Decupagem

Decupagem faça você mesmo de uma cadeira e banquinho

Decupagem faça você mesmo de uma cadeira e banquinho
Contente
  1. Instruções passo a passo
  2. Materiais (editar)
  3. Instrumentos
  4. Segredos da master class

No sótão ou no porão, há sempre alguns móveis antigos desnecessários, como bancos ou cadeiras de madeira. Por vários motivos, às vezes você não quer jogar esses itens fora. Mas você pode dar a uma cadeira velha um novo sopro de vida com um toque moderno.

Isso pode ser feito usando a técnica de decupagem.

Instruções passo a passo

Vamos considerar passo a passo como você pode transformar móveis de sótão usando o exemplo de uma cadeira e um banquinho em decupagem.

Banco

Vamos dar uma olhada mais de perto na atualização do banco de madeira.

Esmerilhamento

Comece removendo a pintura antiga. Tente usar uma lixadeira primeiro. As áreas de difícil acesso devem ser limpas manualmente com lixa. Usando um pequeno cortador, você pode se livrar da tinta nas lacunas.

Pintura do assento

Pinte o assento do banco de branco.

Guarnição do assento

Corte o guardanapo nos cantos e remova o excesso de camadas de guardanapo.

Lubrifique o assento com cola de decoupage e cole cuidadosamente o guardanapo. É necessário alisá-lo para que não haja rugas. Em seguida, aplique pelo menos 2 camadas de laca no assento.

Pintando outros elementos

As pernas do banquinho devem ser protegidas com cera limpa, que realçará lindamente a estrutura da madeira sem mudar de cor.

Cadeira

Para cadeiras de decoupage com assentos de madeira pura, são utilizados os mesmos materiais e tecnologias que os bancos. Cartões de decupagem e guardanapos são usados ​​como sorteio.

Levará mais tempo e materiais para atualizar as cadeiras com assento estofado. Nesse caso, um padrão de decupagem aplicado ao tecido é mais adequado.

Todo o processo consiste em várias etapas.

  1. Limpe todas as superfícies, remova pregos ou parafusos desnecessários. Os elementos metálicos (frequentemente enferrujados) são removidos com um prego ou um alicate. Nesta etapa, também removemos o estofamento da cadeira velha - retiramos os grampos enferrujados e removemos cuidadosamente o tecido de cima. Verificamos o estado dos assentos e avaliamos o que precisa ser substituído.
  2. Na maioria das vezes, se a cadeira tiver apenas algumas décadas, nós substituímos o revestimento antigo por uma nova espuma de borracha, corte para caber no assento. É importante escolher ferragens semelhantes se, para além da sua função técnica, forem elementos decorativos. O melhor é comprar em uma loja especializada em estofados, trazendo o original como modelo.
  3. Depois de retirar o tecido do estofamento, é preciso cuidar da estrutura de madeira. Para limpar eficaz e ao mesmo tempo com cuidado a camada superior de uma cadeira de madeira (mais suscetível a contaminação e danos), precisamos de uma solução de aguarrás (500 ml) e álcool desnaturado (250 ml). Depois de umedecer um pano (sem fiapos) com a solução, limpe cuidadosamente a estrutura de madeira da cadeira para remover qualquer acúmulo de sujeira e cera. Se o móvel tiver sido envernizado, é melhor retirar a camada de acabamento com um raspador para que um novo verniz da cor escolhida possa ser aplicado na madeira limpa.
  4. Sob o estofamento, podemos ver todos os estragos na velha cadeira. É sempre necessário reforçar e colar estruturas de madeira nas juntas: pernas, costas e outras... Normalmente, as partes da cadeira são coladas com cola de resina para que em caso de possíveis erros de restauração, a nossa atividade seja totalmente reversível. Assim, a cadeira antiga não perderá sua forma original. Essa cola é ideal para essa operação. Porém, o procedimento requer um longo tempo de secagem (no mínimo 12 horas) e alta precisão durante a aplicação (a cola esfria rapidamente; deve ser aquecida e utilizada antes de esfriar). Aplicar o adesivo com seringa nas juntas dos móveis. Prenda com uma pinça até a cola secar.
  5. Após remover a camada superior de verniz da cadeira, aplique o polidor na madeira não tratada. É um processo demorado que leva cerca de dois dias, mas o efeito vale a pena. Se não quiser esperar muito, cubra a madeira com verniz ou tinta da cor escolhida. Como alternativa, proteja o item com cera para móveis de madeira.
  6. Aplicamos verniz em camadas finas. Deixe cada camada secar por 2-3 horas. Quanto mais camadas de verniz conseguirmos aplicar, mais bonita e confiável será a textura da imagem.
  7. Vamos passar para a fase final - criar um novo estofamento. Antes de substituir a espuma, cuide primeiro da base do assento. Geralmente é um assento de madeira. Mas também pode haver uma trança feita de fita adesiva.
  8. No segundo caso, cortamos a fita em 3-4 seções, colocado transversalmente, dependendo da largura do assento. Em seguida, fixamos as fitas com um grampeador de móveis em uma moldura de madeira em ambas as extremidades. Em seguida, conectamos as seções da fita adesiva para obter duas camadas de material. As listras devem ser entrelaçadas entre si de forma a formar um "tabuleiro de xadrez". Prendemos as bordas com um grampeador para estofamento.
  9. Sobre a base assim preparada, coloque uma esponja macia, rebatidas ou recheio natural (ervas marinhas, cerdas, fibras de coco). No entanto, lembre-se de que o enchimento natural do assento é recomendado no caso de antiguidades. E então procedimentos adicionais podem ser necessários. Para necessidades normais, o enchimento mais seguro será a borracha de espuma (esponja).
  10. A esponja, cortada para caber no assento, é revestida com o material de decoupage escolhido. Tecidos de decupagem mais leves terão uma aparência melhor, pois reduzem as rugas no item que está sendo usado. Certifique-se de que o tecido esteja confortável e pressione-o gradualmente contra a superfície da cadeira ou banco. Certifique-se de alisar o tecido que está usando antes de adicionar a cola para evitar rugas. Adicione cola no tecido e deixe secar.Após a secagem, adicione mais adesivo para selar a estrutura. Certifique-se de aplicar selante acrílico para proteger seus móveis recondicionados.
  11. Anexe a esponja coberta com decupagem ao assento e mascarar a costura visível com fita adesiva decorativa, fixada com cola de tecido ou alfinetes decorativos para estofamento.

Uma master class sobre decupagem de cadeira é apresentada no seguinte vídeo:

Materiais (editar)

Você pode usar diferentes materiais para decupagem.

Papel

Você pode usar quase qualquer tipo de papel. O tipo de papel que você usará dependerá muito do projeto que você está criando. Para itens que serão usados ​​com mais frequência, é melhor usar um papel mais durável, como imagens de revistas ou suas próprias fotografias. Para a cadeira alta, você pode usar imagens de personagens de desenhos animados.

  • Para anexar suas próprias fotos a um projeto, basta usar a foto como faria em um papel comum. Em seguida, adicione mais polimento na parte superior para uniformizar e proteger a imagem.
  • Use conjuntos de decupagem... Eles vêm em macios, flexíveis, finos e leves, com muitos designs elegantes.
  • Muitas vezes, são usados ​​guardanapos de papel. Como esse papel é mais leve do que o papel normal, ele pode dobrar facilmente nos cantos e tem menos probabilidade de borbulhar. Sua superfície translúcida pode muito bem passar por pintura, ao contrário de outros tipos de papel. Recorte o desenho antes de separar as camadas de guardanapos. E então use uma camada de decoupage.
  • Você também pode usar decoupage para transferir a foto para outra superfície. Ao imprimir fotos, certifique-se de que sejam de uma impressora a laser e não de uma impressora jato de tinta, pois a foto de uma impressora jato de tinta pode sangrar durante o uso.

Têxtil

Se você tem tecidos bonitos desnecessários em casa, você pode decupar não apenas móveis estofados, mas também escadas, armários e outros itens domésticos.

Os tecidos são muito mais resistentes do que o papel, o que significa que são mais duráveis.

Instrumentos

Para facilitar a decupagem, você pode usar:

  • tesoura de scrapbook - facilite o corte de padrões intrincados;
  • Escovas de isopor - úteis para a aplicação de acabamentos de decoupage, são mais fáceis de limpar do que os pincéis normais;
  • faca de papelaria - permite que você deixe bordas mais regulares durante o corte;
  • esmaltes especiais - crie cores mais brilhantes, ajude a criar formas interessantes;
  • aplicador de rolo - use para uma cobertura mais uniforme, especialmente em grandes superfícies.

Segredos da master class

E mais algumas dicas dos mestres.

  • Use recortespara criar designs complexos com menos trabalho. Essa técnica é ótima para quem está começando com a decoupage ou para quem tem um design especial.
  • Você pode nivelar as superfícies com as mãos. Se você está preocupado com as impressões digitais em seu projeto, use luvas.
  • Ótimo para decupagem usando cola com purpurina, areia ou outras suspensões.
      • Para grandes superfícies, é melhor usar papel mais pesado. Para fazer com que o papel se dobre facilmente, mergulhe-o na água e segure-o até ficar maleável. Cole o papel e deixe secar. Depois de seco, aplique o verniz nos móveis. Você pode usar de 3 a 5 camadas para garantir um acabamento sólido. Aplique selante e poliuretano para proteger totalmente seus móveis.
      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa