Decupagem

Decupagem de uma garrafa de champanhe: ideias e instruções de trabalho

Decupagem de uma garrafa de champanhe: ideias e instruções de trabalho
Contente
  1. O que é decupagem?
  2. Materiais e ferramentas necessários
  3. Preparação de garrafa
  4. Ideias interessantes e instruções para decoração

Há muito tempo é costume dar uma garrafa de bom vinho, conhaque, champanhe quando você vem visitar. Mas esse dom se tornou, talvez, lugar-comum. Mesmo que seja uma coleção de álcool. Mas e se você experimentar uma garrafa cara de uma forma interessante e incomum? A técnica de decupagem vai nos ajudar nisso. E hoje vamos falar sobre o que é e como você pode arranjar lindamente uma garrafa de espumante usando essa técnica.

O que é decupagem?

A palavra francesa découper significa "cortar". Usando essa técnica, você pode decorar qualquer item, incluindo móveis e luminárias. Sua essência é aquela desenho, pintura, pedaço de tecido, fios e outros objetos originais são cortados em escala e forma, e anexados à base (no nosso caso - para uma garrafa de champanhe), isto é um aplique é criado.

    Os elementos colados devem ser envernizados para maior durabilidade e um efeito visual especial.

    Existem 5 tipos de decupagem, que podem ser combinados em um único assunto.

    • Hetero (clássico) É a base a partir da qual os iniciantes começam. É aqui que você aprenderá a colar adequadamente guardanapos de decoupage, gravuras em papelão, fotos em uma superfície lisa. A superfície permanecerá lisa, mas renovada. O desenho cobrirá toda a área, o fundo anterior não será mais visível através dele.
    • A visão reversa é usada em vidro transparente, então essa opção fica linda em garrafas de vinho espumante. Aqui, o desenho é colado com o rosto no vidro, após o que todo o frasco é decorado. Você pode ver a foto através da janela esquerda especialmente para isso.Ou seja, o desenho sempre fica atrás do vidro.
    • A decupagem esfumada (artística) não está sujeita a todos, porque você precisa saber e saber fazer sombreamento, alongamento de cores, sombras. Mas, tendo dominado essa habilidade, você entende quais obras de arte únicas podem ser criadas a partir de uma coisa comum. A decupagem artística é, acima de tudo, semelhante a uma pintura real com meios-tons e sombras, mas também é desenhada em torno dos apliques.
    • Tecnologia volumétrica 3D permite tornar o trabalho vivo, para enfatizar elementos individuais. Para isso, são utilizadas pastas de modelagem, massa de vidraceiro, tecidos, cartões de decupagem 3D, fios, galhos, flores, brilhos, contornos de decupagem, miçangas, strass, cascas de ovo e muito mais. Até o sal comum fará com que o desenho pareça volumoso.
    • Decopatch É um método de decoração através da colagem de pequenos pedaços de papel na superfície. Podem ser jornais, revistas, pôsteres, partituras em cores e em preto e branco. Existe também um papel especial para remendo decorativo. Dependendo do estilo de colagem (adjacente ou sobreposto), a coisa parecerá completamente diferente, mas a ilusão de fissuras da superfície certamente será criada.

    Vários métodos são usados ​​para criar decupagem.

    Molhado

    A tecnologia vai depender da espessura da imagem. Inclui 3 métodos.

    1. O guardanapo pode ser colocado em um arquivo ou saco plástico, afastando-se de você. Umedeça generosamente com um borrifador e coloque outro saco por cima. Retire o excesso de água e ar com uma esponja, remova a embalagem superior e fixe delicadamente o arquivo de imagem na superfície. Alise e retire com cuidado a lima, deixando um guardanapo, cubra com cola e deixe secar.
    2. O desenho em papel de impressão comum ou papelão é coberto com várias camadas de verniz de transferência e bem seco. O verso é umedecido com água e a camada branca do papel é cuidadosamente removida por diluição. A camada fina restante com um padrão é colada à superfície.
    3. O desenho é cortado no tamanho, a frente é revestida com cola e colada na superfície. Após a secagem completa, o verso (branco) é umedecido com água e as camadas de papel são enroladas manualmente.

    Seco

    O desenho é coberto com várias camadas de verniz, permitindo que cada camada seque bem. A fita dupla-face é colada na parte de trás e rasgue-a com cuidado junto com o papel.

    Quanto mais grosso o papel, mais vezes você terá que colar a fita.

    Quente

    Deve ser aplicado em superfície plana. Nem o vidro nem o plástico são adequados para este método. 2 camadas de cola PVA são aplicadas na superfície com boa secagem de cada uma. Um papel seco ou quadro de tecido com um motivo é colocado na superfície, coberto com pergaminho (papel de cozinha) por cima. A superfície é passada com ferro quente, principalmente os cantos. O excesso da imagem é cortado e, após o resfriamento, é fixado com verniz.

    Os profissionais dão algumas dicas para artistas de decupagem novatos:

    • qualquer superfície deve ser bem limpa;
    • fragmentos que não devem ser pintados são selados com fita adesiva;
    • cada camada de tinta ou cola deve secar bem;
    • bordas rasgadas são muito mais fáceis de mascarar do que bordas cortadas;
    • Expulse o excesso de água e bolhas de ar do centro para as bordas.

    Materiais e ferramentas necessários

    Para trabalhar na técnica de decupagem, existe um certo conjunto obrigatório de ferramentas e tintas e vernizes. Mas, para decoração, você pode precisar de coisas completamente inesperadas: um lenço ou meia-calça de náilon, galhos de zimbro ou cascas de ovo.

    Tudo aqui vai depender da visão artística do autor. O principal é não se esquecer de comprar uma garrafa de um bom champanhe.

    Mas listamos as ferramentas e o material necessário:

    • guardanapos ou cartões de decupagem (fotos desenvolvidas em um tema, feitas em papel de arroz), fotografias impressas, tecido, ou seja, tudo que contiver o motivo da ideia e for colado ao frasco;
    • tintas acrílicas de cores diferentes ou muitas tintas e cores brancas;
    • escovas especiais para decoupage ou chatas comuns, mas sempre sintéticas;
    • cola de decupagem de dois tipos ou PVA;
    • verniz acrílico (transparente, transfer, acabamento);
    • primário acrílico branco;
    • esponjas (seu papel pode ser desempenhado por uma esponja de cozinha comum sem cabo ou presa em um prendedor de roupa);
    • desengraxante, aguarrás, acetona, álcool, solvente (note-se que cada tipo de superfície necessita do seu desengordurante para não danificar a base);
    • brilhos de cores combinando com a ideia;
    • contornos, inclusive transparentes;
    • lixa de diferentes tamanhos de grão;
    • cola com pistola de ar quente, se você planeja colar pequenas partes, como flores artificiais, strass, seixos;
    • tinta spray;
    • pasta de cristal;
    • um conjunto de facas de paleta;
    • tesoura;
    • luvas de borracha finas;
    • secador de cabelo;
    • Fita dupla face;
    • toalha de algodão;
    • artigos de papelaria e facas de cozinha;
    • almofadas de algodão;
    • líquido para lavar louça.

    Preparação de garrafa

    A limpeza das garrafas é um pré-requisito para um resultado de qualidade. Livre-se de rótulos e resíduos de cola: em água morna, a garrafa deve ficar deitada por um tempo, após o que os rótulos são retirados com uma esponja e uma faca. Qualquer óleo, incluindo bebê, cosmético, massagem, remove os restos da cola. A garrafa é lavada com sabão de lavar louça ou algo semelhante.

    A etapa de preparação termina com o desengorduramento - no trabalho com vidros é necessário desengordurar. Para evitar marcas de mãos uniformes na garrafa, você precisa trabalhar com luvas. Por fim, o vidro é seco com uma toalha.

    Ideias interessantes e instruções para decoração

    Para implementar ideias interessantes em decupagem com as próprias mãos, oferecemos um certo algoritmo de ações. Dependendo dos materiais escolhidos, as instruções passo a passo irão variar, mas a lógica geral permanecerá.

    • Na decupagem clássica, uma camada de primer acrílico é aplicada em um frasco sem gordura. Faça isso com uma esponja (esponja). Seque a primeira camada fina com um secador de cabelo e aplique o primer novamente com mais densidade. Muitas artesãs em suas master classes lembram a necessidade de pintar o fundo.
    • Uma camada com um padrão é removida de um guardanapo de decupagem e cuidadosamente cortada ao longo do contorno. Com essa técnica, as bordas do frasco ficarão desfocadas e não serão perceptíveis.
    • Seco ou molhado, conecte o guardanapo à garrafa. O principal é que nenhuma bolha de ar permaneça e as bordas estejam bem coladas. Para iniciantes em decoupage, recomenda-se o uso de um spray adesivo para decoupage. Permite arrancar o guardanapo da garrafa em caso de colagem irregular, alisar e voltar a colar.
    • Ao fazer um aplique com várias peças, é importante que elas não grudem umas nas outras. Vale a pena rasgar impiedosamente as bordas dos desenhos, mas tornando a superfície uma única camada.
    • Após a secagem do guardanapo colado, a imagem é coberta com cola de decoupage, mas não mais com spray. Isso deve ser feito com muito cuidado para espalhar a imagem ao mesmo tempo. Esta fase também termina com a secagem, pode usar um secador de cabelo.
    • Depois de aplicar todas as imagens, o frasco é coberto com 2-3 camadas de verniz acrílico para protegê-lo de danos.
    • Mas a decoração está apenas começando. Além disso, você pode usar contornos multicoloridos para dar definição e volume aos detalhes do desenho. Brilhos e brilhos tornarão a imagem mais brilhante. E fitas, cones, doces, pombas darão especificidade ao tema.

    Em 8 de março

    No primeiro feriado da primavera, todas as meninas (independentemente da idade) esperam por pelo menos um pequeno ramo de flores. E se não houver flores festivas em sua aldeia no dia 8 de março, você mesmo pode criar uma flor de mimosa com bolas de algodão ou uma esponja amarela, fazendo uma decupagem volumétrica. Thuja ou cipreste são usados ​​como galhos.

    Um guloso pode ser apresentado com uma garrafa de abacaxi, onde doces verdadeiros são usados ​​como apliques.A mesma garrafa fica ainda mais interessante de fazer com uma decupagem reversa, e ao virar o "abacaxi" no vidro, você verá uma fotografia da sua amada: mãe, irmã, namorada, esposa.

    As meninas adoram joias e, portanto, seria apropriado usar fitas multicoloridas como laços ou serpentinas, rendas em vez de guardanapos de decupagem ou como um chapéu no gargalo de uma garrafa, fios multicoloridos de diferentes texturas.

    Para aniversario

    As mesmas ideias funcionarão para o aniversário de uma mulher. Mas para mostrar maturidade, sabedoria, você pode usar tecido e decorar a garrafa em estilos diferentes. Por exemplo, será a fotografia de uma aniversariante, emoldurada por lindas dobras de tecido caro. Ou, talvez, uma versão mais brutal de um aniversariante com o uso de símbolos do exército, preferências literárias, lembretes de hobbies.

    Para outros feriados

    O feriado mais adequado para o champanhe é, claro, o Ano Novo. Possibilidades e ideias incríveis para decorar uma garrafa usando a técnica de decoupage:

    • raminhos de zimbro vivo ou thuja encherão a mesa festiva com o aroma da floresta;
    • para fazer com que os cones pareçam nevados, eles precisam ser cobertos com tinta spray branca ou prateada;
    • se pequenos brinquedos ou desenhos de dom-fafe forem amarrados ao gargalo da garrafa com longos cordões, parecerá que voam a cada movimento da garrafa;
    • depois de cobrir a garrafa com cola ou tinta, ela pode ser enrolada sobre uma camada de sal e, em seguida, neve crocante aparecerá no vidro.

    O casamento é outro grande motivo para criar uma obra-prima usando a técnica de decoupage. Motivos populares: corações, pombas, anéis, figuras da noiva e do noivo.

    Flores frescas e lantejoulas, miçangas e strass são apropriados aqui. Afinal, essa garrafa com certeza ficará guardada para o resto da vida juntos.

    Para uma master class sobre decoração de uma garrafa de champanhe, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa