Pratos

Cocotte: descrição, propósito e escolha

Cocotte: descrição, propósito e escolha
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Regras de cuidado

Para cozinhar hoje, uma grande variedade de utensílios de cozinha são usados. Alguns utensílios têm uma longa história. Essa categoria inclui o cocotte maker, que foi usado pela primeira vez na cozinha por chefs franceses e hoje é procurado em todo o mundo.

O que é e para que serve?

Muitos dos utensílios de cozinha usados ​​hoje por hospedeiras e chefs são de origem estrangeira. Cocotte, tão popular hoje, não é exceção. Este nome interessante esconde um tipo separado de panela resistente ao calor, que hoje é feita de materiais diferentes.

Pela primeira vez, os chefs franceses começaram a usar esses utensílios na cozinha para preparar pratos de vegetais. Como a prática tem mostrado, nos produtos cozidos em tais pratos, foi preservado um máximo de substâncias úteis, além disso, quaisquer vegetais não perderam a sua forma após o tratamento térmico.

Inicialmente, os fabricantes de cocotte eram feitos exclusivamente de argila e tinham uma tampa bem justa. Pratos usados ​​para cozinhar no forno. Posteriormente, além dos vegetais, passaram a cozinhar nela pratos de carne, peixe e cogumelos. Foi assim que surgiu a mundialmente famosa receita de ovo frito-cocotte.

Por fim, o nome foi atribuído aos pratos, depois que os chefs começaram a preparar exatamente a omelete. O fabricante de cocotte é traduzido do francês como “frango”.

Atualmente, o cocotte mudou ligeiramente. Se antes os pratos eram preparados nele para várias porções de uma vez, hoje as porções são servidas nos pratos., portanto, o volume de um fabricante de cocotte moderno está geralmente na faixa de 100-200 ml. E para servir um prato quente, era equipado com uma alça comprida.

Agora, esse tipo de serviço de mesa é usado na maioria dos casos. para a preparação de juliana em porções. Graças ao prático pequeno recipiente, é possível cozinhar o prato imediatamente em latas e servi-lo quente enquanto ainda está quente, com o mínimo de perda de aparência. Normalmente, os fabricantes de cocotte são decorados adicionalmente, envolvendo-os com guardanapos ou papel alumínio.

O Kokotnitsa combina uma série de vantagens principais, graças às quais o prato cozinhado mantém a sua atratividade. É cómodo para comer, e as características da sua preparação permitem conservar o máximo de propriedades úteis nos ingredientes utilizados, o que tem um efeito positivo no sabor. Já os fabricantes de utensílios de cozinha oferecem aos fabricantes de cocotte em cores diversas, o comprimento da alça e o tipo de matéria-prima utilizada na confecção dos pratos também variam.

Variedades

Os recipientes são classificados de acordo com o tipo de material utilizado na confecção dos pratos. Em condições modernas de rápido desenvolvimento de tecnologia para o comprador uma ampla gama de fabricantes de cocotte é oferecida.

  • Talheres de cerâmica. A principal característica distintiva desses produtos é sua alta condutividade térmica. Esses recipientes podem ser usados ​​não apenas para cozinhar juliana, uma vez que os fabricantes de cocotte podem ser usados ​​para aquecer alimentos em fornos e fornos de micro-ondas. A cerâmica aquece progressivamente, pelo que o tratamento térmico dos produtos será completo e uniforme.

As matérias-primas utilizadas não representam ameaça à saúde humana, no processo de interação com os alimentos a cerâmica não emite compostos perigosos, não oxida.

Mas o material não tolera flutuações bruscas nos valores de temperatura, então todos os tipos de experimentos com esses fabricantes de cocotte podem levar à formação de defeitos na superfície.

Hoje, os fabricantes usam dois tipos de matérias-primas.

  • Cerâmica não vidrada. O material difere na ausência de processamento adicional após a queima, que fornece resistência à água sem privar a porosidade natural do recipiente. Tal estrutura no processo de cozimento atua como um regulador natural da umidade, ou seja, quando falta, a umidade evapora daquelas reservas que o material absorveu anteriormente, com um excesso, toda a umidade, ao contrário, é absorvida no matéria-prima.

Entre as desvantagens desses pratos, vale destacar o baixo nível de higiene, uma vez que não só a água, mas também a gordura, vários sucos e odores se acumulam nos poros.

  • Louça de cerâmica esmaltada. Esses recipientes devem ser revestidos com esmalte, cuja peculiaridade é uma mudança na estrutura da matéria-prima - a argila torna-se completamente lisa, impossibilitando a absorção de inclusões estranhas.

Tal estrutura facilita sobremaneira o cuidado dos fabricantes de cocotte, além disso, a parte externa das paredes costuma se prestar a uma decoração decorativa, o que aumenta a atratividade dos pratos que são servidos à mesa.

  • Recipientes para cozinhar em aço inoxidável. As cocottes metálicas não reagem com ambientes ácidos e ligeiramente ácidos, bem como com outros produtos químicos. Ao contrário da cerâmica, os recipientes de aço inoxidável se diferenciam pela resistência aos danos mecânicos, o que significa que terão uma vida útil mais longa. Durante a operação e o tratamento térmico, o metal mantém seu apelo visual, não enferruja ou mancha, e mantém o calor bem.

Os pratos de aço inoxidável podem ser lavados na máquina de lavar louça.

  • Panelas de ferro fundido. O ferro fundido é há muito procurado como matéria-prima para a produção de utensílios de cozinha, pelo que muitos fabricantes estrangeiros e nacionais fazem precisamente fabricantes de cocotte de ferro fundido. Os produtos diferenciam-se pela durabilidade, pois são capazes de reter bem o calor, fazendo com que os alimentos fiquem aquecidos por mais tempo. Os recipientes de metal não se deformam com os picos de temperatura e têm propriedades antiaderentes.

No entanto, os fabricantes de cocotte de ferro fundido vão pesar mais do que produtos semelhantes feitos de ligas leves; além disso, a ferrugem pode se formar nas matérias-primas ao longo do tempo.

  • Recipientes de Silumin. O material é uma liga de alumínio e silício. Os produtos feitos com essas matérias-primas se distinguem por sua resistência a danos mecânicos e dureza. A panela é resistente a várias temperaturas e ambientes químicos. Os cocottes aquecem muito rapidamente, não estão sujeitos ao processo de formação de ferrugem em contato com a umidade.

Entre as desvantagens do produto, vale destacar o alto custo.

  • Fabricantes de cocotte descartáveis. Esses produtos são usados ​​em casa, bem como na estrada - em piqueniques, em caminhadas, no campo. A folha serve como material para a manufatura. Os pratos cozinhados em cocotadeiras descartáveis ​​não perdem o sabor, além disso, são absolutamente seguros para a saúde humana.
  • Hoje, os moldes de silicone não são menos procurados.... Os produtos feitos com essas matérias-primas são notáveis ​​por sua aparência: em geral, os fabricantes de cocotte são feitos de materiais de cores vivas. Os pratos são fáceis de usar. O silicone de grau alimentício não emite compostos tóxicos quando aquecido, portanto é seguro para o corpo humano ao interagir com os alimentos.
  • Talheres de porcelana valorizado por sua aparência de elite. Os produtos podem ser lisos ou pintados. Hoje, marcas asiáticas e europeias oferecem produtos de porcelana. A porcelana da França é especialmente apreciada. Ao escolher tais utensílios, vale a pena esclarecer adicionalmente com qual fonte de aquecimento eles serão compatíveis.

Os fabricantes de cocotte também diferem em volume; à venda, você pode encontrar recipientes para:

  1. 50 gramas;
  2. 100 gramas;
  3. 150 gramas;
  4. 200 gramas;
  5. 250 gramas.

A escolha vai depender das preferências pessoais, no entanto, recipientes de um volume muito grande raramente são comprados, uma vez que na maioria dos casos pratos bastante substanciais são preparados em fabricantes de cocotte. Hoje, esses pratos são usados ​​em fornos, vapores, fornos de microondas. Nos fabricantes de cocotte, você poderá cozinhar um prato delicioso mesmo em uma panela comum em banho-maria. Os tachos podem ser vendidos com ou sem tampa, sendo a última opção a mais comum.

Como escolher?

Além das características externas, ao escolher um conjunto de cocotadeiras, deve-se atentar para as características do material com que são feitos os recipientes para cozinhar. Vale destacar as principais propriedades que terão um efeito positivo no paladar, além de facilitar o processo de preparo e posterior cuidado dos pratos.

  • Resistência ao calor. A principal qualidade dos fabricantes de cocotte, já que o processo de seu funcionamento está diretamente relacionado ao tratamento térmico em altas temperaturas em fornos, fornos e etc. Se o material tiver baixa resistência ao calor, o recipiente irá rachar.
  • Propriedades antiaderentes. É importante comprar recipientes com revestimento antiaderente no fundo, caso contrário, os restos do prato terão que ser arrancados das paredes. A ausência de uma camada antiaderente complicará os cuidados subsequentes com a loiça e também irá afectar negativamente o sabor do prato acabado, uma vez que os alimentos podem assar de forma irregular.
  • Inércia aos produtos. Os fabricantes de cocotte não devem absorver os aromas dos pratos neles preparados, pois durante o cozimento de outros produtos podem "exalar" os odores do prato anterior, especialmente especiarias e outros intensificadores de sabor naturais como alho ou cebola. Além disso, as matérias-primas não devem absorver gordura, além de reagir com produtos que se caracterizam pelo aumento da acidez.

Regras de cuidado

As peculiaridades de armazenamento e cuidado dos pratos após o cozimento dependerão diretamente do tipo de material com que são feitos. Existem várias diretrizes para os materiais mais comumente usados.

  • Para ferro fundido não há restrições em termos de limpeza de resíduos do produto.Portanto, os recipientes feitos deste metal funcionam em qualquer temperatura de aquecimento, e também se prestam à lavagem manual ou automatizada sem problemas.
  • Uma liga chamada silumin, requer um manuseio mais cuidadoso. Isso é especialmente verdadeiro para as paredes internas - é proibido esfregá-las com quaisquer compostos ou materiais abrasivos, uma vez que tal processamento reduzirá significativamente sua vida operacional.
  • Cerâmica, revestida com esmalte, destaca-se pela resistência aos danos mecânicos, porém, é melhor cuidar das cocotadoras de cerâmica manualmente.
  • Aço inoxidável tolera bem quaisquer opções de processamento, por isso os pratos podem ser lavados da maneira usual ou você pode usar a máquina de lavar louça.
  • Porcelana requer um manuseio cuidadoso, uma vez que o material é bastante frágil, diante do qual é melhor lavar essas máquinas de cocotte manualmente.
  • Silicone resistente a qualquer tipo de impacto, não tem medo de compostos químicos e altas temperaturas. Isso permite que você lave esses pratos de qualquer maneira conveniente.

Uma visão geral do fabricante de cocotte de polímero de cristal líquido está esperando por você no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa