Etiqueta à mesa

Etiqueta à mesa: regras de conduta e serviço

Etiqueta à mesa: regras de conduta e serviço
Contente
  1. Regras de conduta para crianças à mesa
  2. Recursos em diferentes países
  3. Configuração da mesa
  4. Como usar os dispositivos?
  5. dicas e truques

A imagem de uma pessoa moderna de sucesso inclui muitos detalhes. Um deles é a capacidade de permanecer na sociedade e seguir as regras de comportamento à mesa. Assim, você se mostrará uma pessoa bem-educada e inteligente.

O que é isso?

A história do surgimento da ética é muito antiga. Alguns outros homens das cavernas sabiam como se comportar lindamente e tentaram ensinar isso aos outros. As normas de etiqueta evoluíram com o tempo e foram aprimoradas a cada vez. Agora, essa ciência nos ensina o comportamento correto à mesa.

Pequenos detalhes chamam a atenção imediatamente e podem arruinar a primeira impressão sobre uma pessoa, por isso será útil atualizar as regras de etiqueta já conhecidas ou aprender novas. Os especialistas recomendam ensinar as crianças a manusear os talheres e a servir a mesa desde cedo, especialmente porque os fabricantes modernos oferecem uma ampla seleção de garfos e colheres seguros, brilhantes e bonitos. Acredita-se que essa habilidade deva ser praticada não apenas em uma festa ou em um restaurante, mas também em casa.

A ética deve estar presente em todas as refeições. Isso o ajudará a entender melhor seus fundamentos, normas e prescrições.

Vamos dar uma olhada nas regras básicas relacionadas à configuração da mesa e ao comportamento cultural da mesa.

Como se comportar à mesa?

Comer é um daqueles processos básicos que inevitavelmente acompanham as pessoas ao longo de suas vidas. Durante almoços de negócios, os parceiros chegam a um acordo e assinam contratos importantes. Nenhum evento festivo está completo sem uma mesa de bufê ou um grande banquete. À mesa, a família sente a coesão mais forte, já que ao longo de um prato de comida você pode discutir todos os problemas e alegrar-se com o sucesso da casa. Almoçar ou jantar juntos aproxima as pessoas e melhora a qualidade da comunicação.

É muito mais agradável lidar com uma pessoa que observa as regras de etiqueta, não incomoda os outros e come em silêncio e com cuidado. Nunca é tarde para corrigir erros de comportamento e se tornar uma pessoa mais culta.

Regras de comportamento

Vamos considerar com mais detalhes as características do comportamento cultural durante uma refeição.

Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à maneira como se senta na cadeira. A postura de uma pessoa fala não apenas da capacidade de se manter na sociedade, mas também de hábitos e caráter. Uma pessoa confiante sempre se senta com as costas retas e ocupa a maior parte da área sentada., sua postura é tranquila e relaxada. É essa posição corporal que é mais apropriada à mesa.

Quando posicionadas à mesa, as mãos são colocadas na borda da mesa e os cotovelos são levemente pressionados contra o corpo. Uma leve inclinação para a frente é permitida para a conveniência de comer.

Existe um pequeno truque para aprender a posição correta do assento à mesa. Para fazer isso, os especialistas em etiqueta recomendam pressionar dois pequenos livros contra o corpo com os cotovelos. Este exercício simples o ajudará a lembrar a posição correta do corpo e das mãos durante a refeição.

Ao comer, você precisa ficar quieto e cuidadoso. Os talheres não devem ser retirados longe do rosto. A pessoa deve comer com calma e devagar, mastigando cuidadosamente cada pedaço de comida com a boca fechada. Não bata, beba, sorva ou faça outros sons. E você certamente não deve falar com a boca cheia, pois parece extremamente feio.

Se a comida estiver muito quente, espere até que arrefeça. Não é necessário soprar forte no prato ou na colher, caso contrário pode ser indelicado. Isso é especialmente verdadeiro para meninas e crianças em idade escolar.

Existem várias regras simples, seguindo as quais você pode aprender o comportamento correto durante uma refeição:

  • A distância do corpo à borda da mesa deve ser tal que a pessoa sentada não se sinta desconfortável.
  • Cotovelos e itens pessoais como carteira, chaves ou bolsa de cosméticos não devem ser colocados sobre a mesa. Isso é considerado uma forma inadequada.
  • Não tente pegar comida em toda a mesa. Basta pedir à pessoa próxima para lhe entregar o prato ou saleiro que você deseja e, em seguida, agradecer educadamente pela ajuda.
  • Para manter as roupas limpas, você pode usar um guardanapo de tecido especial, que é colocado sobre os joelhos antes de iniciar uma refeição. As crianças pequenas podem enfiar o guardanapo atrás da gola.
  • Produtos de refeições comuns devem ser consumidos com dispositivos projetados para isso. As únicas exceções são açúcar, biscoitos e frutas.

O almoço ou o jantar costumam ser realizados em um restaurante. Nesse caso, existem diretrizes especiais de etiqueta:

  • O homem sente falta de seu companheiro primeiro. Ele deve abrir a porta para ela, pegar o agasalho, mover a cadeira. Se a empresa for formada por mulheres e homens, a reunião se torna mais informal.
  • Se várias pessoas se reunirem, os que se atrasam não esperam mais do que 15 minutos. Além disso, a refeição começa independentemente de o atraso ter chegado ou não. O próprio detido pede desculpas a todos os participantes do jantar e junta-se à refeição. Ao mesmo tempo, não é necessário chamar a atenção de todos os que estão à mesa e tentar explicar o motivo do atraso.
  • Quando homens e mulheres participam de um jantar, a escolha do menu e a ordem dos pratos geralmente recaem sobre os ombros do sexo forte. Ele pode oferecer a seu companheiro certos pratos e encomendá-los se o consentimento for obtido.
  • É considerado bom começar a comer apenas quando os pratos forem levados a todos os que estão à mesa. Ao mesmo tempo, quem está à espera pode convidar outras pessoas para começar uma refeição, mesmo que os pratos ainda não estejam prontos.
  • Você não deve olhar desafiadoramente e cheirar os pratos, considere cuidadosamente cada ingrediente e comente sobre a composição. Parece indecente.
  • Os ossos devem ser cuspidos delicadamente em um garfo ou colher e colocados na borda de um prato.

Ninguém está imune a situações embaraçosas. Por exemplo, se os talheres caírem no chão, você pode pedir ao garçom para trazer um conjunto limpo. Se um objeto cair acidentalmente, não entre em pânico. Normalmente, nesses casos, o valor da propriedade danificada é adicionado à fatura.

A etiqueta proíbe fazer o seguinte em um restaurante:

  • Realize procedimentos de higiene sentado à mesa. Pentear o cabelo, corrigir a maquiagem, limpar o rosto ou pescoço com guardanapos é recomendado no banheiro. Também não é habitual deixar vestígios de cosméticos na loiça. É melhor limpar os lábios com um guardanapo antes de começar uma refeição para evitar marcas de batom no vidro.
  • Sopre ruidosamente na comida ou bebida. Recomenda-se esperar até que esfrie para começar a comer.
  • Chame o pessoal de serviço em voz alta, bata em um vidro ou estale os dedos. Parece extremamente incivilizado.
  • Retire os alimentos do prato comum com talheres pessoais. Para isso, são usados ​​garfos e colheres comuns.

A etiqueta à mesa é muito importante. Conhecendo todos os seus princípios básicos, você pode causar uma boa impressão nos outros.

Regras de conduta para crianças à mesa

Conforme observado anteriormente, as crianças devem aprender etiqueta desde tenra idade. As crianças aprendem rapidamente novas informações e o processo de aprendizagem é fácil de transformar em um jogo. Em primeiro lugar, a criança precisa ser ensinada a lavar as mãos antes de cada refeição. Primeiro, os próprios pais dão o exemplo e ajudam o bebê, e depois essa ação já estará consertada na máquina.

A criança deve se sentar a uma mesa comum com todos os adultos para se acostumar com a companhia. Existem cadeiras altas especiais que permitirão ao seu bebé sentar-se ao mesmo nível dos adultos e sentir-se como um membro da família. Durante o almoço, não é recomendável ligar a TV, pois isso desviará a atenção do processo de comer.

Um guardanapo de tecido pode ser colocado atrás da gola. Isso impedirá que pedaços de comida e bebida caiam em sua roupa. Para as crianças pequenas, foram inventados garfos e facas de plástico especiais. Eles não têm lâminas e dentes afiados, então a criança não se machucará e as cores brilhantes atrairão o interesse.

Você deve sentar-se ereto à mesa, não deve balançar na cadeira e perturbar os outros que estão sentados à mesa. Gritos e conversas altas são inaceitáveis.

Um ponto importante para ensinar boas maneiras à mesa a seu filho é não brincar com comida. É necessário explicar às crianças que tal comportamento é inaceitável e que a comida não deve ser espalhada na mesa.

Depois de comer, é preciso agradecer à recepcionista pelo delicioso almoço e pedir licença para sair da mesa. Uma das maneiras de ensinar seu filho a pôr a mesa é envolvê-lo no processo de arrumação da mesa. Peça a seu filho que o ajude a arrumar pratos e talheres.

O mais importante é ter paciência e não levantar a voz. Talvez o bebê não entenda as regras que são incomuns para ele da primeira vez, mas você não deve desistir e ficar nervoso. O exemplo de outros membros da família ajudará a criança a se adaptar rapidamente e a se comportar corretamente.

Recursos em diferentes países

As regras de conduta à mesa em diferentes países do mundo são um pouco diferentes daquelas a que estamos acostumados. Alguns momentos podem ser bastante incomuns e exóticos para a Rússia. Vamos descobrir o que os turistas devem prestar atenção para evitar situações desconfortáveis:

  • No Japão e na Coréia, é conhecido por ser comido com pauzinhos especiais. Durante a refeição, eles devem ser colocados paralelamente à borda da mesa ou em suportes especiais. Mas não é recomendável colar gravetos no arroz, pois é o símbolo de um funeral.
  • Na mesa em estabelecimentos brasileiros catering tem um símbolo especial pintado de verde e vermelho em ambos os lados. O lado verde indica que o visitante deseja receber mais alimentos. E muitas vezes acontece que o garçom traz novos pratos quase sem interrupção. Para limitar a hospitalidade do pessoal de serviço, gire o token para vermelho.
  • Georgia famosa por seu vinho. Sem surpresa, esta bebida acompanha quase todas as refeições. O turista deve lembrar que durante uma festa é costume beber vinho integralmente após cada palestra.
  • Na Índia e na Inglaterra Não é recomendado comer com a mão esquerda, pois na religião tradicional indiana esta mão é considerada impura. Esta regra também se aplica a apertos de mão e transferência de documentos.
  • Os amantes do café devem ter cuidado Na Itália, já que neste país não é costume tomar cappuccino à tarde. Os habitantes locais acreditam que pode ter um efeito negativo na digestão. Outro fato interessante: na Itália, o parmesão não é adicionado à pizza ou macarrão. A etiqueta francesa é um tanto semelhante à italiana.
  • Turistas viajando na China, o peixe é frequentemente pedido em restaurantes. Com esta opção de prato, lembre-se de que não deve virar a porção. Este é um mau presságio, o que significa que há uma grande probabilidade de o barco de um pescador naufragar. Depois de comer a metade superior da porção, é melhor tirar primeiro a crista do peixe e só depois dar continuidade à refeição.

Antes de viajar para qualquer país, você deve primeiro se familiarizar com as regras básicas de etiqueta aceitas. Você precisa respeitar a cultura das outras pessoas e tentar evitar situações desconfortáveis ​​que possam ofender os moradores locais.

Configuração da mesa

A mesa deve ser sempre bem servida, independentemente de se tratar de um almoço de negócios ou de um jantar em família. Ensina cultura e dá à refeição um clima solene. Ao ver pratos e talheres bem dispostos, é muito mais fácil seguir as recomendações de comportamento à mesa.

Existem inúmeras maneiras de definir a mesa, que dependem da hora do dia, da natureza do evento e de muitos outros fatores.

Para uma configuração de mesa clássica adequada a qualquer ocasião, você pode usar as seguintes regras:

  • Deve haver uma toalha de mesa na mesa. Isso dará até mesmo à refeição mais comum um clima festivo e solene. É melhor que a toalha de mesa seja de um tom claro. Pratos em tal tela ficarão elegantes. De acordo com as regras, a toalha de mesa deve ficar pendurada na borda da mesa em no máximo 30 cm.
  • As cadeiras devem ser colocadas com algum espaço entre elas, de modo que seja confortável para o comensal se sentar e não bater nos vizinhos com os cotovelos.
  • Um prato de servir é colocado a uma distância de cerca de 2-3 cm da borda, que serve de suporte para todo o resto. Os pratos mais profundos são colocados no topo. Os pratos para pães e tortas estão localizados à esquerda. Sopas e caldos são servidos em um prato ou tigela especial de sopa.
  • Os talheres são colocados em guardanapos de celulose. Eles são selecionados para combinar com a toalha de mesa. Lenços umedecidos são enrolados em um prato para proteger as roupas.
  • À direita da placa estão os dispositivos que são segurados, respectivamente, na mão direita. Coloque uma colher de sopa de forma que o lado convexo fique para baixo. A faca deve ficar com o lado de corte voltado para a placa. Os dentes do garfo devem apontar para cima. Uma colher de sobremesa é colocada em cima do prato.
  • Algumas pessoas preferem beber água enquanto comem, por isso não faz mal colocar um copo de água potável na frente da faca. Além da água, o copo também pode conter suco, compota ou outras bebidas não alcoólicas.
  • Pratos com refeições comuns são colocados no centro da mesa. Eles devem colocar talheres para uso geral.
  • As bebidas quentes são servidas em uma cafeteira especial e as xícaras são colocadas imediatamente na mesa.Um pequeno pires deve ser colocado sob a xícara e uma colher de chá ao lado.
  • O açúcar é colocado em um açucareiro. Uma colher de servir é servida com ele. Açucareiros com dispensador são usados ​​com frequência hoje em dia.
  • Todos os pratos devem estar perfeitamente limpos, sem lascas e sem fissuras.

Vasos com flores frescas, colocados no centro da mesa, também ficam muito bonitos. Eles se tornarão uma decoração adicional e darão à mesa um aspecto festivo.

Como usar os dispositivos?

Uma pessoa que vem a um restaurante pela primeira vez pode ficar confusa com uma grande quantidade de talheres diferentes. A regra a seguir permitirá que você se sinta mais confiante: os dispositivos situados no lado esquerdo da placa são segurados apenas na mão esquerda. Geralmente são garfos de tamanhos diferentes. Uma regra semelhante se aplica aos talheres à direita - podem ser colheres e facas de mesa.

Como exceção, você pode pegar um garfo com a mão direita se houver um acompanhamento farelento no prato: arroz, trigo sarraceno, purê de batata. Em outros casos, uma faca de mesa pode ajudar a coletar os alimentos em um garfo.

Às vezes, servir inclui a presença de vários garfos e facas ao mesmo tempo. Para não se confundir, pode-se substituir gradativamente os talheres durante a troca de pratos, começando pelos mais afastados do prato e terminando pelos mais próximos.

Em casos especialmente difíceis, é recomendável observar como outras pessoas sentadas à mesa lidarão com os dispositivos e dar um exemplo a partir deles.

Você pode memorizar as seguintes combinações de pratos e os talheres destinados a eles:

  • a sobremesa é comida com uma colher de chá ou uma colher de sobremesa especial;
  • colheres de sopa são para sopas e caldos;
  • um garfo em combinação com uma faca de mesa é usado para pratos de carne quente;
  • há uma faca especial para peixes;
  • os lanches frios costumam ser comidos com garfo e faca;
  • as frutas podem ser consumidas com as mãos ou com talheres especiais.

As regras de etiqueta também determinam como segurar adequadamente os talheres nas mãos:

  • Coloque a colher em sua mão com o polegar na parte superior da alça. O caldo deve ser retirado de você para evitar pingar em suas roupas. Se houver sopa com pedaços de carne na mesa, deve-se comer primeiro o caldo líquido e depois cortar a carne com talheres.
  • Recomenda-se segurar o plugue de forma que seus dedos fiquem mais longe da base. Nesse caso, você pode segurar os dois dentes para baixo e para cima. Depende do tipo de comida servida.
  • Ao usar uma faca de mesa, o garfo é segurado estritamente na mão esquerda e a faca na direita. Nesse caso, você pode se ajudar com os dedos indicadores, eles direcionarão com mais precisão a pressão do dispositivo.
  • A faca pode ser usada para espalhar manteiga ou patê em uma fatia de pão. Não retire pedaços de comida da faca nem lamba a lâmina.
  • Ao usar uma faca para carne, lembre-se de não cortar toda a porção de uma vez. Você precisa gradualmente cortar pequenos pedaços e comê-los.

Um prato de espaguete pode ser difícil de comer na perfeição. Mas, na verdade, é muito fácil de fazer. É preciso colocar um garfo no meio da porção, separar uma pequena porção do espaguete, embrulhar nos talheres e levar imediatamente à boca. Este método parece limpo e bonito.

É considerado de mau gosto verificar a limpeza dos talheres e chamar a atenção de todos os presentes. Se necessário, peça educadamente ao garçom para substituir o garfo ou a colher.

No final do almoço ou jantar, os talheres devem ser colocados no prato paralelamente a ele, enquanto os cabos da faca e dos garfos devem ser direcionados em direções diferentes. Normalmente, é um sinal de que o almoço ou jantar terminou e o garçom pode levar os talheres. Você não deve afastar a placa de você, é preciso deixar tudo em seu lugar.

Deve-se observar também que o garfo e a faca não devem ser deixados sobre a mesa durante as refeições. Você precisa colocá-los estritamente no prato, mesmo depois de comer.

dicas e truques

As regras de etiqueta se aplicam não apenas ao servir e à capacidade de comer alimentos lindamente com a ajuda de talheres, mas também ao próprio comportamento durante um banquete. Independentemente de onde a refeição é realizada, em uma festa ou em um restaurante caro, há uma série de regras tácitas:

  • antes de iniciar uma refeição, o convidado geralmente espera que a comida seja trazida a todos os que estão à mesa;
  • não é necessário abrir você mesmo as bebidas alcoólicas - isso deve ser feito pelo garçom ou pelo dono da casa;
  • você não deve falar à mesa em voz alta, pois isso pode impedir que outros convidados apreciem suas refeições e relaxem;
  • se o almoço ou o jantar for realizado em um restaurante, é recomendável brindar os copos o mais silenciosamente possível para não incomodar os outros visitantes.

As regras de etiqueta à mesa incluem a maneira de conduzir uma conversa. Assim, os especialistas não recomendam discutir questões relacionadas a doenças, finanças, eventos políticos e religião. Ao falar com um dos que estão sentados à mesa, é preciso encontrar o olhar dele, ouvir com atenção e não interromper.

Se alguns tópicos forem desagradáveis, você pode tentar mudar a direção da conversa ou recusar-se educadamente a discutir o assunto. Se surgir uma discussão tensa, é melhor neutralizar a situação com uma anedota engraçada ou uma piada apropriada.

Você não deve falar com apenas uma pessoa o tempo todo, muito menos sussurrar com ela. É aconselhável envolver todos os participantes da refeição na conversa.

Uma pessoa culta também deve ouvir uma série de dicas úteis:

  • Quando alguém estiver fazendo um brinde, pare de comer e ouça com atenção. Conversas ou outras ações que desviem da fala são inaceitáveis.
  • A goma de mascar deve ser embrulhada num guardanapo de papel e colocada cuidadosamente junto ao prato.
  • Cubra a boca ao usar um palito. Não quebre o palito e espalhe partes dele.
  • Você pode tirar pão de um prato comum com as mãos. Você não deve morder um pedaço grande de uma vez. Recomenda-se quebrar uma pequena fatia e depois colocá-la na boca.
  • Você não pode comer carne de frango com as mãos e depois roer os ossos dela. Essas ações parecem indecentes.
  • Talheres geralmente são passados ​​com a alça para frente e pegos no meio.
  • Após o jantar, coloque o guardanapo de joelho ao lado do prato.
  • Uma taça de vinho deve ser segurada pela haste para não manchar a taça e para manter a bebida gelada.

Boas maneiras consistem em ignorar as falhas dos outros. Você não precisa fazer comentários em voz alta, mesmo em relação a crianças. Não se deve comentar sobre o conteúdo dos pratos das outras pessoas à mesa, bem como sobre a quantidade de álcool em seus copos.

Essas regras simples permitirão que você aumente sua cultura e conhecimento geral em um curto período de tempo, bem como mostre seu melhor lado durante um almoço de negócios ou amigável.

Para as regras de etiqueta à mesa, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa