Pratos

Pratos de metal: tipos e características de escolha

Pratos de metal: tipos e características de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais, seus prós e contras
  3. Tipos de revestimento
  4. Variedade de sortimento
  5. Critérios de escolha
  6. Regras de cuidado

Os utensílios de metal gozam de popularidade constante há mais de um século. Hoje em dia a gama de produtos é vasta - estão à venda produtos para os mais diversos fins, feitos a partir de diversos materiais e com diversos tipos de revestimentos. Vale a pena me deter em mais detalhes sobre as características dos pratos de metal.

Peculiaridades

As louças de metal são frequentemente utilizadas no dia a dia, bem como nos estabelecimentos de restauração pública, devido às suas características funcionais, ergonómicas e estéticas extremamente elevadas. A panela de metal tem os seguintes recursos:

  • os produtos de metal são duráveis ​​- com os devidos cuidados, podem ser usados ​​por mais de uma década, mantendo inalterados sua aparência e parâmetros técnicos e operacionais;
  • respeito ao meio ambiente - metais de alta qualidade utilizados na fabricação de pratos não emitem substâncias nocivas e tóxicas, elementos químicos perigosos durante o cozimento, não contêm radiação, o que significa que são totalmente seguros para uso no dia a dia;
  • confiabilidade - os utensílios de metal para cozinha são altamente duráveis, resistentes a temperaturas extremas e deformações;
  • facilidade de manutenção - a utilização de pratos de aço, alumínio, ferro fundido e outras ligas não requer detergentes especializados, os produtos podem ser limpos com os sabonetes mais comuns e uma esponja;
  • estética - geralmente os utensílios de metal têm um brilho bonito e nobre ou podem ser tratados com revestimentos decorativos, devido aos quais se encaixam harmoniosamente em qualquer interior;
  • durabilidade - esta opção é talvez a única que resiste ao uso diário por um longo período de tempo;
  • custo - se você comparar produtos de metal com outros itens de cozinha, o preço deles será muito mais lucrativo, especialmente se considerarmos o custo do ponto de vista de preço e qualidade.

Das desvantagens, a alta condutividade térmica pode ser notada - objetos de metal esquentam rapidamente, mesmo com alimentos e bebidas cozidos, o que significa que você pode se queimar durante o almoço.

Importante! Todas as vantagens listadas de utensílios de metal referem-se apenas a produtos de alta qualidade feitos em conformidade com todos os GOSTs e regras de segurança higiênicas estabelecidas. Infelizmente, existem muitas falsificações no mercado, cujo uso pode não ser seguro para o consumidor.

Materiais, seus prós e contras

Para a fabricação de utensílios de cozinha, são utilizados os mais diversos metais - os utensílios são feitos de latão, latão, aço, níquel, alumínio, nas lojas é possível encontrar artigos de ferro, latão, bronze e prata. Os utensílios de aço incluem todos os produtos esmaltados, galvanizados, pintados e "pretos", bem como os utensílios de aço inoxidável e as panelas antiaderentes. É representado tanto por pratos que entram em contato direto com os alimentos (pratos, tigelas, bem como xícaras, saladas, garfos de todos os tipos, colheres, facas etc.), e não (potes, latas, tanques ou baldes) .

O aço é caracterizado por uma maior segurança e inocuidade, cumpre todos os requisitos sanitários e pode ser decorado.

As desvantagens de tais dispositivos incluem a proteção mecânica reduzida do revestimento aplicado. Assim, pratos galvanizados não são utilizados para contato com alimentos, pois o zinco pode reagir com álcalis e ácidos, portanto, as caixas d'água são produzidas principalmente a partir desse material. Utensílios pintados são usados ​​com mais freqüência para a produção de recipientes projetados para transportar suprimentos de água.

Os produtos siderúrgicos também são feitos sem revestimento - é chamado de "preto" e é representado por uma grande variedade de itens: frigideiras, potes, tabuleiros e pratos de cozedura.

Os pratos de aço inoxidável são caracterizados por propriedades de desempenho extremamente alto. Tem um propósito estritamente “mercearia” e é mais caro do que outros tipos de pratos de aço - panelas, assim como panelas, potes, pratos, tigelas de cocotte, tigelas e muitos outros produtos são feitos a partir dele.

Os aparelhos de ferro fundido, em sua maioria, são representados por recipientes para cozinhar - potes, potes enormes, frigideiras e braseiros. Esses pratos são caracterizados pela baixa condutividade térmica, os alimentos não queimam nele, enquanto o calor é retido no interior do recipiente por um longo tempo, devido ao qual o prato "atinge" e torna-se especialmente saboroso.

No entanto, o ferro fundido é um metal pesado, além do mais, inestético, por isso os produtos feitos com essa liga estão gradualmente perdendo sua popularidade.

Na fabricação de pratos de metais não ferrosos, em regra, são utilizados alumínio, cobre e todos os tipos de ligas com a aplicação de uma camada protetora obrigatória. Esses utensílios de cozinha parecem muito impressionantes e elegantes, mas se a integridade da camada protetora for danificada, substâncias nocivas começarão a entrar nos alimentos, portanto, não é recomendado armazenar alimentos em tal recipiente e, durante a limpeza, apenas gel de lavagem suave devem ser usados, escovas duras não são permitidas e pós abrasivos.

Os utensílios feitos de ligas de cobre são representados, na maioria dos casos, por latão e produtos de cuproníquel. São utensílios elegantes e caros que são usados ​​para contato direto com produtos alimentícios - bules, copos, copos, jarras de leite, tigelas de salada, tigelas de caviar, tigelas e todos os tipos de molinetes.

Tipos de revestimento

A prata é mais frequentemente usada para cobrir jogos e utensílios de cozinha, menos frequentemente ouro, bem como esmaltes, vernizes e esmaltes. Os utensílios de cozinha cromados e niquelados se espalharam. Os mais populares são utensílios de cozinha com revestimento antiaderente. Destina-se a cozinhar pratos sem a utilização de óleos vegetais e outras gorduras, respetivamente, o prato acabado não contém calorias adicionais e substâncias cancerígenas. Esses alimentos são considerados mais saborosos e saudáveis.

No entanto, alguns estudiosos argumentam que O revestimento de teflon é potencialmente inseguro para humanos... Quando aquecido a +220 graus, o revestimento começa a liberar benzeno e outras substâncias nocivas, portanto, tais panelas e potes não são recomendados para assar no forno. Em temperaturas elevadas, não haverá benefício de tal prato. Um revestimento antiaderente gasto ou danificado pode causar grandes danos a uma pessoa, portanto, tais pratos devem ser comprados apenas em lojas de confiança e dar preferência a marcas bem conhecidas.

Esses produtos não são baratos, mas se você não tem dinheiro para uma frigideira de alta qualidade, é melhor comprar um produto com revestimento de titânio.

Os pratos revestidos de esmalte são apreciados por muitas donas de casa há várias décadas. Os esmaltes foram especialmente inventados para proteger os produtos de íons metálicos que podem ser liberados durante o tratamento térmico. Combinados com os alimentos, eles formam sais nocivos, os pratos tornam-se perigosos para os humanos. Já que o esmalte serve de barreira entre alimentos e metais nocivos, mas é necessário monitorar sua integridade - a superfície do revestimento deve permanecer lisa e brilhante, não é permitido o uso de utensílios com lascas, rachaduras, sinais de opacidade e oleosidade .

O revestimento de zinco protege eficazmente os pratos da ferrugem, mas ao entrar em contato com líquidos quentes e soluções de revestimento fracamente ácidas, sua película de hidróxido é destruída e substâncias nocivas são liberadas.

Variedade de sortimento

Como já referimos, consoante as características de utilização, distinguem-se pratos para uso alimentar e não alimentar. A primeira categoria inclui contêineres para armazenar e transportar alimentos e outras necessidades domésticas. A classificação dos utensílios de metal para alimentos inclui os seguintes elementos:

  • artigos para tratamento térmico de alimentos;
  • utensílios para pôr a mesa e pratos frios;
  • Recipientes para armazenar produtos alimentares.

Os utensílios de cozinha usados ​​para cozinhar alimentos quentes geralmente incluem itens como:

  • potes;
  • panelas;
  • Panelas para assar;
  • Caldeiras para cozinhar no fogo;
  • patinhos, bem como gosyatnitsa e rybnitsa;
  • Assadeiras resistentes ao calor;
  • bules e bules;
  • Pratos para assar;
  • tanques para esterilizar latas.

Os talheres para servir refeições cozinhadas incluem o seguinte:

  • pratos de diversos tamanhos;
  • tigelas;
  • vasos de flores para doces, pão e frutas;
  • canecas;
  • baldes para bebidas refrescantes;
  • creamers, bem como tigelas;
  • pratos de caviar;
  • molhos;
  • vasos para pastelaria e bolos;
  • bandejas;
  • cheesecakes;
  • açucareiros.

    A gama de produtos utilizados para o transporte e armazenamento de alimentos consiste nos seguintes elementos:

    • baldes;
    • latas;
    • tigelas;
    • tanques para líquido.

    Um lugar separado na classificação é ocupado por utensílios não alimentares, que inclui elementos como:

    • recipientes para lavagem;
    • bacias e banheiras para banho;
    • latas;
    • todos os tipos de recipientes;
    • calhas para movimentação de produtos não alimentares.

    Devido à variedade de formas, bem como de tamanhos, itens de decoração, disposição de puxadores, tampas e tipos de cartão, a amplitude máxima do sortimento é alcançada. Portanto, as alças são fundidas, vazadas ou estampadas. Tampas para utensílios de cozinha estão a bordo, bem como para cima ou embutidas. Existem também diferentes formas de decorar os pratos - os mais populares são o estêncil e o decalque.Gravura e coberturas são comuns. Utensílios forjados e fundidos são diferenciados de acordo com o método de produção.

    Critérios de escolha

    Ao escolher panelas de metal há várias recomendações a serem levadas em consideração.

    • Os tachos destinados a um fogão eléctrico devem ter obrigatoriamente um fundo grosso - não inferior a 2 mm. O fundo de tais pratos está geralmente em contato próximo com a superfície do queimador, portanto, não deve ser menor que seu diâmetro.
    • Não se recomenda a compra de pratos com defeitos como violação da lisura da cobertura, desníveis, tubérculos, bolhas e fendas no esmalte, bem como "escamas de peixe". Já os defeitos de desenhos em utensílios de cozinha decorados (contornos borrados, desbotamento leve, esmaecimento da tinta) não afetam as propriedades operacionais dos utensílios de cozinha.
    • De acordo com os requisitos de qualidade, o esmalte interno pode ser azul, branco, preto, bege ou azul acinzentado. Todos os outros corantes usados ​​para criar o revestimento de esmalte criam altas concentrações de sais de potássio e manganês. Em contato com alimentos quentes, eles passam para os alimentos, levando a doenças graves.

    Panelas e outros recipientes para cozinhar com tonalidade amarela, vermelha ou marrom no interior são especialmente perigosos. Essas cores são comumente usadas para o exterior dos utensílios de cozinha.

    Regras de cuidado

    Os pratos de metal são despretensiosos de limpar. Para manter seu brilho original em casa, você deve seguir as seguintes regras:

    • É muito simples devolver o brilho a pratos de alumínio manchado - para isso basta ferver água com vinagre ou casca de maçã; se o produto escurecer, pode-se despejar durante a noite com soro de leite ou salmoura;
    • os produtos de níquel são limpos com soluções de vinagre de maçã e sal, na proporção de 1: 1;
    • aparelhos de aço inoxidável manchado devem ser colocados em um caldo de batata por um quarto de hora e, em seguida, seque;
    • a ferrugem nas facas é perfeitamente removida com sabão em pó comum;
    • assadeiras novas são untadas com óleo vegetal e calcinadas em forno quente - graças a esse tratamento, forma-se uma fina película de gordura na superfície, que protege ainda mais o material da corrosão;
    • uma panela queimada deve ser embebida durante a noite em uma solução salina concentrada - de manhã todos os depósitos de carbono podem ser facilmente limpos;
    • após a lavagem, os pratos de metal devem ser enxugados com um pano ou toalha macia.

    Para obter mais informações sobre as características dos utensílios de cozinha de metal, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa