Decupagem

Decupagem da mala: ideias originais e instruções de design

Decupagem da mala: ideias originais e instruções de design
Contente
  1. Qual é essa técnica?
  2. Ferramentas necessárias
  3. Preparação
  4. Instruções passo a passo

Para dar ao interior um toque de estilo e preenchê-lo com uma atmosfera especial, não é absolutamente necessário comprar itens caros nas lojas. Você mesmo pode criá-los. Hoje vamos nos concentrar em uma master class passo a passo para decorar uma mala velha na Provença e estilos vintage.

Qual é essa técnica?

Essa técnica remonta à Idade Média. A decupagem era popular durante o reinado do rei Luís XVI da França. Esta técnica foi mencionada pela primeira vez como uma forma de arte no final do século 15 na China. Mais tarde, no século XVII, a decupagem se tornou popular na Europa, então estava na moda ter móveis em interiores decorados com motivos nos estilos japonês e chinês.

A essência da técnica é simples e consiste em colar imagens em vários itens de interior. Esse aplique sempre fica bonito e dá um charme especial aos itens individuais. Todos os materiais necessários podem ser adquiridos em lojas especializadas.

Escolha as cartas para decupagem dependendo da ideia concebida de decorar um determinado item. Existem opções de cartões em papel de arroz, guardanapos, cartões em papel transfer, que são aplicados com água.

A variedade de fotos é tão grande que você pode escolher facilmente imagens para todos os gostos, incluindo estilos vintage e provençais.

Ferramentas necessárias

Para decupagem você vai precisar:

  • cartões para decupagem;
  • lixa de grão fino;
  • pasta acrílica;
  • estêncil;
  • primer acrílico;
  • Cola PVA ou cola especial;
  • tintas acrílicas;
  • rolo estreito;
  • escovas;
  • fita adesiva;
  • tesoura;
  • régua;
  • lápis;
  • faca de paleta;
  • laca acrílica.

Preparação

Antes de começar a decorar uma mala velha, é preciso prepará-la.Para isso, passe uma lixa fina em toda a superfície, prestando especial atenção aos desníveis. Se a peça for tão velha que se formaram buracos com o tempo, é necessário remendar a superfície com um pedaço de couro apropriado. O remendo é fixado com cola ou parafusos auto-roscantes, que são posteriormente betumados. Para isso, utiliza-se massa ou pasta acrílica.

Avalie a condição interna da mala. Se necessário, remova o forro antigo de dentro. Para se livrar do odor de mofo, primeiro limpe as superfícies com água e sabão, depois com um pano embebido em água oxigenada ou faça sacos de algodão com bicarbonato de sódio, amarre com um fio e saia. As bolsas devem ser trocadas todas as semanas até que o odor seja completamente eliminado. Sachês perfumados também são usados ​​para os mesmos fins.

Instruções passo a passo

Nesta master class, vamos descobrir passo a passo como decorar uma mala em estilo provençal e vintage com as nossas próprias mãos. Para começar, toda a superfície deve ser recoberta com primer com rolo, em locais de difícil acesso, com pincel.

É melhor usar um rolo feito de espuma de borracha, para que a camada de primer fique mais uniforme.

Se uma camada não for suficiente, vale a pena cobrir com a segunda, depois de deixar a primeira secar. Em seguida, com lixa fina, é necessário limpar levemente o primer em alguns locais para dar um efeito de antiguidade.

Rasgue a fita adesiva em tiras e cole no fundo da mala para criar um padrão de listras uniformes. Misture a cor de base com cal para que a cor não fique muito brilhante, mas pareça ter desbotado de vez em quando. Aplique este composto e remova a fita com cuidado. Depois que tudo secar bem, cole a fita adesiva nos locais previamente marcados com um lápis e cubra com uma cor diferente. Depois de seco, lixe novamente para obter uma aparência desgastada e desgastada.

Não é necessário fazer riscas na base. Você pode cobri-lo com uma camada monocromática ou combinar cores diferentes harmoniosamente.

Para decoração no estilo provençal, o tom oliva branqueado é mais frequentemente usado, assim como lilás, roxo, amarelo, rosa. Se for vintage, então um leve tom de chocolate, cinza ou azul claro serve. As cores em ambos os estilos não devem ser excessivamente chamativas, pelo contrário, desbotadas e desbotadas.

Antes de colar as fotos, arrume os guardanapos para compor a composição.... Dependendo do guardanapo que você escolheu, você precisa cortar o padrão ou colar o aplique completamente na tampa da mala. Se os guardanapos tiverem três camadas, apenas a camada superior será adequada para o trabalho. Se for papel de arroz, então o guardanapo já está pronto para ser usado. Posicione a imagem no local desejado, pegue uma pequena quantidade de cola com um pincel e aplique suavemente do centro para as bordas sobre o guardanapo, enquanto alisa para remover as bolhas de ar.

Para dar um efeito adicional de antiguidade, não é necessário alisar a superfície, deixando deliberadamente rugas. Tudo depende da ideia de decoração e imaginação. Depois que a cola estiver completamente seca, você pode aplicar um padrão adicional diretamente à ilustração resultante por meio de um estêncil, que dará o efeito visual de várias camadas de design. Para isso, com uma esponja com um pouco de tinta, é necessário fazer vários movimentos de pressão sobre o estêncil.

A pressão deve ser leve para que o desenho não fique claro.

Através do estêncil, você pode não só pintar, mas também aplicar pasta acrílica para que o padrão fique volumoso. Para isso, coloque-o no local desejado, pressione com os dedos e use uma espátula para espalhar a pasta, preenchendo os espaços vazios. Se o padrão for necessário em uma determinada cor, vale a pena misturar a pasta com a tonalidade de tinta desejada, então não haverá necessidade de patinar o padrão após a secagem.... Ou, usando a técnica do “pincel seco”, você pode dar ao padrão volumétrico a cor desejada.Esse método consiste em mergulhar levemente o pincel na tinta, em seguida movê-lo sobre o papel, sacudindo o excesso. Quando tudo o que é supérfluo fica no papel, pode-se proceder a pinceladas leves no enfeite, desenhando em todo o seu comprimento. Aqui está um exemplo de uma mala com motivos de ano novo.

Em vez de um estêncil, você pode usar renda tanto para a decoração em si quanto para o padrão aplicado com tinta. Para isso, um corante em um balão é mais adequado. Antes de usar o balão é preciso sacudir bem, colocar a renda no local onde deseja deixar a impressão e borrifar o conteúdo na renda a uma distância de 25 centímetros, a seguir remova com cuidado.

Outra forma de decorar é com o auxílio do volume, e essa opção é mais barata. Para isso, você precisará de:

  • tubo vazio de cola com bico fino e tampa;
  • farinha;
  • Cola PVA.

Misture a cola com a farinha até obter um creme azedo espesso, coloque a massa resultante em um tubo. Use uma régua para medir a mesma distância da borda da tampa ou base da mala. Você precisa fazer um esboço com um lápis e aplicar consistência ao longo das linhas. Algumas áreas podem ser totalmente cobertas se o desenho assim o exigir.

Todas as peças de metal devem ser revestidas com tinta de bronze ou cobre. A tinta que foi usada para o fundo geral também é permitida. Tudo depende da ideia e ditames da alma. Antes da aplicação, vale a pena tratar todos os rebites, travas e cantos reforçados com uma solução à base de álcool para desengordurar a superfície. Se a ferrugem aparecer em partes individuais, não se preocupe, pois ela parecerá orgânica e adicionará um elemento adicional de antiguidade à aparência geral.

A ferrugem deve ser lixada, empoeirada e envernizada ou pintada se prejudicar a imagem geral.

Cordão, renda e capa de tecido são usados ​​para decorar o cabo. Você pode deixar a caneta velha sem decoração adicional, se estiver em condições de uso e não sair do estilo geral. Além disso, se desejar, a mala é decorada com trança ou trança. Após a conclusão de todo o trabalho decorativo de decorar a coisa, deve-se envernizá-la em várias camadas com secagem preliminar de cada uma. Existem opções de vernizes foscos, brilhantes, semi-foscos e glitter para escolher. Aplicado com rolo, pincel ou spray. Vendido em bancos e em botijões. Eles podem ser usados ​​em ambientes internos, pois são inodoros.

    Cubra o interior da mala com um pano adequado, papel de parede, páginas velhas amareladas de livros e revistas. Os cantos e o perímetro do fundo, se necessário, podem ser decorados com trança, cordão de tecido, renda para esconder juntas desiguais. Deixe a cola secar completamente antes de usar a mala. Proceda por etapas, todas as camadas devem secar e só então novas camadas devem ser aplicadas. Assim, dando rédea solta à sua imaginação e impulso criativo, você pode atualizar algo antigo e complementar o interior com um objeto de arte totalmente exclusivo.

    Esta peça de interior não só vai decorar a sala, mas também alegrar quem está à sua volta, pois é feita com alma.

    Você aprenderá mais sobre como fazer uma decupagem de mala assistindo ao vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa