Patins

Características dos patins profissionais e sua escolha

Características dos patins profissionais e sua escolha
Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades
  3. Fabricantes populares
  4. Segredos de escolha

Os patins profissionais diferem marcadamente dos amadores comuns em termos de desempenho e requisitos técnicos para esta peça de equipamento. Modelos femininos de alta qualidade feitos de couro genuíno e suas versões masculinas se destacam externamente dos demais. Uma visão geral de todas as características de tais calçados esportivos ajudará a entender a diferença entre produtos semi-profissionais e profissionais produzidos para treinamento, competições.

descrição geral

Todo mundo sabe que os skatistas são de um tipo especial. Mas as sutilezas de sua diferença em relação às opções amadoras ainda são conhecidas apenas pelos profissionais. Em primeiro lugar, as lâminas usadas pelos atletas têm uma aparência diferente. Eles diferem dos usuais pela presença de dentes anteriores e uma protrusão no calcanhar. Para facilitar ao atleta a execução de figuras e piruetas complexas, as chuteiras possuem salto.

Não se esqueça que tal equipamento possui 2 componentes. Os sapatos na patinação artística profissional são tão importantes quanto as lâminas. Eles são criados de acordo com determinados modelos, na maioria das vezes em um pedido individual.

Os patinadores os usam muito antes do início da competição para obter o ajuste perfeito na perna.

Os seguintes pontos podem ser atribuídos às características importantes deste calçado.

  1. Alta rigidez. Ao costurar botas, várias camadas de couro genuíno são usadas de uma vez. O material deve ser bem feito, respirável - permeável ao ar, mas retendo calor.
  2. A presença de um forro amolecimento. Ele evita danos à pele por atrito e torna a pilotagem mais confortável.Mas os patins profissionais são equipados com um forro com outro componente importante - propriedades de absorção de choque. Um tecido composto ou natural é usado como material.
  3. Sola de materiais especiais. Na maioria das vezes, em botas para esportes profissionais, é feito de couro genuíno, borracha, fibra de carbono.
  4. Bloco anatômico. É feito para o atleta. Para conseguir um encaixe perfeito, é utilizado um método de termoformação, com enchimento de espuma viscoelástica. Nesse caso, o pé de atleta deixa uma impressão perfeita, que permanece por dentro durante toda a duração da bota.
  5. Uma palmilha que distribui uniformemente a carga sobre o pé.
  6. Desenho especial de língua. Eles usam espuma ou feltro como enchimento. Ao amarrar, a canela não é esmagada pelas cordas.

As lâminas de skate têm sempre 2 nervuras e dentes longos e largos. Um recesso está localizado entre os elementos paralelos. Ao patinar, o patinador desliza no gelo, apoiando-se em ambas as costelas. As lâminas são feitas de aço cromado de alta qualidade. Para a fixação, são usados ​​parafusos; o raio de curvatura é calculado com precisão para eles.

Variedades

A classificação dos patins para a patinação artística começa com sua divisão em mulheres e homens, diferindo em tamanho e desempenho. Todas são confeccionadas com botas de couro genuíno e atendem aos padrões de qualidade estabelecidos. Já para as meninas de botas, é necessário fazer um salto, o que permite realizar uma série de elementos de forma mais eficaz, mudando visualmente a posição da perna.

Além disso, a divisão também é realizada por outros motivos. A classificação neste caso é realizada de acordo com os seguintes parâmetros.

Por tipo de esqui

Dependendo da massa de cada um dos componentes do skate artístico, ele pode ser projetado para:

  • patinação em massa;
  • programas gratuitos;
  • uso de coaching;
  • aulas educacionais ou "escolares" com o desenvolvimento de elementos básicos;
  • números de dança;
  • movimento sincronizado de atletas.

Cada uma das opções é feita de acordo com seus próprios padrões, levando em consideração a complexidade, o modo de velocidade, relevante para uma determinada disciplina. É importante que a massa dos patins não seja muito grande, permitindo realizar facilmente os elementos necessários.

Na patinação livre, os patins são usados ​​com lâmina alongada e calcanhar, dentes bem definidos. As botas devem ser altas, muito rígidas, capazes de suportar cargas de salto intensas. Os patins de treino geralmente diferem dos patins livres apenas por uma camada maior de isolamento e uma bota mais macia.

Para o cumprimento dos valores obrigatórios, utiliza-se equipamento "escolar". Distingue-se por um pequeno raio de curvatura da lâmina, bota mais macia, um dente. Os patins de dança não têm saliências ou outros elementos que possam ferir um parceiro ao entrar em contato em alta velocidade. Os patinadores sincronizados usam patins com botas curtas macias e cordões ergonômicos.

Por nível

A classificação dos patins artísticos de acordo com a classe dos atletas de patinação também é bastante comum. O treinamento profissional requer o uso de equipamentos com a bota mais rígida que fixe com segurança a parte inferior da perna, bem como uma lâmina de aço de alta qualidade que mantém seu fio cortante por muito tempo.

Os patins para iniciantes são mais macios e leves. Neles, os jovens skatistas aprimoram sua técnica. Patins semi-profissionais estão disponíveis para crianças e adultos. São costurados em couro genuíno, com ajuste anatômico obrigatório na perna. A sola deve ter propriedades de amortecimento.

Fabricantes populares

As melhores empresas de patinação artística estão localizadas na Europa e na América do Norte. Cada marca possui características próprias. Por exemplo, Edea italiana aposta em materiais modernos de alta tecnologia e na maior rigidez de suas botas. Itens sintéticos são preferidos e Risport... O reconhecido líder mundial é considerado Marca suíça Graf... São seus patins que podem ser vistos nos pés dos maiores patinadores do mundo atuando em patinação sincronizada e dança no gelo.

Entre as marcas norte-americanas, atenção especial é dada ao Produtos Jackson... A empresa usa uma construção de bota leve, sola anatômica multicamadas e couro natural para a parte superior.

Todos os produtos de alto padrão possuem termoformação, mas mesmo sem ela os atletas podem progredir muito em suas atividades.

Entre os fabricantes europeus, a atenção também merece bastante Marca austríaca WIFAfocado no esqui profissional e semiprofissional. A empresa mantém com sucesso um equilíbrio entre a qualidade e o preço de seus produtos.

A classificação dos patins profissionais para atletas iniciantes é a seguinte.

  • Graf Splendid. Patins pré-fabricados para a patinagem feminina. As botas deste modelo são feitas de couro genuíno, as lâminas são de nível profissional. A camada interna é termotransformável, proporcionando um encaixe perfeito na perna. A última fixação confiável e de alta qualidade da área do tornozelo minimiza o risco de lesões.
  • Jackson Freestyle Aspire. Patins do tipo semirrígido (índice 45) com camada termotransformadora e forro com efeito memória. É uma boa opção para aprender os elementos básicos da patinação artística.
  • CK Princess Lux 100% Couro. Um modelo de skate profissional com um perfil de bota calculado com precisão e excelente suporte para o tornozelo. Todos os elementos são feitos de couro genuíno, as lâminas são feitas de aço inoxidável de alta qualidade, fixadas com parafusos curtos.
  • Graf Montana Gold. Patins modernos com uma forma confortável. Disponível em uma ampla variedade de tamanhos. A bota possui revestimento externo em couro artificial, resistente a danos, há reforços no tornozelo e na região superior. Lingüeta e forro de feltro, lâminas de aço com aço inoxidável niquelado.
  • Conjunto WIFA Prima. Um modelo universal de patins feitos de couro genuíno com lâminas de aço de alta qualidade. Disponível em uma ampla variedade de tamanhos. Devido ao seu baixo peso e boa estabilidade, é considerada uma excelente escolha para o treinamento de atletas iniciantes.
  • ICE BLADE Naomi. Patins leves e baratos para iniciantes com bota de couro artificial, disponível nas versões masculina e feminina. Forro de pele natural, lâminas de aço de alto carbono.

Os patins são adequados para patinadores em seus primeiros passos, eles não serão capazes de executar elementos complexos neles.

  • Jackson JS1490 Mystique. Patins leves com cano em material sintético, forro macio anti-abrasão e sola em PVC. O conjunto inclui uma lâmina de aço de alta qualidade que requer afiação não mais do que 1-2 vezes durante a temporada. Devido à fixação rígida do tornozelo, o modelo às vezes é considerado profissional, mas é mais adequado para iniciantes na patinação artística.

Atletas experientes usam kits personalizados individualmente em seus treinamentos e performances. O custo das botas aqui pode chegar a 50.000 rublos e o índice de rigidez é de 90-95. Depende de quantos elementos complexos um atleta pode realizar sem o risco de lesões.

Segredos de escolha

Antes de escolher os patins certos com o tamanho certo, vale a pena considerar alguns dos segredos e sutilezas desse processo. O conjunto básico de regras pode ser formulado da seguinte forma.

  1. O encaixe é realizado sobre as meias em que a patinação será realizada. O ajuste deve ser confortável, mas não apertado.
  2. A rigidez das botas é selecionada com base no peso do patinador. Quanto mais peso, maior deve ser o valor. Os iniciantes andam com botas semi-macias. Você pode verificar a rigidez apertando a crista na área do tornozelo - ela não deve dobrar, especialmente nos modelos da classe PRO.
  3. A dureza da lâmina deve ser de pelo menos 70. Com esses indicadores, será possível aumentar a nitidez com menos frequência.
  4. Tipo de fixação da bota - somente com laço. Na patinação artística, deve ser completo, de baixo para cima.
  5. A largura da lâmina é a máxima possível. Nesse caso, é importante que o patim não fique muito pesado.
  6. A sola tem várias camadas, mas não de plástico. Os materiais poliméricos são encontrados em modelos econômicos de patins artísticos. Eles reduzem o peso da bota, mas sob cargas de choque após o congelamento, racham e deformam facilmente. Uma sola de alta qualidade sempre tem várias camadas com vários graus de amortecimento.
  7. Material - couro genuíno. Claro, as botas sintéticas de hoje não são inferiores em rigidez e qualidade às suas contrapartes feitas de materiais naturais. Mas em termos de durabilidade e conforto de condução, nada supera os verdadeiros artigos de couro.
  8. A seleção é estritamente em tamanho. Para determiná-lo, é necessária precisão, portanto, as duas pernas das meias são traçadas ao longo do pé em uma folha de papelão e, em seguida, o comprimento é medido nos pontos extremos. Quando a assimetria é detectada, o valor máximo é tomado como base para a seleção. Dividindo o comprimento por 2/3, você pode obter o tamanho real do tênis esportivo.
  9. A experiência de pilotagem é importante. Iniciantes 1-3 anos de estudo usam kits prontos montados. Os próprios kits são montados pelos profissionais, adquirindo as botas e as lâminas separadamente, de acordo com os parâmetros desejados.
  10. Marcas famosas são prioridade. No mundo dos esportes de alto rendimento, você deve dar preferência apenas às melhores marcas de equipamentos. Sua qualidade afeta diretamente o resultado.

Considerando as orientações básicas, você pode encontrar facilmente os patins certos para iniciantes ou patinadores experientes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa