Pratos

Armuds: como são e como usá-los?

Armuds: como são e como usá-los?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História da aparência
  3. Características e benefícios
  4. Como usar?

A cerimônia do chá sempre foi algo especial para os povos orientais. O ritual ainda é realizado de acordo com as antigas tradições nacionais. Na Turquia e no Azerbaijão, o dia começa com uma xícara de chá, e eles podem beber a bebida várias vezes durante o dia, eles terminam cada refeição com ela. Claro, o papel principal em beber chá é desempenhado por taças de vidro - armuds, herança cultural remanescente do Império Otomano.

Todo turista que visita os países do Oriente deve provar o chá feito em taças de cristal do Azerbaijão. Em nosso artigo, consideraremos o que são armuds, contaremos a lenda associada à sua aparência e as regras para a realização de uma cerimônia do chá em turco.

O que é isso?

Armuds são recipientes especiais para chá feito de cristal, muito difundidos na Turquia, Irã e Azerbaijão. Nos últimos anos, com o aumento do fluxo de turistas para esses países, as xícaras também se tornaram populares na Rússia. Isso é bastante natural, pois seu formato especial contribui para uma maior retenção de calor, e a transparência permite que você veja a plenitude do vidro, portanto mesmo com longas conversas, você não precisa se preocupar se a bebida esfriará.

Do idioma azerbaijano, a palavra "armud" é traduzida como "pêra", em turco o nome desta fruta soa como "armut". Muitas pessoas acreditam que é graças ao seu formato de pêra que esses óculos têm esse nome. Outra versão diz que as xícaras de chá têm o formato de uma tulipa, simbolizando o amor, a devoção e a ternura pelos habitantes do Oriente. Para muitos, a imagem de armud assemelha-se a uma figura feminina com cintura fina, quadris arredondados e seios bonitos.

Os próprios residentes da Turquia e do Irã chamam armud de uma xícara de chá.

As xícaras tradicionais do Azerbaijão são vendidas sem alça, no entanto, nas lojas você também pode encontrar um modelo com um suporte projetado especificamente para os turistas - os locais não os usam.

Uma bebida quente é colocada na armuda de um bule especial, você pode beber quase imediatamente, sem o risco de se queimar. O fato é que a forma do dispositivo se expandindo para cima permite resfriar rapidamente a parte superior do líquido. O chá não é despejado até a borda, costuma-se deixar alguns centímetros para que seja mais conveniente para o hóspede pegar na xícara e beber um pouco de cada vez. Alguns produtos possuem uma borda fina para indicar onde o líquido deve ser derramado.

Na vida cotidiana, os habitantes do Azerbaijão usam armuds de vidro simplesno entanto, existem itens especiais e de férias que toda família encontrará. Eles também são retirados quando os convidados chegam. No bazar oriental, você pode encontrar belíssimas armaduras de porcelana ou faiança com pintura à mão e decoração em ouro ou prata.

Para pessoas ricas, modelos luxuosos em ouro ou prata reais são oferecidos.... Uma excelente alternativa ao vidro é cristal com lindos padrões... O volume dos copos é bastante pequeno - 100 ml, isso é o suficiente para ter tempo para beber um gole durante as conversas e depois adicionar mais. Às vezes, durante uma cerimônia do chá, os turcos podem beber 15 porções de chá quente.

Apesar da falta de alças, é muito confortável segurar os copos nas mãos... Eles se encaixam perfeitamente entre seus dedos e não escorregam deles. O vidro resistente ao calor com fundo espesso evita a possibilidade de queimaduras e resfriamento rápido do chá.

Os jogos de chá são vendidos para duas ou mais pessoas e incluem uma bandeja, um bule e copos e pires. Armuds com alças representam uma pequena xícara de vidro tradicional estreitada em direção ao centro. A alça pode ser colocada em qualquer parte da parte superior ou inferior e, às vezes, até na área de estreitamento.

Nos países europeus, muitos começaram a usar xícaras semelhantes para o café, que acabaram sendo convenientes para o expresso clássico devido ao seu tamanho diminuto. No entanto, os residentes do Leste consideram tais ações inaceitáveis ​​e até mesmo ofensivas.

No Azerbaijão, a alça foi substituída por um porta-copos para armuds. Eles são feitos de cuproníquel, bronze ou prata. Enquanto o copo em si estiver quente, você pode mantê-lo no porta-copos, o principal é não virá-lo acidentalmente sobre você. O design desses produtos, via de regra, é minimalista, porém, também existem dispositivos volumétricos com alça que cobrem o próprio vidro.

Para presente, você pode encontrar conjuntos luxuosos com gravuras, padrões e até pedras preciosas.

História da aparência

Muitos séculos atrás, mesmo durante o Império Otomano, era costume beber o chá de Armud. Os copos em formato de pêra possibilitaram manter por muito tempo a temperatura ideal da bebida, nem quente nem fria. O império entrou em colapso, mas as tradições foram preservadas. Cada um dos povos do Oriente Médio acredita que os armudos surgiram pela primeira vez em sua região, e depois se espalharam por todo o território, porém ninguém pode dar uma resposta exata a essa pergunta. Portanto, em diferentes fontes, os óculos são chamados de turcos ou azerbaijanos.

Os turistas ouvem uma história maravilhosa relacionada ao aparecimento de produtos estreitos. Nos tempos antigos, o chá era bebido em xícaras de vidro comuns. Certa vez, durante uma festa normal, o padishah sussurrou em seu ouvido que sua esposa era infiel a Sua Majestade. O sultão enfurecido ordenou que sua esposa fosse executada, mas primeiro decidiu olhar em seus olhos desavergonhados. Vendo o traidor, o homem de raiva apertou a xícara com tanta força em sua mão que ela se estreitou no meio e começou a se assemelhar a uma figura feminina com cintura fina. No entanto, a raiva do padishah não durou muito: vendo os belos olhos de sua amada, ele a perdoou e a deixou ir em paz. Mas suas emoções se refletiram no vidro.

Mais tarde, ele o presenteou com sua esposa junto com um buquê de tulipas - um símbolo de amor.Assim, o sultão queria que sua esposa sempre se lembrasse de como são fortes seus sentimentos por ela. Os turistas que visitam o Irã e a Turquia com certeza experimentam a bebida quente do armud, muitas vezes tentando reproduzir completamente a cerimônia tradicional. Depois de experimentar o chá em copos estreitos de vidro uma vez, você não quer mais voltar aos comuns.

Características e benefícios

São as inúmeras vantagens dos produtos que os tornaram populares em muitos países ocidentais. A principal característica dos armuds é, obviamente, sua forma e fundo mais espesso, o que não permite que o chá arrefeça, enquanto a parte superior expandida o arrefece rapidamente. Ambas as temperaturas se combinam no meio para formar uma bebida ideal para consumir.

Se você é um ávido amante do chá e começa cada dia com esta nobre bebida, então você definitivamente deve comprar um conjunto tradicional do Azerbaijão que transformará beber chá quente em um verdadeiro prazer. A grande vantagem dos copos é a conveniência: eles não escorregam de suas mãos e o vidro resistente ao calor permite manter a temperatura interna e não queimar as mãos, mesmo quando o vapor sobe do líquido.

Jogos de chá são incrivelmente bonitos... Mesmo os produtos de vidro ou cristal mais comuns parecem incomuns e encantam os olhos, muito menos modelos luxuosos pintados ou feitos de metais preciosos.

Muitas pessoas compram produtos turcos não apenas para o uso a que se destinam, mas também para decoração de interiores.

O chá turco pode ser uma grande tradição familiar. Este é um momento inesquecível em que crianças e adultos se reúnem à mesa e se deliciam com uma bebida perfumada com algo doce a gosto, podem se dar ao luxo de longas conversas, pois a bebida não esfria. Outra vantagem importante das xícaras turcas é a higiene do material de fabricação. Além de ser 100% ecológico, não reage com os líquidos, transferindo completamente o sabor do chá sem alterações.

Se se encontra num dos países orientais, poderá sem hesitação comprar lindos jogos de chá como presente para amigos e familiares, que os farão deliciar não só nas férias, mas também todos os dias, criando por um breve momento um ambiente acolhedor com notas orientais. Os amantes de uma bebida realmente nobre, que preparam folhas de chá por conta própria e não compram saquinhos, ficarão especialmente felizes com este presente. Certifique-se de comprar produtos para você.

Como usar?

Para uma verdadeira cerimônia do chá turca, certas regras devem ser seguidas. Como regra, o chá de folhas longas é usado para preparar a bebida, em casos muito raros o chá verde.

O chá é bebido devagar, gole após gole, todo o procedimento pode levar mais de quarenta minutos. É comum preparar as folhas em vários estágios. Para começar, rega-se o jarro com água quente para aquecer, depois põe-se o chá de folhas na quantidade certa e rega-se com água a ferver até ao meio. Em seguida, a chaleira deve ser coberta com uma tampa e envolvida em uma toalha especial para que o calor não escape. Deixe o chá fermentar por 4 minutos, depois despeje mais água, enchendo o aparelho. Espere mais 5 minutos e sirva aos convidados.

O chá é servido começando pela pessoa mais respeitada da mesa, geralmente a mais velha. E então todo mundo fica honrado. Costuma-se servir a bebida em pires, às vezes, se o convidado vier do Oeste, em porta-copos com alça para maior comodidade.

Os cubinhos de açúcar são servidos em vasilha aberta e cada um leva a quantidade que precisa. No Oriente, o doce é comido com uma mordida: primeiro, um pedaço é mergulhado em uma bebida, a seguir dá-se uma mordida e depois é engolido. Neste caso, é aconselhável segurar os pires nas mãos. Certifique-se de servir mel, geleia, frutas secas e uma iguaria tradicional turca - uma delícia turca em tigelas separadas.

Muitos não sabem por que o açúcar é consumido na Turquia com uma mordida, outro fato histórico está associado a essa tradição.Anteriormente, os padishahs eram cercados por conspiradores que queriam matá-lo. Alguns tentaram colocar veneno em sua comida ou bebida. Principalmente os astutos pingavam veneno no açúcar, então começaram a mergulhar os cubos na bebida para observar a reação. Se os grãos começarem a chiar, mudar de tonalidade ou se depositar no fundo, significa que foram trabalhados. Para a fabricação de cerveja, às vezes são usados ​​bules duplos, que são colocados no fogão para aquecimento.

No processo de beber chá, você também deve observar alguns pontos. Em primeiro lugar é preciso lembrar que no Oriente os mais velhos são muito reverenciados, portanto a primeira palavra à mesa é do dono da casa ou do mais velho. Todos estão sentados em sofás ou em um tapete com almofadas macias. Os pratos transparentes permitem que o proprietário saiba que é hora de completar a bebida. É costume os hóspedes encherem o chá até que eles próprios o recusem.

Se você for convidado para uma cerimônia do chá, significa que você é respeitado e aceito.

No próximo vídeo, você encontrará uma cerimônia do chá no estilo azerbaijani.

sem comentários

Moda

a beleza

casa