Pratos

Dicas para escolher um bule de argila

Dicas para escolher um bule de argila
Contente
  1. Tipos de argila
  2. Vantagens
  3. Sutilezas de escolha
  4. Variedades
  5. Características de uso

Ninguém vai dizer exatamente quando o primeiro bule apareceu. Desde aquela época, a popularidade deste dispositivo de cozinha cresceu tremendamente. Bules são diferentes em forma, volume, finalidade e, claro, eles são criados a partir de materiais diferentes. Modelos de argila se destacam em todo o sortimento. Este material especial é usado para criar produtos incríveis que podem transformar qualquer festa do chá em uma verdadeira cerimônia do chá.

Tipos de argila

Os primeiros bules de argila foram feitos na China. Para a produção foi utilizada apenas a argila Yixing, cujas propriedades permitem manter o sabor fresco do chá por mais tempo. Mesmo agora, esses bules são populares em todo o mundo e não têm equivalente.

O barro vermelho é um competidor digno de Yixing. Este material retém bem o calor e permite a passagem do ar, o que permite que as folhas de chá "respirem" e se desdobrem totalmente.

Bules de argila roxa são considerados os mais benéficos porque não permitem que as folhas de chá liberem toxinas.

Agora, a argila Yixing se tornou uma marca popular usada em todos os lugares. Portanto, o bule pode não ser chinês e o material usado para ele é diferente, mas ainda é chamado de Yixing. Nesses casos, os mestres tomam como base uma tecnologia antiga e repetem o design de bules bem conhecidos.

Vantagens

Por que os bules de argila são tão populares? Vamos ver quais são seus segredos e vantagens.

  • As paredes dos bules de barro têm uma estrutura porosa, que permite que os óleos da folha de chá sejam absorvidos pelo material e formem uma película especial com aroma único. Com o tempo, as substâncias acumuladas pelo bule de chá começam a afetar o chá, tornando seu sabor mais rico e sofisticado.Portanto, mesmo que o aparelho seja usado posteriormente para ferver água, o sabor do chá ainda será sentido.
  • Cada bule feito de argila Yixing ou qualquer outra variedade deste material natural é original e único. Cada modelo é trabalhado por mestres da cerâmica, que colocam uma história especial e um significado secreto em suas criações.
  • A argila é um material natural. Durante a preparação da composição para trabalho posterior, a adição de componentes artificiais é excluída. A composição da argila deve ser verificada pelo fabricante e monitorada por órgãos governamentais.
  • Um fabricante que se preocupa com sua reputação não se permite fazer bules de qualidade inferior. Muitos mestres colocam marcas especiais em suas criações, que são difíceis de forjar. Por essas marcas, é fácil distinguir um dispositivo de alta qualidade de um falso de baixa qualidade.
  • O bule de argila é fácil de limpar. Após o uso, deve ser lavado sem o uso de produtos especiais e seco.
  • A argila, ao contrário de outros materiais, interage com o chá, revela totalmente o seu sabor e torna o aroma requintado. Não há análogos para este material.

Sutilezas de escolha

Escolher um bule de chá não é tarefa fácil, principalmente quando se trata de cerâmica. Escolher o bule perfeito leva tempo, analisa muitas opções e é muito cuidadoso. O bule de chá que você gosta vai decorar sua cozinha e fazer com que cada chá seja um processo agradável e relaxante.

Um modelo escolhido às pressas simplesmente acumula poeira na prateleira, não trazendo prazer estético e moral.

Para escolher o bule certo de argila, você precisará seguir algumas dicas importantes.

  • Você deve gostar do design e do formato do bule, e suas dimensões devem corresponder aos requisitos e normas de consumo de chá. Não adianta comprar um pequeno item para uma família numerosa. Mas uma grande chaleira também não é necessária para uma pessoa. Os chineses acreditam que uma bebida fermentada não deve durar mais de um dia. Depois disso, ele traz dano a uma pessoa.
  • O objeto de interesse deve ser controlado para que você possa avaliar suas proporções. O cabo não deve ser muito fino ou grosso. As partes centrais da alça e do bico no dispositivo correto estão localizadas no mesmo plano vertical. A área da frente do bule (onde está o bico) é mais curta do que a parte de trás com a alça.
  • Bules de barro na maioria dos casos vêm com uma alça, você não precisa de mais, porque este design é o mais conveniente. Ao comprar um dispositivo, você precisa pegá-lo de forma que a alça seja confortável de usar.
  • A altura suficiente da tampa permitirá que ela permaneça no lugar quando a chaleira for inclinada. Na maioria dos casos, as tampas padronizadas e roscadas têm uma forma mais recuada do que as versões simples.
  • No dispositivo de infusão correto, a tampa se encaixa perfeitamente no bule ao longo de toda a sua circunferência. Nesse caso, o chá vai fermentar melhor, a temperatura interna será mantida por mais tempo e o uso da chaleira será agradável. Para verificar o aperto da tampa, é necessário sacudir o dispositivo e girá-lo. No primeiro caso, não deve haver sons, e quando a chaleira é girada, o som deve ser uniforme, sem chocalhar.
  • Atenção detalhada deve ser dada à borda superior do dispositivo. Não pode haver chips, lacunas e outras deficiências. A espessura ao longo de todo o comprimento da borda não deve mudar, assim como a cor do material.
  • O filtro, que está localizado dentro do dispositivo, pode ser localizado fora ou dentro do pescoço. A primeira opção é mais bem-sucedida, pois as folhas de chá não vão entupir o bule e impedir que a bebida aromática entre na xícara. Para preparar um chá fino, você deve escolher um dispositivo com uma peneira apropriada. O tamanho dos orifícios deve ser menor do que as folhas de chá.
  • Você não pode se guiar pelo custo, já que os preços dos bules de argila são totalmente tendenciosos.Um modelo caro pode ser um item estranho e completamente inútil. Um bule de chá várias vezes mais barato em todos os seus parâmetros superará seu equivalente caro. Portanto, você precisa se concentrar apenas nas características externas e em seus próprios sentimentos.
  • Para verificar a qualidade do dispositivo, você precisa colocar água nele. Quando completamente cheio, nenhuma água deve fluir pelo bico e pela tampa. Ao inclinar, a água deve escoar em um jato uniforme, sem respingos ou interrupções.
  • Se você colocar o dispositivo de cabeça para baixo, ele deve ficar firme na mesa, não cambalear ou virar.

Um bom bule não é fácil de escolher, tem que ser perfeito em todos os sentidos. Quaisquer desvios de forma estragam a bebida.

Variedades

É impossível descrever todos os tipos de bules de argila existentes, porque são muitos e a classificação é baseada em uma variedade de características. Por exemplo, os dispositivos para preparar uma bebida com sabor podem ser redondos, quadrados e de formato estriado.

Há um número ilimitado de opções de design. Os caracteres e ornamentos chineses são especialmente populares. Além disso, elementos de moldagem, strass e até mesmo metais preciosos e pedras podem ser usados ​​como decoração.

As opções pintadas parecem especialmente lindas. Modelos sem decorações ou inscrições também são populares.

Dispositivos de fabricação de cerveja de chá de argila não são feitos apenas na China. Os modelos japoneses também são de excelente qualidade, por isso são muito valorizados no mundo inteiro.... Muitos países se dedicam à produção de bules de barro, mas os melhores são criados na China por mestres eminentes.

Características de uso

Não basta escolher um bule de barro de qualidade. Ele precisa ser usado corretamente. Somente neste caso haverá o máximo benefício disso. Então, você se tornou o orgulhoso proprietário de um novo bule de barro. Diremos a você o que fazer com ele a seguir.

  • Pode haver areia no dispositivo "virgem". Isto é normal. Ele só precisa ser soprado ou lavado. Em qualquer caso, o novo jarro terá de ser lavado. Aqui você pode usar detergentes e até mesmo usar uma escova macia. No futuro, para limpar o dispositivo após o uso, é permitido usar apenas água.

  • Alguns especialistas sugerem ferver a chaleira no fogo mais baixo por 40 minutos.... Durante a fervura, você pode adicionar sal ou refrigerante. Este procedimento removerá o gosto e o cheiro da argila. Fazer isso ou não depende de você. A chaleira deve esfriar lentamente, não deve ser mergulhada em água fria, pois pode estourar ou rachar.
  • O dispositivo é novamente colocado na água e levado para ferver em fogo baixo. Todas as folhas de chá são adicionadas, mesmo as mais simples e mais baratas (3-4 colheres de sopa), e a chaleira definha por cerca de 40 minutos.
  • Após a segunda fervura, o bule é retirado e colocado sobre uma toalha... Ele deve "descansar" por uma hora.

Assim, a educação da chaleira e sua preparação antes da primeira infusão são realizadas.

Como escolher um bule de barro, veja abaixo.

1 comentário

Observe também a alça. A alça integrada às laterais da chaleira é provavelmente oca. Esse bule é feito revestindo o molde com argila e prendendo as duas partes. Ao mesmo tempo, as paredes são finas, o que não é gelo para propriedades termostáticas. O cabo de barro está claramente preso ... aí as paredes do bule são, via de regra, mais grossas (como o bule com a casa da foto).

Moda

a beleza

casa