Decupagem

Estilos básicos em decupagem

Estilos básicos em decupagem
Contente
  1. Provença
  2. Shabby chic
  3. Simplicidade
  4. Vitoriana
  5. Estilo étnico
  6. Steampunk
  7. Estilo do mar
  8. País

A técnica de decorar uma grande variedade de objetos, que ganhou fama com o nome francês "decoupage", tornou-se especialmente popular na última década. Crianças e adultos gostam de decupagem, experimentam diferentes técnicas, decoram bugigangas e até móveis maciços com as próprias mãos. Se você também é fascinado pela arte da decupagem, será interessante aprender mais sobre os estilos dessa técnica.

Provença

Amada por turistas de todo o mundo, a província do sul da França deu ao mundo do design, das transformações de interiores e de vários tipos de artes e ofícios dezenas (senão centenas) de motivos de inspiração. O estilo provençal é uma antiguidade discreta repleta de nobreza, que se combina harmoniosamente com a elegância do design francês.

Superfícies caiadas de branco e tons pastel são os principais sinais da Provença.

Quase todos os produtos feitos neste estilo têm alguma abrasão, irregularidade. Como se o espírito da época atravessasse as coisas, mas não as envelhecesse, cujo lugar é apenas um aterro, mas, ao contrário, as tornasse um retrô predileto. Este envelhecimento artificial é usado ativamente na decupagem. A decupagem ao estilo provençal pode começar com pequenas coisas - decorar pentes de madeira, caixas, aproximando-se gradualmente dos móveis.

Shabby chic

A tradução do inglês fala por si mesma - surrado, surrado, é isso que a palavra "surrado" significa. Apesar do nome pouco atraente, é difícil encontrar qualquer outro estilo, tão gentil, trêmulo, amado por estetas em muitos países do mundo. O estilo não pode ser chamado de antigo - somente no último quarto do século XX essa direção surgiu.

As seguintes características são inerentes ao estilo chique gasto.

  • Tons delicados. Ele não gosta de tons claros, tudo é feito em algum tipo de dragagem artificial. Essas coisas parecem vir da névoa dos anos, envoltas no sentido literal da palavra em mistério, mistério, história.
  • Desenhos ligeiramente desfocados. As imagens antigas sempre perdem a clareza (no entanto, isso também é característico das memórias). Por isso, hoje estamos pensando seus contornos iniciais, fantasiando e idealizando um pouco a imagem original (e no caso das memórias, um acontecimento).
  • Ornamentos florais. Mais de uma master class de decoupage usa ornamentos florais, mas o shabby chic os explora com muita frequência. Flores pequenas e grandes podem ser vistas em papéis de parede, cortinas, superfícies de móveis e acessórios. Como se descendessem de cartões-postais retrô, evocam nostalgia, tristeza pelo que não encontramos, mas mesmo assim essas associações são agradáveis ​​para muitos - portanto, guardanapos de decoupage costumam ser usados ​​para decorar as coisas no estilo shabby chic.
  • Anjos, pássaros, palácios - outros três motivos principais para o chique gasto. Junto com rosas inglesas, pássaros estranhos em gaiolas retorcidas e os contornos de belos palácios exibem itens vintage.

Os móveis neste estilo são aconchegantes, muito delicados e suaves. O quarto será agradável, as coisas em que são feitas no estilo shabby chic - o melhor lugar para relaxamento, tranquilidade e solidão.

Simplicidade

Esse é o nome do estilo de uma cidade simples. É uma direção democrática que não abandona as tendências modernas. Este estilo atrai os amantes da decupagem novatos devido ao uso de materiais baratos. Jornais e revistas (e modernas) são a base da decoração do futuro.

Se você não é um grande fã de temas retrô, mas a decoupage é interessante para você como arte, experimente-se na cidade simples. O primeiro trabalho pode ser utilitário. Por exemplo, decore uma tigela de flocos de milho. Bordas rasgadas e negligência deliberada são inerentes ao estilo.

Vitoriana

Muitas décadas se passaram e a estética do estilo vitoriano ainda alimenta as mentes de designers, artistas, escritores, designers de moda. A era do reinado da Rainha Vitória nos deixou uma grande herança artística. Se você quer decorar as coisas nesse estilo, prepare-se para o slogan “luxo mais clássico”. Austeridade, minimalismo, simplicidade - isso é tudo o mais, alheio ao estilo vitoriano.

Ele não evita, mas, ao contrário, zelosamente usa tons de dourado, verde, vermelho. O estilo não abafa essas cores, mas as traz à tona. Para o estilo vitoriano, listras e xadrez são especialmente caros - esses enfeites são incorporados na decoração de pequenos acessórios e no design de móveis.

Quanto às parcelas, parcelas com rosas clássicas inglesas, animais (talvez exóticos), folhas de carvalho e cenas de caça dominam aqui. Ao mesmo tempo, a estilização das tramas não prima pela simplicidade, mas, pelo contrário, pela elaboração de cada detalhe. Eu gostaria de pegar uma grande lente de aumento e fazer o que as pinturas de Bosch nos oferecem - examinar cada pequena coisa, cada ondulação e pincelada.

Se você pretende preencher seu interior com peças de tema vitoriano, isso é uma reivindicação à aristocracia.

Estilo étnico

Tudo é simples aqui - este é o estilo nacional. Você pode fazer decupagem no estilo japonês (ou outro oriental), africano, mexicano - o que for! O principal é permanecer comprometido com as motivações nacionais. E esse é um trabalho muito interessante, porque ao fazer as coisas no estilo étnico você fica imbuído da história e da cultura de outros países, você fica mais consciente.

Instruções principais para este estilo.

  • Japonês. Esses motivos são dominados por flores (como fazer sem sakura), ervas, árvores, borboletas, pássaros. Os japoneses são conhecidos por serem bons para o meio ambiente. Eles veem significado em coisas que parecem comuns para nós, não particularmente significativas. E essa espiritualidade de todas as coisas vivas é bem transmitida em decupagem. Os tons de estilo japonês são dominados por tons neutros - bege, branco, creme, leitoso.
  • Indiano. Este estilo glorifica a diversidade de tons - carmesim brilhante, laranja, azul, turquesa, marrom avermelhado. Certifique-se de observar em seus trabalhos de decupagem a geometria incomum das imagens - muitas vezes, são círculos de tamanhos diferentes. Não sem suplementar com ouro e prata.
  • africano... Provavelmente, este é o maior exótico entre todos os estilos étnicos. A textura é áspera, as formas são simples, todas as cores falam de um clima quente. Se quiser fazer uma placa decorativa utilizando a técnica de decupagem no estilo africano, não deixe de incluir a execução do poema "Girafa" de Gumilyov - a união das artes com uma fonte comum de inspiração sempre ajuda no trabalho.

    Onde usar etnóstilos? Não há limites estritos. Se forem todos os mesmos pratos decorativos, a decoupage servirá para a cozinha. Se você está fazendo uma caixa de joias elegante, ela vai decorar a penteadeira do seu quarto.

    Steampunk

    Este é um estilo moderno muito interessante, outro nome para o qual é paropunk. É baseado em uma das direções da ficção científica. Tem muitas ramificações - por exemplo, steampunk vitoriano, dieselpunk, etc. A arte aqui está intimamente ligada ao progresso técnico, usando toques estéticos do estilo loft.

    Os fãs de estilo dizem que esta é uma alusão interessante ao tópico de para onde o progresso tecnológico estaria se movendo se não houvesse eletrônicos e plásticos até hoje. O estilo é especial, bastante complexo, embora alguns amantes da decupagem o usem em coisas muito mais simples - por exemplo, na decoração de bailes de Ano Novo. É um longo caminho desde os interiores dos lofts, mas também é interessante.

    Estilo do mar

    Você não precisa ser um crítico de arte para entender os mandamentos do estilo náutico. Gama azul-branco-azul, saindo em turquesa, leveza, ondas, frescor - uma brisa sopra de trabalhos em estilo marinho. Se sente saudades dos dias à beira-mar, porque não incorporar um pedaço das suas memórias em produtos de decoupage?

    Alguns amantes da recreação marítima compram lindos potes de vidro, jogam areia de sua praia favorita, conchas e seixos lá, e decoram o frasco com guardanapos em um tema marinho.

    Uma lembrança boa e muito viva do mar!

    País

    Este estilo é adorado por centenas de milhares de pessoas no planeta. Aconchegante, compreensível, simples e ao mesmo tempo volumoso, de forma alguma minimalista. Alguém gosta da elegância do barroco, alguém prefere decorar o espaço da moradia a preto e branco, e alguém não tem nada mais encantador do que o campo.

    Tudo neste estilo lembra a vida de aldeia: não o mais simples, e fisicamente difícil, mas cheio de “zen” cotidiano, como se diriam nas redes sociais hoje, da unidade com a natureza, ar puro, aroma estimulante de ervas e a proximidade de conhecimento dos segredos do universo.

    Se a safra pré-revolucionária não é particularmente interessante para você, e tudo que é urbanístico o deixou com raiva, é hora de "curar" o país. E mesmo se você mora em uma cidade, em seu apartamento ou casa pode haver um lugar para tudo - inclusive motivos rurais.

    E quando os fundamentos da decupagem forem compreendidos, você provavelmente começará a tentar técnicas combinadas (por exemplo, decupagem e terra) e descobrirá muitas coisas interessantes. O conhecimento estilístico é bom porque muitos casos já incríveis de transformações de interiores começaram com uma decupagem despretensiosa. Uma artesã novata fez um espelho de moldura chique e surrado e, depois de alguns anos, todo o seu apartamento foi transformado.

    Decoração e decupagem ao estilo provençal - no próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa