Decupagem

Decupagem em vidro: ideias, materiais e processo de execução

Decupagem em vidro: ideias, materiais e processo de execução
Contente
  1. Informação geral
  2. Materiais e ferramentas
  3. Decupagem direta
  4. Decupagem reversa
  5. Técnicas auxiliares para decupagem
  6. Belos exemplos

Decupagem traduzida do francês significa "corte". Recorte aplicações de fotos e, em seguida, com a ajuda de cola e verniz, decore qualquer superfície com elas. Pode ser madeira, plástico, metal, tecido, cerâmica, couro, vidro.

Informação geral

Embora a arte seja bastante antiga, foi no século XXI que adquiriu uma escala grandiosa. O entusiasmo das costureiras pela técnica de decupagem está associado à abundância e disponibilidade de matéria-prima em nossa época.

Além disso, esse hobby tem muitas vantagens:

  • todas as coisas velhas da casa (cadeiras, prateleiras, pratos, bancos) podem não apenas ser atualizadas, mas transformadas em utensílios domésticos únicos e exclusivos;
  • o custo de transformar coisas velhas é mínimo;
  • muito prazer com seu trabalho;
  • com a ajuda da decupagem, mesmo quem não sabe desenhar pode se sentir um artista e criar coisas incríveis.

Muitas artesãs preferem trabalhar o vidro devido à abundância desse material em casa. Todos na casa têm garrafas, potes, pratos, espelhos, molduras para fotos, relógios sob o vidro - tudo se encaixa para criar artesanatos bonitos e elegantes.

Mas o vidro também tem suas desvantagens - é um material bastante frágil, isso o obriga a ter um cuidado especial. Além do mais, superfície deslizante requer pré-tratamentode modo que a decoração possa facilmente se firmar no item de trabalho.

A decoração de vidro usando aplicações tem 2 técnicas:

  • decupagem direta - a imagem é aplicada na parte externa do objeto de vidro;
  • decupagem reversa - o desenho é colado no interior do objeto.

Às vezes, esses dois tipos são misturados, ou seja, o trabalho é realizado pela técnica de decupagem reversa e, a seguir, finalizado na superfície externa do vidro.

Materiais e ferramentas

Antes de começar a trabalhar, você precisa coletar as ferramentas e materiais necessários. Hoje não é difícil fazer isso - tudo que você precisa para a decupagem é comprado em lojas de artesanato. Se não houver nenhum por perto, use os recursos das lojas online.

Nesses pontos de venda você pode encontrar papel de arroz, estampas com acabamento em laca, estênceis, cartões de decoupage com fotos, guardanapos coloridos de uma camada. Das coleções oferecidas, um desenho é selecionado de acordo com o gosto, a cor necessária e o estilo. Não há problemas em nossa época e com primer, vernizes e tintas.

Para decupar as superfícies de vidro, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • o próprio item para decoração;
  • o desenho selecionado em qualquer meio de papel;
  • primer para superfícies difíceis, você pode usar uma mistura de acrílico;
  • líquido contendo álcool para desengordurar o material;
  • tinta tonal (acrílica);
  • escovas;
  • cola PVA diluída ou cola especial para decupagem industrial;
  • uma esponja comum para sombrear a camada de coloração;
  • pasta de textura (se o volume for necessário);
  • verniz de acabamento e composições de verniz para técnicas adicionais selecionadas;
  • um recipiente com água para embeber o padrão.

Decupagem direta

A técnica de decupagem direta é adequada para qualquer material. Portanto, escolhendo uma jarra ou decantador de vidro, eles trabalham com ele da mesma forma que com uma coisa feita de madeira, metal, plástico ou qualquer outro material.

A única diferença será um cuidado maior devido à fragilidade do material e ao tratamento da superfície escorregadia do vidro com lixa para melhor aderência ao solo.

Oferecemos aos iniciantes que usem as instruções passo a passo para decorar usando a técnica de decoupage em um material transparente:

  1. A decupagem direta, por exemplo, de uma cortina de vidro, envolve o desenho do lado de fora do produto. O plafond é bem lavado, seco, esfregado um pouco com lixa. Em seguida, é tratado com uma solução contendo álcool, desengordurando assim a superfície.
  2. Um primer é aplicado ao plafond seco preparado.
  3. Após a secagem, a peça de trabalho é pintada com verniz acrílico para proteger a camada de base. A preparação para a decupagem acabou. Uma etapa preparatória de trabalho cuidadosamente conduzida garante um resultado de alta qualidade.
  4. Cartões de decupagem, fotografias e outros desenhos baseados em papel são pré-cortados e embebidos por 20-30 segundos, em seguida, cuidadosamente dispostos com a frente em uma camada limpa de papel ou celofane, alisados ​​com um pincel úmido e cuidadosamente enrolados excesso de camadas de papel, secas um pouco.
  5. Em seguida, o verniz PVA é preparado. Para isso, dilua a cola com um líquido (1: 1). Uma camada de cola é cuidadosamente aplicada no verso da foto, o papel é removido e a foto é colocada na sombra. Alise bem com uma escova úmida.
  6. Quando a superfície seca, pode ser decorada de várias maneiras adicionais: cobrir com madrepérola, pátina, envelhecer com verniz craquelado.
  7. Na última etapa, o produto é coberto com um verniz de acabamento e deixado a secar.

Já na segunda forma, a técnica de decupagem direta é produzida sem primer para preservar a estrutura transparente do vidro. A foto colada é coberta com várias camadas de verniz, enquanto se processa apenas o desenho, toda a tonalidade permanece intacta.

Ao trabalhar com verniz em copos e canecas, deve-se tentar não levar as camadas de revestimento para as bordas do produto para que não haja contato com o verniz durante a operação.

Decupagem reversa

A decupagem reversa é realizada apenas em materiais transparentes. Decore vasos, potes, copos, garrafas e outros utensílios domésticos na cozinha.É conveniente decorar os pratos de vidro desta forma, pois os alimentos não entrarão em contato com o verniz durante o uso.

Pense em como fazer uma decupagem em um prato com as próprias mãos.

  1. O desenho é selecionado e recortado, dividido em fragmentos.
  2. Dilua a cola PVA em partes iguais com água, aplique na frente dos fragmentos do padrão e aplique no verso da placa, compondo cuidadosamente a composição.
  3. Suavize o desenho com um pincel úmido.
  4. Quando o quadro estiver seco, o verso do prato pode ser pintado ou coberto com verniz craquelado.
  5. Na última etapa, várias camadas de verniz são aplicadas e o produto pode secar bem.
  6. Em seguida, o prato é assado no forno por cerca de uma hora a uma temperatura de 90 graus, para fixar o padrão.

Técnicas auxiliares para decupagem

Alguns artesãos dão ao seu trabalho uma aparência muito eficaz e realista. Eles alcançam resultados moldando o volume e usando várias técnicas auxiliares. Por exemplo, você não pode apenas preparar e pintar um objeto para apliques, mas criar uma imitação de uma superfície de metal ou o efeito da antiguidade.

Se você deseja criar volume, escolha um primer texturizado com enchimentos. Com sua ajuda, são obtidas belas superfícies estruturais semelhantes a moldes de estuque.

Para obter efeitos especiais, você pode usar os seguintes materiais e métodos.

Impressão raspada

É necessário preparar vários tipos de tinta contrastante (acrílica). Você também precisará de uma vela de cera e uma esponja de topo duro. Você pode usar uma lixa.

O objeto é pintado com um dos tipos de tinta. Após a secagem, os locais onde se pretende criar arranhões são esfregados com uma vela de cera. Toda a superfície é coberta com um segundo tipo de tinta. Deixe a peça secar bem. Em seguida, usando um objeto duro (esmeril, esponja), limpam a superfície da cera. Dois tipos de tinta, removidos com uma esponja, criam um arranhão realista.

Potal

Estas são as folhas de metal mais finas que imitam a folha de ouro. Para decorar uma superfície de vidro, você também precisa comprar vários pincéis especiais, cola para dourar e goma laca (verniz para dourar). Com a ajuda de uma folha de ouro, uma superfície prateada ou dourada é preparada para um trabalho posterior de decupagem.

Craquelure

Envelhecimento artificial da superfície da tinta e do verniz. A técnica de crepitação costuma ser usada em combinação com a decupagem. A superfície do objeto é coberta por uma fina rede de rachaduras. Isso é feito da seguinte maneira: O verniz craquelure é aplicado sobre a camada de tinta, deixando-se secar quase até que esteja pronto, então o objeto é pintado novamente com tinta acrílica diluída em água até o estado líquido. Deixe secar por 24 horas. Durante esse tempo, a tinta racha e é fixada com verniz goma-laca.

Pátina

Esta é uma imitação de uma flor marrom esverdeada. Na natureza, ocorre como resultado da oxidação, sob a influência do tempo, em produtos de bronze e cobre. A técnica da pátina ajuda a enfatizar os sinais de envelhecimento em objetos de qualquer material.

Belos exemplos

O quão extraordinária e deliciosa a técnica de decupagem fica em uma superfície de vidro pode ser vista olhando as fotografias.

  • Vaso, decorado com folha de ouro e material texturizado.
  • Decupagem de garrafas, série de passagem de ano.
  • O tema náutico foi escolhido no trabalho da placa. A técnica de decupagem é complementada por elementos pintados com strass.
  • Decupagem direta de frasco e tampa de vidro.
  • Decupagem reversa no tampo da mesa de centro.
  • Desenho da garrafa Snow Queen.
  • “Bottle for Gin” é uma decupagem feita na técnica de pátina e pasta texturizada.

          A decupagem em vidro produz resultados fantásticos. Coisas assim decoradas não são uma pena doar, colocar na mesa ou decorar as paredes com produtos de nossa própria produção.

          Você pode conhecer a tecnologia de criação de decoupage em vidro no próximo vídeo.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa