Pratos

Tudo sobre panelas de dolomita

Tudo sobre panelas de dolomita
Contente
  1. Que material é esse?
  2. Propriedades
  3. Visualizações
  4. Como fazer?
  5. Características de operação

Hoje em dia, os pratos de dolomita estão cada vez mais aparecendo nas prateleiras das lojas. É barato e chama a atenção pela sua beleza. No entanto, muitos não têm certeza se devem comprar esses itens. As dúvidas dizem respeito à segurança do material e à durabilidade dos utensílios de cozinha. Vamos resolver esses problemas.

Que material é esse?

Dolomita é um material natural. É composto por carbonato de magnésio e cálcio. A estrutura da rocha é semelhante à do calcário (o mesmo poroso). A cor natural do material pode ser branco, amarelo claro, cinza ou até avermelhado. Tudo depende dos outros componentes contidos na composição. Os utensílios de cozinha de dolomita se tornaram populares devido à maciez do material, que é fácil de moldar.

E também o esmalte se fixa facilmente em tal superfície, dando aos produtos um efeito decorativo.

Propriedades

Os pratos de dolomita são surpreendentemente leves. Isso o torna muito diferente das cerâmicas e porcelanas comuns. No entanto, o uso de tais itens para alimentação não é recomendado. Em primeiro lugar, a dolomita é um material muito frágil. Com o uso diário, o risco de danos aos objetos aumenta, pois os pratos podem quebrar com qualquer movimento estranho.

E também com mudanças freqüentes de temperatura (por exemplo, quando alimentos quentes ou muito frios entram nos pratos), a cobertura pode começar a rachar. Eles não toleram tais produtos e líquidos. Isso se deve à alta porosidade do material. Portanto, beber chá em uma caneca de dolomita também não funcionará. A exceção são os artigos feitos de cerâmica dolomítica, nos quais a porcentagem do material em questão é pequena.

Muitas pessoas temem que panelas de dolomita sejam prejudiciais. Isso não é inteiramente verdade. O material em si não faz mal à saúde humana, pois é natural e amigo do ambiente. Mas a tinta que é usada na fabricação de produtos pode ser perigosa devido ao teor de chumbo nela. E também o próprio material na produção de baixelas pode ser complementado com outros componentes para aumentar sua resistência ou reduzir o custo de produção. Portanto, é impossível falar com total confiança sobre a segurança de tais itens.

Não é especialmente recomendado o uso de panelas de dolomita rachada. Nesse caso, tanto o esmalte danificado com corantes quanto a própria dolomita podem começar a liberar substâncias nocivas ao reagir com produtos ácidos. No entanto, produtos intactos feitos com este material podem ser usados ​​em qualquer cozinha. Eles podem ser usados ​​como decoração. E também neles você pode armazenar produtos a granel, frutas, doces.

Visualizações

A maioria dos produtos de dolomita pura são decorativos. São suportes para esponjas de uso doméstico (em forma de mini-bandejas e outros), recipientes para sal e pimenta, pratos para frutas, vasos para doces e biscoitos. Além disso, são produzidas latas de óleo, açucareiras, tigelas e latas para produtos a granel.

Bules, jarros de leite e jarros são geralmente feitos de cerâmica com baixo teor de dolomita. O mesmo vale para canecas e pratos. Esses produtos podem ser usados ​​para os fins a que se destinam, mas sua durabilidade depende de muitos fatores.

Impossível não lembrar os potes de cerâmica dolomita, embora eles não pertençam à categoria de baixelas. Esses produtos são populares, pois há rumores sobre os benefícios do material para as plantas. Claro, eles são infundados. Todas as plantas precisam de rega regular. Dolomita tem medo de água, então uma panela feita de material natural irá estragar rapidamente.

Se a porcentagem de dolomita na composição do produto for pequena, o material não afetará de forma alguma o solo e os espaços verdes. No entanto, os potes de dolomita são muito bonitos, por isso muitos produtores se dedicam. Eles são colocados em um grande pote decorativo de um tamanho diferente e menor, feito de um material mais durável.

Como fazer?

A produção de talheres em dolomita é realizada em oficinas com equipamentos profissionais. Não funcionará fazer um produto com este material em casa. Além disso, já foi dito sobre a necessidade de adicionar outros componentes à dolomita para aumentar suas propriedades personalizadas. Existem outras nuances que só os profissionais conhecem, por exemplo, menor tempo de demissão. Isso se deve ao alto teor de magnésio do material.

Não é difícil verificar a qualidade dos utensílios de cozinha feitos no momento da compra. Os especialistas aconselham bater suavemente no produto. Se você ouvir um toque claro, significa que o processo de queima foi executado de forma eficiente. Se o som estiver abafado, significa que o produto está queimado de maneira irregular ou outras condições de fabricação não foram atendidas.

Características de operação

Aqui estão algumas dicas de especialistas na operação dessas panelas.

  • Em primeiro lugar, é importante ter cuidado ao manusear objetos de dolomita. Não se esqueça de sua fragilidade.
  • Os produtos só podem ser lavados à mão com uma esponja macia e agentes de limpeza não abrasivos.
  • Não coloque água fervente em canecas de dolomita. Caso contrário, podem aparecer microfissuras no material.
  • Se você notar lascas, rachaduras ou outros danos, a louça deve ser jogada fora. Você não pode usá-lo.

Portanto, antes de comprar panelas de dolomita, vale a pena pensar em como você vai usá-las. Se você só precisa de uma bela peça de decoração, pode comprar o produto com segurança.

Se você deseja uma caneca confiável, um conjunto de pratos duráveis ​​ou um bule de chá de qualidade, as outras opções são as melhores.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de uma caneca de dolomita.

sem comentários

Moda

a beleza

casa