Pratos

Faiança e porcelana: qual a diferença?

Faiança e porcelana: qual a diferença?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tecnologia de produção
  3. As principais diferenças
  4. O que é melhor?
  5. Como cuidar bem disso?

Tanto a louça de barro quanto a porcelana são materiais populares para a produção de louça. Sem preparação preliminar e conhecimento das características desses materiais, será difícil distingui-los uns dos outros. Portanto, antes de escolher os pratos, você deve se familiarizar com as características desses produtos.

Peculiaridades

A forte semelhança entre faiança e porcelana se explica pelo fato de o principal material de sua produção ser o barro. Durante a produção, outros componentes são adicionados a ele: minerais e orgânicos. Cada material tem seus próprios elementos, então a composição ainda é diferente.

Faiança

Faiança é uma subespécie de cerâmica feita de argila cozida. Ele também contém silicato, argila branca e quartzo. O produto resultante tem poros pequenos e é bastante quebradiço.

    Para garantir a durabilidade de tais pratos, eles são adicionalmente cobertos com um esmalte especial.

    A gama de produtos é muito vasta: pode adquirir facilmente taças de salada, pratos, pares de chá, porta-guardanapos, pratos grandes e muito mais. Os pratos não são muito caros, pois são relativamente fáceis de fabricar.

    Existem várias vantagens da faiança:

    • preço aceitável;
    • opacidade;
    • força.

    Existem também várias desvantagens:

    • não tolera calor;
    • depois de um tempo, ele começa a rachar e as rachaduras são minúsculas;
    • com o cuidado impróprio, o esmalte racha e “arrepia”.

    Porcelana

    Quanto à porcelana, aqui observaremos a mesma composição, mas as proporções serão diferentes: ao contrário da faiança, a porcelana contém menos argila. Os produtos feitos com esse material são duráveis, não têm poros, pode-se observar transparência. Claro, os pratos serão muito mais caros do que a louça de barro, pois a porcelana é mais difícil de obter.

      Para o uso diário, esses pratos raramente são comprados, principalmente conjuntos elegantes para o feriado ou antiguidades.

      Vamos observar algumas vantagens:

      • aparência sofisticada e elegante;
      • qualidade;
      • total compatibilidade ambiental dos produtos;
      • excelente condutividade térmica.

      Entre os contras:

      • Preço Alto;
      • a necessidade de cuidados cuidadosos;
      • baixa resistência ao impacto.

      Tecnologia de produção

      O primeiro passo para fazer os dois materiais é preparar os ingredientes. Para fazer a louça de barro, junta-se água à mistura de argila e caulim e depois areia. Após coar a mistura, ela é exposta a filtros, esmagada e deixada por algum tempo em sala fria. Em seguida, a massa é enviada para a segunda britadeira. Durante a produção da porcelana, os ingredientes também são misturados, após o que são tratados com diversos tipos de agitadores. Em seguida, ele é filtrado, filtrado e deixado esfriar. Decorrido o tempo necessário, a mistura é enviada para a prensa.

      Na segunda etapa da fabricação da louça de barro, os mestres terão que dar forma à massa e depois queimá-la. A porcelana é modelada com gesso, seguida de uma completa secagem. E somente após a secagem, a porcelana é cozida, utilizando fornos especiais para isso, cuja temperatura deve ser rigorosamente controlada.

      A terceira etapa é a mesma para ambas as variedades. São esmaltados, pintados e decorados. Para pintar louça de barro, geralmente são usados ​​estênceis prontos para uso, e a porcelana pode ser pintada à mão.

      É importante notar que os utensílios de cozinha pintados à mão têm preços mais elevados.

      As principais diferenças

      Produtos feitos de materiais como faiança e porcelana são muito bonitos. Apesar da semelhança externa, eles diferem entre si nas características físicas e na tecnologia de produção. Vamos considerar qual é a diferença entre os materiais e compará-los.

      • Mais de 85% da faiança é argila, razão pela qual os produtos são tão permeáveis ​​à água. Há muito menos argila na porcelana, a maior parte da composição é ocupada por componentes menores como o feldspato, a argila branca, etc. Essas características também se devem ao fato da porcelana poder assemelhar-se ao vidro.
      • Na fabricação, a porcelana é queimada em temperaturas muito altas; para a faiança, esses indicadores serão muito mais baixos.
      • A porcelana não absorve umidade em tudo, mas a faiança não difere nesta qualidade devido ao fato de que a maior parte dela consiste novamente em argila.
      • A porcelana é transparente, semelhante ao vidro, a luz penetra por ela, mas o segundo material descrito não possui absolutamente nenhuma transparência.
      • Se você bater na louça, a porcelana emitirá um toque melódico claro, enquanto os produtos feitos de barro responderão com um som abafado.
      • A porcelana não envelhece, é eterna, mas as fendas que se assemelham a uma craquelura na superfície dos modelos em faiança. No entanto, isso não afeta o valor, uma vez que com o tempo esse padrão não pode ser evitado.
      • Os pratos de porcelana serão mais fáceis se você comparar exatamente os mesmos itens dos dois materiais.
      • A porcelana, via de regra, é branca, às vezes com pintura. Se você encontrar um produto de uma cor diferente, é mais provável que seja faiança.
      • A louça de porcelana será um pouco, mas ainda mais forte do que o seu "concorrente", além disso, será mais fina.

      O que é melhor?

      É impossível responder de forma inequívoca à questão de quais pratos serão melhores. Aqui, você deve se concentrar em suas próprias preferências e orçamento. Se você quer pratos bonitos para o uso diário, é melhor, claro, dar preferência à faiança, pois se necessário, pratos e xícaras quebrados podem ser substituídos de maneira fácil e econômica.

      Para estetas e amantes do sutil, recomendamos pratos de porcelana. Com os devidos cuidados, é possível mantê-lo em família por várias gerações, além disso, esses produtos são adequados para qualquer férias, criam uma sensação de luxo e riqueza.Ao mesmo tempo, os produtos de faiança retêm o calor por mais tempo, são inerentes a uma variedade de tonalidades, o que dá mais oportunidades se você tiver um tipo de interior moderno.

      Na hora de escolher os pratos a serem usados, não se deve dar preferência aos mais baratos.

      Certifique-se de estudar diferentes fabricantes, compare os modelos que eles produzem. Tanto a faiança quanto a porcelana devem ter um esmalte de alta qualidade, caso contrário, podem começar a absorver água e odores. Além disso, a seleção cuidadosa também é importante porque os materiais reais são frequentemente substituídos por falsos. Para comprar o original e não se decepcionar com os materiais para sempre, é recomendável observar algumas regras.

      • Ao comprar pratos de porcelana, você deve pedir ao vendedor certificados de qualidade. Este é o primeiro passo para fazer a escolha certa.
      • Bata no copo ou prato com uma colher. Os sinos de vidro avisam que a porcelana está à sua frente. Além disso, não será supérfluo verificar os pratos à luz - isso ajudará a determinar a autenticidade, porque apenas a porcelana brilha.
      • Lembre-se de que a porcelana de verdade não sai barata. Se lhe forem oferecidos produtos a um preço mais baixo do que em qualquer outro lugar, eles são definitivamente vendedores desonestos.

      Quanto à faiança, quase nunca é falsificada, pois os pratos feitos com esse material são reconhecíveis em qualquer lugar. Eles podem se passar por faiança como porcelana, mas não vice-versa. Além disso, a tecnologia de produção desse material é simples e rápida, por isso não faz sentido colocar falsificações no mercado.

      Como cuidar bem disso?

      Não é nenhum segredo que qualquer serviço de mesa manterá sua aparência estética somente com o devido cuidado. Os materiais descritos aqui não são exceção. Os produtos de ambos os tipos não gostam de temperaturas de água muito quentes, bem como de suas diferenças. Portanto, você deverá lavar a louça apenas em água fria, esquecendo-se dos produtos em pó e das esponjas duras. Use apenas água com sabão neutro ou detergente neutro.

      Às vezes, mesmo com o maior cuidado, a porcelana pode escurecer. Mas isso é fácil de resolver se você limpar o produto com água e um pouco de refrigerante ou usar ácido cítrico. Isso embranquecerá a superfície, devolvendo-a à sua aparência original.

      Se aparecerem manchas na louça, a amônia ajudará a removê-las.

      Copos e pratos devem ser limpos imediatamente, a secagem natural causará manchas desagradáveis ​​e um polimento adicional demorado. Se for um serviço que você utiliza a cada seis meses, os pratos são colocados em uma caixa, envolvendo cada item com papel. A caixa deve ser colocada separada do resto, as caixas devem ser colocadas sobre ela, os outros recipientes não.

      A louça de barro pode ser aquecida no micro-ondas, mas os pratos devem estar perfeitos, sem fissuras ou lascas. A exposição ao fogão deve ser curta. Esse aquecimento é proibido para porcelana.

      Pode lavar os dois tipos de produtos na máquina de lavar loiça, mas apenas de forma delicada e à distância um do outro. Mas, em geral, os especialistas aconselham a dar preferência à lavagem das mãos.

      As diferenças entre porcelana de alta qualidade e falsificação no próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa