Pratos

Bules de metal: tipos, prós e contras

Bules de metal: tipos, prós e contras
Contente
  1. Com o que se parece?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Recomendações de seleção

É fácil adivinhar que um bule de chá é geralmente chamado de pequeno recipiente para a preparação do chá.

O protótipo desse prato eram chaleiras de cerâmica para ferver água e vasilhas de bronze para vinho, que eram usadas ativamente na China antiga há milhares de anos.

Existem muitos tipos de bules, mas hoje vamos considerar os modelos de metal.

Com o que se parece?

O design de um bule para preparar chá é bastante simples. Tratam-se de pratos, em regra, de forma redonda, possuindo um bico para despejar a bebida e um crivo para peneirar as folhas do chá.

O filtro pode ser embutido na chaleira na forma de um filtro ou suspenso em seu bico.

Há um orifício especial na tampa do bule. Promove a fermentação correta, bem como a passagem de ar e vapor.

Vantagens e desvantagens

Bules feitos de metal têm suas próprias vantagens e desvantagens.

Os prós são os seguintes:

  • confiabilidade e durabilidade;
  • o metal mantém a bebida quente por muito tempo;
  • aparência atraente;
  • de fácil cuidado.

Também existem desvantagens:

  • um revestimento de metais de baixa qualidade pode reagir com o ácido tânico, que está contido nas folhas de chá e, como resultado, a bebida adquire um sabor metálico;
  • você pode se queimar, pois a superfície é muito quente, pelo mesmo motivo, não se pode colocar chaleiras de metal em uma mesa sem pedestal.

Variedades

Hoje, os bules para fazer chá são feitos de uma variedade de metais, que apresentam vantagens e desvantagens. Normalmente, os bules de chá de metal são dos seguintes tipos.

  • Fabricado em aço inoxidável. É um material muito forte e durável.O bule de aço pode suportar altas temperaturas e tem uma aparência atraente. Mas a superfície de tais pratos não deve ser limpa com produtos abrasivos, pois podem ser riscados.
  • Ferro fundido... A pátria dos bules de ferro fundido é a China Antiga. Eles são pesados, fortes e duráveis, mas devem ser protegidos contra impactos. Esses vasos vêm em uma variedade de formas e geralmente são decorados com uma decoração. O fundo grosso e as laterais retêm o calor por muito tempo, revelando totalmente o verdadeiro sabor e aroma dos chás fortes, mas não são adequados para variedades leves de sabor requintado. Devido à tendência à ferrugem (visto que o ferro fundido tem um componente de ferro), esses vasos são revestidos de esmalte por dentro.
  • Esmaltado. São os mesmos bules de ferro fundido, mas totalmente cobertos com esmalte. A sua camada torna os pratos ainda mais duráveis. Esses bules são de fácil manutenção e têm uma aparência estética. Você deve estar ciente de que um bule de chá de esmalte pode rachar com uma mudança repentina de temperatura, você não pode ferver água nele, ele não tolera choques.
  • Cobre. Esses bules não são apenas utensílios para fazer chá, mas também uma coisa muito bonita, estilosa e não barata no interior. Os bules de cobre podem ser estanhados por dentro (revestidos com uma fina camada de estanho, que protege o cobre da corrosão) e não estanhados. As panelas de cobre distribuem bem o calor e têm propriedades anti-sépticas. Recomenda-se lavar pratos de cobre em água morna sem abrasivos, com esponjas macias, e certifique-se de enxugar.
  • Latão. O latão é uma liga à base de cobre e zinco, com adição de estanho, níquel e alguns outros metais. Esses bules não são baratos, mas muito eficazes, muitos deles são relíquias antigas. Geralmente são muito elegantes e possuem um cabo de madeira. Bules de latão também estão disponíveis em lata de comida enlatada e não enlatada. Eles requerem um manuseio cuidadoso e delicado.
  • Banhado a níquel. Os bules banhados a níquel brilham lindamente e são muito práticos. Eles são fáceis de cuidar, duráveis ​​e higiênicos. Devem ser lavados com água quente.

Recomendações de seleção

      Para escolher o bule de metal de qualidade certa, ao comprar, preste atenção aos seguintes detalhes.

      • Um bule de chá é melhor comprado em uma loja especializada que vende chás e café de qualidade, ou em um bom ponto de venda de baixelas.
      • O ideal é adquirir vários bules de diferentes tamanhos para preparar o chá para o uso diário e no caso de chegada de convidados. A primeira opção pode ter um volume de 1 litro, a segunda - 2 litros ou mais.
      • Um bule redondo clássico é preferível, ele distribui e retém o calor de maneira uniforme e também revela perfeitamente o sabor e o aroma das folhas de chá.
      • Inspecione cuidadosamente o recipiente de infusão; ele não deve ter lascas, rachaduras ou outros defeitos.
      • A tampa deve ficar bem ajustada à chaleira e deve ter um pequeno orifício para a saída do vapor.
      • O bico do bule ideal é grosso na base e fino no final, deve apontar para cima e estar firmemente preso ao bule.
      • A alça deve ser confortável para segurar o molde e posicionada de forma que a mão não toque o metal quente.

      O saboroso e aromático chá bebido no início da manhã energiza as pessoas por muitas horas do dia de trabalho. Um bule de metal devidamente selecionado o ajudará a preparar esta maravilhosa bebida e lhe dará um prazer estético ao contemplar sua aparência.

      Você aprenderá mais sobre bules de metal assistindo ao vídeo a seguir.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa