Decupagem

Decupagem em papelão: instruções passo a passo para iniciantes

Decupagem em papelão: instruções passo a passo para iniciantes
Contente
  1. Decupagem para iniciantes
  2. Aula master de decupagem de uma caixa de papelão
  3. Cartões de decupagem
  4. Outras formas de decupagem

Decupagem é uma técnica que permite decorar objetos aplicando um desenho acabado sobre eles. A história desse método de design remonta ao século 17, quando se generalizou e ganhou popularidade rapidamente. Mas se inicialmente a decupagem era usada para agregar luxo visual e alto custo aos móveis e decoração, agora é usada para decorar qualquer item, de brinquedos e caixas de joias a grandes itens de interior.

A palavra decoupage deriva do francês découper, que significa literalmente cortar.

Com a ajuda de decupagem, velha e aparentemente objetos que sobreviveram aos seus próprios, adquirem beleza incrível, florescem com cores brilhantes e retêm para sempre um pedaço da alma do mestre, agradando aos olhos por muitos anos.

Não tenha pressa para se livrar das coisas que são chatas para você, dilapidadas ou que não cabem mais no interior. Existe uma maneira de dar uma nova vida a eles e dar-lhes uma espécie de charme.

Decupagem para iniciantes

Se você está apenas começando a se familiarizar com a decoupage e a compreender esta arte, não deve adotar imediatamente técnicas complexas e comprar materiais caros. Ao começar a aprimorar suas habilidades, é recomendável que você experimente primeiro algo leve, como uma decupagem em papelão.

Essa técnica não exige grandes custos de material, já que os materiais necessários podem ser facilmente encontrados em qualquer casa, e o processo é simples e não leva muito tempo.... Todos podem lidar com isso, e o resultado vai surpreender agradavelmente e deliciar com sua beleza e originalidade.

Aula master de decupagem de uma caixa de papelão

Pessoas criativas sabem que uma coisa original pode ser feita a partir de qualquer objeto comum ou desnecessário à primeira vista. Assim, por exemplo, uma velha caixa de papelão, que desperdiça espaço e acumula poeira, pode se transformar em uma linda caixa. Oferecemos instruções passo a passo sobre como fazer isso.

Você vai precisar de:

  • caixa de papelão;
  • guardanapo de papel;
  • Cola PVA;
  • tesoura;
  • escovar;
  • laca acrílica.

    Em primeiro lugar, você deve preparar a base para seu futuro caixão. Uma velha caixa de sapatos ou caixa de presente serve.

    O uso de papelão colorido não é recomendado, pois o desenho pode ficar pouco visível nele após a conclusão. Também é indesejável o uso de brilho devido ao fato de que a cola não adere bem nele.

    Depois de encontrar uma caixa adequada, limpe-o de poeira e sujeira e conserte rasgos ou outros danos.

    A decupagem é um pouco semelhante ao aplique, então aplicaremos o desenho da mesma maneira. Guardanapos de papel comuns com um belo padrão são mais adequados como um item de apliques. Existem outras opções, como um cartão de decoupage, mas para a sua criação de teste é melhor usar uma opção mais acessível.

    Selecione vários guardanapos com padrões iguais ou diferentes e corte as áreas desejadas.

    Não tenha pressa, aja devagar e com cuidado para não danificar inadvertidamente a própria superfície ou o desenho. Se seu filho estiver fazendo decupagem, não o deixe sozinho enquanto ele usa uma tesoura.

    Se você não quiser que o desenho tenha contornos bem definidos, não pode cortar os guardanapos, mas rasgá-los com as mãos. Devido às bordas rasgadas, o guardanapo cairá mais suavemente na superfície e se fundirá com o fundo.

    Depois de decidir sobre a futura imagem que deseja fazer com os guardanapos, prossiga para a próxima etapa. Este tipo de papel já é bastante fino, embora seja composto por 3 camadas, mas para a decupagem só é necessária a de cima - colorida. Separe-o com cuidado dos dois inferiores. Se você não puder fazer isso devido a bordas desiguais, remova a camada antes de cortar o desenho..

    Em seguida, procedemos diretamente para a decupagem. Em primeiro lugar, deve-se notar que esta técnica de decoração difere da aplicação usual em que a cola é aplicada não na superfície a ser revestida, e nem mesmo no lado com costura do elemento a ser colado, mas por cima dele.

    É assim: primeiro, você deve anexar uma seção do guardanapo ao local da caixa onde deseja colocá-lo. E já em cima, você aplica a cola com um pincel. Não se deve ter pressa, pois o guardanapo, devido à sua estrutura, pode rasgar e esticar, o que fará com que o desenho simplesmente se deteriore.

    Passe a escova suavemente do centro para as bordas e repita esta operação até que o papel fique firme contra o papelão.

    Repita esta etapa até cobrir completamente a caixa.

    A tampa pode ser de uma cor diferente, ter um padrão diferente, apenas parcialmente coberta ou não coberta de todo. Não limite a sua imaginação, crie a decoração que mais lhe agrada.

    Depois de concluído o trabalho, é preciso esperar até que a caixa esteja completamente seca e cobrir tudo em cima com verniz acrílico.

    Isso ajudará sua criação a durar mais tempo e não se desgastará com o tempo.

    Item de decoração pronto pode ser decorado adicionalmente adesivos, joias artificiais, fitas decorativas ou flores secas, capa com padrões ou desenhos.

    A velha caixa empoeirada tornou-se uma caixa elegante, adequada para guardar objetos de valor e decorar o interior. E um presente embalado em tal caixa será ainda mais valioso para a pessoa a quem você o apresentará.

    Cartões de decupagem

    Depois de descobrir o básico, existem outros métodos de decupagem que você pode experimentar. Entre eles estão os cartões de decoupage. São desenhos feitos em papel especial.É fino o suficiente para caber em qualquer superfície sem problemas e ao mesmo tempo durável, o que não permite que se rasgue no processo de criatividade. Esses cartões podem ser comprados em uma loja de artesanato ou encomendados online. Seu custo, é claro, supera os guardanapos de papel comuns, mas a qualidade, originalidade e sofisticação dos desenhos não deixarão ninguém indiferente.

    A única desvantagem deste papel é que ele é mais denso do que guardanapos e torna difícil fazer contornos difusos.

    A forma de trabalhar os cartões de decupagem não é muito diferente da forma como os guardanapos eram colados, mas existem algumas particularidades.

    Alguns mestres aconselham primeiro a mergulhar o cartão na água por um ou dois minutos, acreditando que assim ele irá aderir com mais segurança.

    Ao lidar com cartas de decupagem, você deve usar cola apropriada, que também é vendido em lojas de arte ou diluir o PVA na proporção de 1: 1, se não houver nenhum especial.

    A cola é aplicada não só sobre o papel, mas também preliminarmente na própria superfície. É necessário cobrir a superfície com uma camada fina, aplicar uma placa de decoupage e, em seguida, cobrir por cima com outra camada de cola.

    Não tenha medo de derramar muito, pois uma vez que seque completamente, não será mais visível. Pelo contrário, se houver mais cola do que a necessária, será mais fácil colocar ou mover o cartão sem medo de rasgá-lo ou esticá-lo. Certifique-se de que o papel não enruga e a cola não borbulha.

    O processo é bastante meticuloso, exigindo extrema concentração, porém não tão complicado como pode parecer à primeira vista.

    O principal é não ter medo de experimentar e dar asas à imaginação, e assim obterá uma decoração que valerá a pena para a sua casa.

    Outras formas de decupagem

    Se acontecer de não haver cola à mão ou se você ficar com preguiça de mexer nela, existe uma maneira pela qual você não vai precisar dela.

    Este método é bom para superfícies planas, no entanto, requer preparações preliminares.

    Você vai precisar de:

    • papelão grosso cortado em forma de círculo;
    • tinta acrílica branca;
    • escovas;
    • guardanapo de papel;
    • ferro;
    • laca acrílica.

    Primeiro você precisa preparar o papelão. Você pode comprar peças em branco em uma loja de artesanato ou cortar os círculos você mesmo. Eles devem ser cobertos com tinta branca em duas camadas. Isso é feito para eliminar ao máximo todas as irregularidades e dar ao futuro produto uma aparência mais elegante. O desenho fica muito melhor em um fundo branco do que em um marrom claro ou cinza sujo.

    Depois que a primeira camada de tinta secar, é necessário cobrir o papelão uma segunda vez e, neste ponto, acompanhar de perto a secagem da tinta. No momento em que para de deixar marcas nos dedos ao ser tocada, mas permanece um pouco pegajosa, chega o momento da próxima etapa.

    O guardanapo selecionado deve ser removido das camadas extras, deixando apenas aquela onde o desenho está localizado. Então você precisa usar o ferro e passe o guardanapo a ferro para remover rugas ou vincos.

    Escolha uma temperatura baixa para não estragar o papel. E não se esqueça de desligar o vapor para evitar que o guardanapo fique molhado.

      Quando o desenho estiver pronto, deve ser colocado sobre um papelão e coberto com um guardanapo branco comum por cima. Passe novamente a ferro a baixa temperatura, desta vez sem medo de usar o vapor.

      Ao terminar, o guardanapo adere firmemente ao papelão sem qualquer cola, sem bolhas ou irregularidades.

      As bordas do guardanapo que ultrapassaram o círculo de papelão podem ser aparadas com cuidado ou coladas do lado avesso.

      O produto acabado é coberto com verniz acrílico para fixação.

      Para obter informações sobre como transformar uma caixa comum em uma linda caixa, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa