Pratos

Tudo sobre porcelana Dulevo

Tudo sobre porcelana Dulevo
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Variedades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Como escolher?
  5. Recursos de cuidados

Panelas feitas de metal, plástico e outros materiais modernos podem ser muito práticas. Mas em termos de qualidades decorativas, é difícil encontrar uma alternativa válida aos produtos de porcelana. Fazem-no no nosso país e, além disso, não é pior do que nos reconhecidos centros mundiais desta indústria.

Um pouco de historia

A principal fábrica russa especializada em faiança e porcelana em várias formas é a fábrica de Likino-Dulyovo. Ele libera:

  • pratos;
  • recordações;
  • produtos esculturais.

A cidade de Likino-Dulyovo está localizada na região de Moscou, ou seja, no distrito de Orekhovo-Zuevsky. O lançamento da produção ocorreu em 1832 por iniciativa do comerciante T. Ya. Kuznetsov. Em seguida, a área onde o empreendimento estava localizado foi chamada de deserto de Dulyovo. Esse território recebeu o status de cidade apenas em 1937. Mas já no primeiro estágio, a fábrica de porcelana de Dulevo trovejou literalmente por toda a Rússia.

Após 20 anos, tornou-se um dos principais centros de produção de porcelana e cerâmica de nosso país. Em 1864, M.S.Kuznetsov tornou-se o proprietário da empresa. Com ele, é possível alcançar o maior desenvolvimento no século XIX. Os especialistas envolvidos e o estudo escrupuloso da tecnologia nos permitiram fazer produtos com características técnicas impecáveis. Desde 1918, a empresa está na próxima ascensão.

Já nos primeiros anos após a nacionalização, uma reconstrução radical ocorreu, uma fábrica adjacente de tintas especiais foi criada. A mecanização de todas as oficinas começa e é concluída rapidamente. Um laboratório de arte funciona desde 1932. Durante 15 anos (1918-1932), é possível não só enfrentar as dificuldades iniciais, mas também bloquear o pico de produção de 1913 por 3 vezes.

Neste momento, mais de 75 milhões de produtos já são feitos anualmente, enquanto antes da Primeira Guerra Mundial eles conseguiam levar a produção para apenas 25 milhões de unidades.

Mas esse foi apenas o começo do caminho da empresa. Na década de 1930, a atenção foi dada não só à quantidade de produtos, mas também ao seu desempenho artístico. Consegue atingir um nível estético qualitativamente novo (que se reflete na exposição da fábrica-museu). Nomes como P.V. Leonov (pintura), Mukhiguli e Strochilin (formas originais de recipientes) entraram para sempre na história de Likino-Dulyovo. As esculturas e pequenas estatuetas de Sotnikov, Kozhin, Bogdanova também se tornaram uma realização notável em sua época.

Pintores e escultores renomados colaboraram com a fábrica naquela época. Seus produtos também foram muito apreciados no exterior, chegando a receber medalhas de ouro em mostras mundiais. No final da década de 1930, está prevista uma transição para um novo estilo de pintura, que expresse mais emoções. Por razões óbvias, o conceito atualizado foi totalmente implementado apenas na década de 1950. É novamente digno de nota a contribuição do lendário Leonov e, em particular, seu serviço icônico "Golden Deer".

Na década de 1950, uma nova abordagem foi desenvolvida ativamente em Likino-Dulyovo - pegando emprestado motivos do antigo folclore russo e usando ornamentos clássicos... Eles começaram a dar preferência a uma paleta contrastante de cores vivas. Durante este período, o esquema de cores usual para a porcelana Dulevo moderna domina:

  • selênio;
  • azul;
  • tom verde.

Artistas e escultores experientes continuam a ser atraídos pela cooperação. Na década de 1960, outra tendência de design surgiu. Alguns dos decoradores tentaram sombrear as superfícies de porcelana branca com pinturas em tons pastéis. Traços dourados e geometria simples foram usados ​​nesta abordagem.

No entanto, em geral, a empresa, apesar das tentativas de introduzir motivos minimalistas, manteve-se fiel ao estilo tradicional russo.

A década de 1970 foi acompanhada pelo uso de esboços com paisagens naturais e plantas do campo. Em 1991, a fábrica foi privatizada e uma cooperativa de produção foi formada. Mas, na nova realidade, a porcelana de Likino-Dulyovo está perdendo sua antiga popularidade. A demanda pelos produtos caiu rapidamente e, no início dos anos 2010, a fábrica teve uma existência miserável. Apenas os esforços febris e a reconstrução acelerada (com o abandono de equipamentos desatualizados e insuficientemente econômicos) salvaram a empresa do colapso total.

Simultaneamente com a conclusão da reconstrução, no final do outono de 2014, é inaugurado o museu da fábrica. Ele exibe as obras únicas de muitos criadores famosos. Desde 2015, houve um renascimento e, a cada ano, o número de produtos vendidos está crescendo. No entanto, não está claro exatamente quando os recordes de produção anteriores serão quebrados. Mas é hora de passar para um tópico mais importante - o sortimento de porcelana.

Variedades

Os produtos Likino-Dulyovo começaram a ser recobertos por monogramas e sinais especiais desde há muito, quase desde o início da existência da fábrica. Mesmo assim, havia mais do que um número suficiente de pessoas querendo falsificar produtos populares. O que a empresa produz agora é vendido principalmente na loja principal da empresa.

O primeiro andar oferece aos visitantes jogos e pares de chá. Você pode comprar um serviço de chá por pelo menos 700 rublos (para 6 pessoas). Os conjuntos mais caros custam 20 mil. Os amantes da porcelana destacam que as soluções mais populares e interessantes não podem custar menos de 3.000 rublos.

O que vende por 8.000 ou mais já são conjuntos para presente, muitos deles são feitos inicialmente com pintura à mão.

Na Likino-Dulyovo, eles também fazem uma variedade de conjuntos de mesa. Há muito por onde escolher e os preços são bastante razoáveis. Os pratos expostos no segundo andar da loja são vendidos à peça. Lá você pode encontrar:

  • pratos;
  • bules;
  • taças de salada;
  • xícaras;
  • Bakeware;
  • xícaras-copos.

Junto com os antigos ornamentos russos, os designers da Likino-Dulevo também dominaram os motivos do estilo uzbeque. Em qualquer caso, todos os conjuntos e peças individuais são muito bem pensados. Então, jogo de chá "cereja" consiste em 14 itens e é projetado para 6 usuários. De acordo com o fabricante, este conjunto se encaixa perfeitamente em noites familiares tranquilas. O design colorido e o realismo impressionante são especialmente notados na descrição oficial.

Definir "Ledum" inclui a mesma composição e ao mesmo tempo é capaz de fazer de qualquer feriado, qualquer noite romântica uma época verdadeiramente idílica. Os desenvolvedores foram capazes de garantir que ele criou associações extremamente agradáveis. Se não se limitar aos serviços de chalés de verão, pode prestar atenção, por exemplo, aos "morangos em flor". Este conjunto inclui:

  • bule de chá;
  • par de chá;
  • açucareiro.

Também há pares de chá separados no sortimento. Um exemplo notável disso é "Rosa Selvagem". Além disso, a fábrica em Likino-Dulyovo fabrica:

  • Conjuntos de chá e café;
  • pires;
  • açucareiros;
  • conjuntos para crianças;
  • copos e pires;
  • canecas;
  • placas decorativas;
  • vasos;
  • shtoffs;
  • lâmpadas em porcelana.

Vantagens e desvantagens

A conversa sobre os aspectos positivos e negativos da porcelana Dulevo é adequada para dividir em 2 partes. Primeiro, sobre porcelana em geral. São considerados ideais para férias e ocasiões especiais. Quando o clima é de otimismo, quando há verdadeiros motivos de alegria, por que não aproveitar as conquistas da indústria cerâmica. Não é à toa que esse tipo de baixela é encontrado nos lugares mais pretensiosos.

Produtos de qualidade são excepcionalmente finos e até "deixam entrar os raios de sol"... Ao mesmo tempo, a resistência mecânica da porcelana é superior à do vidro da mesma espessura. Mas a primeira característica menos é imediatamente revelada - no entanto, falta a resistência mecânica da porcelana. E mesmo a tecnologia Dulevo de primeira classe, que foi trabalhada ao longo de muitas décadas, não permite que esta desvantagem seja "eliminada".

Mas o uso de ingredientes estritamente naturais garante total segurança ao consumidor.

Quanto à decoração, durante muito tempo os produtos criados no Likino-Dulyovo foram subestimados pelos conhecedores. Até mesmo os produtos de outras fábricas domésticas, a mesma de Lomonosov, foram esnobemente vilipendiados em altos círculos no século XIX. Enredos e motivos russos tradicionais, decisões estilísticas foram declarados "filistinismo terrível". Mas os tempos estão mudando, e os esnobes aristocráticos (como aqueles que já são seguidores puramente soviéticos) caíram no esquecimento. Mas a porcelana, pintada à mão em estilo tradicional, sobreviveu a todos esses ataques violentos.

Não é de admirar - o consumidor de massa está simplesmente cansado dos designs padronizados usando a técnica de decalque. Mesmo que sejam ainda mais variados e às vezes mais sofisticados, eles simplesmente não têm uma “alma” agradável específica. Ao mesmo tempo, em comparação com os produtos do mesmo IPE, os produtos Dulevo ganham (em posições comparáveis) cerca de 50%. Ou, em alguns casos, até um pouco mais. As cores podem ser apreciadas ou não - mas esta é uma questão puramente individual.

Como escolher?

Em primeiro lugar, apareceu a marca das letras "ЗК". Foi usado apenas de 1832 a 1840. Mais tarde (até 1860) marcas de cobalto foram usadas. Desde 1864, por 25 anos, os produtos da empresa foram marcados com as marcas de cobertura azul MSK e KFM. Nas 2 décadas seguintes, uma marca completamente diferente foi usada. E de 1962 até hoje, Likino-Dulyovo tem colocado uma imagem gráfica de um falcão em seus pratos de porcelana.

Esta prática começou com a impressão da vitória da composição correspondente em 1958 na exposição de Bruxelas. Sabendo quais logotipos foram usados ​​como marca registrada ao longo dos anos, é possível datar peças de porcelana sem problemas. A primeira das marcas foi pressionada na massa.Mas, na hora de escolher, é importante prestar atenção não apenas à sinalização convencional.

Muitas pessoas gostam do estilo folk clássico. Se não couber, você pode escolher outra técnica - o chamado decalque. Este método de fabricação significa transferir imagens de um estêncil para a porcelana. Não pense que todos esses produtos parecem sem vida - alguns deles são indiscutivelmente originais. A terceira técnica de Dulevo que merece atenção é a aplicação de designs característicos de "chintz".

Além desses momentos, existem outras sutilezas que absolutamente não podem ser ignoradas. Portanto, se possível, você deve adquirir pratos e outros produtos de porcelana em grandes lojas especializadas. Os melhores são aqueles que trabalham diretamente com o fabricante. Importante: você deve conferir o nome completo de cada produto e sua aparência com a descrição no site oficial. Um produto de alta qualidade distingue-se de forma muito simples: através da parede, a marca aplicada no lado oposto deve ser claramente visível (com iluminação suficiente).

Igualmente importante é a resposta melódica que aparece ao atingir a superfície. Os conhecedores levam bastões de madeira especiais para a batida. Se atingirem cerâmica ou faiança, o som é invariavelmente silenciado. Nenhum truque dos falsificadores pode eliminar esse sintoma.

Uma camada extremamente uniforme e lisa de esmalte é um requisito importante - ela é usada para avaliar o quão cuidadosos os tecnólogos e os departamentos de produção eram.

Recursos de cuidados

Simplesmente escolher o produto Dulevo certo não é suficiente. Freqüentemente, depois de um curto período de tempo, começa a entristecer os proprietários. Isso se deve, via de regra, ao tratamento do analfabeto. A porcelana, principalmente pintada à mão (como neste caso), também é lavada apenas à mão, sem recurso ao uso de máquina de lavar louça. Mesmo o mais gentil deles não funciona bem o suficiente. Portanto, o risco é muito grande de que algo seja danificado.

Mas lavar à mão é muito diferente. É estritamente proibido limpar a porcelana Dulevo mantendo-a suspensa sob água corrente. Há uma grande probabilidade de que você tenha que lidar com outro sinal de identificação de material de qualidade - o tipo de fragmentos. Os pratos são colocados em recipientes de plástico nos quais são espalhadas toalhas macias.

É estritamente proibido usar água fervente ou água quente. Apenas líquido de temperatura moderada fará. Se a loiça tiver asas ou partes finas, segure-a pelo corpo e por baixo durante a lavagem. O uso de produtos químicos domésticos é, em princípio, inaceitável. A única opção permitida é o sabonete infantil, embora deva ser bem diluído em água ou aplicado em uma escova de pêlo macio.

A amônia líquida ajuda a eliminar a porcelana manchada de manchas e estrias. Do lado de fora, os pratos são esfregados com uma solução fraca de peróxido de hidrogênio. Como alternativa, utiliza-se pó dentário diluído.

Quaisquer dispositivos agressivos e misturas de limpeza abrasivas são estritamente proibidos! Mas os tecidos macios são bastante adequados para limpar a seco ou úmido.

Para limpar bicos de bule e outras áreas de difícil acesso, são comumente usadas escovas de mamadeira. Ao contrário dos pratos normais, os pratos de porcelana não podem ser mergulhados em água por muito tempo. Por causa disso, você pode "terminar mal" as fissuras. Pelo mesmo motivo, deve-se evitar o atrito forte durante a lavagem. O sabão e a espuma são removidos derramando água suavemente sobre os recipientes em temperatura ambiente.

Uma vez que a porcelana é limpa e seca, ela é imediatamente esfregada para brilhar. Se isso não for feito, manchas e estrias podem aparecer em breve. E não é fácil aparecer: lidar com eles já será muito mais difícil do que de costume. A poeira é removida com escovas de cerdas grossas. Repetimos mais uma vez: todas as manipulações são feitas com o maior cuidado e precisão possível, sem pressa.

No próximo vídeo você encontrará curiosidades sobre a porcelana Dulevo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa