Etiqueta

Regras de etiqueta: quais são as normas de comportamento na sociedade

Regras de etiqueta: quais são as normas de comportamento na sociedade
Contente
  1. Regras de boas maneiras para homens
  2. Etiqueta para mulheres
  3. Código de conduta para crianças
  4. Regras gerais
  5. Etiqueta de transporte público
  6. Etiqueta da loja

As regras de conduta destinam-se a regular a nossa vida quotidiana em sociedade, a ajudar-nos a comunicar, a definir o enquadramento necessário, indo além do que conduz no mínimo à ignorância e aos maus modos e, no máximo - é considerado um comportamento desviante. As regras que governam o comportamento na sociedade são chamadas de etiqueta.

O que é?

Etiqueta é um conjunto de regras para o comportamento humano em relação a pessoas em diferentes situações de vida. Existem cinco grupos de regras básicas de etiqueta:

  • capacidade de se apresentar - as regras dizem respeito à aparência de uma pessoa: vista-se com bom gosto, cuide da pele e do corpo, mantenha a postura, ande lindamente, gesticule com moderação e com o lugar;
  • a regra de fala e comunicação - maneira e tom de fala, a capacidade de expressar competentemente seus pais, cumprimentar, dizer adeus, perdoar, construir um conflito construtivo;
  • etiqueta à mesa - a arrumação à mesa e ao comer, a capacidade de usar correctamente os talheres, pôr a mesa;
  • regras de conduta na sociedade - capacidade de se comportar em locais públicos (museus, teatros, bibliotecas, hospitais, etc.);
  • Etiqueta Empresarial - a capacidade de construir relacionamentos com colegas, chefes, a maneira educada de fazer negócios e com respeito aos parceiros.

Quem sabe usar as regras básicas dá a impressão de ser uma pessoa bem-educada e educada, com quem é agradável se comunicar e construir relacionamentos. Eles estão prontos para encontrar tal pessoa, eles têm prazer em fazer favores e atender seus pedidos de ajuda.

Além dos principais grupos de etiqueta, existem algumas diferenças de gênero nas regras de conduta para homens, mulheres e crianças.

Regras de boas maneiras para homens

Um homem bem-educado deve estar vestido com bom gosto e apropriadamente. Ele se comunica educadamente com a garota, sua fala é calma, desprovida de aspereza e tom agudo. Ele está sempre pronto para ajudar uma mulher e não importa se ela é conhecida dele ou não. Por exemplo, pegar sacolas pesadas com mantimentos para um vizinho na entrada, abrir a porta do carro para uma garota e dar a mão dela ou deixá-la ir primeiro na entrada - isso é natural e fácil para ele. Um homem deve estar atento às necessidades das mulheres.

Ele também é educado com o sexo masculino, não mostra sua superioridade e não se gaba. Ele resolve os conflitos por meio de um diálogo educado e não é o primeiro a atacar. Ele é justo com os subordinados, não levanta a voz, trata com respeito o trabalho das outras pessoas, valoriza o tempo e o esforço delas. Em uma palavra, um homem decente.

Regras básicas para homens:

  • se, ao convidar alguém para um restaurante, um homem disser: “Eu convido você”, isso significa que ele está pronto para pagar por essa pessoa;
  • andando ao lado de uma mulher, um homem deve estar à esquerda dela, e apenas os militares podem estar à direita para cumprimentá-la, se necessário;
  • você sempre precisa abrir a porta para uma mulher e deixá-la entrar primeiro;
  • ao sair do carro, é preciso abrir a porta e dar uma mãozinha para a mulher;
  • ajude a mulher a vestir o casaco e segurar temporariamente a bolsa, se necessário.

Etiqueta para mulheres

Todas as regras geralmente vinculativas se aplicam às mulheres. Uma mulher deve ser capaz de se apresentar - isso se aplica tanto à aparência quanto à forma de comunicação... A imagem deve ser de bom gosto e adequada.

Diálogo educado, tato, modéstia, costas retas e um belo andar são ideais para a mulher moderna. Ela dá sinais de atenção aos homens com competência.

Frank flertar com um homem é impróprio, assim como obsessão excessiva, já que esse comportamento é chamado de "frivolidade".

Ao lidar com um homem, a mulher deve ser respeitosa e diplomática, mas ao mesmo tempo conhecer seus direitos. Ela tem o direito de recusar sinais obsessivos de atenção e advertir um homem de que ele está fora dos limites do que é permitido.

Por natureza, as mulheres mais emocionais devem esconder habilmente as emoções negativas na sociedade, evitar o tom alto, palavrões e até mesmo a manifestação excessiva de alegria.

Regras básicas para mulheres:

  • você não pode entrar em casa de chapéu e luvas, mas pode usar chapéu e luvas;
  • maquiagem brilhante é apropriada apenas em festas;
  • é necessário usar perfume com moderação: se uma mulher sente seu perfume, isso significa que há perfume em excesso;
  • é necessária moderação em joias: não use anéis sobre luvas e luvas - você pode usar uma pulseira, enquanto o número máximo de joias, incluindo botões decorativos, é de 13 itens.

Código de conduta para crianças

A primeira coisa que os pais devem lembrar é que a criança os imita.

Por isso, é preciso ser o exemplo certo para o seu filho em tudo e regular cuidadosamente o seu comportamento em locais públicos e no parquinho.

Crianças a partir de dois anos e meio geralmente ficam felizes em cumprimentar e dizer adeus a todos - esse comportamento deve ser incentivado em relação a adultos e crianças que já conhecem.

No parquinho, seus brinquedos são sempre desinteressantes até que interessem outra criança. Nesse caso, é necessário oferecer às crianças uma troca de brinquedos por um tempo - para que elas aprendam a compartilhar com mais calma e peçam permissão para brincar com o brinquedo de outra pessoa.

Qualquer criança de 3 a 4 anos, e mais ainda seus pais, deve saber que é proibido fazer barulho no ônibus, correr na loja e gritar.

À medida que crescem, as crianças devem ser instruídas sobre a maneira correta de comunicação com pais, adultos e instituições educacionais - com professores e educadores. Sistema de comportamento adequado para crianças a partir dos 6 anos:

  • não pode interromper e interferir na conversa dos adultos, ser insolente e rude com os mais velhos e professores;
  • tratar os idosos com cortesia e respeito, ajudá-los na rua ou no transporte;
  • comporte-se decentemente em locais públicos: não corra pelo corredor da loja, não grite no museu e teatro e locais semelhantes.

Mas ao ensinar às crianças as regras de etiqueta, é necessário lembrar as regras de segurança: às vezes as crianças podem ajudar demais e os criminosos podem tirar vantagem disso.

Regras gerais

A seguir estão as atuais regras de conduta geralmente aceitas:

  • saudações - este é um sinal necessário de cortesia para com um amigo ou pessoa com quem você precisa se relacionar. Além disso, ao entrar na sala, você deve primeiro cumprimentar.
  • Despedida... “Leaving in English” é indecente em nossa sociedade. Portanto, fechando a porta atrás de você, é imprescindível dizer adeus.
  • Gratidão - pelo serviço prestado ao pessoal de serviço, pela ajuda de familiares, amigos, ao estranho que segurava a porta do elevador.
  • Aparência decente - roupas arrumadas e limpas ao local e de acordo com o clima, além de manter a higiene pessoal.

O que não fazer:

  • Para vir para uma visita sem aviso prévio - você definitivamente deve avisar com antecedência sobre sua visita até mesmo para sua família e amigos, porque convidados inesperados trazem muitos problemas.
  • Leia a correspondência de outra pessoa e olhe no smartphone de outra pessoa. Uma pessoa tem direito à privacidade.
  • Fazer perguntas incômodas: perguntar sobre salário, perguntar sobre pessoal, se, claro, o próprio interlocutor não toca no tema da vida privada.
  • Discuta e entre em conflito violentamente. Em uma situação de conflito, uma pessoa bem-educada não grita com seu oponente, não se rebaixa a insultos e apresenta seus argumentos com calma.
  • Entre em uma sala fechada sem bater. É imprescindível bater à porta fechada em casa e no trabalho, entrando no escritório de um colega ou chefe, salvando assim a pessoa que está do lado de fora de uma situação embaraçosa.

Abaixo estão as regras para locais públicos.

  • É necessário manter o silêncio nas instalações adequadas: em uma biblioteca, hospital, museu, teatro, cinema.
  • Você não pode jogar lixo na rua, no parque ou em qualquer outro lugar público.
  • É proibido fumar e beber bebidas alcoólicas nos bancos da rua e ainda mais perto de parques infantis.
  • Cuspir, cutucar o nariz, assoar o nariz na calçada é inaceitável - isso não é apenas incivilizado, mas também enoja os transeuntes.
  • Abrindo caminho no meio da multidão, você precisa usar as seguintes palavras: "deixe-me ir", "permita", "seja gentil".
  • Para ir ao teatro, restaurante, evento político ou festa corporativa, você precisa escolher a roupa certa.
  • Em um cinema ou teatro, você precisa ir até as poltronas de frente para as que estão sentadas. Se as poltronas estiverem no meio, é preciso ir até elas com antecedência, para não causar transtornos aos espectadores que ficam sentados em extrema posição.
  • Você não pode comer durante a apresentação - há um intervalo e um buffet para isso.
  • Após a apresentação, o homem deve ir pessoalmente ao guarda-roupa e levar um casaco para a sua senhora, enquanto a ajuda a vesti-lo.
  • Você não deve falar alto no museu, não deve abrir caminho para as exposições. Não há necessidade de pressa - você deve mover-se calmamente de uma exposição para outra e não tocá-las com as mãos. É preciso ouvir o guia e não interrompê-lo, pergunte só depois que ele perguntar.
  • A secagem do guarda-chuva em qualquer sala deve ser fechada.
  • Não se pode colocar o telefone na mesa em festas, restaurantes ou durante uma entrevista - isso é um sinal de desrespeito, que é considerado falta de vontade de se comunicar com o interlocutor.
  • Mais malas, malas de viagem e pastas não podem ser colocadas na mesa de um restaurante ou café. As bolsas são penduradas no braço de uma cadeira e uma pasta ou bolsa de viagem é colocada ao lado da cadeira no chão. Apenas uma bolsa pequena e elegante é permitida na mesa.

Etiqueta de transporte público

As regras são as seguintes:

  • Ao entrar em qualquer transporte público ou metrô, você deve pular aqueles que saem.
  • Você precisa ir diretamente para os lugares vazios, não se demore na porta.
  • Dê passagem aos idosos, mulheres grávidas e mulheres com filhos e pessoas com dificuldade de locomoção.
  • Se você bater em alguém ou empurrar sem querer, você precisa se desculpar.

Etiqueta da loja

Regras:

  • Ao entrar na loja, primeiro é preciso deixar as pessoas saírem, depois deixar primeiro as gestantes, os idosos e as pessoas com dificuldade de locomoção, e só depois entrar você mesmo.
  • Não se pode entrar na loja com animais, cigarro aceso e sorvete.
  • O vendedor deve ser agradecido pelo serviço.
  • A mercadoria com defeito deve ser devolvida com uma explicação cortês.
  • A fila da loja deve ser respeitada, mas mulheres com filhos pequenos, grávidas e pessoas com dificuldade de locomoção devem ter permissão para ir à frente.

As regras gerais de decência são uma ferramenta que regula o quadro que não deve ser ultrapassado na sociedade.

Sutilezas de comunicação

O componente psicológico de nossa vida é a comunicação. Na sociedade primitiva, as pessoas se comunicavam apenas por meio de gestos e sons. Agora isso acontece de maneiras diferentes. No mundo moderno, existem dois tipos principais de comunicação:

  • Verbal - com a ajuda da fala. Esta é a forma mais básica de comunicação de todo o planeta.
  • Não-verbal - com a ajuda de gestos, expressões faciais e sentimentos: táteis, visuais, auditivos, olfativos. Não só as pessoas, mas também os animais se comunicam com a ajuda de sentimentos e gestos.

A comunicação regula as relações na vida cotidiana, no trabalho, na vida familiar, ou seja, absolutamente em qualquer área da vida. Portanto, não será supérfluo saber sobre algumas das sutilezas que o ajudarão a compreender os outros e ser compreendido:

  • Capacidade de ouvir e ouvir... Ouvir ajuda a compreender os sentimentos de uma pessoa. É muito importante que sejamos ouvidos e, portanto, pessoas com essa habilidade inspiram imediatamente confiança e gratidão. Para aprender a ouvir, você precisa entrar em sintonia com o interlocutor que deseja transmitir seus sentimentos ou expectativas. Para fazer isso, você precisa deixar seus pensamentos por um tempo, ouvir e não interrompê-lo até que a pessoa fale e comece a esperar conselhos do ouvinte.
  • A capacidade de expressar seus sentimentos negativos é obrigatória na vida familiar. É importante expressar os sentimentos de maneira correta e não ofender o parceiro, contar com o tempo as mágoas acumuladas, porque ele pode nem adivinhar o que está acontecendo no coração de uma pessoa amorosa, porque ninguém ainda aprendeu a ler os pensamentos dos outros. .

É importante fazer isso sem censura e gritos, e deve-se lembrar que o ressentimento vem para um ato, e não para uma pessoa. E você também deve transmitir que tal ato ofendeu e pedir que você não o faça de novo - uma pessoa emocionalmente madura vai entender e nunca mais fará isso.

  • Capacidade de expressar desejos e solicitações. Se uma pessoa deseja que seus desejos sejam satisfeitos, você precisa fazer sem sugestões e pedir de maneira direta, educada e compreensível. Agradeça antecipadamente, usando a palavra "por favor" várias vezes, como fazem as crianças, porque esse pequeno truque geralmente funciona.
  • Capacidade de se comunicar com uma pessoa negativa. O impacto de uma pessoa negativa pode levar ao desânimo e até à depressão, privar a confiança e diminuir a auto-estima.

É por isso que você deve evitar tal "camarada", mas se você não se afasta da comunicação, por exemplo, com seu chefe, então você deve seguir as seguintes recomendações:

  • É preciso abstrair e não levar para o lado pessoal os insultos que lhes são infligidos.
  • Fique calmo, prove seu caso com confiança e moderação, afastando-se dos fatos. Normalmente, essas pessoas anseiam por escândalo, pela mesma reação à sua raiva e raiva, mas a contenção fria pode confundi-las.

Uma pessoa é influenciada negativamente não apenas por esses brigões, mas também por outra categoria de pessoas que reclamam constantemente - elas sugam todas as emoções positivas da mesma maneira. Você pode se cansar de se comunicar com eles. A melhor maneira é evitar a comunicação com essas pessoas ou pode tentar distraí-las com uma notícia ou tópico interessante.... Mas não conte a eles sobre seus sucessos, pois isso causará uma nova onda de reclamações e motivo de inveja.

Etiqueta em uma festa e à mesa

O conhecimento da cultura de comportamento em uma festa e à mesa ajudará a pessoa a não se meter em confusão e a não ser tachada de ignorante. Os seguintes pontos de etiqueta são indicados para quem gosta não só de receber convidados, mas também de se visitar com frequência.

Recomendações para receber convidados:

  • a dona da casa atende os convidados na soleira da porta e ajuda a se despir; a seguir, a dona da casa acompanha os recém-chegados à mesa e apresenta os convidados presentes;
  • os convidados devem se divertir com conversas, mas não impor temas de comunicação, e vendo as fotos e vídeos da casa somente a pedido de todos os presentes;
  • é necessário garantir que todos os convidados tenham à mesa os talheres necessários.

Recomendações para convidados:

  • não se atrase;
  • um convidado culto e educado não vem de mãos vazias - flores, uma garrafa de vinho ou doces serão um presente adequado para a anfitriã;
  • se for um pequeno jantar ou almoço, é imperativo elogiar as habilidades culinárias da anfitriã, em grandes recepções isso é impróprio;
  • má forma - para se sentar em silêncio e não se comunicar com o resto dos convidados, é preciso manter uma conversa;
  • você não pode partir sem um adeus, você deve agradecer aos anfitriões pela noite e educadamente despedir-se dos demais convidados.

Diretrizes de etiqueta à mesa:

  • As mulheres sentam-se primeiro à mesa, os homens as ajudam movendo uma cadeira.
  • Eles não colocam os cotovelos na mesa - só as mãos são permitidas e, além disso, os cotovelos devem ser pressionados durante a refeição.
  • Você precisa comer devagar, mastigando bem os alimentos. Não é permitido bebericar ou bater.
  • A carne deve ser cortada em pedaços pequenos, segurando a faca na mão direita, e o garfo na esquerda, é necessário comer com o garfo. Comer com uma faca é inaceitável.
  • Entre as refeições, o garfo e a faca não são deixados na toalha da mesa, mas sim colocados transversalmente no prato. Entre a troca de pratos, o garfo e a faca também são deixados em um prato vazio, mas já paralelos entre si, enquanto a faca é colocada à direita do garfo.
  • Antes de beber em um copo, é necessário secar a boca com um guardanapo para não deixar manchas de gordura.
  • No caso de todos os pratos já estarem sobre a mesa, deverá levá-los apenas com dispositivos especiais reservados para cada prato, e em nenhum caso com a sua própria colher.
  • É inaceitável usar palito de dente à mesa.
  • Não dá para falar de boca cheia, e também sair da mesa sem mastigar a comida até o fim.
  • Se tiver começado um ataque de espirros ou tosse, use um guardanapo.
  • Não deve obrigar o seu vizinho à mesa a experimentar este ou aquele prato - cada um tem as suas preferências de sabor.
  • Uma conversa leve e agradável deve ser conduzida à mesa.

Regras para conhecer os pais

Em um esforço para causar uma boa impressão nos pais da outra metade, as pessoas cometem erros estúpidos. Portanto, ao visitar os pais de seu ente querido, você precisa seguir as seguintes recomendações:

  • Não venha de mãos vazias, mas também não dê a seu pai metade da bebida alcoólica no primeiro encontro. Melhor levar flores para a mãe ou um bolo para a mesa.
  • Você não deve iniciar uma conversa primeiro - é melhor esperar até que entrem em contato com você.
  • É preciso se comportar com modéstia, não para bajular ou elogiar o interior da casa.
  • Não deve abrir mão de guloseimas, vale lembrar que a futura sogra ou sogra cozinhava para você - você precisa tentar comer de tudo um pouco e elogiar a anfitriã.
  • Não há necessidade de se deixar levar pelo álcool - é melhor tentar esticar mais uma taça de vinho.
  • As meninas não devem fumar na primeira visita aos pais.
  • É preciso cuidar de uma aparência decente. Os rapazes devem usar calça e camisa, ou jeans e camisa, mas nunca usar shorts. A menina deve evitar shorts curtos, saias e vestidos com decote profundo e recortes.
  • Você deve responder educadamente às perguntas de seus pais, evitar contar piadas e evitar piadas bobas.
  • Ao sair, você deve definitivamente convidar seus pais para visitá-lo.

Capacidade de se vestir

Aparência bonita e arrumada, a higiene pessoal são deveres naturais de qualquer pessoa.Ninguém terá prazer em se comunicar com uma pessoa com um cheiro desagradável. Coisas simples como tomar banho todos os dias, escovar os dentes e cuidar da pele devem ser feitas.

É importante escolher corretamente o seu guarda-roupa, que deve conter coisas para todas as ocasiões.

Nesse caso, é imprescindível levar em consideração os parâmetros da figura para que a coisa se encaixe bem e não pareça pequena, ou, pelo contrário, grande.

Ao escolher a cor de uma coisa, você precisa confiar na cor da pele, do rosto e dos olhos. Cada pessoa tem seu próprio tipo de cor:

  • Inverno - a pele pode ser quase branca ou escura, o cabelo - preto ou escuro.
  • Primavera - cabelos e olhos loiros, pele fina, lábios rosados.
  • Verão - cabelo loiro claro, cor de cinza. Olhos cinza, azul-acinzentado, verde, castanho claro. Tom de pele bege acinzentado e ligeiramente rosado, lábios rosa pálido.
  • Outono - pele dourada, tons quentes de olhos (castanhos, dourados, castanhos escuros), cabelos de tons dourados a vermelhos.

Para os tipos de cores, inverno e verão são bem adequados para coisas de tons frios, para primavera e outono - quente, pastel.

O guarda-roupa em si é dividido nas seguintes categorias:

  • Todo dia... Jeans, camisetas, camisas, vários pulôveres e suéteres serão apropriados aqui. As mulheres podem incluir vestidos e saias de corte simples no verão - vestidos de verão e shorts. Essas roupas são convenientes para encontrar amigos, fazer compras, passear no parque ou ir com as crianças ao circo ou museu.
  • O negócio... Calças masculinas e femininas são adequadas, para estas também pode-se usar vestidos justos e saias na altura dos joelhos, camisas leves lisas ou listradas - enfim, roupas clássicas para ir ao trabalho, entrevistas, reuniões de negócios, eventos políticos.
  • Formal ou à noite. Adequado para ir a teatros, concertos, restaurantes, exposições culturais e desfiles de moda, festas de empresas. Mais livre e elegante do que um guarda-roupa executivo, mas não excessivamente aberto e ainda mais vulgar. Os homens usam smokings ou ternos clássicos com jaqueta, as mulheres usam vestidos, tecidos leves iridescentes também são permitidos, vestidos até o chão com recorte nas costas, perna ou decote profundo.
  • Esportes... Essas roupas são adequadas exclusivamente para esportes ou passatempo ativo: caminhadas na floresta ou montanhas, esqui ou snowboard, patinação no gelo. É inaceitável malhar na academia de jeans e botas - isso não só não está de acordo com as regras, como também é inseguro. A roupa esportiva se estende bem, não possui elementos decorativos que possam ficar presos no simulador. Dos calçados, apenas tênis leves, que seguram bem todo o pé.

Antes de ir para a academia ou praticar qualquer esporte, você deve remover todas as joias, caso contrário elas podem não só se deteriorar, mas também fazer mal à sua saúde.

Essas regras básicas do código de vestimenta o ajudarão a escolher as roupas certas para a ocasião.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

Cultura de negócios

A etiqueta empresarial é um conjunto de regras que regem o relacionamento entre funcionários, parceiros de negócios, chefe e subordinado.

Mas as relações de negócios não são construídas apenas com base na etiqueta, uma vez que ela apenas estabelece uma forma externa de comportamento. Uma pessoa deve ter uma cultura interna e ser guiada por princípios morais. Na Rússia, no início do século 20, os princípios da etiqueta empresarial foram determinados e hoje não mudaram:

  • respeito pela lei e autoridade;
  • seguir a honestidade e a veracidade;
  • respeito pelos direitos de propriedade privada;
  • lealdade à palavra e promessa;
  • viver dentro de seus próprios meios;
  • competição que não ultrapasse os limites da moralidade e da lei.

Etiqueta empresarial:

  • honestidade e confiabilidade - sem essas qualidades, é impossível construir parcerias e relações comerciais eficazes e de longo prazo;
  • Obrigação - pessoa obrigatória e fiel à sua palavra inspira confiança e respeito, muito importante nas relações formais;
  • observância da subordinação - a subordinação oficial regula os poderes dos colaboradores, distribui responsabilidades e competências;
  • dedicação ao trabalho profissional e à empresa - os funcionários mais leais e leais à sua empresa são valorizados pela administração, têm a confiança e o respeito da administração.

Além dessas regras básicas, não se esqueça da gentileza, da cortesia e do sorriso. Vale a pena concluir todas as tarefas a tempo e evitar erros gramaticais ao redigir a documentação - isso pode arruinar sua reputação profissional. Não se atrase para compromissos oficiais e trabalho.

A competição saudável entre colegas não faz mal, mas não se esqueça da capacidade de trabalhar em equipa, pois esta é a melhor ferramenta para atingir os objectivos da empresa. É preciso lembrar sobre a aparência.

Todas as regras de etiqueta descritas são uma forma de tratar as pessoas da maneira como você gostaria que elas o tratassem. É desagradável para qualquer pessoa enfrentar grosseria e manifestação de raiva total de si mesma.

O sucesso do negócio é sempre construído na comunicação de vários aspectos do processo de marketing. Nas relações comerciais modernas, a capacidade de fornecer feedback corretamente é inestimável. Aprenda mais sobre os princípios do feedback eficaz no próximo vídeo.

1 comentário

Obrigado.

Moda

a beleza

casa