Decupagem

Caixas de decupagem: ideias e workshops

Caixas de decupagem: ideias e workshops
Contente
  1. Seleção de estilo
  2. Preparação
  3. Master classes
  4. Ideias interessantes

A decupagem é uma das antigas tendências do design, baseada na fixação de pedaços recortados de papel, tecido, couro em alguma base, seguida de pintura e envernizamento. Com a sua ajuda, poderá decorar objectos de interior, móveis, fazer uma lembrança ou um presente de Natal.

Essa técnica é usada para decorar e embelezar produtos feitos de madeira, cerâmica, tecidos, couro, metal. É utilizado na fabricação de acessórios exclusivos, bolsas de grife, chapéus, roupas, pratos, caixas.

Seleção de estilo

Existem muitas tendências e estilos diferentes em decoupage. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

  • Provença - é caracterizada por delicados padrões florais, elementos de paisagens rurais, natureza, tons pastéis suaves. Nasceu na França.
  • Vintage - é mais usado em objetos de madeira. Com a ajuda de uma técnica especial de aplicação de cores claras e escuras de diferentes tonalidades, os produtos vintage "envelhecem".
  • Estilo vitoriano. Uma reminiscência da Inglaterra de Victoria. Seu objetivo é dar ao produto um visual luxuoso, antigo, antigo. As cores principais são escuras, saturadas, com douramento. Os motivos são buquês exuberantes, garotas com lindas roupas velhas, anjos.
  • Country ou Rústico - difere na simplicidade, contenção nos detalhes, conforto. Imagens que retratam animais de estimação, plantas, frutas são usadas. As cores são calmas.
  • Shabby chic - um estilo muito jovem, surgiu no final do século XX. O nome pode ser traduzido como "shabby chic". É realizado em cores claras, e as abrasões são aplicadas com escuras. Um dos motivos são rosas.
  • Simplicidade - texto, recortes de revistas ou jornais são usados ​​como imagens.A cor dominante é o branco; luz, como se coberta por uma névoa gama. Todas as cores são geralmente do espectro frio. Implica nobreza e moderação, "envelhecimento".
  • Militares - como o nome indica, temas militares são usados ​​no estilo (armas, camuflagem, cáqui, elementos de metal). Os motivos da luta pela paz são freqüentemente usados ​​aqui.
  • Etno - inclui elementos da vida cotidiana, cultura, roupas nacionais de vários povos. Podem ser itens nas direções leste, africano, indiano e outras. Os desenhos variam de ornamentos e composições simples e primitivas.

Preparação

Depois que o estilo do projeto futuro for determinado, você pode começar a preparar e comprar as ferramentas necessárias.

É melhor trabalhar com produtos pequenos, passando gradualmente, como dizem, do simples ao complexo, por exemplo, para decorar uma pequena caixa de madeira.

Você pode pegar um velho que já "sobreviveu", ou pode comprar um novo em branco em uma loja especializada.

    Os seguintes materiais serão necessários:

    • Cola PVA ou cola de decupagem;
    • pasta de textura - com sua ajuda, você pode criar um padrão de relevo volumétrico;
    • guardanapos de decupagem com padrões correspondentes;
    • lixa;
    • vários espaços em branco, elementos de decoração;
    • argila de polímero (autopolimerizável);
    • fita adesiva - para consertar todos os detalhes;
    • Chave de fenda;
    • verniz acrílico na tonalidade desejada;
    • tintas à base de água, cores conforme o estilo escolhido;
    • primer acrílico;
    • vela de cera;
    • papelão - usado para a fabricação de vários padrões, padrões.

    A lista precisa ser esclarecida, ajustada dependendo da técnica, estilo em que se planeja fazer a caixa. Em qualquer caso, deve primeiro prepará-lo: se necessário, limpe, retire a pintura velha, use uma chave de fenda para retirar os elementos decorativos, fechaduras, puxadores, dobradiças.

    Master classes

    Para fazer um presente original ou algo inusitado para a casa usando a técnica de decoupage com suas próprias mãos, você precisa estudar a tecnologia. À primeira vista, pode parecer muito complicado e incompreensível.

    No entanto, se você seguir com exatidão e exatidão as recomendações e conselhos de artesãos experientes, tudo dará certo. Nas informações a seguir, consideraremos passo a passo, detalhadamente, os detalhes e as sutilezas dessa arte.

    Depois que a caixa é limpa de tinta e peças desnecessárias, a coisa mais interessante começa - o processo criativo. Inclui várias etapas.

    • Lixar toda a superfície com lixa. Quanto mais exaustivamente este trabalho for realizado, melhor e melhor será o resultado.
    • Em seguida, a tinta é aplicada à madeira, a cor é selecionada de acordo com o projeto selecionado. Se necessário, repita a operação várias vezes. Espere até secar. Este estágio é chamado de tonificação.
    • O próximo momento é transferência das imagens preparadas para a caixa. Sua implementação exigirá atenção e precisão. Para tanto, são utilizados guardanapos de decupagem, nas lojas, completos com eles, são vendidas instruções que descrevem em detalhes como separar o desenho do papel.
    • Aplicar o desenho selecionado a um lugar específico, endireite e, em seguida, com um pincel fino aplique cola. Certifique-se de que não haja desalinhamentos e dobras. Quando a primeira camada estiver seca, repita o procedimento.
    • Além disso, se desejar, você pode combine fotos de papel com relevo de pasta texturizada, estatuetas de argila de polímero, conchas ou outros elementos. Basta fixá-los com cola onde quiser.
    • A superfície seca da caixa é envernizada em várias camadas, cada vez esperando até que o anterior seque.
    • E a última coisa - consertar cantos, fechaduras, alças, laços.

      Estas são, por assim dizer, as etapas gerais que devem ser realizadas na técnica de decupagem. Cada estilo também tem suas próprias nuances e características. Por exemplo, para criar abrasões e um efeito de envelhecimento nos estilos shabby chic e vintage, produtos já pintados são novamente processados ​​com lixa e cera é aplicada nas bordas.

      Em seguida, são recobertos com tinta de tonalidade mais escura ou mais clara, de forma que a camada inferior fique ligeiramente visível, o que criará a aparência de uso prolongado da coisa, como se a tinta tivesse se desgastado um pouco.

      Com a mesma finalidade, logo no final do trabalho, quando a última camada superior de verniz secar, o produto é tratado com cera.

      Objetos vitorianos exuberantes e extravagantes podem ser encerados com uma vela para ter a mesma aparência de um antigo piso de parquete polido.

      Uma caixa de livro com uma tampa entalhada parece muito interessante e bonita. Para fazer isso, você precisará de um pedaço de madeira na forma de um livro grosso. Para fazer uma imitação de folhas, as laterais e a parte frontal são levemente tratadas com uma escova de ferro após a coloração.

      Em seguida, um estêncil é firmemente fixado na tampa superior, uma pasta de textura é aplicada a ele - é conveniente fazer isso com uma pequena espátula ou um pequeno prato feito de um material fino e denso. É necessário garantir que não haja deslocamentos, caso contrário, os padrões ficarão manchados. Ao final do trabalho, o estêncil é retirado com cuidado, o excesso da pasta é limpo com um pano.

      Eles começam a decorar a segunda capa depois que a primeira está completamente seca. A lombada do livro também é processada.

      Quando a peça de trabalho estiver seca, você pode percorrê-la um pouco com uma lixa para alisá-la e alisá-la. Em seguida, a superfície externa da caixa é recoberta com primer acrílico claro ou escuro, dependendo do projeto escolhido, deixa-se secar e, em seguida, segue-se para a pintura final. Aqui você pode dar asas à imaginação.

      Por exemplo, para obter uma superfície semelhante a malaquita, aplica-se tinta branca, ligeiramente diluída em água, sobre uma base de primer preta. Seque imediatamente com um pano seco. Após a secagem, também é pintado de verde.

      Quando tudo estiver seco, 2-3 camadas finas de verniz transparente são aplicadas na caixa. O interior pode ser pintado em qualquer cor, colado com papel estampado, tecido, veludo. Isso é tudo. O trabalho está feito. Resta, se desejado, colar os cantos de metal e adicionar um pouco de douramento.

      Usando essa técnica, você pode fazer uma caixa para bordado ou uma caixa para chá.

      Também original é a caixa em forma de hexágono. Se você decorar cada rosto de maneiras diferentes, terá uma espécie de mistura.

      Uma pequena caixa decorada com motivos de inverno parece um brinquedo de Natal antigo.

      Ideias interessantes

      O projeto mais simples para iniciantes é uma caixa redonda comum, pintada em uma cor sólida, com um desenho lacônico na tampa.

      À medida que você ganha experiência, aprimora suas habilidades, pode avançar para a incorporação de ideias mais complexas. Por exemplo, tente “envelhecer” objetos com vernizes craquelados. Este método dará às coisas um toque de nobreza e aristocracia.

      Ou faça uma decoração na forma de um mosaico de papelão colorido, couro, tecido, material de espelho reflexivo.

      A técnica de decupagem abre possibilidades verdadeiramente infinitas para decorar e atualizar o interior. Pessoas criativas apresentam seus melhores trabalhos em exposições de prestígio.

      Para obter informações sobre como fazer uma decupagem incomum de uma caixa, assista ao seguinte vídeo:

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa