Etiqueta à mesa

Como segurar o plugue corretamente?

Como segurar o plugue corretamente?
Contente
  1. Um pouco sobre as regras de etiqueta
  2. Características e variedades

Você precisa segurar o garfo com a mão esquerda e a faca com a direita. Essa regra é familiar para cada um de nós desde a infância. Alguém literalmente desde o berço absorve todas as regras de comportamento à mesa, enquanto alguém precisa reaprender todas as complexidades da etiqueta na idade adulta.

Para não se envolver em uma situação embaraçosa durante um jantar, você deve conhecer as regras básicas de etiqueta e entender exatamente qual item da mesa se destina a cada prato.

Um pouco sobre as regras de etiqueta

Usar talheres comuns em casa é uma coisa, mas em um café ou restaurante é outra bem diferente. Em casa, relaxamos e nem sempre lembramos como e o que fazer de acordo com a etiqueta. Mas em um jantar em uma festa ou restaurante, ninguém quer estar em uma situação embaraçosa. Portanto, vale lembrar as regras elementares de comportamento à mesa para não se complicar.

Existem regras gerais que determinam quais talheres devem ser segurados na mão direita e quais na mão esquerda:

  • Se a faca estiver na mão direita, o garfo deve ficar na esquerda. Nesse caso, ela é mais uma ajudante, já que o principal nessa festa é a faca.
  • Segure os talheres de forma que os dentes fiquem sempre voltados para baixo, com a ponta do cabo do talheres apoiada na palma da mão.
  • Quanto à faca, ela deve ser segurada corretamente. O dedo indicador da mão direita deve ser posicionado de forma que você possa pressionar facilmente a lâmina do próprio talheres. A ponta da faca também deve estar apoiada na palma da mão.
  • Você não pode segurar talheres na mão como se estivesse segurando um lápis. Além disso, não os segure muito perto da base.
  • Normalmente, os pratos de carne são consumidos com estes dois utensílios.Segurar os talheres corretamente nas mãos permitirá que você corte facilmente pequenos pedaços de carne.

Às vezes, não há conhecimento suficiente sobre qual mão e como os talheres devem ser posicionados.

Você também precisa saber as regras básicas sobre como comer pratos servidos corretamente:

  • Um pequeno pedaço de carne, por exemplo, deve ser adequadamente picado e transformado em cravo. O dedo indicador da mão esquerda deve estar firmemente pressionado contra o cabo dos talheres, aplicando uma leve pressão. Em seguida, coloque o alimento delicadamente na boca.
  • Você não pode cortar o bife inteiro em pedaços pequenos de uma vez e continuar comendo com um garfo na mão direita. Corte uma porção de cada vez.
  • Depois de cortar um pequeno pedaço de carne, reserve os talheres, colocando as pontas delicadamente na borda do prato enquanto mastiga.
  • Se você foi servido com almôndegas, rolos de repolho, omelete ou caçarola, neste caso, você pode usar um garfo e segurá-lo com a mão direita. Incline o garfo para que a borda possa quebrar um pedaço do prato. Em seguida, pique-o e aprecie a sua refeição.
  • Usar uma faca ao servir pratos como rolos de repolho também é permitido.
  • Ao comer um prato de carne com um acompanhamento, é bem possível que um garfo substitua uma colher de sopa. Por exemplo, se fosse servido purê de batata ou arroz como acompanhamento. Vale lembrar que para pegar o acompanhamento certo no garfo, os dentes devem apontar para cima. Pequenas partículas de pratos, purê de batatas e outros acompanhamentos, várias saladas devem ser tomadas com movimentos de escavação.
  • Não coloque muito acompanhamento ou salada no garfo, caso contrário, você pode entrar em uma situação desagradável. Os alimentos podem não prender nos dentes e cair no prato. Ou, para comer tudo isso, você terá que abrir bem a boca e indecente.
  • Sanduíches complexos não devem ser comidos com as mãos, mas com garfo e faca.
  • A salada pode ser comida sem o uso de faca. É permitido puncionar peças grandes.
  • Se durante a refeição decidir fazer uma pausa e, por exemplo, ir dançar, deve colocar os talheres num prato em cruz para que o garçom perceba que ainda não pode levar o prato.
  • Frutas como maçã ou banana devem ser consumidas com garfo e faca.
  • Os frios, cortes grandes de carne, rolos de carne e salsichas devem ser consumidos de acordo com as mesmas regras do prato principal de carne. Com cuidado, pegue um pedaço de carne e coloque no prato, e então, cortando uma pequena porção, você poderá prová-lo com segurança.
  • Após o final da refeição, os talheres que utilizou devem ser colocados diretamente no prato, paralelos uns aos outros. É estritamente proibido colocá-los diretamente sobre a mesa ou guardanapo após o uso.

Características e variedades

Para se sentir confiante durante um jantar, você precisa saber não apenas como segurar um garfo, faca ou colher corretamente, mas também saber exatamente para que esse ou aquele talheres se destina.

Na verdade, além do plugue usual, que estamos acostumados a usar em casa, existem muitas outras variedades dele.

Existem peixes, carnes, garfos de sobremesa, etc. Cada um deles difere do outro no número de dentes, bem como no tamanho:

  • Talheres com quatro pontas - este é um garfo, que se chama sala de jantar. É amplamente utilizado para o consumo de segundos cursos. Em particular, vários tipos de costeletas, bifes, rolos de repolho, caçarolas, omeletes, etc. É fácil reconhecê-lo, pois deve corresponder sempre ao diâmetro do prato. Este talheres deve ser colocado com os dentes voltados para cima ao lado do prato principal ao servir.
  • Um pouco menor em tamanho, mas também com quatro pinos - este é o jantar... Via de regra, é utilizado para lanches frios e quentes. Ele deve estar localizado à esquerda do peixe.
  • Rybnaya - este garfo tem quatro dentes. Mas o seu formato pode ser muito diverso: bordas arredondadas, depressão entre os dentes, etc. O formato desses talheres depende diretamente do tipo de peixe que será servido na mesa. Este aparelho deve estar localizado à esquerda do garfo de mesa.
  • A propósito, o plug pretendia para o arenque, difere do peixe normal. A diferença é que possui apenas dois dentes. Um dispositivo para espadilha, por exemplo, tem quatro, e às vezes cinco dentes, cujas extremidades são conectadas por um único jumper.

A Seafood tem a sua própria loiça, que é fácil de distinguir tanto na forma como no número de dentes:

  • Para o camarão, existe um dispositivo com duas pontas, que difere no comprimento.
  • Para coquetéis frios e petiscos de vários tipos de frutos do mar, existe um dispositivo com três pinos, um dos quais deve ser mais longo e afiado.
  • Para lagostas, use um aparelho com pontas pequenas e curvas.

Todos os talheres para frutos do mar estão dispostos na ordem em que os pratos serão servidos.

  • Sobremesa - adequado para tortas de frutas, bolos e outros pastéis deliciosos e doces. Possui apenas três pinos. Coloque-o diretamente sobre a placa com os dentes apontando para a direita.
  • Fruta ou salada - Este talheres tem apenas duas pontas. Como regra, uma faca de frutas deve ser combinada com esse garfo.

Para obter informações sobre como segurar corretamente um garfo e usar outros talheres, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa