Patins

Patins termoformados

Patins termoformados
Contente
  1. O que é e por que é necessário?
  2. Formando variedades
  3. Como fazer em casa?

Profissionais de hóquei, patinação artística e amadores casuais sabem que os patins nem sempre têm um formato que se ajusta ao pé. Isso contribui para a compressão das articulações, congelamento rápido dos membros, controle deficiente. Esses problemas podem ser resolvidos usando uma tecnologia especial - termoformação. Com a ajuda dela, a bota adquire um formato o mais próximo possível do anatômico e torna-se confortável de usar.

O que é e por que é necessário?

Os patins, principalmente os profissionais, são feitos de materiais duros. Eles podem apertar a perna mesmo com o tamanho correto. É por isso que uma termoformação especial de patins foi desenvolvida.

A tecnologia permite amaciar o material compósito por fora e por dentro, dando ao calçado um formato o mais próximo possível do anatômico... Os trabalhos de moldagem são realizados em fornos especiais com temperaturas em torno de 92-94 ° C.

O resultado depende diretamente do design dos patins e do material de sua produção. As botas mais grossas são mais difíceis de moldar. Você só pode alterar ligeiramente sua forma. Mas os menos rígidos tornam-se flexíveis e dobram-se facilmente. Assim, você pode repetir quase exatamente o contorno do pé.

É importante levar em conta que a termoformação melhora o desempenho de uma bota que inicialmente se acomodava confortavelmente no pé. Falhas graves não podem ser alteradas. A termoformação só ajuda a diminuir o incômodo da pedalada, minimiza o espaço livre dentro do patim, garantindo um manuseio perfeito.

Se, ao experimentar, paredes duras pressionarem o pé ou fixarem-no de maneira inadequada, mesmo a termoformação mais forte não ajudará.A bota deve estar o mais próximo possível das características anatômicas.

Também é importante lembrar sobre como alterar o tamanho da crista durante a termoformação. O fato é que o calcanhar possui uma vedação de espuma. E depois de aquecido, torna-se elástico, espremido sob os pés. Assim, é possível obter um aumento no tamanho da bota em até 0,5 tamanhos. Portanto, se os dedos nos patins estiverem ligeiramente tensos, você não deve usar imediatamente o tamanho maior. Na maioria das vezes, depois que a bota é moldada, ela se encaixa perfeitamente no pé.

Ao comprar patins de figura ou hóquei no gelo você deve pensar imediatamente em melhorar sua conveniência... Além disso, a moldagem costuma ser imediatamente incluída no preço. A tecnologia deixará o porta-malas mais confortável. As pernas não ficam muito cansadas, congelam e as paredes dos patins não comprimem os vasos sanguíneos. A termoformação permitirá que você se adapte rapidamente ao novo modelo e melhore o manuseio.

Algumas pessoas preferem esperar o momento em que os patins estouram. Mas, ao mesmo tempo, você terá que suportar o desconforto por muito tempo. Basta uma termoformação e a operação se tornará muito mais agradável.

Formando variedades

A tecnologia consiste em aquecer o material compósito da crista a uma temperatura média de 92-94 ° C. Pode ser de dois tipos, diferindo na área de aquecimento.

Termoformação completa

Essa tecnologia é usada com mais frequência para modelos caros. Uma designação especial está indicada na etiqueta. Portanto, é possível realizar uma adaptação completa da bota ao pé. Neste caso, dependendo da rigidez do material, o nível de conformação pode variar.

A tecnologia permite trocar não só a parte inferior do skate, mas também as paredes, estofamento, palmilhas. No entanto, os elementos adicionais raramente mudam.

Termoformação parcial

Com essa tecnologia, apenas a parte da bota adjacente ao pé muda, e sem a área do pé. Isso melhora o ajuste do pé e tornozelo e o nível de conforto ao dirigir. Alguns modelos profissionais têm imediatamente a função de tomar a forma da perna.

Se a bota se encaixa perfeitamente no pé, exceto em uma pequena área, você também pode mudar isso. Um local específico é aquecido com ar quente.

Como fazer em casa?

Você também pode moldar patins termoformados em casa com suas próprias mãos. Mas primeiro você precisa estudar as instruções apropriadas. Você pode encontrá-lo em uma caixa de skate ou no site do fabricante.

Na maioria das vezes, a moldagem é realizada no forno. Ao mesmo tempo, deve manter a convecção de ar quente no modo de operação isolado. O processo deve ser realizado com especial cuidado, pois existe o risco de danificar os patins.

Uma das desvantagens desse tratamento é a baixa capacidade do forno. As botas terão que ser dobradas uma de cada vez.

Antes de moldar, você deve preparar:

  • Liberte o forno de todos os elementos o que pode interferir no processo. Só resta a grade, na qual as botas são depois colocadas.
  • As palmilhas devem estar na bota durante o aquecimento. No entanto, o silicone não deve ser deixado nos patins.
  • Os cadarços das botas devem ser afrouxados. No entanto, se os produtos forem adicionalmente processados ​​ou comprados de fora do fabricante, eles devem ser removidos.
  • Vale a pena escolher com antecedência um local onde os patins vão esfriar, e escolha meias que sejam próximas em espessura àquelas que serão usadas durante o treinamento.
  • A temperatura do forno é ajustada estritamente de acordo com as recomendações do fabricante.... É individual para diferentes modelos.

A termoformação ocorre da seguinte forma:

  • Os patins devem ser instalados no forno após atingir a temperatura desejada, na posição horizontal. O corpo não deve entrar em contato com elementos do forno que possam derretê-lo.
  • Coloque os patins no forno rapidamentepara que o ar quente não tenha tempo de escapar.

O processo de aquecimento deve ocorrer exatamente com o tempo especificado pelo fabricante. Algumas empresas subestimam deliberadamente o tempo de moldagem para preservar a integridade das botas.Você pode verificar a plasticidade pressionando a parte mais dura da crista.

O produto aquecido é retirado do forno, imergindo imediatamente o segundo. Você deve ter cuidado com as peças de metal para não se queimar. Alicates ou pinças especiais podem ser usados.

As botas aquecidas são amarradas em vários estágios. Pela primeira vez, os atacadores estão bem apertados, não os puxe. Caso contrário, os ilhós podem ser danificados. Aperte a espuma no calcanhar antes do laço principal. Além disso, os atacadores são puxados cuidadosamente para cima e, ao mesmo tempo, devem ser mantidos na base.

Na maioria das vezes, o processo de resfriamento ocorre na posição sentada, com a perna dobrada a 90 °. Para alguns modelos, é necessário ficar em pé para transmitir com mais precisão a forma do pé. A formação vem do peso da pessoa. O resfriamento ocorre em 15 minutos e você precisa ficar parado e imóvel.

Para verificar se seus patins estão frios, é necessário tocar na região do calcanhar. Deve estar frio. Você pode usar os sapatos somente depois que eles estiverem completamente solidificados. Para alguns modelos, o tempo não ultrapassa uma hora, enquanto para outros pode chegar a 24 horas.

Você também pode fazer a termoformação com um secador especial de construção. Você pode definir a temperatura necessária nele. Muitos consideram esta opção preferível, pois apenas a parte interna da bota esquenta. Isso não danifica a camada externa.

O processo de resfriamento é idêntico ao da versão do forno.

A termoformação permite que os patins sejam adaptados à forma anatômica individual do pé... É simplesmente insubstituível para jogadores profissionais de hóquei e patinadores. Mas os amadores comuns também podem tornar o passeio mais confortável moldando em casa.

Para uma percepção visual do processo de termoformação dos patins, vale a pena assistir ao vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa