Decupagem

Móveis Decoupage: ideias originais e instruções de decoração

Móveis Decoupage: ideias originais e instruções de decoração
Contente
  1. O que é decupagem?
  2. Materiais e ferramentas necessários
  3. Seleção de estilo
  4. Princípios operacionais gerais
  5. Oficinas de decoração
  6. Exemplos de sucesso

A decupagem faça-você-mesmo de móveis antigos é uma excelente solução para quem pretende criar um interior invulgar e expressivo que realce a individualidade luminosa dos proprietários. Você pode decorar móveis desta forma com suas próprias mãos, porque não há nada complicado aqui. Hoje analisaremos em detalhes como você pode fazer móveis de decoupage de forma independente e em quais ambientes essa decoração será maravilhosa.

O que é decupagem?

Hoje as pessoas têm muitas oportunidades de decorar lindamente suas casas. A escolha dos consumidores é apresentada com uma grande variedade de materiais decorativos atraentes, várias decorações e itens de design. No entanto, muitos proprietários preferem dar ao interior um aspecto mais interessante e original, recorrendo à técnica de decupagem. Vamos descobrir em detalhes o que é.

Então, decoupage é uma maneira popular e fácil de decorar móveis antigos ou outros itens domésticos. Utiliza materiais disponíveis como cola, papel, tintas e uma variedade de inserções decorativas. Com elementos semelhantes, você pode decorar uma estrutura de madeira com decorações de papel machê, vidro ou peças de borracha. As opções são muitas, tudo depende da imaginação do mestre que se dedica ao design de móveis.

É necessário apenas levar em consideração que nem todas as superfícies são projetadas para decupagem. Portanto, é improvável que seja possível organizar estruturas feitas de um material como o plástico. É por isso que é importante estudar cuidadosamente a estrutura que você planeja processar, bem como prepará-la corretamente.

Materiais e ferramentas necessários

A decupagem de móveis não é tão difícil como pode parecer à primeira vista. Na realização de tais eventos, é muito importante preparar todos os materiais e ferramentas necessárias. É aconselhável fazer isso com antecedência - antes do início de todos os trabalhos, para que você não tenha que se apressar para procurar o que é certo, perdendo tempo extra. É recomendável que você mantenha alguns itens essenciais em seu arsenal.

  • Tesouras pequenas e afiadas. Nesse caso, é permitido o uso de bainhas de manicure simples ou ferramentas especiais de tapeçaria. É importante apenas certificar-se de que a lâmina é curta e bastante afiada. Artesãos experientes recomendam o uso de tesouras especiais revestidas com teflon. Essas ferramentas não corroem. Além disso, a tinta e outros materiais estranhos não grudam neles.
  • Bisturi ou faca especial com lâmina rotativa... Essas ferramentas são indispensáveis ​​no processamento de materiais densos.
  • Vários tipos de pincéis. Você vai precisar de um pincel para colocar o adesivo, verniz. Aconselha-se a utilização de opcionais sintéticos de diferentes espessuras. Às vezes, esponjas de espuma são usadas.
  • Primer. Será necessário preparar a superfície. É permitido o uso de cola PVA ou massa com acrílico.
  • Cola... Este produto deve ser cuidadosamente selecionado. A cola deve ser especial - para decupagem (para aplicações densas), PVA, papel de parede, pasta, clara de ovo, verniz à base de acrílico.
  • Tintas de fundo. Na maioria das vezes, tintas acrílicas, pastéis ou vários pigmentos são usados ​​aqui.
  • Roller. Esta ferramenta é indispensável quando se trata de alisar a imagem selecionada aplicada ao móvel.

Quanto aos materiais para decupagem, então serão necessárias várias posições.

  • Guardanapos... Todo o material disponível, recomendado para iniciantes. Você pode encontrar cópias especiais nas lojas ou pode comprar conjuntos comuns de guardanapos de quatro camadas com fotos e desenhos atraentes.
  • Cartões de decupagem... Esses componentes podem ser encontrados nas lojas. Eles são desenhos de vários tamanhos dispostos em conjuntos sobre um tópico específico.

Uma vez que estes elementos são concebidos exclusivamente para a decupagem, os materiais com os quais são feitos atendem plenamente a todos os requisitos da técnica mencionada - são elásticos, não podem ser rasgados assim, e em contato com a água, sua forma permanece a mesma.

  • Papel de amora, arroz ou banana. Estes são materiais fibrosos especiais que geralmente são usados ​​para decorar superfícies transparentes com eficácia. Esse papel não é cortado com tesoura - os desenhos devem ser rasgados com muito cuidado e com cuidado à mão. Devido à textura característica, estes materiais não esticam e copiam perfeitamente todos os contornos da base. Trabalhar com papel de amora, arroz ou banana é simples e prático.
  • Impressões. Se você deseja formar um detalhe interior verdadeiramente único e original, então você pode usar este material. Para este efeito, as impressões que desejar são impressas na impressora. Você pode usar papel barato ou mesmo papel vegetal - essas opções irão absorver o pigmento colorido.

Para designs de móveis em decupagem, também é permitido selecionar papéis de parede atraentes com várias estampas e imagens, tecidos (por exemplo, tule), rendas e vários adesivos. Se você escolheu uma técnica de design de móveis semelhante, poderá usar uma grande quantidade de materiais. Muito na escolha dos componentes necessários depende de seus desejos e preferências.

Seleção de estilo

Antes de começar a decorar os móveis da sua casa, você precisa descobrir em quais estilos a decupagem pode ser feita.

  • Provence. Essa charmosa tendência estilística veio da França.Uma característica da Provença são os fundos branqueados e os desenhos / padrões / estampas feitos em cores pastel. Muitas vezes, os mestres decoram essas composições com craquelure original. Estampas florais também são úteis.
  • Cidade Simples. Será possível conseguir um design neste estilo interessante se você usar a técnica de remendo deco. Nesse caso, são usados ​​recortes de jornais com as bordas rasgadas. Fotografias antigas também servem.
  • Vintage francês. A principal característica deste estilo espetacular é o design em duas cores principais.

Decupagem neste estilo fica especialmente atraente em velhas cómodas, bancadas e outros objetos semelhantes.

  • Chique gasto. Este é outro estilo assustadoramente popular que enfatiza a individualidade brilhante dos proprietários da casa. A decupagem, feita nessa direção, torna a superfície de um objeto em particular muito semelhante a uma antiguidade. Pode haver linhas ligeiramente borradas, bordas arranhadas.
  • Vitorianismo. Este é um estilo luxuoso que é difícil de confundir com outros estilos. Para decorar móveis desta forma, você precisa ter certas habilidades e experiência. As principais características que distinguem este estilo: uma combinação de cores douradas, azuis e verdes. Os tópicos de decupagem podem ser os seguintes: natureza morta, caça, buquês de flores, animais.

Princípios operacionais gerais

Os móveis podem ser decorados na técnica de decoupage com as próprias mãos. Na maioria dos casos, esse processamento é executado sem problemas desnecessários. Claro, muito depende das ações do próprio mestre. É muito importante seguir as instruções e preparar corretamente o produto.

  • Se você planeja projetar uma estrutura de vidro, primeiro é necessário desengordurá-la adequadamente. Para isso, o vidro deverá ser lavado, seco e, em seguida, limpo com um pano que não solte fiapos. A seguir, é aplicado no vidro um detergente desengordurante para a loiça, mas sem corantes.
  • Se as superfícies de estanho forem formadas, elas precisarão ser tratadas com uma composição à base de água e vinagre. Esses componentes precisarão ser diluídos na proporção de 1 para 1. Após o enxágue em água acética, a superfície do estanho é tratada com uma escova de metal. Após remover todas as manchas, pincele a camada de cima com um pincel.
  • Se você planeja trabalhar com madeira ou aglomerado laminado, esses materiais precisarão ser lixados com lixa (de grão fino).

A restauração posterior pode ser realizada usando qualquer material. Por exemplo, muitas pessoas dão uma aparência original a designs de móveis antigos usando papel de parede. Vamos dar uma olhada nos princípios gerais do processamento de móveis usando uma mesa como exemplo. Este processo é parecido com este:

  1. primeiro, o mobiliário é preparado em função do material de que é feito;
  2. a mesa precisa ser lavada, consertada e os defeitos existentes removidos;
  3. em seguida, todas as superfícies são tratadas com uma mistura de primer;
  4. a mesa precisa ser lixada, trabalhando especialmente com cuidado nas bordas;
  5. em seguida, os móveis devem ser revestidos com tinta grafite cinza;
  6. as caixas são medidas nas laterais das fachadas;
  7. em seguida, pedaços retangulares de papel de parede são cortados de acordo com as medidas tomadas;
  8. quando o acabamento secar, as fachadas devem ser revestidas com verniz na parte superior.

Oficinas de decoração

Com suas próprias mãos, você pode fazer a decupagem de uma grande variedade de peças de mobiliário. Pode ser não apenas uma mesa, mas também uma velha cômoda, um meio-fio, uma estante de livros, construções de cozinha e muitos outros objetos. Considere passo a passo várias master classes sobre móveis de autoprocessamento. Essas instruções podem ser muito úteis para iniciantes.

Velha cômoda pode ser efetivamente decorado no popular estilo chique gasto. Normalmente essa técnica é usada quando se trata de bases polidas. Os últimos são freqüentemente lixados para remover o acabamento brilhante. O processo de decoração incluirá as seguintes etapas:

  1. preparar a cômoda para processamento posterior - conforme mencionado acima, remova o acabamento polido, remova toda a poeira, aplique um primer na cômoda ou pintura com tinta acrílica;
  2. prepare suas fotos favoritas para colar móveis;
  3. cubra os quadros com cola e cole na superfície preparada da cômoda;
  4. agora dilua o adesivo em água na proporção de 2: 3;
  5. unte as bordas com acrílico branco, enquanto o desenho deve gradualmente "fluir" para a cor de fundo;
  6. envernizar toda a cômoda em várias camadas.

Pode se tornar muito bonito e original criado-mudoatualizado usando a técnica de decupagem. Analisaremos em etapas como agir para alcançar um bom resultado.

  1. Primeiro, prepare o gabinete para decoração. Lave bem, lixe, remova toda a poeira acumulada e deixe o material secar. Pinte sua mesa de cabeceira com tinta acrílica branca.
  2. Quando o móvel estiver seco, pinte por cima e comece a decorar. Você precisa preparar guardanapos com um padrão de sua preferência. Junto com os guardanapos você vai precisar de: cola, verniz, pincéis.
  3. Decore os recessos dos móveis com decoupage. As impressões podem se sobrepor a outros tons do interior circundante.
  4. Agora você precisa remover a camada superior dos guardanapos com flores. Marque sua mesa de cabeceira. Espaços internos e gavetas podem ser tornados mais ricos e coloridos pintando-os com tinta de sua cor favorita.
  5. Os guardanapos anexados devem secar em 24 horas.

A técnica de decupagem pode ser aplicada em relação às fezes... Se tudo for feito corretamente, o resultado pode ser um design muito bonito e eficaz. Vamos analisar uma master class sobre o processamento de tais móveis. Você precisa seguir estas etapas:

  • primeiro remova o banquinho das pernas;
  • lixe o banco com uma lixa;
  • limpe bem a superfície das fezes com um pano embebido em acetona para desengordurar a superfície dos móveis e remover todos os depósitos de poeira que se formaram devido ao lixamento;
  • imprima a superfície das fezes com tinta acrílica especial e um pincel, aplique camadas uniformemente, é permitido aplicar até 3-4 camadas, use branco;
  • lixe novamente a base já pintada com lixa;
  • escolha um guardanapo do tamanho ideal, coloque-o no assento do banquinho, pois ele irá grudar mais;
  • cubra o guardanapo com verniz, cubra bem os cantos e bordas, alise todos os elementos irregulares da superfície do guardanapo com verniz;
  • com um pedaço de lixa limpa, remova o excesso de elementos do guardanapo que caem da borda do banco;
  • seque bem a camada de verniz;
  • quando o verniz secar, a superfície deve ser lixada novamente;
  • para decorar as laterais da estrutura, você vai precisar de guache marrom e um pouco de verniz; eles são combinados entre si em pequenos volumes;
  • a composição resultante precisará ser cravada nas laterais com uma escova; você deve agir com um pincel quase seco;
  • processe as fezes com uma segunda camada de verniz e seque tudo.

Você pode atualizar de forma simples e rápida uma mesa de centro antiga. Vamos dar um passo a passo como fazer isso.

  1. Prepare os móveis para processamento. Se for de plástico, desengordure, se for de madeira, desmonte e processe com uma lixa de esmeril de grão fino.
  2. Aplique um primer na base preparada. Quando estiver completamente seco, aplique a tinta em várias camadas. Para criar um efeito interessante de fissuração adicional, é permitido usar um verniz craquelado especial.
  3. O verniz deve ser aplicado e, em seguida, enquanto ainda não secou, ​​aplique o acrílico branco como a neve. Assim que secar, pode-se começar a colar o motivo escolhido e processar tudo com verniz incolor, caso não seja utilizado craquelure. É permitido envernizar a mesa de centro com verniz na forma de spray. Com este produto, a aplicação ficará mais suave e precisa.
  4. Quando as camadas envernizadas estiverem secas, será necessário revisar os móveis antigos novamente com uma lixa de grão fino para garantir uma melhor aderência ao substrato.
  5. Prepare guardanapos para colar. Recorte as fotos que deseja com sua tesoura de unha. Mergulhe-os em água (cerca de 15 minutos) e coloque-os sobre uma toalha para remover o excesso de umidade.
  6. A decupagem pode ser feita de várias maneiras: quente, seca ou úmida. Se for feita a decupagem a quente, o padrão de recorte é aplicado ao móvel, colado e "passado" sobre ele com um ferro quente. Se for usado o método a seco, os motivos são colados à mesa e, em seguida, os restos da composição adesiva são removidos com um cotonete. O método úmido envolve a impregnação dos desenhos em cola ou verniz diluído, em seguida, o multifor é colocado e cuidadosamente transferido dele para a base.
  7. Quando o estágio de colagem de imagens é ultrapassado, você precisa completá-lo com desenhos adicionais, adicionando sombras ou tons. Depois disso, a estrutura deve secar completamente.
  8. O verniz deve ser aplicado à mesa em várias camadas. Para obter uma textura limpa e lisa, despeje água limpa em um recipiente separado e, em seguida, umedeça o dedo ali e alise com ele os vestígios de fiapos que ficaram do pincel, enquanto o verniz ainda não está completamente seco.

Muitas donas de casa preferem ver em sua cozinha um conjunto original, decorado na técnica de decoupage. Aqui é permitido referir-se à colagem de móveis com retalhos de jornais ou revistas velhas. A maioria dos artesãos escolhe belos guardanapos ou papel de parede para decorar designs de móveis de cozinha.

Em tais ambientes, revestimentos decorativos com imagens de frutas, vegetais, utensílios de cozinha e outras coisas semelhantes ficam ótimos. Muitas vezes, os utensílios de cozinha são complementados com papel texturizado de arroz ou amora, especialmente quando se trata de elementos de vidro. Para colar componentes decorativos A cola PVA é a mais adequada.

Para conseguir um bom efeito de falso envelhecimento, recomenda-se o uso de tintas acrílicas, betume e pasta metálica.

Exemplos de sucesso

Móveis Decoupage são uma ótima solução para uma casa ou apartamento. Com essa técnica, você pode incorporar uma variedade de ideias criativas. Este projeto será adequado em qualquer cômodo - no berçário, quarto, na cozinha, na sala de estar.

Uma cômoda vintage pintada em cinza claro e complementada por adesivos com pássaros nas portas terá uma aparência delicada. Dos detalhes brilhantes, só pode haver acessórios escuros.

Um gabinete simples e antigo pode ser acabado com tinta branca e dar um efeito craquelure. Completar o mobiliário incomum vale imagens de grandes rosas de guardanapos. Este último deve ser colado nas partes superior e inferior da estrutura.

Você pode decorar móveis na técnica de decoupage com estênceis. Assim, em um armário alto com várias gavetas e um armário, pode-se pintar em branco fosco ou brilhante, deixando áreas intactas em forma de flores grandes.

Durante a coloração, eles devem ser cobertos com um estêncil.

Para informações sobre como fazer a decupagem de móveis, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa