Etiqueta

Regras de etiqueta para crianças

Regras de etiqueta para crianças
Contente
  1. O que é isso?
  2. Papel na paternidade
  3. Classificação
  4. Como educar seu filho?
  5. Mensagens principais: memorando para todos os dias

Todos os pais sonham que seus filhos sejam bem educados. No entanto, é inútil esperar que seu filho siga as regras de etiqueta. É improvável que esse momento chegue. A principal responsabilidade dos pais é ensinar aos filhos essas regras de decência. E as crianças devem segui-los claramente, pois são membros efetivos da sociedade.

A criança aprende os princípios do bom comportamento desde o nascimento, mas só percebe isso aos 3-5 anos de idade. Os pais devem dizer ao filho a tempo o que é permitido e o que é proibido. Se a criança for bem criada, você não terá que corar por ela em uma festa. Quando uma criança vai para o jardim de infância ou escola secundária, compreender os princípios básicos da etiqueta será muito útil.

O que é isso?

Os pais devem explicar aos filhos o que é "etiqueta", porque para as crianças é a mesma palavra comum que todas as outras pessoas e não significa nada para eles. A explicação da definição desta palavra deve começar com o fato de que essas são certas regras. Depois de estudá-los, seu filho aprenderá a se comportar corretamente com os colegas, os mais velhos, em uma festa, com estranhos, e os adultos irão respeitá-lo.

Primeiro, você precisa ensinar a seu filho as seguintes regras:

  1. Lembre-se sempre de cumprimentar.
  2. Torne-se culto à mesa e em locais públicos.
  3. Respeite os mais velhos e não os interrompa.

Para uma criança, as regras de etiqueta são um conceito bastante abstrato. Por isso, ele precisa dar exemplos: quem é uma pessoa bem-educada e quem é mal-educada e o que os distingue.

As crianças precisam ser ensinadas que no cerne de todas as boas maneiras está o humanismo: você precisa respeitar todos ao seu redor.

Papel na paternidade

As normas de comportamento desempenham um grande papel na educação dos filhos, graças a elas, a criança terá mais facilidade para se navegar nas diferentes situações da vida, aprenderá a amenizar muitos conflitos. Afinal, as crianças costumam brigar por ninharias.

As crianças recebem informações básicas sobre como se comportar em uma determinada situação, simplesmente observando. Portanto, o principal local para estudar etiqueta é a família. Seu filho tratará todas as pessoas que conhece como é em sua casa. Os relacionamentos entre entes queridos são totalmente projetados na criança.

Os pais devem dar o exemplo para seus filhos, promovendo atenção para com as pessoas ao redor e cortesia para com todos ao seu redor. Para fazer isso, você pode simplesmente mostrar a eles que os mais velhos precisam ceder e as meninas precisam ser ignoradas. É aconselhável usar as seguintes palavras:

  • desculpe, eu imploro seu perdão;
  • por favor, muito obrigado;
  • bom apetite, seja saudável;
  • bom Dia boa noite.

Depois de cada situação que vê, a criança vai começar a se acostumar com essa atmosfera amigável e polidez em geral. Surpreendentemente, crianças que acabaram de aprender a falar pronunciam todas aquelas palavras educadas que ouviram de seus pais antes.

Se palavras educadas se tornarem uma atmosfera natural em casa, os filhos nem mesmo precisarão ensiná-las; eles próprios receberão todas as expressões necessárias de seus pais.

Depois que as crianças entram na sociedade, elas devem se socializar, e somente os adultos podem ajudar, colocando-se como exemplo, lendo contos de fada ou explicando diferentes situações. Esta é a base para o desenvolvimento de uma pessoa culta que pode sair adequadamente das situações mais difíceis da vida, sem entrar em situações embaraçosas. Os pais começam a ensinar isso na primeira infância, pedindo ao bebê que acene com a mão e diga "tchau". Antes de mandar seu filho para o jardim de infância, ele precisa ser informado de que os idosos são chamados por nome e patronímico e “você”.

As crianças são negativas em relação a vários ensinamentos. Se a criança está constantemente sob supervisão edificante, é improvável que ela ouça você.... Ou seja, quanto mais estritamente você monitorar o comportamento dele, mais teimoso ele ficará contra você. Portanto, ao ensinar crianças, você precisa recorrer a elementos do jogo.

Para as crianças, suas palavras não são suficientes. A criança deve ser mostrada e explicada porque é necessário fazer desta forma e não de outra. É preferível ensinar as normas de comportamento indiretamente, e não em texto direto, para que a própria criança queira segui-las. Para crianças que ainda não aprenderam a ler, contos de fadas e jogos são considerados a melhor maneira de incutir normas de comportamento.

Você pode apenas brincar algumas vezes com os brinquedos favoritos da criança, por exemplo, conhecer um brinquedo novo ou dizer adeus a um antigo, a criança projetará facilmente essa regra em si mesma.

Da mesma forma, você pode ensinar às crianças as regras de comportamento à mesa, etiqueta no transporte público ou no hospital. Para quem gosta de contos de fada, pode recorrer aos existentes ou inventar a sua própria história. Um excelente exemplo é o livro "The Magic Word" de V. Oseeva.

Contos e histórias infantis são sempre instrutivos, as crianças geralmente se imaginam no papel do personagem principal e podem comparar onde o personagem principal fez a coisa certa e onde ele não fez. Você deve fazer perguntas à criança sobre os momentos da história para que ela dê as respostas. Você pode criar uma variedade infinita de histórias baseadas em seu brinquedo ou personagem de desenho animado favorito. Nesse caso, tudo depende da imaginação dos pais.

Os melhores contos de fadas que ajudam a dominar as normas de etiqueta são aqueles em que os personagens, tendo cometido más ações, refletem sobre elas e as corrigem. Você pode usar as regras escritas de forma poética. Um bom guia pode ser considerado o trabalho de Grigory Oster, que compôs "Conselhos prejudiciais".

Com a ajuda do jogo, você pode ensinar as regras de etiqueta e filhos adolescentes.Por exemplo, escreva em uma folha de papel algumas das regras, cuja continuação as crianças devem acrescentar. De acordo com psicólogos, quanto mais cedo as crianças perceberem como se comportar, mais bem-sucedidas terão na companhia de seus colegas.

Os princípios fundamentais que interpretam as regras de comportamento em sociedade para crianças são as boas ações e a democracia na comunicação. Uma pessoa que domina bem a etiqueta da fala sempre tem muitos companheiros. Nesse caso, a criança ficará feliz em ir para o jardim de infância.

Se a criança conhece os princípios básicos de comportamento na sociedade depende se ela está pronta para ir para a escola ou não. Se as crianças não souberem se comunicar corretamente, será difícil para elas ter sucesso e realizar as tarefas exigidas, bem como determinar a escolha de uma profissão.

Para ensinar uma criança a seguir as regras de etiqueta, os próprios adultos devem segui-las. Todas as aulas serão inúteis se os pais não derem o exemplo certo.

Classificação

O mais surpreendente é que as crianças começam a aprender as regras de comportamento antes de 1 ano de idade, a partir do momento da primeira mamada na mesa, quando os bebês recebem uma colherinha para que tentem se comer.

Na idade pré-escolar, as crianças devem aprender as seguintes regras de etiqueta à mesa:

  • Todos os tipos de talheres devem ser usados ​​com sabedoria. Para começar, basta esclarecer que o primeiro prato deve ser comido em prato fundo e o segundo em prato raso. Desde que a criança não seja canhota, ela deve ser ensinada que uma faca é segurada em sua mão direita e um garfo na esquerda, mas não vice-versa. Depois que ele ficar um pouco mais velho, ensine seu filho a usar uma faca de peixe e outras ferramentas sofisticadas. Assim, a criança será capaz de estudar plenamente o serviço.
  • Sente-se ereto à mesa. Para que a criança se lembre rapidamente desta regra, ela deve ter uma cadeira que corresponda à sua altura.
  • “Quando eu como - sou surdo e mudo” - este provérbio é muito apropriado. Você não pode jogar na mesa e falar com a boca cheia.
  • Não espalhe alimentos por todo o prato. Isso não é característico de uma pessoa bem-educada. Você precisa comer com cuidado.
  • Não é civilizado para encher a boca, a comida deve ser dividida em pequenos pedaços.
  • Se o prato estiver longe da criança, ela não deve alcançá-lo na outra extremidade da mesa. Você pode simplesmente pedir para enviá-lo.
  • Não coloque os cotovelos sobre a mesa nem leve brinquedos com você.
  • Limpe a boca apenas com um lenço de papel.
  • Lembre-se que antes da refeição é necessário desejar um bom apetite e agradecer no final.

Durante uma visita, você precisa usar as seguintes regras:

  • Precisa vir visitar, avisado com antecedência, ou por convite. Uma aparição repentina não será muito agradável.
  • Você não pode tocar ou bater persistentemente na porta. O número máximo de batidas ou chamadas permitidas é dois.
  • Você não pode fazer uma visita “sem nada”; você deve levar algum presente, mesmo que seja pequeno, com você.
  • Da porta, você precisa dizer olá.
  • Ao visitar, você precisa estar comedido e calmo. É proibido tocar em objetos alheios sem a autorização do proprietário, bem como correr pelo quarto de hóspedes, gritar, subir em armários.
  • Se você quiser ver um souvenir ou uma foto mais de perto, é preciso pedir permissão aos proprietários.
  • Antes de sair de casa, agradeço aos anfitriões pelo bom acolhimento.

Enquanto caminham na rua, as crianças são cercadas por muitas pessoas. A criança não deve causar desconforto:

  • Para não machucar as pessoas que estão caminhando em sua direção, você precisa se mover apenas no lado direito da calçada (regra de trânsito da direita).
  • O lixo não deve ser espalhado. Existem urnas especiais para embalagens de doces e coisas semelhantes.
  • É indecente apontar o dedo às pessoas.
  • Parando no meio da calçada, a criança bloqueia o caminho de todas as pessoas que andam atrás. Se você precisar parar (amarrar um laço, etc.), é melhor se afastar.
  • Se você encontrar amigos na rua, eles devem ser cumprimentados.
  • Você não pode falar com estranhos e sair com eles.
  • É aconselhável não comer fora de casa.Se você comprou sorvete, é melhor sentar em um banco e fazer uma refeição tranquila.

Ao visitar locais públicos (cinema, sala de museu), você também deve seguir as regras de etiqueta, caso contrário, tal período no museu se tornará um pesadelo para os pais:

  • Você não pode se atrasar para o show. É proibido comparecer no auditório do corredor após o terceiro toque.
  • Jaquetas, chapéus, casacos não podem ser trazidos para o corredor. Há um lugar especial para eles no guarda-roupa.
  • Se alguém quiser passar na frente da criança, então deve se levantar um pouco e deixar a pessoa passar até o lugar que ela precisa.
  • Se a fila estiver ocupada, as pessoas estão sentadas nas cadeiras e a criança precisa passar, você precisa ir até a sua cadeira de costas para o palco.
  • Você não pode ocupar o lugar de outras pessoas. Para cada pessoa, o assento é marcado no bilhete.
  • Há um buffet de comida e bebida, ao qual você pode ir durante o intervalo.
  • É proibido falar no teatro durante o período da apresentação.
  • É indecente entrar em filas.

Como educar seu filho?

Antes de ensinar as regras de etiqueta a meninos e meninas, é necessário incutir valores familiares e humanos desde a infância. Vejamos as principais nuances desse processo:

  • Na vida cotidiana. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os filhos sempre serão como os pais. Portanto, você precisa primeiro educar-se.
  • Ao ler livros ótimas pessoas e estudando suas biografias. Ao ler os livros em voz alta, deve-se focar nos momentos brilhantes desta história, comparar as crianças com os personagens principais, motivando-os a se educarem. Existem muitos desses exemplos. Os livros de ética educam os filhos com um coração bondoso.
  • Enquanto assistem filmes e vão ao teatro juntos... É melhor pensar com antecedência sobre quais filmes você planeja assistir e destacar certos pontos neles que serão tratados posteriormente com seu filho.
  • Ao interagir com as crianças e por meio de jogos... Tudo é simples aqui. Você pode apenas dizer em nome do seu brinquedo favorito que durante o pedido você precisa adicionar "por favor", e quando nos despedirmos, dizer "tchau". Você também precisa explicar como falar corretamente ao telefone, dar e receber presentes.

Há também a ética da comunicação interétnica, ela também deve receber atenção especial.

Não importa qual método você escolha, você não pode colocar completamente a responsabilidade de ser pai nas babás.

Mensagens principais: memorando para todos os dias

Existe um provérbio: "não tenha 100 rublos, mas tenha 100 amigos!" Se você quer que seu filho tenha muitos amigos, você deve dar-lhe algumas dicas:

  • Você não pode ser rude com os amigos, levantar a voz para seus camaradas, rir de seus fracassos. Então você pode ofendê-los muito.
  • Quando for a um concerto ou teatro, a criança deve se lembrar que há roupas especiais para ir a tais eventos. Sua aparência deve ser abordada com a devida responsabilidade para não parecer uma ovelha negra. Você não pode ir ao teatro de tênis ou shorts. Os jovens cavalheiros devem usar ternos escuros, as senhoras usam vestidos bonitos.
  • Antes do início das férias, muitas crianças estão perdidas. O melhor presente é um presente feito à mão. Você precisa explicar isso ao seu filho. Ele pode desenhar ou bordar algo. No aniversário de seus pais, você pode aprender uma rima ou cantar uma música.
  • As crianças mais velhas podem comprar um presente para um amigo na loja. Mas você deve definitivamente pedir ajuda aos adultos na escolha.

Você aprenderá como se comportar à mesa e outras regras de etiqueta para crianças no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa