Pratos

Bone china: o que é e por que é famosa esta variedade?

Bone china: o que é e por que é famosa esta variedade?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de pratos
  4. Tema e cores
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Recursos de cuidados

Para a fabricação de louças e itens para decoração de interiores, são utilizados muitos materiais, entre eles também a porcelana. Para além do habitual, hoje os fabricantes estão a utilizar activamente a bone china, que é diferente dela, pela qual se destaca pelas suas características únicas.

O que é isso?

O material assim referido é uma matéria-prima dura, cujo componente é osso queimado. Dentre as características desse porcelanato, vale destacar os altos valores de resistência, assim como a cor branca. O material surgiu como resultado de trabalhos sobre tentativas de recriar a fórmula para a produção da mundialmente famosa porcelana chinesa. Pela primeira vez, a cinza de osso começou a ser incluída na composição de matérias-primas sólidas no século XVIII, o resultado obtido serviu de impulso para a derivação da fórmula básica de fabricação de porcelana de osso, que ainda hoje é utilizada.

Idealmente, a composição do material deve conter componentes como:

  • argila branca - 25%;
  • feldspato - 25%;
  • massa óssea queimada de animais - 50%.

As propriedades principais, graças às quais este material difere do usual, devido à ausência de vazios internos, que são perfeitamente preenchidos com cinzas de osso... Entre as características externas que têm conferido especial popularidade à bone china, vale destacar a expressiva brancura e transparência, bem como a capacidade de recriar um delicado tom cremoso em produtos e pratos a partir dessas matérias-primas sólidas e ao mesmo tempo elegantes. A porcelana adquire suas propriedades básicas gradualmente com o resultado da queima, que é realizada em temperaturas de +1050 a + 1300 ° C.

A massa óssea também é pré-processada, com o qual a cola e os componentes orgânicos são removidos. Posteriormente, com o auxílio de moldes de gesso, ocorre a produção dos produtos, seguida de seu projeto em esmalte, pintura ou decalque.

A porcelana de ossos é considerada de paredes finas, pois os produtos dessa matéria-prima diferem dos utensílios de porcelana comum na espessura de suas paredes.

Vantagens e desvantagens

A porcelana de ossos, como qualquer outra matéria-prima, tem seus pontos fortes e fracos, que se manifestam durante a operação dos produtos feitos a partir dela. Portanto, as vantagens do material incluem o seguinte:

  • indicadores de resistência aumentados, mesmo com paredes finas de produto; como mostra a prática, produtos com tal composição serão mais resistentes a danos mecânicos do que outras variações de matérias-primas utilizadas na fabricação de louças e itens de decoração;
  • as paredes dos produtos feitos com essa porcelana serão translúcidas, o que torna os produtos mais leves, refinados e sofisticados; tais qualidades são especialmente apreciadas por antiquários e outros amadores e colecionadores de estatuetas aristocráticas, pratos e assim por diante;
  • a variedade é famosa por sua cor nobre; A porcelana verdadeira não terá uma tonalidade cinza desagradável;
  • a superfície dos produtos feitos com esta matéria-prima não apresenta nenhuma aspereza, todos os pratos e demais produtos são perfeitamente lisos ao toque;
  • os fabricantes confeccionam conjuntos e outros utensílios domésticos com o material, que pode ser atribuído à categoria universal, uma vez que podem ser usados ​​não só para decorar a casa, mas também para o uso normal na mesa familiar.

O material não está isento de algumas desvantagens, a saber:

  • apesar de sua robustez, os produtos feitos a partir dessa matéria-prima exigirão cuidados especiais, o que lhes permitirá preservar sua aparência original e também estender sua vida útil;
  • além de uma abordagem especial para o cuidado, a bone china também exigirá que o proprietário observe algumas nuances em relação ao armazenamento;
  • os produtos feitos desse material são caros;
  • apesar de sua resistência e dureza, a porcelana óssea não resiste a mudanças repentinas de temperatura.

Tipos de pratos

Hoje, os fabricantes que usam esse material específico em sua produção oferecem os seguintes tipos de baixela:

  • pratos de vários tamanhos e profundidades, incluindo artigos usados ​​para decoração;
  • conjuntos;
  • aparelhos para chá e café para 2 ou mais pessoas;
  • terrinas;
  • conjuntos.

Além de utensílios de cozinha, estatuetas, vasos e estatuetas temáticas são feitas de porcelana.

Tema e cores

As peças em porcelana branca ou na cor marfim passam pelo obrigatório processo de pintura e decoração antes de chegar às prateleiras das lojas. A pintura pode ser sob ou sobre o vidrado, e também existem produtos cujo tema de design combina duas técnicas de trabalho de artistas. A maioria dos produtos de porcelana óssea são decorados em um esquema de cores branco e azul, que é chamado "Malha de cobalto", que se tornou uma espécie de produtos de cartão de visita a partir deste material. Essa pintura, dependendo da temperatura do tratamento, pode ser azul claro ou azul profundo. Às vezes, tons de preto, cinza e marrom são usados, flores de magnólia e outras plantas são desenhadas nas superfícies dos pratos.

A pintura dos produtos é feita à mão, mas em algumas oficinas de produção, os produtos bone china são decorados em formas especiais com linhas finas desenhadas para definir o contorno. E também na prática é usado ativamente filme fino - um decalque que "funciona" por analogia com um decalque. A pintura com cobertura de pratos e outros itens às vezes é feita em ouro.Trabalhar com metais preciosos pode ser feito com uma escova manualmente ou usando um carimbo especial.

Visão geral dos fabricantes

Hoje, muitas marcas nacionais e estrangeiras se dedicam à fabricação de produtos da bone china. Dentre as marcas populares disponíveis, vale destacar a produção mais demandada.

  • Fábrica Imperial de Porcelana. Durante a Rússia czarista, esta empresa se tornou a primeira produção nacional especializada na fabricação de louças de porcelana. Quanto às matérias-primas ósseas, os primeiros produtos foram produzidos a partir desta planta já na época da URSS.

No momento, esta é a única organização russa que se dedica à produção de matérias-primas próprias, bem como de seus produtos.

  • Doulton real É uma empresa inglesa especializada em trabalhar com materiais semelhantes. Hoje a marca é uma das maiores fornecedoras de produtos bone china. O sortimento da empresa inclui uma variedade de produtos, incluindo conjuntos exclusivos e itens de decoração.
  • Wedgwood - não é marca menos popular que a fábrica russa, a empresa ocupa um dos nichos mais demandados, pois trabalha não só para fornecer produtos de porcelana ao consumidor comum, mas também para atender pedidos de produção de louças para a corte real britânica. Além dos clássicos populares, a empresa se dedica ao lançamento de produtos extraordinários, objetos de arte.
  • Spode É outra marca popular de porcelana óssea que oferece aos clientes uma ampla variedade de baixelas de alta qualidade. As instalações de produção operam ativamente há mais de 200 anos. Hoje a marca lança sua linha exclusiva para a fabricação de produtos de classe elite.
  • Narumi É uma marca japonesa considerada uma das mais jovens empresas neste segmento de mercado. No entanto, os produtos desta marca destacam-se pela sofisticação, alta qualidade e abordagem especial ao design de talheres. O Japão dá ênfase ao artesanato e à pintura de produtos, o que agrega valor à baixela e outros produtos.

A empresa não fica atrás das marcas britânicas, portanto, também produz ativamente uma linha de porcelanas de luxo. Além das empresas acima, a bone china é usada como principal matéria-prima para a produção de louças de mesa na China e no Cazaquistão.

Como escolher?

A compra de um prato similar ou outro produto requer uma compreensão de como distinguir um produto de qualidade de uma falsificação de segunda categoria. Ao avaliar a aparência do produto que você gosta, você deve prestar atenção especial às várias nuances.

  • Cor. Os produtos de qualidade devem ser de cor branca ou creme. E também a porcelana deve brilhar. O esquema de cores pode variar em função do uso de novas tecnologias no trabalho, mas a tonalidade da superfície dos produtos deve ser morna, não se destacando com alvura deliberada.
  • Transparência. As placas ou qualquer outra porcelana de boa qualidade devem ser permeáveis ​​à luz.
  • Desenhando. Se o produto proposto for posicionado como talheres ou lembranças pintadas à mão, então, ao examinar mais de perto, será possível ver as pinceladas características.
  • Marcando. Todos os produtos devem ser rotulados sem falhas. Normalmente, as marcas correspondentes são colocadas no verso da parte inferior. Recomenda-se dar preferência a fabricantes com nome bem conhecido.
  • Sem defeitos na superfície... Ao comprar pratos para presente ou para uso pessoal, certifique-se de que todas as paredes são lisas. É importante que o produto não tenha furos, bolhas, lascas e riscos, principalmente ao redor das bordas.

Recursos de cuidados

Ao comprar produtos bone china para uso, vale a pena aprofundar as questões relacionadas ao cuidado e armazenamento de tais produtos, atentando-se para as seguintes recomendações:

  • é proibida a lavagem da louça com esponjas duras e abrasivas, bem como o uso de produtos químicos domésticos em pó, que podem deixar riscos na superfície; se possível, vale a pena abandonar completamente o uso de qualquer química adicional;
  • a porcelana é muito sensível às oscilações repentinas de temperatura, portanto, cuide ou use xícaras, pratos ou outros itens com cuidado; se um líquido quente for colocado no recipiente, ele deve primeiro ser enxaguado em água morna e assim por diante;
  • o cuidado da porcelana envolve o uso de água em temperatura ambiente; é impossível lavar em água quente, mesmo com forte poluição;
  • Disponha os pratos sobre a mesa ou durante o armazenamento em uma prateleira de forma que os recipientes não se toquem com suas bordas; é melhor transferir recipientes com guardanapos de papel branco ao armazenar os pratos uns sobre os outros;
  • após o processamento úmido, os produtos de porcelana devem ser enxugados; é recomendável remover a poeira com um pano seco e sem fiapos.

Como é feita a famosa porcelana fina inglesa Dunoon, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa