Decupagem

Decupagem: o que é, que materiais são necessários e como fazer direito?

Decupagem: o que é, que materiais são necessários e como fazer direito?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vistas e estilos
  3. Quais ferramentas e materiais são necessários?
  4. Como fazer direito?
  5. Aulas mestre passo a passo
  6. Ideias interessantes

Se você sente a necessidade de realização criativa, quer aprender como criar coisas únicas e espetaculares com suas próprias mãos, você deve tentar dominar a técnica de decupagem. Com sua ajuda, você pode fazer coisas de incrível beleza, enquanto habilidades especiais especiais não são necessárias. É muito simples dominar a decupagem, o principal é ter um desejo muito forte.

O que é isso?

Decupagem - esta é uma certa técnica de decoração, decoração, que inclui a possibilidade de fixar uma imagem ou padrão a qualquer coisa... A própria palavra vem do francês "cortar". Quadros para decupagem, via de regra, são recortados, toda a composição deve ser envernizada.

A história dessa técnica remonta à Idade Média, quando os alemães começaram a decorar móveis dessa forma. No entanto, a decupagem floresceu muito mais tarde, no século 18, junto com a moda da decoração em estilo asiático. Os artesãos de móveis da Itália e da França imitaram incrustações muito caras com quadros colados, que eram cuidadosamente envernizados por cima.

Apesar de ser apenas uma imitação, esses móveis tiveram grande procura devido ao preço atraente. Na Inglaterra, o artesanato de decupagem ganhou popularidade especial durante a era da Rainha Vitória, tornando-se disponível para a maioria dos segmentos da população.

Já no século 19, o bordado de decupagem adquiriu um caráter de massa na Europa - apenas estilos mudaram, enquanto a tecnologia melhorou. Na virada do século, a decupagem chegou ao continente americano e se espalhou por lá como hobby.

No mundo moderno, a arte decoupage recebeu uma nova rodada de desenvolvimento, graças às novas tecnologias, ferramentas convenientes e ao retorno da moda aos estilos da Provença, shabby chic e outros. No nosso país, existe agora um verdadeiro boom neste tipo de decoração.

Além da decupagem tradicional, uma variedade de técnicas é usada para criar criações verdadeiramente luxuosas e únicas: envelhecimento, douramento, decupagem volumétrica e artística.

Vistas e estilos

Em primeiro lugar, devem ser destacados os principais tipos de tecnologia.

  • Direto. A decupagem direta consiste em colar uma imagem de fora para a superfície de uma coisa. Pode ser pintado, envelhecido com craquelure ou imprimado.
  • Voltar. Ele só pode ser usado para decorar itens transparentes, como pratos de vidro. Tecnicamente, decupagem direta e reversa não são diferentes. A única ressalva é que o desenho é colado com a parte da frente na parte de trás do objeto. Depois disso, o fundo, o revestimento e outros detalhes já estão traçados.
  • Arte. Também chamado de esfumaçado, coincide visualmente com a pintura, já que essas duas técnicas combinam perfeitamente uma com a outra.
  • Decopatch. Este é um método de colagem contínua, quando não há superfície livre do objeto. Não apenas tramas individuais de imagens são usadas, mas também um grande número de fragmentos de padrões, que, como remendos, são dispostos na superfície da coisa que está sendo decorada.
  • Volume... Neste método, os detalhes da superfície projetada são executados visualmente de forma volumétrica, elevando-se acima do resto da composição. Essa seleção é realizada por meio da colagem de tipo multicamadas, utilizando massas e pastas especiais.

Quanto aos estilos, há vários estilos básicos que, em primeiro lugar, são populares por si próprios e, em segundo lugar, parecem adequados na técnica de decupagem.

  • Provence. Este gentil estilo country da França provinciana não perdeu sua popularidade por muitas décadas. Ele parece muito contido e aborrecido, ao mesmo tempo expressivo, profundo. A Provença tem muitas notas nobres, graça, sofisticação. Os traços característicos são superfícies envelhecidas, arranhões, irregularidades, madeira branqueada, tons claros, abundância de pastéis. Cores calmas ressoam perfeitamente com motivos florísticos, ornamentos florais, imagens de pequenas casas, campos de lavanda, uvas. Cores básicas: lavanda, menta, rosa, limão, celeste, branco, bege, leite.
  • Chique gasto. É frequentemente confundido com a Provença, mas apesar de toda a sua semelhança, existem características distintivas significativas. Nesse estilo, uma superfície gasta, envelhecimento artificial, cores delicadas e padrões florais também são bem-vindos. Motivos borrados, cor rosa, cenas com anjos, buquês de rosas, pássaros, castelos luxuosos prevalecem. Há muito conforto e elegância neste estilo.
  • Cidade Simples. Este estilo se distingue pelo clima de uma vida urbana despretensiosa, é muito democrático e contém muitas idéias novas e frescas. Motivos de temas de jornais e revistas, bordas rasgadas prevalecem. Estilo muito lacônico, adequado para interiores modernos.
  • Vitoriana. Aristocrático e de alto status, combinando características clássicas com elementos luxuosos. Nesse estilo, costuma-se usar douramento, tons expressivos e cativantes de verde, vermelho. Uma tira, uma gaiola é usada ativamente. Quanto às imagens do enredo, são principalmente animais, rosas, carvalhos, naturezas mortas, caça à raposa. O fundo é predominantemente de madeira escura ou metal.

Quais ferramentas e materiais são necessários?

Na maioria das vezes, quem começa a dominar a técnica se volta para a decoração de alguns utensílios domésticos, então a própria base já está lá. Podem ser potes e garrafas de vidro, caixas de plástico, estanho, metal. Os especialistas, no entanto, recomendam examinar outras superfícies primeiro. Coisas de vidro e plástico são bastante difíceis para um iniciante desacoplar, pois têm uma adesão muito fraca.

Para começar, é melhor usar o compensado, superfícies de madeira do tipo plano. Podem ser placas especiais, painéis, relógios, caixas, tábuas de corte.

Depois de decidir sobre a base, verifique quais ferramentas você precisa comprar para começar.

  • Pincéis sintéticos. Você vai precisar de um conjunto de pincéis desse tipo: um par de pincéis planos, um redondo, vários pincéis muito finos para pintar. Guie-se pelo fato de que os pincéis para verniz, primer, cola, tinta devem ser diferentes.
  • Espátula ou espátula... Você vai precisar quando quiser esconder uma lasca ou adicionar uma pasta volumosa à composição. Se essas ferramentas não estiverem disponíveis, você pode usar qualquer cartão de plástico.
  • Lixa. Isso permitirá que você lixe as falhas no trabalho, torne a superfície mais limpa e destrua a aspereza. Escolha duas folhas de grão fino e grosso em um forro de tecido.
  • Esponjas de espuma. Você não precisa comprar este item de propósito, basta levar uma esponja de lava-louças ou uma esponja de maquiagem.
  • Paleta. Se você não quiser comprá-lo em uma loja especializada, leve um prato comum de plástico ou papelão. No entanto, depois de usá-lo, você terá que jogá-lo fora.

Também pode utilizar pratos de vidro, adaptando para o efeito pratos antigos desnecessários que possam ser lavados.

Ferramentas adicionais que tornarão seu trabalho muito mais fácil, embora não sejam necessárias:

  • os pratos em que você vai lavar e guardar os pincéis;
  • Lenços umedecidos;
  • arquivo para armazenar materiais de papel;
  • tesouras afiadas.

Quanto aos materiais, aqui depende muito da sua imaginação, mas o conjunto necessário ainda deve ser adquirido.

  • Motivos de papel. Podem ser guardanapos comuns ou especiais, cartões de decupagem, papel de arroz, recortes e gravuras. Para começar, é melhor comprar materiais especiais que não requeiram habilidade para trabalhar com eles.
  • Primer à base de acrílico. Definitivamente, é impossível prescindir desse material, pois é o solo que proporciona uma adesão de alta qualidade à superfície, torna a imagem durável, estável e uniformiza a superfície, que é muito mais fácil de trabalhar. O primer é um excelente substituto para a tinta branca.
  • Tinta acrílica... Para começar, apenas alguns frascos ou tubos com as cortinas que você precisa. Tente não comprar grandes volumes de tinta, a menos que planeje fazer decupagem constantemente. Definitivamente, você precisará de um tom preto e branco. Entre os mais populares estão o vermelho, o marrom, o ocre, o azul, o amarelo. Em primeiro lugar, comece pelo motivo principal, selecione os tons de acordo com a imagem. Caso você decida se envolver seriamente na criatividade, adquira um conjunto.
  • Verniz acrílico à base de água. Os produtos decorados em técnica de decoupage são cuidadosamente envernizados várias vezes. Se o verniz for à base de água, seca bem. Não é apenas a qualidade do verniz que é importante, mas também suas propriedades do tipo externo. Pode ser de vários graus de brilho, fosco, semi-fosco. Aqui você precisa começar com as tarefas que definiu para si mesmo. Em geral, o conjunto necessário consiste em vernizes foscos e brilhantes.
  • Cola para decupagem. Sem ele, não será possível fixar a imagem na superfície. Você pode escolher o PVA normal, mas existe a possibilidade de que adquira um tom amarelado com o tempo ou se desintegre. Os artesãos recomendam comprar uma cola especial para decupagem ou cola para verniz, que também permite o envernizamento.
  • Contorno acrílico. Não é obrigatório, mas é um material muito útil que permite completar a composição com eficácia, rebatendo o motivo. Os contornos podem ser de cores diferentes - dourado, prata, branco, preto.

Os iniciantes podem experimentar a decupagem adquirindo conjuntos especiais, que já possuem todos os materiais necessários para criar um determinado produto.

Como fazer direito?

A tecnologia de decoupage costuma assustar os iniciantes, pois contém muitas informações. Na verdade, é suficiente dominar a master class com suas próprias mãos do início ao fim uma vez para entendê-la. Claro, você terá que ir para o resultado ideal por algum tempo, mas um bom resultado o aguarda já na fabricação do primeiro produto. Os especialistas recomendam aderir às seguintes regras ao dominar a técnica de decupagem.

  • Cor. Certifique-se de pintar em toda a superfície do objeto que será visível - se for um vaso de flores, a parte inferior externa e a parte superior do recipiente até o chão também devem ser cobertas com tinta.
  • Escolha cores claras para o fundo. Os motivos principais parecem mais expressivos neles. A tinta branca fica bem ou qualquer tom claro de pastel, que é fácil de obter combinando o tom desejado com o branco. Use um pincel plano sintético para aplicar a tinta. Faça isso com cuidado para que a tinta não pingue. Sempre enxágue seus pincéis após este procedimento.
  • Deixe a base secar bem.... Não comece as próximas etapas antes de meia hora depois. Se você estiver com pressa, seque o produto com um secador de ar quente.
  • Mancha novamente. Se notar imperfeições após a secagem, pinte sobre a peça uma segunda vez e seque-a.
  • Só depois disso, proceda à formação do desenho da trama.cortando-o de guardanapos ou outros materiais. Comece com fotos pequenas, que sejam mais fáceis de colar e sem defeitos. Se usar guardanapos regulares, remova as camadas de baixo, deixando apenas a de cima.
  • Experimente um desenho. Antes de começar a colar, certifique-se de verificar como o fragmento ficará na área de sua escolha.
  • Aplique o adesivo com um pincel chato. Mova do centro para as bordas, coloque o desenho e cole, alisando rugas e dobras - o ideal é que não devam ser.
  • Não se esqueça do verniz. Depois que a cola secar, pinte o produto.

Existem características de execução de decupagem contra um fundo de cores escuras. Para fazer a composição parecer harmoniosa, tente escolher motivos que combinem organicamente com o fundo. Em uma base escura, um desenho em um guardanapo pode simplesmente desaparecer no fundo, se perder. O fundo branco enfatiza perfeitamente a beleza da imagem, dando-lhe expressividade e brilho.

No entanto, papel grosso, especialmente desenvolvido para decupagem, também pode ser usado em substratos escuros. Guardanapos aqui podem ser usados ​​como elementos adicionais colocados ao redor do principal.

Você pode fazer desta maneira:

  • pintar o produto com tinta branca;
  • prenda um guardanapo;
  • seque tudo;
  • aplique verniz fosco;
  • sem tocar na imagem, pinte o fundo com uma sombra escura, usando uma esponja para grandes áreas e um pincel fino para desenhar dentro da imagem.

Segundo método:

  • pinte o fundo escuro;
  • pinte uma parte de branco, onde serão colocados os guardanapos;
  • coloque as fotos e fixe-as.

Não tenha medo de um fundo escuro se você usar elementos expressivos no motivo principal:

  • com prata;
  • ouro;
  • cobre;
  • bronze;
  • grandes elementos, rostos, inscrições, figuras.

Os mestres da decoupage deduziram várias regras que você precisa saber para que não só o resultado, mas também o processo lhe agrade:

  • quanto mais espessa a tinta, pior ela adere, dilui-se;
  • várias camadas finas são mais adequadas do que uma muito espessa;
  • quanto mais espesso você untar, mais rachaduras aparecerão;
  • quanto mais devagar você seca o produto, por mais tempo ele manterá sua bela aparência;
  • secar insuficientemente é pior do que secar demais;
  • não estrague a decupagem com verniz;
  • não satisfeito com o resultado - conserte tudo com lixa.

Depois de estudar todas essas dicas e regras, você pode prosseguir para a análise das master classes.

Aulas mestre passo a passo

Na verdade, você pode usar a decupagem no design de absolutamente quaisquer superfícies e objetos - de notas a móveis e uma geladeira. Como dissemos, é melhor começar com bases de madeira, passando gradualmente para o vidro, metal e plástico.

Por madeira

Coisas de madeira são ótimas para desacoplamento, pois a superfície é altamente adesiva e oferece boa aderência. Você pode tentar decorar um comedouro de pássaros, qualquer caixa de madeira: uma caixa de especiarias, baú, caixa de pão, caixão.

Muitas vezes, eles decoram molduras de fotos, pinturas, cédulas usando a técnica de decoupage, formam composições no corte de uma árvore. Onde você começa é com você.

Sugerimos que você domine o algoritmo passo a passo de ações ao decupar uma caixa de madeira. Escolha uma caixa retangular e siga as instruções.

  • Prepare a superfície. Se a caixa já estiver emoldurada e envernizada, todo esse revestimento deve ser retirado com lixa de grão grosso e depois macia.
  • Aplicar primer... Aplicar primer e verniz em toda a superfície com primer e verniz acrílico branco ou à base de água.
  • Pegue as fotos. Em seguida, recorte-os, experimente-os no futuro produto, reflita sobre toda a composição de maneira adequada.
  • Cole-o. Sature a imagem com cola e fixe na caixa.
  • Decorar. Assim que a cola secar, mergulhe o pincel na tinta do padrão desejado e crie um contorno efetivo, desenhe nos detalhes. Você pode usar douramento, prata e outros contornos.
  • Não se esqueça da linha de chegada. Você precisará de duas ou mais camadas de verniz, que devem estar completamente secas antes de começar a aplicar uma nova. A superfície deve ser perfeitamente lisa.

Fazendo uma prancha usando uma foto:

  • selecione fotos, digitalize e imprima em papel fino, nunca use papel fotográfico;
  • corte o que você precisa;
  • preparar a superfície, se necessário, lixar o revestimento antigo;
  • prepare o quadro para combinar com a foto contrastante: se a foto for clara, escolha um fundo escuro; se for escuro, escolha um claro;
  • após a secagem, aplique cola e coloque o desenho;
  • adicione decoração ou pintura se necessário;
  • verniz 2-3 vezes.

Por cima da decupagem lacada, pode-se criar um revestimento craquelure se quiser envelhecer visualmente o produto. Para fazer isso, você precisa tratar a superfície com dois compostos. Para criar um efeito pátina, ou seja, uma peça quebrada, faça o seguinte:

  • pegue um pincel macio e aplique uma camada da primeira composição craquelure;
  • seque, mas não completamente, toque a superfície - deve ser um pouco pegajosa;
  • aplicar a segunda composição, secar bem;
  • então, você precisará de um pó do tipo pigmento, sombra ou pastel, que deverá esfregar na superfície seca;
  • enxaguar, secar, envernizar.

Copo

Depois de dominar a decupagem de madeira, você pode começar a decorar produtos de vidro: pratos, vasos, copos, canecas.

Canecas de decupagem

Para fazer isso, você precisará de:

  • base, ou seja, a própria caneca de vidro transparente;
  • guardanapos com o motivo escolhido;
  • tintas acrílicas para combinar com a composição, sempre brancas;
  • tesoura;
  • escova em leque;
  • pincel;
  • Cola PVA;
  • dois recipientes;
  • verniz brilhante;
  • esponja, saco de lixo.

Algoritmo passo a passo:

  • despeje tinta branca em um dos recipientes e pinte a base com uma esponja, excluindo o fundo e a alça;
  • deixamos o produto secar por uma hora e meia, após a secagem completa pintamos novamente;
  • seque novamente por mais tempo, você pode deixá-lo durante a noite;
  • pintamos pela terceira vez, pintando cuidadosamente todos os defeitos;
  • seque completamente;
  • corte o guardanapo em dois, separe a camada superior e aplique na caneca;
  • em um segundo recipiente, diluir cola e água 1 para 1, misturar a composição;
  • com um pincel do centro para as bordas, cole a imagem, primeiro de um lado, depois do outro;
  • secamos o produto;
  • verniz, pelo menos 5 vezes, tanto quanto possível;
  • após a secagem, aplique a decoração com ouro ou outra tinta.

Para metal

A decupagem em superfície de metal pode ser feita com latas, abajur, castiçal. Oferecemos para decorar um regador de jardim de metal.

Você vai precisar de:

  • regador;
  • priming;
  • guardanapos;
  • tintas de base acrílica;
  • craquelure monofásico;
  • verniz;
  • peles, esponjas, pincéis.

Algoritmo passo a passo:

  • lixar a superfície;
  • desengordurar a superfície com álcool;
  • melhor;
  • passar uma esponja na superfície, alisando as marcas do pincel;
  • deixe o produto secar bem;
  • além disso, aplique tinta nas áreas onde ficará o revestimento craquelado, mas não em todo o regador;
  • aplicar composição craquelure;
  • você pode aplicar tinta depois de secar;
  • limpe as áreas onde deseja criar abrasões com um pano úmido;
  • após a secagem, alise as transições das áreas envelhecidas para as rachadas pintando com uma esponja;
  • pintar sobre a superfície restante com tinta branca;
  • seca bem;
  • selecione pedaços de guardanapos, cartões ou papel de arroz para usar e recortar;
  • se o fundo da imagem for branco, não será necessário terminar a pintura;
  • Cole os fragmentos, espalhe-os sobre a lima, coloque-os nas áreas selecionadas;
  • percorra os desenhos com um rolo, retire o arquivo;
  • envernizar o produto.

Em plástico

Os produtos de plástico também ficam bem no design de decupagem. Oferecemos-lhe para decorar um porta-guardanapos de plástico... Este é um processo simples que não levará muito tempo.

Você vai precisar de:

  • em branco - porta-guardanapo;
  • lixa;
  • guardanapos;
  • Cola PVA, diluída 1 a 1 com água ou verniz;
  • decoração, tintas e vernizes de acabamento.

Algoritmo de ações:

  • preparar os espaços em branco;
  • após a secagem, lixe a superfície;
  • prepare um motivo adequado e recorte-o;
  • se as fatias forem redondas, use o método "arquivo" acima;
  • cole a imagem, movendo do meio para as bordas;
  • defeitos de areia;
  • em seguida, envernizar o produto;
  • adicione a decoração necessária, pintura.

Ideias interessantes

Chamamos a sua atenção para belas idéias de inspiração. Você pode criar de forma independente um presente luxuoso para seus entes queridos em 8 de março usando a técnica de decoupage, usando uma variedade de técnicas, elementos de decoração:

  • a decupagem em preto e branco parece muito impressionante;
  • decorar com cascas de ovo dá a impressão de volume;
  • artesanato decoupage é um grande presente para qualquer feriado;
  • a decoração de papel de parede é uma ótima maneira de transformar móveis antigos em uma peça única e elegante;
  • a imitação de uma pedra confere ao produto de decoupage uma beleza e um estilo especiais;
  • tecido e acabamento em renda combinam perfeitamente com esta técnica;
  • regador decorado;
  • uma linda caixa é um presente maravilhoso.

Para o que você precisa para decupagem, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa