Etiqueta

Regras de conduta em transporte público

Regras de conduta em transporte público
Contente
  1. No carro

Por questões de segurança, educação geral, educação e desenvolvimento de um senso de tato, cada pessoa é obrigada a conhecer não apenas as regras de trânsito, mas também a etiqueta de comportamento no transporte público. Para não perder nada e não se tornar parte do conflito, você deve ter conceitos gerais e seguir certas regras descritas a seguir.

Peculiaridades

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que o transporte público é o ponto de contato de um grande número de pessoas diferentes. De uma forma ou de outra, isso faz parte da nossa vida, então manter um ambiente de apoio é muito importante, o que certamente contribui para o comportamento correto. O transporte público inclui bondes e trólebus, ônibus, metrôs, trens e aviões.

O principal é lembrar que você não está sozinho. Você deve sempre levar em consideração o espaço pessoal dos outros e tentar não lhes causar transtornos.

Como se comportar no transporte ferroviário?

Em primeiro lugar, o condutor irá verificar os seus bilhetes e documentos, é importante não deixar nada com os acompanhantes, e também não os perder após a verificação. Será útil conhecer os vizinhos do vagão, especialmente se for um trem de longa distância. Se algum aspecto o incomodar, você pode sempre recorrer a um guia para obter ajuda.

Alguns pontos também devem ser levados em consideração em um trem de longa distância. Como a viagem é longa, é importante cuidar da alimentação durante esse período, assim como da água. A comida caseira pode ser guardada por pouco tempo, por isso é preciso ingeri-la imediatamente, no início da viagem. Basicamente, é preciso levar produtos que possam ser armazenados por muito tempo (frutas, nozes, enlatados, biscoitos, produtos que são fermentados com água fervente).

Ter uma boa conversa será educado e ajudará a passar o tempo, mas não incomode seus vizinhos.Homens e mulheres devem se revezar na saída do compartimento caso um deles troque de roupa.

Em um vagão comum, como na maioria dos tipos de transporte, não é recomendável fazer barulho, incomodar os vizinhos ou correr. Embora a viagem seja relativamente curta, as crianças não conseguem ficar paradas por tanto tempo, por isso é importante controlá-las em tal situação.

Você não pode dirigir em telhados, em um vagão de carga ou nos degraus de um trem. É proibido ressaltar partes do corpo das janelas; a válvula de bloqueio não precisa ser tocada, a menos que seja absolutamente necessário. Você não pode andar em trilhos de trem, você pode cruzá-los em um local especialmente designado (piso para pedestres, ponte de passagem). Os passageiros nos cestos superiores podem sentar-se nos assentos inferiores durante o dia.

Normas gerais de comportamento no transporte urbano

Regras fundamentais:

  • É feio se espremer nas profundezas do transporte público, empurrando todo mundo com os cotovelos, é preciso respeitar as outras pessoas.
  • É necessário sacudir a chuva e a neve antes de entrar no transporte público, por dentro é inaceitável.
  • Olhar para outros passageiros é indelicado e também pode assustá-los. Olhar para o telefone ou livro de um vizinho também é impróprio.
  • Assistir filmes, ouvir música e tocar gadgets só é permitido com fones de ouvido, para não incomodar ninguém.
  • Os bondes podem acomodar mais pessoas do que os ônibus e trólebus. Portanto, nele você precisa estar preparado para um grande fluxo de pessoas, procure não impedir a movimentação rápida de grandes grupos.
  • Os trólebus, assim como os bondes, param em todas as paradas. Com isso em mente, vale a pena ficar de olho em quem entra no transporte - podem entrar pessoas para quem você precisará ceder ou precisar de ajuda.

Na entrada

Independentemente do tipo de transporte público, existem procedimentos que são justos para todos:

  • A primeira coisa a fazer é libertar as pessoas que o deixam. O direito de ser o primeiro a entrar pertence às crianças, aos idosos e às mulheres, bem como às pessoas com deficiência.
  • As pessoas no transporte não devem ficar na porta, dificultando a entrada e saída dos passageiros.
  • Se surgirem dificuldades na entrada e for necessária ajuda, uma iniciativa dos homens será muito útil e lhes mostrará o seu melhor lado. No entanto, lembre-se de pedir permissão primeiro. As circunstâncias variam e a ajuda pode não ser apropriada.
  • Ao entrar, não se esqueça de tirar as bolsas e mochilas dos ombros para não ofender outras pessoas.

Enquanto dirigir

Durante a viagem, você precisa se lembrar do espaço pessoal. E não só sobre o seu, mas também sobre o espaço dos outros passageiros: apoiar-se nos outros com todo o seu peso e empurrar é inaceitável, isso pode até levar a um conflito. Desrespeitoso com outras pessoas vai falar alto com seus conhecidos, bem como falar alto ao telefone. A vida pessoal não será o melhor tópico para discussão, palavrões são incondicionalmente proibidos.

Fazer um lanche durante a viagem pode parecer conveniente, mas contradiz completamente as regras de etiqueta. O cheiro se espalhará por toda a área, migalhas cairão e não está excluída a possibilidade de manchar um vizinho.

Quando sair

Saindo, não se precipite, procure não atrapalhar a saída dos outros. Se for difícil para alguém sair, tente ajudar. Um homem galante pode ajudar uma garota, mostrando cortesia. Tanto na entrada quanto na saída, se vir um carrinho de bebê, malas pesadas - não deixe de ajudar, é difícil lidar sozinha com isso.

A quem deve ceder?

Se você vir uma pessoa que está tendo dificuldade em ficar de pé, certamente deverá abrir espaço para ela. A regra tácita é que, em primeiro lugar, os lugares devam ser cedidos a pessoas idosas, grávidas, passageiros com crianças nos braços e pessoas com deficiência. Mas todo homem que se respeita certamente cederá lugar a uma mulher. O tato deve ser mais desenvolvido nos meninos e nos homens, que sempre ajudarão e cederão.

No carro

Ao viajar de automóvel, o passageiro deve, em primeiro lugar, usar o cinto de segurança; cadeirões ou cadeiras especiais são fornecidos para crianças. Durante a viagem, não é permitido inclinar-se para fora de janelas e escotilhas, esticar galhos ali. Sob nenhuma circunstância o motorista deve se distrair de forma alguma. Não é permitido abrir as portas do veículo ou encostar-se nelas, pois pode provocar um acidente.

Etiqueta de vôo

Na cultura do transporte aéreo as coisas são um pouco diferentes: as normas sobre o que fazer não estão claramente estabelecidas, para evitar emergências. Então, vamos explicar tudo em ordem:

  • É proibida a saída para o local da aeronave sem escolta de funcionários do aeroporto.
  • Você não pode embarcar não autorizado na aeronave, entrar no cockpit.
  • É proibido levantar-se dos assentos durante a decolagem, pouso ou movimento no solo.

Antes da decolagem, depois de ocupados seus lugares, todos devem colocar o cinto de segurança. Portanto, é extremamente importante ouvir as regras de conduta na cabine, bem como em caso de emergência.

É especialmente necessário lembrar o procedimento para ativar os aparelhos salva-vidas. Como em todos os tipos de transporte, barulho, gritos, conversas barulhentas não são bem-vindos.

Como se comportar em caso de emergência?

A regra número 1 em uma emergência é não entrar em pânico ou espalhar o pânico entre outras pessoas. Se for claro que um desastre não pode ser evitado, você deve se deitar no chão ou sentar em uma cadeira, cobrir a cabeça com as mãos. Depois de um acidente, você precisa tentar sair do transporte, mas somente depois que ele parar completamente. Se for impossível fazer isso através das portas, existe uma opção alternativa - espremer ou quebrar o vidro.

Se possível, você precisa ajudar outras pessoas a sair e, em seguida, ir para uma distância segura e chamar os serviços de resgate.

Memorando para crianças

Várias regras de comportamento devem ser instiladas na criança desde a infância, especialmente se afetarem seu envolvimento na sociedade. Vários pontos simples podem ser distinguidos para que a criança se lembre bem deles e conheça os princípios de etiqueta em todos os tipos de viagens:

  • Você pode esperar e entrar no transporte público apenas nas paradas de ônibus.
  • Você pode contornar um ônibus parado ou trólebus apenas por trás.
  • Deixe as pessoas saírem antes de entrar.
  • Não há necessidade de levar sorvetes, bebidas e qualquer outro alimento que possa manchar os passageiros.
  • Não afaste as pessoas, não corra e não tenha pressa para ir ao centro do salão, tudo deve ser feito com calma.
  • Durante a condução, segure-se nos corrimãos para não cair ou bater.
  • Não deixe lixo para trás.
  • Não grite ou fale alto.
  • Não fique parado no corredor nem encoste nas portas.
  • Abram caminho para os idosos, as mulheres, os deficientes.
  • Não fale com o motorista enquanto dirige.

Como se comportar no transporte público, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa