Decupagem

Decupagem para iniciantes: características técnicas e master classes

Decupagem para iniciantes: características técnicas e master classes
Contente
  1. O que é isso?
  2. Ferramentas e materiais necessários
  3. Técnicas básicas
  4. Diretrizes gerais para iniciantes
  5. Master classes

Para entender a diversidade da decupagem, falemos de objetos de decoração feitos com materiais diversos e de superfícies que não podem ser chamadas de objetos - paredes, pisos, tetos, janelas, portas. Tudo o que a nossa imaginação tocar pode ser adequado para decorar com a técnica de decoupage.

O que é isso?

Vamos tentar responder à pergunta. Traduzido do francês, decoupage significa "corte". Na verdade, a técnica dessa decoração é recortar quadros e colá-los em um objeto, ou seja, aplicações. Uma ocupação que nos é familiar desde o jardim de infância. Mas o resultado é totalmente infantil. A técnica de decupagem permite obter um efeito surpreendente. Além disso, tem muitas vantagens.

  • Você pode atualizar móveis antigos, vários aparelhos que só poderiam ser jogados fora. Mas eles ganharam uma nova vida e se tornaram uma decoração digna do interior.
  • Os materiais de decupagem são baratos.
  • As fotos para apliques podem ser emprestadas de pôsteres, calendários, guardanapos coloridos, recortes de jornais e revistas. Desenhos de papel de parede e opções de tecido são adequados.
  • Tudo o que você precisa para decorar pode ser facilmente adquirido em lojas de artesanato ou online. Lá você também pode encontrar quadros prontos em papel de arroz ou em cartões para decoupage.
  • Fazendo o trabalho com as próprias mãos, você obtém muito prazer com o processo e os resultados do trabalho de parto.

Ferramentas e materiais necessários

Antes de começar a decorar com apliques, você deve se preparar bem.Ter um item para reformular e uma imagem de que você gosta é apenas parte da história. Para conectá-los, você precisará de uma série de materiais e ferramentas auxiliares:

  1. Primer acrílico ou gesso para trabalhos preparatórios;
  2. lixa para rejuntar a superfície;
  3. acetona, com a qual o material é desengordurado;
  4. tinta acrílica, que forma o fundo da decoração;
  5. pincéis, uma esponja para tintas de sombreamento;
  6. a imagem da qual o aplique é cortado;
  7. uma bacia de água na qual a imagem é ensopada;
  8. verniz para trabalhos de acabamento.

Se desejar, você pode decorar o objeto de decupagem com strass, fios de ouro, pintar com tintas ou envelhecer artificialmente usando diferentes técnicas.

Técnicas básicas

Tendo descoberto a decupagem, muitos mergulham com entusiasmo no trabalho, nem mesmo desconfiando que existem algumas técnicas básicas (tipos de técnicas de execução). De posse dessas informações com antecedência, você poderá entender quais materiais são adequados para determinadas técnicas, como aumentar a eficácia da decoração.

Decupagem direta (clássica)

A técnica mais popular para decorar coisas com imagens. O desenho, recortado de papel, guardanapo, tecido, tule, é aplicado com cola na parte externa da peça. Em seguida, é fixado com verniz. Este método pode ser usado para decorar tudo: utensílios domésticos, móveis, paredes, pisos, tetos, portas. É adequado para qualquer material.

Decupagem reversa

Nesse caso, o desenho é aplicado na parte interna do objeto. Este método é adequado para estruturas transparentes (vidro, plástico). Se considerarmos uma placa de vidro como exemplo, a imagem não é colada pela frente, mas por trás, será visível através do vidro.

Os alimentos podem ser consumidos em um prato feito pelo método de decupagem reversa. Os pratos feitos na técnica de decupagem direta têm apenas funções decorativas.

Decupagem volumétrica

Esta técnica envolve a criação de uma superfície estrutural na qual a imagem é então colada. A peça decorada com a ajuda da decupagem volumétrica parece realista. O efeito é obtido de diferentes maneiras. Você pode comprar 5 ou 6 das mesmas imagens, cortá-las em pedaços e apenas levantar o padrão colando os elementos das fotos uns sobre os outros. Mas não se deve ser muito zeloso, o volume extra destrói a percepção da realidade.

Os iniciantes podem usar cartões tridimensionais prontos que são vendidos para decupagem em lojas de artesanato. Lá você também pode comprar pastas estruturais com vários enchimentos - com a ajuda deles, as partes necessárias da superfície do produto são levantadas.

Decupagem artística (esfumada)

Este método permite combinar o desenho com o fundo, apagando os limites entre eles e transformando a imagem artística do produto em um único todo. Externamente, a imagem parece uma pintura real do artista. Antes de desenhar, a superfície é preparada e pintada em uma cor próxima a ela. Depois de colar o quadro, eles retocam com uma esponja, removendo as bordas, e então pintam e complementam o quadro com pincel e tintas.

Este é o tipo de decupagem mais difícil, exigindo certas habilidades do mestre. Mas o resultado é incrível - a coisa parece uma obra de arte.

Decopatch

É considerada uma espécie de decupagem. Uma reminiscência da criatividade de um patchwork (colcha de patchwork), quando a superfície é montada a partir de muitos pequenos remendos. Na técnica deco-patch, os desenhos são cortados ou rasgados em pedaços, a superfície é livremente colada, preenchendo todo o objeto com eles.

Diretrizes gerais para iniciantes

A decupagem é uma oportunidade simples e econômica de transformar um objeto antigo em um novo e com estilo. Os fundamentos da técnica estão na exata observância das etapas que devem ser seguidas no processo de trabalho: limpeza de superfícies, primer, pintura, colagem de quadro, envernizamento. Consideraremos a técnica de decupagem com mais detalhes no capítulo "Aulas master". Agora vamos falar sobre quais segredos foram acumulados por mestres ao longo dos anos de prática de decoração.

  • O item de decupagem no quarto deve corresponder ao design de interiores. Para isso, a imagem e a cor das tintas da futura decoração são cuidadosamente selecionadas.
  • Na última etapa do processo de envernizamento, algumas das tintas podem acabar. Portanto, você precisa escolher materiais resistentes a solventes. Fotos com superfície brilhante funcionarão bem, mas a jato de tinta terá menos sucesso. Para proteger o desenho feito na impressora, ele é coberto com spray de cabelo.
  • Em alguns casos, o papel higiênico é usado para criar volume - ele forma bem as dobras.
  • Para dar à imagem a imagem da antiguidade, ela é embebida em uma decocção de casca de cebola ou chá. Ela assume uma aparência envelhecida e amarelada de "tempos antigos".
  • No trabalho com louças, é preferível usar vernizes especiais resistentes ao calor, por exemplo, a linha Hobby. Em tais pratos, você pode cozinhar no forno ou usá-lo no microondas.

Se a imagem para decupagem for escolhida com base em tecido, será necessário selecionar o material mais fino. Uma estrutura muito densa não parecerá natural.

Para dar ao seu trabalho uma aparência especial e incomum, existem várias técnicas adicionais. Aqui estão os mais comuns.

Potal

Potal é a película metálica mais fina em tons dourados ou prateados. Ela está cobrindo o assunto como pano de fundocomo folha de ouro e, em seguida, aplique um aplique. Às vezes, a folha de ouro é usada para criar fragmentos decorativos.

Craquelure

O verniz especial, quando combinado com a tinta, ajuda a secar quebrando, dando ao assunto uma aparência antiga.

Pátina

Com o tempo, os processos oxidativos ocorrem em produtos de metal não ferroso, e flor marrom esverdeada. A imitação desse processo é chamada de pátina. Com a ajuda de uma determinada técnica, consegue-se uma coloração realista de objetos de qualquer estrutura, completamente distantes do metal.

Master classes

Quando a escolha do tema da decupagem e do quadro já estiver feita, procedem à técnica de execução propriamente dita. Considere a decoração passo a passo com aplicações - a chamada decupagem direta, que qualquer mestre novato pode fazer com as próprias mãos.

  1. Se a mobília for selecionada, a tinta velha é removida e a superfície é bem limpa. Se for necessário trabalhar com um material liso, trata-se de um líquido à base de álcool para desengordurar.
  2. Várias camadas de gesso ou primer acrílico são aplicadas. Cada camada está bem seca.
  3. A superfície preparada com primer deve ser lixada com lixa de grão fino, obtendo-se lisura perfeita.
  4. Em seguida, pinte o objeto com tinta acrílica usando um pincel largo e macio. Às vezes, ao invés do pincel, é utilizado um pedaço de espuma de borracha, aplicando-se a primeira camada de tinta acrílica branca com um movimento de extinção. Dê tempo para secar. A segunda camada de coloração deve ser tingida, coincidindo com o fundo da imagem. Às vezes, para aumentar a concentração da cor na primeira demão, em vez do branco, também é usada uma tinta de fundo.
  5. É hora de trabalhar na foto. Pode ser qualquer coisa (recorte de revista, fotografia, impressão de impressora, guardanapo). A figura é recortada e embebida por vinte segundos em água, a seguir, com um movimento cuidadoso, retire o excesso de papel, deixando apenas o desenho. Se for escolhido um guardanapo para decupagem, ele é retirado, deixando apenas a camada de tinta.
  6. O desenho é cuidadosamente plantado na cola e alisado com uma escova macia do centro para as bordas. Se a cola PVA for usada, ela é diluída em água. Assim, pequenos desenhos ou fragmentos deles são colados. A imagem grande é primeiro disposta em um filme de celofane, cuidadosamente alisado com um cotonete úmido. Em seguida, pressione a superfície da cola e remova o celofane. Deixe secar.
  7. Se desejar, você pode finalizar o desenho finalizando e retocando a imagem com tintas.Em seguida, o objeto de decupagem pintado, colado e seco é coberto com verniz acrílico. É aplicado em uma quantidade de duas a cinco camadas, cada uma das quais é seca antes da aplicação da próxima.

A técnica de decupagem acima é considerada a principal, em cada caso haverá suas próprias modificações pessoais, por exemplo, envelhecimento da superfície, borramento do fundo, aplicação de madrepérola, pátina e assim por diante. A técnica pode ser aplicada a qualquer superfície.

Oferecemos mais uma master class sobre o uso de cascas de ovo pela técnica de decoupage. Consideremos sua aplicação em decoração pelo exemplo de uma composição de parede, encerrada em uma moldura. Para o trabalho, você vai precisar de uma base de papelão, moldura, cascas de ovo, tintas, cola, quadro e verniz. O fluxo de trabalho inclui várias etapas.

  • Recolher e preparar a casca do ovo. Para isso, enxágue bem, retire a película interna e seque.
  • A casca acabada é quebrada em pequenas partículas de aproximadamente o mesmo tamanho.
  • Prepare a base de papelão. Deve ser cortado para caber na moldura.
  • No papelão, com cola PVA, a casca é colada - meticulosamente, fragmento por fragmento. Deve haver uma distância de 1-2 mm entre cada partícula. A casca é cortada com uma agulha. Como resultado, ela deve fechar a tela inteira.
  • Cascas de ovo coladas no papelão ficarão multicoloridas. Nivele o fundo com tinta acrílica branca. É melhor diluir a composição espessa com água. A tinta aplicada não deve selar as lacunas entre os fragmentos da casca, pois estamos tentando obter uma superfície texturizada.
  • Quando a base está seca e completamente pronta, eles começam a trabalhar com a imagem. Recorte um desenho de um guardanapo, esfolie-o, deixando apenas uma camada colorida. Em seguida, eles são colados na base preparada.
  • A superfície é envernizada e seca.
  • A decoração finalizada é emoldurada e pendurada na parede.

As cascas de ovo podem ser substituídas por pequenos pedaços cortados de pele. Também é usado como pano de fundo geral, pintado e decorado com um quadro. Às vezes, pedras ou conchas são escolhidas como base para o desenho. Eles criam um belo volume.

Decupagem em plástico

O plástico é fruto da imaginação do progresso técnico, sempre parece um material não natural. Mas existe uma oportunidade única de mudar a superfície de plástico irreconhecível com suas próprias mãos. Se for revestido com gesso, quadro e verniz, a coisa vai ficar com uma aparência escultural, pode parecer um produto cerâmico. Ou a superfície é colada no estilo decoupage, então o objeto decoupage muda sua estrutura fria para um papel ou tecido quente, torna-se colorido e alegre. Vamos considerar em detalhes como a transformação ocorre.

  • A superfície é lavada, seca e desengordurada com álcool.
  • Um primer é aplicado e, em seguida, várias camadas de tinta tonal. A secagem segue após cada ação. O plástico pode ser pintado sem primer. Uma opção muito simples é não pintar a superfície, deixar como está. Tudo depende da intenção do mestre.
  • O desenho é cortado e dividido em camadas.
  • A foto úmida é colocada em uma peça de decoupage, suavemente alisada com um pincel.
  • Você pode colar na superfície da imagem, ela ficará impregnada e bem fixada.

O adesivo deve secar antes de ser revestido com várias camadas de verniz acrílico.

Carpintaria

A decupagem em madeira (contraplacado, cartão, aglomerado) não é muito diferente de trabalhar com outros tipos de materiais. A única exceção podem ser móveis pintados de idade. Antes de decorá-lo com apliques, você precisa remover a camada de tinta existentee, em seguida, usando uma lixa grossa ou uma lixadeira para alisar bem a superfície. Móveis polidos são limpos para remover o brilho.

Objetos velhos e secos podem ter arranhões e rachaduras, eles devem ser cobertos com massa e, em seguida, a superfície deve ser preparada.É muito mais fácil preparar novos itens para decoração, por exemplo, móveis simples adquiridos na IKEA ou uma tábua de cortar de madeira sem padrão.

Quando o primer estiver seco, pinte a superfície da madeira. Não é necessário cortar uma imagem (por exemplo, uma flor) de um guardanapo ou papel de arroz, ela pode ser cuidadosamente arrancada, então, as bordas irregulares se misturarão com mais naturalidade e se fundirão com a superfície de madeira pintada. Com a ajuda de uma esponja, as bordas da imagem podem ser processadas, retocadas.

Cada camada úmida (massa, primer, tinta) deve secar antes de aplicar a próxima composição. A ação final na técnica de decupagem será o envernizamento da superfície.

Se um painel decorativo de madeira ou caixão foi feito, usando um verniz novo, ainda não solidificado, você pode decorar com miçangas, pequenos strass, cola de renda fina ou trança.

Decoração de metal

Qualquer produto de metal (alumínio, aço inoxidável, metais não ferrosos) se presta à decupagem, bastando prepará-lo corretamente. Para fazer isso, realizamos várias ações.

  • Se houver ferrugem no item, ela deve ser removida.
  • Lixe o produto até obter lisura total.
  • Em seguida, desengordure com acetona.
  • No estágio seguinte, a superfície é preparada com um primer especial para metal.
  • Se for decorado um samovar, lâmpada, chaleira e outros objetos de aquecimento, é necessário usar somente vernizes e tintas resistentes ao calor na obra.
  • O desenho pode ser colado no verniz, e coberto com outra camada por cima. Para trabalhar metais, é melhor usar vernizes alquídicos-uretânicos. Eles não sangram, mas podem dar uma tonalidade amarela. Os estilos vintage irão se beneficiar com isso. Caso a tonalidade não seja necessária, o produto deve ser coberto com uma camada de verniz.

As composições à base de água não são usadas para decorar metais.

Decoração de parede

A técnica de decupagem não é freqüentemente encontrada em paredes, mas mesmo assim é usada e tem uma ótima aparência. É melhor recorrer à decoração das paredes com apliques em quartos pequenos. Você não precisa trabalhar em todas as superfícies. Se a sala for espaçosa, uma parede deve ser decorada.

Ao aplicar a decupagem, é necessário levar em consideração o estilo geral do interior.... Para o minimalismo, variações em preto e branco são adequadas, você pode usar fotografias. Tons pastel delicados de fotos são aplicáveis ​​para direções de Provença, Shabby Chic. Cartazes brilhantes podem ser introduzidos no design adolescente. Para todas as direções, o país escolhe lotes de plantas, animais e ornamentos folclóricos.

A técnica de decupagem é iniciada quando a superfície das paredes é nivelada, idealmente preparada com primer e pintada. A cor da imagem deve corresponder ao tom da superfície. Antes de desenhar um desenho em um avião, fazer cálculos e marcações de locais onde as aplicações serão determinadas.

A marca é coberta com uma pequena quantidade de cola, uma figura é aplicada e pressionada suavemente. Com um pincel úmido, alise o padrão do centro para as bordas, removendo as bolhas e o excesso de cola.

Ao trabalhar com uma composição multifacetada, grandes fragmentos são aplicados primeiro e, em seguida, os pequenos. Todos os elementos são colados com uma sobreposição. Após a secagem, o trabalho é coberto com verniz várias vezes localmente (somente nos locais de aplicação).

Decoração de caixa de papelão

Uma caixa de sapatos de papelão preparada para o descarte pode se tornar um item decorativo original e uma caixa útil para pequenas coisas. Para transformá-lo, você precisa escolher fotos que combinem com a cor e o estilo do interior, preparar uma cartilha, cola, verniz, tintas - e começar a trabalhar.

Antes de começar a decorar, você deve reforçar os cantos da caixa com fita adesiva. Todo o produto é coberto com uma camada uniforme de primer acrílico e seco. Em seguida, esfregue a superfície com lixa fina até que esteja completamente nivelada. A caixa é pintada para combinar com a imagem. Após a secagem, cubra com cola decoupage os locais que serão decorados com fotos.Quando a cola seca, é aplicada uma imagem sobre ela, coberta com papel e passada a ferro quente.

Toda a superfície da caixa é coberta com uma fina camada de verniz. Em seguida, usando uma esponja, repita a coloração de fundo. O desenho está sendo finalizado com pincel e tintas. Após a secagem, pode-se fazer um lindo respingo com tinta branca usando uma escova de dente, a caixa ficará coberta com pequenos respingos. A etapa final do trabalho será o revestimento da superfície com verniz de acabamento.

A técnica de decupagem é indicada para quem quer se sentir um artista, mas não tem habilidade para desenhar, mas é dotado de entusiasmo criativo, perseverança e vontade de criar coisas bonitas.

Veja o próximo vídeo para uma master class de decupagem.

sem comentários

Moda

a beleza

casa