmica aberta.

Se você mantiver fechado, você pode encontrar odores desagradáveis. Para a limpeza, é aconselhável usar esponjas macias (as duras podem danificar materiais sensíveis).O cumprimento das recomendações básicas permite garantir uma longa vida útil dos pratos de cerâmica e bons resultados culinários. Você pode colar potes e jarros quebrados com cola especial para alimentos (basta verificar a segurança da composição).

Em alguns casos, adesivos universais como "Momento" ou "Segundo" são uma boa alternativa. O problema é resolvido assim:

  • colete todos os fragmentos;
  • lave-os em água corrente quente com um detergente suave;
  • seco;
  • desengraxe as bordas dos cavacos com acetona ou álcool;
  • aplique cola com cuidado;
  • conecte firmemente as juntas;
  • remova o excesso de cola com um pano macio.

Variedades

Não presuma que apenas potes, jarros e bules são feitos de barro. Este material é usado de forma muito mais ampla. Para assar no forno, as panelas ainda são a escolha mais atraente. A sua forma (garganta larga, fundo estreito e alargado no centro) é justificada por séculos de prática. São esses pratos que distribuem perfeitamente o calor por todo o volume.

As panelas de barro são consideradas a melhor escolha para assados, ensopados e pratos semelhantes.

A cerâmica para o chá merece uma discussão separada. Em um país com "chá" como a China, todos os atributos de se beber chá são feitos exclusivamente de cerâmica. Esses incluem:

  • tigelas;
  • xícaras;
  • chaleiras de chá;
  • Recipientes para armazenar ervas.

Apenas pratos com glacê são adequados para beber chá.

Ao preparar o chá em um recipiente não vitrificado, você terá que tolerar o fato de que o aroma da primeira infusão saturará o material para sempre. A mesma regra deverá ser observada em relação ao turco cerâmico. Cada tipo de café é preparado em um recipiente estritamente definido. Caso contrário, pode-se obter uma mistura de aromas muito desagradável.

A louça esmaltada é a única opção de barro para cozinhar no micro-ondas.

    É impossível usar produtos não esmaltados para esta finalidade. Também não se pode levar pratos com tintas prateadas e douradas para fornos de micro-ondas.

    Existem várias opções para cerâmica "microondas":

    • recipientes de aquecimento;
    • potes de tamanhos diferentes;
    • Bakeware;
    • assar pratos.

    Dentre os utensílios de cozinha feitos em barro, também vale citar:

    • Pratos para assar;
    • utensílios para cozinhar sopas;
    • pratos para cozinhar assados;
    • julienne;
    • tagines;
    • braseiros;
    • caldeirões;
    • fabricantes de kebab.

    Todos esses produtos são adequados não só para o processamento de alimentos, mas também para servir refeições prontas à mesa. E para os amantes da culinária georgiana, a panela de barro ketsi é ideal. Vários pratos são assados ​​no forno. Ketsi às vezes serve como uma tigela, uma tigela para pratos quentes e frios. Na fabricação desse tipo de baixela, nem sempre se usa esmalte, por isso você terá que escolher com mais cuidado.

    Além dessas coisas (assim como pratos, pires e jogos), é necessário mencionar muitos outros itens de barro que podem ser encontrados na cozinha:

    • terrina;
    • cocotte;
    • tigela de salada;
    • caixa;
    • vasos para guardar legumes;
    • açucareiros;
    • recipientes para vinho e vários outros tipos de louça.

    Visão geral dos fabricantes

    Uma boa escolha são os produtos da empresa "Khoromy Keramika" de Voronezh. Esta empresa iniciou suas atividades em 2017. Sua gama inclui:

    • xícaras;
    • pires;
    • vasos;
    • bules;
    • canecas e muitas outras coisas.

    Os produtos da "Tarusa Keramika" podem ser considerados uma alternativa. Esta fábrica produz cerâmica desde 1974. E desde 1971 está em funcionamento a fábrica "Pskov Potter", cujos funcionários aplicam todas as técnicas do design moderno e da pintura à mão. Você pode comprar uma grande variedade de utensílios lá, incluindo jogos de chá. Os produtos de "Pskov Potter" ganharam repetidamente prêmios em exposições russas e estrangeiras.

    Também vale a pena considerar a cerâmica das empresas:

    • Leander;
    • Bernadotte;
    • Porcelana Real Tcheca;
    • Colombo;
    • Continental;
    • Costa Nova;
    • Domenik.

    Como escolher?

    Ao escolher a cerâmica, você não deve se guiar apenas pelas marcas. A beleza de produtos específicos também é de grande importância.Afinal, os utensílios de cozinha devem criar uma impressão agradável. O próximo ponto a se prestar atenção é o volume de produtos. Eles podem ser projetados para uma ou mais porções.

    Mas mesmo os pratos mais amplos e elegantes devem ser resistente a influências mecânicas e térmicas. E esses parâmetros dependem do disparo. A qualidade do processamento pode ser avaliada pela pureza e sonoridade do som, pela precisão das formas.

    Bons produtos devem ter paredes e fundos da mesma espessura. Quando não é uniforme, o aquecimento pode causar rachaduras.

    Extremamente inaceitável:

    • arranhões;
    • áreas rachadas;
    • inchaço;
    • salgadinhos.

    A boa cerâmica é polida uniformemente, sem riscos ou distorções.

    Se você precisa de uma panela para ferver sopa, deve escolher um produto com a garganta apertada. Isso reduzirá a evaporação do líquido.

    Como em qualquer outro caso, você não deve economizar muito na compra... Por fim, para escolher a cerâmica certa, é preciso prestar atenção às críticas, que descrevem todas as desvantagens do pote.

    Você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de cerâmica e sua finalidade no vídeo a seguir.

    1 comentário

    Por que você se esqueceu da cerâmica Borisov? Qualidade excelente!

    Moda

    a beleza

    casa