Pratos

Pratos de forno: características, tipos, seleção e funcionamento

Pratos de forno: características, tipos, seleção e funcionamento
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Forma e dimensões
  4. Materiais (editar)
  5. Como escolher?
  6. Recursos de cuidados

Muitas donas de casa usam um forno elétrico ou a gás para preparar uma variedade de pratos. No entanto, carnes suculentas, pastéis doces e outras obras-primas culinárias só podem ser perfeitas se todas as nuances do cozimento forem observadas. Isso inclui a escolha correta do recipiente para assar. Os fabricantes modernos oferecem uma grande variedade de pratos de forno. Os produtos diferem em forma, tamanho e materiais de fabricação.

Peculiaridades

Os utensílios para assar devem ser resistentes ao calor e, quando usados ​​em aparelhos a gás, também refratários. Ao mesmo tempo, produtos de alta qualidade destinados à cocção no forno devem conduzir bem o calor. Um dos parâmetros importantes ao escolher panelas resistentes ao calor é o material. Os recipientes não devem derreter, deformar ou absorver odores. A comida neles não deve queimar. Um prato cozido em pratos de alta qualidade acaba sendo assado uniformemente. É fácil de remover, não tem sabores estranhos.

Os pratos de forno precisam ser escolhidos com paredes suficientemente grossas e um fundo. Isso está associado à uniformidade de aquecimento, bem como à capacidade de reter o calor. O parâmetro ideal é de 0,6 a 0,8 cm.

Produtos com paredes mais finas só podem ser usados ​​se o prato não precisar ser cozido por muito tempo.

Variedades

Existem vários tipos de recipientes nos quais são preparados determinados pratos.

  • Cocotte... Este é o nome de uma pequena concha com cabo longo. Esses pratos são perfeitos para preparar e servir refeições porcionadas. Isso geralmente é julienne.No entanto, o cocotte maker também é usado para preparar assado, ensopado de vegetais, peixe assado, omelete, pudim e caçarola de requeijão. Esses pratos são feitos de aço, cerâmica, ferro fundido.
  • A garota ganso. É um recipiente oval com tampa, que lembra um pouco uma panela. As opções modernas são feitas de ferro fundido, vidro resistente ao calor e cerâmica. Em tais pratos, carne, vegetais, aves são assados ​​e cozidos.
  • Braseiro. Trata-se de um recipiente com fundo engrossado, tampa e pequenas alças nas laterais. As variações modernas têm várias formas: são redondas, ovais, retangulares. Os pratos são utilizados para assar carnes, peixes, vegetais. As batatas ao estilo francês são muito saborosas. Para a fabricação de tais recipientes, aço, alumínio, ferro fundido e vidro são usados.
  • Tazhin - um recipiente raso e largo com uma tampa alta em forma de cone. Os pratos vieram de países asiáticos. Devido à espessura das paredes, formato especial e solidez, é ideal para estufas prolongadas e "cozidos em fogo brando". Durante o cozimento, o vapor condensa na parte superior da tampa. Em seguida, as gotas escorrem gradualmente pelas paredes. Isso permite que você obtenha alimentos suculentos sem a adição de óleo e água. Os ingredientes são cozidos no próprio suco. Carnes, aves, peixes e vegetais são cozidos em tagine.

Os pratos complexos com várias ervas e especiarias são especialmente saborosos.

  • Panelas de cozimento. Estes são recipientes de cerâmica com pequenas porções. Eles preparam deliciosos cereais, sopas, juliana e outros pratos.
  • Assadeira - uma folha fina de metal com bordas e lados curvos. Em geral, as tortas e pãezinhos são assados ​​em assadeiras. Também são adequados para assar batatas, carne, peixe, vegetais.

Também estão à venda uma variedade de moldes e bandejas de silicone que lembram uma pequena assadeira com paredes mais altas.

Forma e dimensões

Os tamanhos dos recipientes para cozinhar no forno variam desde os muito pequenos, adequados para servir uma porção do prato, aos grandes, concebidos para uma família de duas ou mais pessoas.

Os formatos dos pratos também são diferentes. A escolha aqui depende da finalidade do contêiner.

  • Volta... É muito conveniente assar bolos, tortas diversas, pizza nesses pratos. Deve-se ter em conta que os recipientes com uma altura lateral de cerca de 7 cm são mais adequados para a confeitaria de produtos de padaria, para a preparação de outros tipos de confeitaria é suficiente uma altura de cerca de 3 cm.
  • forma oval ideal para cozinhar pratos de carne e peixe.
  • Retangular. Você também pode assar carne e peixe nesses recipientes. Eles também são adequados para cozinhar lasanhas, pratos de vegetais, tortas com recheio.
  • Formas onduladas usado para criar lindos cupcakes, bolos, doces. Antes de colocar a massa no recipiente, todas as paredes são bem untadas com óleo. Isso é necessário para que os produtos assados ​​possam ser facilmente removidos dos pratos, e suas bordas sejam limpas e bonitas.
  • Encaracolado. Além das formas onduladas usuais, os fabricantes oferecem opções mais originais. São recipientes em forma de estrelas, corações, letras, animais, etc. Geralmente são feitos de silicone. Eles são usados ​​para fazer uma variedade de produtos de confeitaria que encantam adultos e crianças com sua aparência.

As formas para assar podem ser sólidas ou partidas. Muitas donas de casa consideram a segunda opção mais conveniente. É ideal para assar biscoitos. Os produtos assados ​​podem ser removidos com rapidez e facilidade. O fundo removível contribui para isso.

Materiais (editar)

Cerâmica

Os pratos de barro são muito bonitos e a forma como os pratos são servidos é muito eficaz. Os fornos e fornos de micro-ondas modernos permitem o uso desses produtos, desde que sejam resistentes ao calor. Neste caso, é aconselhável não aquecer muito o aparelho, a temperatura deve ser aumentada gradativamente. Os produtos serão cozidos lentamente, mantendo todas as suas propriedades úteis. Depois de cozido, o prato permanece quente por muito tempo.

As desvantagens dos recipientes de cerâmica incluem a porosidade do material.Esses pratos podem absorver aromas, por isso é melhor transferir o que sobrou do prato para outro recipiente. A fragilidade da cerâmica também merece destaque. Manuseie os produtos com extremo cuidado.

Silicone

Os produtos de silicone se distinguem pela plasticidade, leveza e variedade de formas e cores. É por isso que hoje são muito populares. Os recipientes têm propriedades antiaderentes e são excelentes produtos de panificação. O material não tem medo de temperaturas extremas, tais formas podem ser colocadas tanto no forno quanto na geladeira. Ao contrário dos pratos de vidro ou cerâmica, esse produto não pode ser quebrado.

Não tente cortar um bolo ou torta sem retirá-lo da forma. Nesse caso, o silicone pode ser danificado acidentalmente.

Teflon

O revestimento de teflon permite cozinhar sem gordura. Esta é uma excelente solução para uma dieta alimentar. No entanto, é importante lembrar que o material não deve ser aquecido a mais de 260 ° C, caso contrário, começará a emitir substâncias perigosas para a saúde humana.

Aço

Panelas de aço são uma opção clássica. É acessível, fácil de usar e prático. O aço inoxidável é resistente à corrosão, durável e retém todas as propriedades úteis dos produtos. Existe uma vasta selecção de tachos de aço adequados para o forno. Nesses recipientes, os alimentos são cozinhados rapidamente, sem queimar.

Ferro fundido

O ferro fundido não é muito atraente. No entanto, algumas pessoas ainda usam ferro fundido para cozinhar. O material retém calor por muito tempo, não permite que os alimentos queimem. É durável, resistente ao estresse mecânico. Arranhões de colheres de metal não afetam a funcionalidade de tais utensílios de cozinha. No entanto, o ferro fundido ainda tem mais desvantagens. É propenso a enferrujar, absorve gordura, que gradualmente se torna cancerígena.

Além disso, os produtos de ferro fundido são pesados.

Copo

O vidro resistente ao calor também é usado para fazer panelas resistentes ao calor. Você pode assar e reaquecer alimentos nele. A forma é geralmente oval ou retangular. Isso garante um aquecimento uniforme. Alguns modelos são fornecidos com uma tampa. É importante lembrar que o vidro não tolera mudanças bruscas de temperatura.

Papel ou folha

Formas descartáveis ​​feitas de papel alumínio ou papel especial - uma excelente solução para quem raramente cozinha e não quer bagunçar a cozinha com utensílios diversos... O papel permite assar sem muito óleo. Não deforma, retém o formato dos produtos de confeitaria, permite sua fácil remoção (em casos extremos, basta rasgar o papel) .Esses formulários não precisam ser lavados. Alimentos em papel podem ser colocados na geladeira. Também é importante notar o preço agradavelmente baixo dessa solução.

Como escolher?

Ao escolher panelas para forno a gás ou elétrico, há vários pontos importantes a serem considerados.

  • O tamanho do contêiner depende do número de membros da sua família. Se você for dois, o tamanho pequeno será suficiente. Se a família for numerosa ou se os convidados vierem frequentemente até você, é melhor usar um volume maior. Outra opção são vários pequenos potes individuais ou, por exemplo, fabricantes de cocotte.
  • As dimensões da câmara do forno também devem ser consideradas, principalmente na compra de uma assadeira. Devem permanecer pelo menos 5 a 6 cm das bordas às paredes do forno.
  • O próximo critério é a finalidade dos pratos. Alimentos saudáveis, sem gordura no próprio suco, podem ser preparados em recipientes de cerâmica e vidro. Se você gosta de uma crosta crocante e apetitosa, escolha alumínio ou ferro fundido. Esses materiais podem ser usados ​​no modo grelha. O silicone é comumente usado para criar produtos assados ​​(tortas, muffins, etc.).
  • No que diz respeito à espessura da panela, depende do método de cozimento. Os produtos de parede espessa destinam-se à cozedura a fogo lento a baixas temperaturas. As bandejas de aço finas são adequadas para alto aquecimento e subsequente resfriamento rápido.
  • A altura das paredes está relacionada ao tipo de comida que você vai cozinhar.Os altos são necessários para produtos assados, batatas, caçarolas. Carne e peixe podem ser assados ​​em uma assadeira de lado baixo.
  • Se você gosta de pilaf, compre um caldeirão. Se você gosta de juliennes e caçarolas, um fabricante de cocotte é uma boa compra. Pratos multicomponentes complexos e deliciosos assados ​​são obtidos em uma torrefadora. Deliciosas sopas e cereais - em uma panela com tampa. Tagine é útil para criar refeições sem gordura.
  • Na hora de escolher a louça, vale a pena considerar o tipo de aparelho. Por exemplo, se você tiver um forno de micro-ondas, os objetos de metal não funcionarão para você. Tem tudo a ver com a capacidade do material de refletir as microondas.
  • Os pratos de plástico não são adequados para qualquer tipo de forno. Além disso, não pode colocar pratos esmaltados que não sejam concebidos para aquecimento forte. Deve-se observar que alguns tabuleiros de ferro fundido também possuem um revestimento de esmalte. Portanto, é importante levar em consideração as recomendações do fabricante quanto à finalidade do item.
  • Não coloque recipientes danificados (rachaduras, lascas, etc.) no forno. Esses pratos podem estourar sob a influência da temperatura. Isso, por sua vez, pode levar não só a estragar o prato, mas também a danificar a superfície interna do forno.

Recursos de cuidados

Produtos esmaltados, de vidro e aço requerem pouca manutenção. São fáceis de limpar com produtos convencionais. O principal é não usar substâncias abrasivas e secar os produtos para evitar manchas. Se aparecerem manchas em um item de aço inoxidável, elas podem ser removidas com vinagre ou ácido cítrico. As panelas de ferro fundido, assim como as panelas de ferro, estão sujeitas à formação de ferrugem, por isso não devem ser encharcadas.

Além disso, não se esqueça da sensibilidade de alguns materiais ao contraste de temperatura. Não coloque água fria em um recipiente que não esfriou.

Para mais informações sobre a diferença entre assadeiras, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa