Decupagem

Tudo para decupagem: lista de materiais e dicas de escolha

Tudo para decupagem: lista de materiais e dicas de escolha
Contente
  1. O que é isso?
  2. Quais ferramentas são necessárias?
  3. Materiais básicos
  4. Conjuntos para trabalhar em diferentes técnicas
  5. Dicas úteis para escolher

Hoje, algumas pessoas estão envolvidas em vários tipos de criatividade. Entre eles, vale destacar arte como a decupagem.

O que é isso?

A decupagem é uma técnica muito antiga. Baseia-se na decoração de vários objetos e superfícies com diferentes materiais, por exemplo, tecidos ou papel colorido, ou outros materiais à mão. Essa técnica surgiu na Idade Média. No entanto, como arte, foi mencionada pela primeira vez no século 15, na Alemanha.

A decupagem realmente se tornou popular no século 17 em Veneza. Nesta época, os móveis eram bastante populares, os quais eram decorados com padrões japoneses ou chineses. E como essa arte não estava ao alcance de todos, os mestres aprenderam a fazer várias imitações, utilizando para isso os materiais disponíveis. Eles foram simplesmente colados em móveis, que não pareciam menos bonitos do que os originais.

Porém, com a ajuda da decupagem, também é possível decorar não só móveis, mas quartos inteiros, o que era muito popular no século XVIII na Inglaterra. E também assim foi possível fazer um quadro que se pareceria com uma tela real pintada com tintas a óleo.

Existem várias técnicas de decupagem.

  • Volumétrico... Mais frequentemente usado para pintar caixas, garrafas ou até ovos. Aqui, além do papel, costuma-se usar botões, fitas ou até vidros quebrados. Usando essa técnica, são feitos brinquedos de Natal.
  • Clássico. Essa técnica é mais comumente usada por iniciantes. Aqui, são usados ​​guardanapos comuns, que são colados à superfície de qualquer forma e depois envernizados.
  • Decopatch. Conhecendo essa técnica, você pode transformar um objeto comum em uma bela peça pintada. Na maioria das vezes, é confundido com papel fino, que é cortado ou rasgado em pequenos pedaços. Então, com a ajuda deles, toda a superfície do objeto selecionado é decorada. Como resultado, tudo é envernizado.
  • Para trás. Nesse caso, todos os desenhos são aplicados no verso de qualquer superfície transparente. Desta forma, você pode pintar os pratos ou garrafas.
  • Artístico. Esta técnica é mais frequentemente usada para superfícies de madeira, o que permite que o design se conecte suavemente à superfície combinada.

Quais ferramentas são necessárias?

É muito importante escolher as ferramentas certas para decupagem, isso é especialmente importante para mestres novatos. Afinal, a escolha deles dependerá muito de quanto esse hobby irá criar raízes na vida de uma pessoa criativa. Portanto, é imprescindível adquirir várias ferramentas.

  • Pincéis de fibra sintética. Vários deles precisam ser mais largos para que o primer possa ser aplicado. É melhor pegar um número 10 e o segundo número 20. E também um deve ser muito fino, por exemplo, o nº 2, para que você possa pintar irregularidades com sua ajuda.
  • Espátula de borracha. Você precisará dele para aplicar a pasta ou reparar pequenas rachaduras na peça de trabalho. Se por algum motivo a espátula não foi comprada, você pode usar um cartão de plástico velho.
  • Lixa. É necessário comprar folhas com granulometria diferente.
  • Sponzhiki. É melhor comprar esponjas de espuma. No entanto, você também pode usar uma esponja de lava-louças comum ou até mesmo aquelas desenhadas para maquiagem.
  • Paleta. Ele pode ser comprado em uma loja ou você pode usar um papelão comum para esses fins, que você pode simplesmente jogar fora.
  • Várias ferramentas auxiliares. Tudo dependerá da técnica escolhida. Por exemplo, você pode precisar de uma tesoura, um recipiente para escovas de limpeza ou outras ferramentas necessárias.

Materiais básicos

O material para a criatividade não é menos importante, principalmente se a decupagem for feita em casa. É preciso abordar esse assunto com atenção especial para quem está começando a se dedicar à decupagem. Para começar, você precisa comprar alguns materiais básicos.

  • Motivos. Muitas pessoas usam motivos de guardanapo, pois este é um dos materiais mais baratos. No entanto, trabalhar com eles não será tão fácil. Portanto, para quem o faz pela primeira vez, é melhor comprar um papel decupagem especial. É um pouco mais caro, mas no trabalho será mais fácil prendê-lo para que não fique dobrado ou mesmo furado.
  • Primer acrílico. Alguns artesãos simplesmente pulam essa etapa, mas é muito importante na decupagem, pois seu uso vai economizar tinta, além de deixar a superfície mais lisa, o que vai simplificar muito o trabalho no futuro. Além disso, o primer aumenta significativamente a adesão do material e da peça de trabalho. Além disso, permite ocultar todos os defeitos que estão na superfície. Muitas vezes, um primer branco é usado em vez de tinta.
  • Tintas acrílicas. Quando o mestre já tiver decidido em que esquema de cores vai trabalhar, você pode comprar tintas. Porém, não se deve comprá-los em grandes quantidades, basta levar potes pequenos. Além disso, não é necessário comprar todas as cores necessárias, pois podem ser obtidas através da mistura de várias tintas já adquiridas. Além disso, o processo será agradável e também ajudará a entender melhor os tons. Para aqueles que não conseguem decidir rapidamente sobre sua escolha, é melhor comprar um conjunto completo de tintas acrílicas que podem ser usadas no futuro.
  • Verniz acrílico... Muito provavelmente, nenhum tipo de decupagem é completo sem verniz. O melhor é escolher um que será feito à base de água, pois é totalmente inodoro, enxágue bem com as escovas utilizadas e também seca rapidamente.Para quem está fazendo decupagem pela primeira vez, o melhor é levar um verniz semi-fosco. Artesãos experientes escolhem seu brilho de acordo com o estilo de trabalho.
  • Cola... Na maioria das vezes, a cola PVA comum é usada para colar vários motivos. Para achá-lo de boa qualidade, é preciso correr muito, pois o que se vende em lojas comuns rapidamente fica amarelo e às vezes descasca. Você deve comprar exatamente aquele que se destina à decupagem. Além disso, existe uma cola que combina cola e verniz.
  • Acabamento do revestimento. Para que uma bela foto dure muito tempo, é imprescindível aplicar uma camada de acabamento sobre a coisa ao final da obra. As opções mais comuns são goma-laca refinada com um lindo efeito brilhante ou esmalte de gel acetinado que amarelece com o tempo.

Conjuntos para trabalhar em diferentes técnicas

Para os iniciantes que gostam de decupagem, o melhor é ficar atento aos conjuntos que já se encontram à venda com todo o necessário para uma determinada técnica. Por exemplo, o kit craquelure inclui os seguintes materiais:

  • cola craquelure, aproximadamente 20 mililitros;
  • cola decupagem, também 20 mililitros;
  • tintas acrílicas, na maioria das vezes brilhante; isto inclui quatro cores primárias que podem ser misturadas se necessário para obter a tonalidade desejada - estas são azul, vermelho, branco e amarelo.

    Além disso, para quem quer pintar um prato, também pode comprar um conjunto. Incluirá tudo o que você precisa, a saber:

    • prato de vidro;
    • cartão de decupagem;
    • várias escovas;
    • Cola.

    Dicas úteis para escolher

    Muitos mestres usam várias pequenas coisas para decupagem, a saber:

    • garrafas de vidro regulares;
    • caixas de biscoitos que por algum motivo não foram jogadas fora;
    • caixas velhas acumulando poeira no sótão;
    • outros utensílios domésticos que exigem uma segunda vida dos proprietários.

    No entanto, nem todas as pessoas têm isso. Neste caso, você pode comprar blanks prontos, do qual um grande número é fornecido. Além disso, eles podem ser feitos de diferentes materiais. Na maioria das vezes, especialistas inexperientes são recomendados para comprar caixões para começar.

    É melhor comprar esses espaços em branco com superfícies planas. Com efeito, neste caso, será muito mais fácil colar um guardanapo, o que significa que o processo irá cativá-lo da primeira vez, e não afastar.

    Ao escolher guardanapos para decupagem, deve-se dar preferência aos de três camadas. Mas o desenho pode ser escolhido a seu critério. O principal é que não se encaixa apenas no estilo, mas também na imagem. Por exemplo, você pode escolher guardanapos com motivos neutros para itens de estilo antigo.

    Para quem prefere a modernidade, eles devem ser tomados com designs mais abstratos. E também é de grande importância a cor dos guardanapos, que devem ser adquiridos no mesmo esquema de cores do fundo selecionado do produto. Além disso, todos os materiais devem ser de boa qualidade para evitar problemas no futuro.

              Tendo decidido fazer decupagem, certifique-se de começar com todos os recursos das várias técnicas. Quando a escolha for feita, você precisa pegar todos os materiais e ferramentas de que precisa e só depois começar a trabalhar.

              Não se desespere se na primeira vez não der certo, você precisa tentar novamente. Afinal, esse hobby permite que você dê a um ente querido ou a um ente querido um objeto feito à mão, no qual tudo de melhor será investido.

              Uma visão geral de tudo que você precisa para decupagem é apresentada no próximo vídeo.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa