Pratos

Serviço Sapo Verde: História e Descrição

Serviço Sapo Verde: História e Descrição
Contente
  1. Ordem incomum
  2. Quem é o cliente?
  3. Uma obra-prima da arte cerâmica
  4. A história do serviço sapo

Cada exposição do Hermitage é uma verdadeira obra-prima e tem sua própria história, muitas vezes incomum. O serviço sapo verde não tem apenas um nome intrigante, mas também serve como um artefato único que une a história de dois países: Rússia e Inglaterra, e também é considerado o ancestral de toda uma tendência na arte da produção de porcelana.

Ordem incomum

O famoso fabricante inglês de faiança Josiah Wedgwood, cujos serviços eram orgulhosamente chamados de "bens reais", em 1773 recebeu uma encomenda complexa e muito responsável. Sua singularidade residia no fato de que era necessário fazer um grande serviço cerimonial para 52 pessoas, cuja pintura com precisão topográfica reproduziria as vistas da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Mais de 1220 paisagens tiveram que ser pintadas, e nenhuma delas teve que ser repetida. O serviço era realmente enorme: cerca de 950 itens (o valor exato é desconhecido, pois as fontes indicam uma quantidade diferente).

O custo do serviço também foi mais do que impressionante. As faturas contêm 14.600 rublos 43 copeques. A quantia para aqueles tempos é impensável. Até o arquiteto do Palácio de Tauride, Starov, recebeu muito menos por seu trabalho: 9.600 rublos. O emblema de serviço deveria ser um sapo verde no brasão. Posteriormente, passou a ser denominado assim: "Serviço com sapo verde".

Quem é o cliente?

A personalidade do cliente impôs uma grande responsabilidade. Ela era a imperatriz russa Catarina II. Para Wedgwood, a execução perfeita da obra era uma questão de honra, era muito difícil conseguir tal encomenda, e, além disso, sua criação teve que competir com o serviço enviado à Imperatriz pelo Rei Frederico da Prússia.

O serviço foi destinado ao castelo gótico em construção.A área onde foi construído chamava-se Kikeriki, que significa "pântano das rãs" em finlandês. Portanto, o sapo verde usual tornou-se o emblema do serviço.

O castelo foi criado para celebrar eventos significativos, entretenimentos e descanso da imperatriz e foi construído nas terras cedidas à Rússia após a Guerra do Norte. Foi neste castelo no Salão Redondo que os heróis da guerra de 1812 foram premiados: Kutuzov, Suvorov. Aqui Catarina II se encontrou com os Cavaleiros de São Jorge.

A fundação do castelo foi lançada em 1774. Em 1777, o complexo foi construído. Foi construído no estilo neo-gótico que veio da Inglaterra para a Rússia. Este é praticamente o primeiro conjunto arquitetônico neogótico nos arredores de São Petersburgo. A Imperatriz era fascinada pela arquitetura inglesa e pela cultura paisagística, conforme relatado em uma carta a Voltaire no verão de 1772.

Castelos, igrejas e capelas góticas medievais, de uma forma ou de outra, eram um elemento indispensável da paisagem inglesa clássica. Estas podem ser as ruínas originais dos edifícios góticos e novos edifícios erguidos de acordo com os cânones góticos. As tradições da arquitetura russa eram muito diferentes das inglesas, portanto o estilo neogótico russo do século 18 é bastante dependente do classicismo russo. Isso se refletiu no estilo do complexo do palácio Kekerekeksinen.

As vistas inglesas deveriam decorar o serviço cerimonial do palácio. Thomas Bentley, sócio de Wedgwood, compilou um catálogo para a Imperatriz com nomes de todos os tipos, entre os quais paisagens urbanas e rurais, paisagens naturais, castelos, abadias, propriedades, mansões de campo. É por isso que o serviço não tem apenas valor artístico, mas também histórico. Ele recria o panorama único e majestoso da Grã-Bretanha no século 18, que mudou significativamente na atualidade.

E muitos monumentos da arquitetura e da cultura paisagística foram completamente perdidos.

Uma obra-prima da arte cerâmica

Partiu-se do princípio de que todas as paisagens que decoram o serviço seriam feitas a partir da natureza. No entanto, descobriu-se que isso vai demorar muito, então gravuras, desenhos e aquarelas foram usados ​​como fontes... Para o efeito, foram enviadas cartas aos proprietários de quintas e herdades com o pedido de envio das gravuras e pinturas disponíveis com vistas dos seus bens. As cartas indicavam que o catálogo com os nomes dos proprietários seria apresentado à imperatriz russa. Ao mesmo tempo, não importou a nobreza dos proprietários, foi levado em consideração o quão pitoresca é a paisagem e sua conformidade com o conceito do produto.

Os mestres que pintaram as peças do serviço na maioria das vezes reproduziam o original com precisão fotográfica, mas em alguns casos a fantasia do artista cercava o edifício histórico real com uma paisagem ficcional feita nas tradições do classicismo. Wedgwood aperfeiçoou a composição tradicional de cerâmica da faiança inglesa de cor creme. A nova composição foi chamada de "faiança da rainha" em homenagem à padroeira de Wedgwood, a rainha Charlotte.

Esse material foi usado para fazer um serviço com um sapo verde.

Os produtos foram moldados e queimados na fábrica da Etruria Staffordshire, e a pintura foi feita em uma oficina de pintura em Chelsea. O serviço foi pintado por mais de 30 artesãos, cada um dos quais executou sua própria parte no trabalho. O sapo verde, por exemplo, foi pintado por um mestre em todas as disciplinas.

A forma dos itens de serviço foi baseada no "uniforme real", assim chamado porque Wedgwood usou esse modelo para criar o serviço para George III. Este formulário foi modificado e posteriormente recebeu o nome de "Catherine's". Distingue-se por seus contornos suaves e graciosos. O serviço de sapos destinava-se tanto ao almoço como à sobremesa.

A louça era cercada por galhos de carvalho, enquanto a sobremesa era emoldurada por galhos de hera.

O serviço consistia em muitos pratos de diferentes tamanhos, pratos de caça, frutas e legumes, saladas, terrinas, molheiras, taças de gelados, vasos e muito mais.Alguns dos produtos tinham um design bastante complexo, incluindo várias peças. Por exemplo, os fabricantes de sorvete consistiam em um compartimento de gelo com uma tampa, uma forma de sorvete e um corpo volumétrico com uma tampa superior apertada.

Os pratos são pintados em tons quentes de marrom-oliva sobre um fundo "cremoso" suave, cada peça tem um único ponto brilhante: o sapinho verde simbólico. Cada ornamento é coroado com um escudo triangular com sua imagem.

Paisagens cuidadosamente pintadas surpreendem com graça e aristocracia.

A história do serviço sapo

Ainda durante a criação, os itens de serviço foram exibidos em uma casa especialmente alugada na Portland House, em Londres, para que os britânicos pudessem admirá-los antes de serem enviados para a Rússia. A exposição foi tão popular que durou mais do que o tempo previsto. Isso trouxe fama adicional para a Wedgwood & Sons. O volume de negócios da fábrica aumentou significativamente, foi inaugurada a linha de serviços “Catherine's”.

Catherine expressou sua gratidão a Wedgwood e aos fabricantes por meio do Embaixador em Londres. Na Rússia, o serviço foi usado nas recepções mais solenes. Por exemplo, uma mesa foi posta para eles para comemorar o décimo aniversário da vitória na Baía de Chesme, no Mar Egeu. Em homenagem a isso, o próprio palácio Kekerekeksinsky começou a ser chamado de palácio Chesme. Esta recepção contou com a presença incógnita do imperador romano Joseph II, sob o nome de Conde Falkenstein.

Um jantar festivo em homenagem à consagração do local para o templo de João Batista, onde o Rei Gustavo III da Suécia esteve presente sob o nome de Conde de Gotland, também foi decorado com a "Rã Verde". No século 19, o serviço imperial encomendado para o Palácio de Chesme foi perdido, e acreditava-se que era irrecuperável. Mas o explorador inglês Uliyamson insistiu em uma busca minuciosa e, no início do século 20, o serviço embalado em caixas foi descoberto nos porões do Palácio Inglês em Peterhof.

Em 1912, o produto Wedgwood foi exibido na Academy of Arts na exposição de aniversário da fábrica Wedgwood, e então transferido solenemente para o Hermitage. Até agora, 700 itens do "Sapo Verde" sobreviveram. Além do Hermitage, alguns deles são apresentados nas coleções de Peterhof e da Casa de campo e são frequentemente exibidos em várias exposições.

Você pode ter uma visão geral do serviço sapo verde abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa