Decupagem

Decupagem em tecido: características e métodos

Decupagem em tecido: características e métodos
Contente
  1. Materiais necessarios
  2. Preparação
  3. Princípios de trabalho
  4. Master class para iniciantes
  5. Recursos do processo

A decupagem em tecido é uma opção de decoração muito original e ao mesmo tempo simples. Basicamente, esse método de decoração é usado em coisas que você não planeja lavar com muita frequência, pois o padrão pode se deteriorar com o tempo. A decupagem pode ser encontrada em guardanapos, bolsas, toalhas de mesa, casacos. Existem muitas maneiras diferentes de transferir um design para o tecido, um dos mais simples é usar cola PVA.

Materiais necessarios

Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar alguns materiais necessários para criar a decupagem:

  • um par de pincéis suaves sintéticos (para aplicação de cola);
  • pano para remover o excesso de cola;
  • cola PVA regular, não muito líquida;
  • um guardanapo com o padrão selecionado (para transferir para o tecido);
  • água à temperatura ambiente;
  • tecido (onde ficará o desenho);
  • gaze;
  • tesoura;
  • ferro.

Recomendação: o tecido principal sobre o qual será aplicada a imagem deverá ser preferencialmente de materiais naturais para que não haja dificuldades no processo.

Para desenhar, use guardanapos de papel e, às vezes, papel de arroz. Apenas pincéis sintéticos são usados, mas macios. E você também pode precisar de tintas acrílicas para delinear o contorno da imagem e manchas, se aparecerem.

Preparação

Primeiro, preparamos o tecido onde ficará a imagem.

É melhor selecionar a base com tons claros para que a imagem seja melhor visualizada, mas se você quiser experimentar, então os escuros também são possíveis.

O primeiro passo é lavar o material em água quente e passá-lo bem a vapor. Afinal, muitas coisas têm a característica de "sentar".

Em seguida, circulamos o guardanapo, anotando onde o desenho ficará localizado. E só então passamos ao processo em si.

Este tipo de arte decorativa pressupõe exatidão e precisão na execução. Caso contrário, o desenho ficará distorcido ou não será traduzido.

Princípios de trabalho

A decupagem pode ser feita de duas maneiras diferentes. O processo de trabalho não é muito diferente um do outro. A diferença está na forma como a cola é aplicada. E também em ambos os casos, pode-se recorrer ao uso de tintas acrílicas para dar o visual desejado com o auxílio de diversas decorações. Se você usar uma cola especial, é possível fazer um revestimento que protegerá o produto acabado da perda de cor e do apagamento do padrão.

O principal é retirar o excesso de cola. Se isso não for feito, a aparência se deteriorará. Aqueles que estão apenas começando a se desenvolver nesta área, na maioria das vezes, têm problemas com isso, mas com o tempo, a experiência vem e a qualidade do trabalho melhora. Todos os materiais necessários que serão necessários durante todo o processo podem ser adquiridos nas residências mais comuns e também em lojas especializadas. E neles você também pode escolher um conjunto especial.

Master class para iniciantes

Vamos considerar mais detalhadamente como fazer decupagem em tecido com as próprias mãos.

Primeira opção

Primeiro, preparamos o local de trabalho. Não deve haver objetos estranhos nele. Então criamos uma boa iluminação. Em seguida, colocamos todos os materiais necessários e primeiro os preparamos.

Em seguida, corte cuidadosamente o padrão necessário do guardanapo com uma tesoura.

Quem tem muita experiência pode fazer isso com as mãos.

Passamos bem o tecido antes de iniciar o processo. Agora, procedemos diretamente ao processo.

Distribuímos uniformemente o material na superfície. Em seguida, colocamos a imagem já cortada no tecido de forma que fique plana. Escolhemos o local onde ficará o desenho e marcamos as bordas com muito cuidado com um lápis. Em seguida, processamos o material com cola PVA sem ultrapassar os limites pretendidos. E esperamos até que seque. Caso a massa seja muito espessa, é necessário diluí-la com água fria. Em seguida, voltamos à superfície.

Se for usado um guardanapo como imagem, retiramos a camada branca dele e colocamos a outra na cola já seca. E por cima aplicamos outra camada de cola.

Depois disso, tudo é coberto com gaze e bem passado. Isso é feito do meio para as bordas da imagem. Passamos o desenho por 5 minutos para que fique bem grudado.

É muito importante que o desenho esteja totalmente aderente ao material.

No caso de haver locais onde se formaram defeitos, o processo deve ser repetido com passagem a ferro. E se em alguns lugares a imagem não for traduzida, então a corrigimos com a ajuda de tintas.

Em seguida, enviamos para secar por várias horas. Quando tudo estiver seco, o desenho pode ser coberto com verniz acrílico, apenas a camada deve ser fina para que seque mais rápido e nada borre. Isso estenderá a vida útil do item. E também a superfície pode ser protegida cobrindo-a com verniz.

Se você não quiser estragar a área de trabalho com cola, então coloque um saco plástico ou uma lima comum sob o material.

Segunda opçao

Este método não é muito diferente do primeiro: são usados ​​os mesmos materiais, o processo de preparação para começar é o mesmo da primeira opção. Mas também existem diferenças.

Pegamos o tecido selecionado, colocamos sobre ele e nivelamos o guardanapo, antes de retirarmos a camada branca dele. Em seguida, aplicamos uma fina camada de cola comum sobre ele. Com um pincel, desenhe do meio para as bordas do guardanapo. Como resultado, ele adere ao material. Depois que tudo estiver grudado, aplicamos mais uma vez uma camada de cola PVA. Depois mandamos o material secar por um dia. Após o vencimento, passamos a ferro completamente, só nesta versão o vapor não é utilizado.

Para evitar que a imagem permaneça no ferro, fazemos isso com uma gaze.

Para evitar enrugar ou rasgar os guardanapos, a cola deve ser aplicada em movimentos circulares com pincéis suaves sintéticos. Depois que a cola foi aplicada, se desejar, você pode criar um fundo ou decorações adicionais, ou deixá-los sem quaisquer alterações.

É melhor escolher esta opção de decupagem para iniciantes neste ramo, pois há menos probabilidade de prejudicar o trabalho.

A principal regra da decupagem é a precisão. Com o tempo, cada mestre tem sua própria base e complementa seu trabalho com ela. Portanto, você não deve ter medo e trazer algo novo. Não tenha medo de cometer erros, isso só tornará o seu trabalho mais bonito.

Abaixo, você aprenderá mais sobre como fazer decupagem em tecido.

Recursos do processo

Para fazer uma coisa no estilo decoupage, é preciso usar guardanapos com estampa, que têm várias camadas, ou cartões de decoupage. Eles também usam uma cola especial à base de água para isso, mas se não houver, cola PVA comum, pincéis sintéticos e, se desejado, verniz acrílico são bem adequados.

Você pode escolher absolutamente qualquer um dos vários materiais para decoupage. Podem ser jeans, jaquetas, moletons, carteiras ou outros acessórios que você gostaria de atualizar. Se você tem ideias interessantes e vontade de decorar as coisas, não deixe de experimentar.

Para ter sucesso na decupagem, o treinamento é importante, cada vez que você melhora.

Não esqueça isto antes de iniciar o processo, é necessário lavar e secar a peça. Para uma aplicação mais uniforme, você precisa marcar o material, pode fazer com um lápis. Antes de colar o guardanapo no tecido, ele deve ser saturado com cola.

Em seguida, coloque um guardanapo neste local e também aplique cola nele. O principal é fazer com uma camada fina em movimento circular. Então você deve deixar a coisa e deixar secar. Isso levará de várias horas a um dia. É importante passar tudo com gaze para que o guardanapo adira bem ao tecido. Se você planeja lavar a peça frequentemente com decupagem, é melhor escolher a cola quente. Para não estragar o guardanapo, deve-se escolher pincéis macios e sintéticos.

Se seguir todas as dicas, poderá alcançar um alto nível nesta área de atividade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa