Pratos

Tudo sobre lyagans

Tudo sobre lyagans
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Visão geral dos fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Recursos de cuidados

Os conhecedores da cozinha oriental certamente sabem o que é lyagan e para que se destina. Se é importante sentir não só o sabor dos pratos da Ásia Central, mas também mergulhar no sabor nacional, então é necessária uma mesa ao estilo oriental, que não pode ser imaginada sem um grande prato no centro de um dastarkhan com pilaf ou manti. Por quais critérios escolher o lyagan, que variedades eles têm, como cuidar de tais pratos - nós contaremos a você em nosso artigo.

O que é isso?

Lyagan é um prato grande ou um prato grande destinado a servir pratos nacionais nos países da Ásia Central (Uzbequistão, Tajiquistão). Desses utensílios, recolhem o prato principal para os pratos e, se for pilaf, comê-lo diretamente do lagan, com um talheres ou uma pitada com os dedos. Lyagans são usados, via de regra, para preparar uma mesa festiva, mas também podem ser vistos nas festas do dia a dia, quando uma grande família se reúne.

Em tal prato, você pode colocar em uma pilha não apenas o delicioso pilaf uzbeque, mas também bolos quebrados em porções (os bolos na Ásia Central são geralmente quebrados, não cortados).

Lyagan esférico tradicional, não apresenta grande depressão, pois se destina a segundos pratos, sem líquido ou com pequena quantidade.

Algumas espécies podem ser completamente planas, completamente sem lados ou com lados baixos de 1–1,5 cm, localizados em ângulos diferentes. O material com o qual são feitos os verdadeiros lagans é argila queimada, cerâmica. Artesãos locais cobrem a superfície deste prato com um esmalte especial várias vezes e decoram-no com padrões orientais, que podem ter um significado especial se for um presente para um evento, por exemplo, um casamento.

Variedades

Lyagan no Oriente serve como um símbolo de hospitalidade e festas amigáveis, porque para uma pessoa, provavelmente, não é obrigatório. Este prato destina-se à comunicação de queridos convidados enquanto se ingere uma deliciosa comida. Os orientais têm uma atitude especial em relação aos pratos - quanto mais rico ele é, quanto mais marcado o padrão, mais caro o hóspede fica para os anfitriões. E, claro, o lyagan feito à mão tem um valor muito mais alto do que os talheres feitos em uma fábrica.

Variedades de lagans diferem em tamanho e pintura. Os tamanhos médios mais populares são a partir de 30 cm. O menor lagan é destinado a doces, frutas secas e doces. Um prato de até 42 cm de diâmetro é o tamanho ideal para um dastarkhan oriental.

Mas para as festas mais concorridas, opta-se por lagans maiores, com diâmetro que pode ultrapassar 45 cm ou mais.

Muitas vezes, há lagans de 55-56 cm de diâmetro à venda, mas se um diâmetro ainda maior for necessário, então tal lagan deve ser feito por um mestre sob encomenda. Lagans grandes às vezes são usados ​​como tampa para um grande caldeirão. Lyagans podem decorar perfeitamente as paredes de habitações e ser usados ​​para o fim a que se destinam ao mesmo tempo. Para isso, no verso do mestre, são criados dois orifícios que se comunicam.

Quanto à pintura, é muito diversa - é a partir dela que se reconhece o local de fabricação do lagan. Freqüentemente, os padrões são usados ​​para decorar não apenas a frente, mas também a superfície posterior dos pratos. Eles escolhem os padrões dos pratos com sabedoria, considerando cada detalhe que carrega um significado especial. Tradicionalmente, você pode encontrar conjuntos de pratos decorados com flores de algodão branco em um fundo de esmalte azul escuro ou preto - esse padrão é chamado de "leitelho" (leitelho significa "algodão").

Não é segredo que o algodão na Ásia Central é uma cultura agrícola importante, simbolizando trabalho árduo e prosperidade. Além do leitelho, as seguintes pinturas podem ser observadas em lyagans orientais:

  • círculos fechados com vários ornamentos adicionais - um símbolo da ciclicidade e continuidade de todas as coisas vivas;
  • formas geométricas - triângulos, círculos, arcos, semiarcos;
  • ornamentos florais de várias cores, flores de romã, frutos de amêndoa;
  • imagens de peixes e pássaros - símbolos de liberdade, paz, pureza e riqueza;
  • facas - proteja do mau-olhado e do mal;
  • coisas simples, mas sagradas - sol e céu, sementes e água, arado e grade.

Mestres que receberam o conhecimento de muitos séculos podem criptografar toda a vida de uma pessoa pintando em lagan - seu nascimento, casamento, o nascimento de seus filhos, netos, bisnetos e, é claro, a morte.

Eles tentam manter esse lyagan em casa como uma relíquia. E também nos lyagans que pretendem ser um presente, os artesãos criptografam mensagens-desejos inteiros.

Visão geral dos fabricantes

No território dos modernos Tajiquistão e Uzbequistão, existem muitas províncias conhecidas por seus produtos de porcelana. Entre eles estão os antigos Samarkand e Bukhara, a capital uzbeque Tashkent, as cidades do Vale Fergana Khujand e Kanibadam, Shakhrisabz e Andijan, Gijduvan e Khorezm... Mestres de cerâmica de Rishtan. Esta área é merecidamente chamada de "a principal oficina de cerâmica de toda a Ásia Central".

A própria natureza concedeu ao Rishtan terras para se tornar um centro de cerâmica: os ricos depósitos de argila vermelha local não requerem processamento preliminar e adição de impurezas. Também não faltam corantes naturais - quartzo, manganês, plantas especiais. Houve épocas em que toda a população masculina de Rishtan se dedicava à cerâmica, e a experiência acumulada pelos artesãos locais é única.

Os enfeites de Rishtan são elegantes e finos, as linhas são suaves, mas claramente delineadas.

Poucos sabem que a famosa pintura russa de Gzhel em azul e branco tem suas raízes na cerâmica Rishtan. Sim, nossos mestres russos adotaram esses padrões hipnotizantes de azul e branco à sua maneira, substituindo os motivos orientais por flores russas.Mas não apenas essa escala azul-celeste pode ser uma pintura rishtan - aqui, cores amarelas, vermelhas e verdes são adicionadas aos padrões e, às vezes, produtos monocromáticos também são encontrados.

A porcelana de Khorezm é famosa por seu padrão horizontal ao longo da borda do lagan e o mesmo esquema de cores branco e azul que nos vem desde a Idade Média oriental. Os pratos Khorezm são finos ao toque e têm lados localizados quase em ângulos retos. Lyagans de Bukhara e Gijduvan podem até hipnotizar com suas pinturas.

O fato é que os padrões no prato têm um efeito ótico 3D - o ornamento adquire uma forma volumétrica se o lyagan for removido dos olhos e o prato for trazido para perto deles novamente.

Os produtos de Gijduvan, apesar de suas paredes grossas, são leves e porosos. Esse recurso deixa os produtos por muito tempo em sua temperatura original - fria ou quente.

Como escolher?

Os lyagans feitos à mão têm um valor muito mais alto do que os pratos fabricados industrialmente. Para comprar um lyagan feito à mão de alta qualidade, você deve prestar atenção às seguintes nuances:

  • uma superfície de alta qualidade dos utensílios de cozinha deve ser lisa, sem bolhas; subsequentemente, um chip pode se formar no lugar da bolha;
  • girando o lagan na superfície inferior, é possível encontrar irregularidades circulares formadas a partir da roda de oleiro; em um produto manufaturado, a superfície posterior na parte inferior será lisa;
  • no fundo do lagan e de outros pratos, o mestre que os criou costuma colocar a assinatura do autor, especialmente se esse artesão já alcançou fama e reconhecimento;
  • produtos de fábrica terão bordas perfeitamente retas; se forem colocados juntos, eles se encaixam perfeitamente; e dois produtos feitos à mão não podem ser iguais - é improvável que suas bordas se encaixem, e o padrão não pode ser repetido exatamente duas vezes;
  • a louça deve emitir um toque leve e agradável ao clicar levemente nela; esse zumbido se assemelha ao de metal, não de argila; quanto mais alto e mais tênue for o som, melhor será o objeto.

Importante! Se você quebrar um lagan ou outros utensílios feitos à mão, pequenos vazios podem ser encontrados na cerâmica. Eles eram formados por meio da queima de barro, no qual havia várias palhas ou penas de pássaros. Esses vazios são a prova produção manual e criou especialmente para a leveza dos pratos, bem como para reduzir a condutividade térmica do tipo garrafa térmica.

Recursos de cuidados

Para que o lyagan sirva por muito tempo, não é necessário mantê-lo apenas como decoração de parede, pois seu verdadeiro propósito é reunir bons hóspedes ao seu redor. Então o lyagan emitirá o calor das mãos do mestre que o fez. A frequência de uso cuidadoso do lagan não afeta sua durabilidade de forma alguma. Cerâmicas vitrificadas não são caprichosas de cuidar, mas pratos feitos à mão também requerem manuseio manual.

Portanto, é indesejável confiar em produtos de cerâmica usbeque à máquina de lavar louça. É melhor lavá-lo com as próprias mãos em água morna com um líquido especial para lava-louças.

Em seguida, seque com papel toalha e retire antes da próxima chegada de convidados na parede ou no armário.

Um lagan feito por um artesão, como o resto dos pratos de cerâmica, pode eventualmente apresentar uma peculiaridade. Os produtos são revestidos com esmalte, que também é produzido a partir de materiais naturais e tinturas. Com o tempo, o esmalte pode rachar, o que é considerado a norma para os produtos feitos à mão do Uzbequistão. Este lagan com rugas é muito apreciado nas famílias tradicionais e é transmitido de geração em geração.

Sobre o que são lyagans, veja abaixo.

2 comentários

Muito obrigado pelo artigo!

Obrigado.Eu li com prazer. Eu amo muito a cerâmica da Ásia Central. Nasci e morei no Vale Fergana.

Moda

a beleza

casa