Decupagem

Como fazer a decupagem de um guarda-roupa?

Como fazer a decupagem de um guarda-roupa?
Contente
  1. Vistas e estilos
  2. Faça Você Mesmo
  3. Dicas e sugestões úteis
  4. Belos exemplos

A técnica de decupagem permite não só acrescentar notas interessantes ao interior, mas também dar uma segunda vida a móveis antigos que perderam o seu encanto. Todos podem dominar esse método de restauração de estruturas de móveis - não há nada complicado aqui, mas você pode decorar uma variedade de objetos. Analisaremos como fazer a decupagem do gabinete de acordo com todas as regras.

Vistas e estilos

A solução básica é a decupagem clássica. Todos os outros tipos de decoração costumam servir de base. Na verdade, a versão clássica se distingue pela criação de belos aplicativos em diferentes bases. Você pode consultar um design tão interessante em qualquer guarda-roupa localizado em qualquer cômodo. Pode ser uma sala de estar, quarto, cozinha ou berçário - uma solução harmoniosa pode ser selecionada para qualquer interior.

Há também uma decupagem artística especial, que é uma combinação única de diferentes métodos de decoração de móveis antigos. Este tipo permite obter a aparência de uma espécie de tela sólida com transições suaves de um determinado motivo para o fundo básico.

O princípio da decupagem artística é uma imitação de uma pintura artística elegante em qualquer objeto escolhido.

Existe um método volumétrico de aplicação de decupagem. Aqui, eles usam materiais de origem natural, trapos tecidos e uma pasta especial.

A decoração deste tipo é usada se houver necessidade de formar imagens tridimensionais espetaculares nos móveis.

Muitos artesãos preferem fazer remendos decorativos originais em móveis. É um tipo de decoração que utiliza papel.

Na maioria das vezes, são usados ​​guardanapos de papel com lindos padrões e estampas.

Decopatch pode formar uma ilusão interessante de um belo padrão, montado a partir de remendos separados.

Na maioria dos casos, a própria decupagem e os armários decorados desta forma pertencem a várias tendências estilísticas populares.

  • Provença... Este é um estilo francês delicado dominado por cores pastel discretas. Arranjos florais podem ser usados ​​como decoração para o armário.
  • Estilo vitoriano. Um estilo pretensioso que atrai pelo seu visual luxuoso e elegante. A decupagem neste sentido é considerada bastante difícil de executar, por isso não é recomendado para um iniciante fazê-la para não estragar a mobília.
  • País... É um bom estilo country antigo com predomínio de notas simples e positivas. Os padrões aqui podem ser muito diferentes. Freqüentemente, eles usam uma gaiola ou motivos naturais / agrícolas.
  • Chique gasto. Um estilo deslumbrante com uma cor clara nos móveis, diluída com craquelure (imitação de tinta rachada). As bordas do gabinete neste estilo podem estar um pouco desgastadas e é permitido colar imagens de arranjos de flores em rosa, coral, escarlate e outros tons semelhantes nas portas.
  • Etno... A decupagem neste estilo parece especialmente brilhante e expressiva. Aqui, motivos da categoria de grupo étnico são geralmente usados. Por exemplo, podem ser padrões orientais, imagens do Egito Antigo e outros elementos semelhantes.

Faça Você Mesmo

A decupagem do armário pode ser feita manualmente. Não apenas artesãos experientes, mas também iniciantes que nunca fizeram nada parecido com isso antes, fazem um bom trabalho com esse tipo de trabalho.

Para não enfrentar problemas e obter um bom resultado, basta contar com instruções simples e compreensíveis (ou uma master class).

Analisaremos em etapas como decorar o guarda-roupa com decupagem com as próprias mãos, utilizando imagens em guardanapos (o método de processamento mais popular).

  • Primeiramente, é necessário preparar todos os componentes necessários para os procedimentos planejados: guardanapos multicamadas com desenhos, cola PVA, pincéis, verniz sobre acrílico, primer, lixa.
  • Qualquer que seja o gabinete que você escolher para revisão - grande ou pequeno, cozinha ou no corredor - ele deve primeiro ser devidamente preparado. Certifique-se de selar escrupulosamente todas as lascas e rachaduras com massa, se houver. Espere que os materiais sequem.
  • A seguir, a superfície dos móveis deve ser lixada com lixa.
  • É melhor tratar toda a superfície com uma mistura de primer. Devido a este procedimento, as paredes da estrutura tornar-se-ão o mais planas e ordenadas possível. Os desenhos de guardanapos serão muito mais fáceis de definir nessa base.
  • Os motivos encontrados em guardanapos multicamadas podem ser usados ​​como imagens decorativas para este mobiliário. Recortes de jornais ou revistas também são permitidos.
  • Cubra as superfícies do gabinete com cola PVA. Cole os padrões selecionados na base lubrificada. Assim que todos os fragmentos estiverem devidamente colados, eles deverão ser deixados por um tempo e não tocados. Nesse período, os adesivos terão tempo de secagem.
  • Um gabinete totalmente seco e processado deve ser coberto com um verniz acrílico especial. Este último deverá ser aplicado em várias camadas (de preferência pelo menos três). Com este procedimento, as peças do mobiliário e a decoração ficarão mais bem protegidas de todo o tipo de danos.
  • Muitos artesãos, no desejo de tornar a superfície dos móveis renovados mais estética e atraente, recorrem à cera na base.

Os armários, restaurados na direção do chique gasto, parecem muito interessantes e atraentes.

Se este método de atualização de móveis for escolhido, então é permitido usar ouro, prata ou outra tinta para metal para pintura.

Se a parte frontal do gabinete for de vidro, o shabby chic será a solução perfeita. Se você recorrer a essa técnica, também precisará preparar aqui a base para procedimentos adicionais.

Depois disso, a estrutura do móvel pode ser complementada com um cartão fotográfico antigo ou podem ser colados padrões graciosos que correspondam ao estilo principal de mobiliário que está presente no ambiente circundante. É permitido deixar as fotos coladas indefinidamente para que sequem até o fim e, a seguir, revesti-las com uma camada de verniz acrílico. Portanto, você pode adicionar armários ou guarda-roupas velhos comuns. Se você fizer tudo de maneira correta e cuidadosa, no final poderá obter móveis bem inusitados e claros, que definitivamente não ficarão sem a atenção dos hóspedes.

Muitos usuários estão interessados ​​em saber como lidar com um gabinete polido. Tudo é simples aqui: primeiro você precisa lixar para apagar a camada superior brilhante. Se você deixá-lo, a decoração ficará muito ruim e não tão confiável. Para dar a esses móveis o efeito da antiguidade, você pode pintá-los completamente de marrom e, em seguida, processá-los com uma vela de cera. Depois disso, deve-se tratar o gabinete com tinta branca como a neve sobre acrílico, depois "caminhar" novamente ao longo da base com uma lixa.

Existem muitas maneiras de decorar armários usando a técnica de decoupage. É permitido escolher opções rústicas vistosas e caras, bem como opções rústicas modestas. Tudo depende do ambiente e do estilo em que é sustentado.

Você aprenderá mais sobre como fazer uma decupagem faça você mesmo assistindo ao vídeo a seguir.

Dicas e sugestões úteis

Se você está planejando começar a decorar um armário antigo ou muito chato por conta própria, deve se familiarizar com com algumas dicas úteis de artesãos experientes.

  • Se o armário for de madeira, não é necessário lavá-lo primeiro. A tinta acrílica irá facilmente assentar em tal base sem ela.
  • É aconselhável comprar cola especializada, projetado especificamente para decupagem. Se você não conseguir encontrar esse produto, pode usar cola PVA comum.
  • Não cubra a base com verniz acrílico. até que as fotos coladas estejam completamente secas.
  • Ao decorar um armário de qualquer modelo com papel de parede, é recomendável molhar o último com antecedência por 30-40 segundos em água limpa.
  • Se você estiver usando imagens impressas em papel de escritório, então, antes de começar o trabalho, vale a pena tratá-los por trás com uma lixa de esmeril. Graças a um truque tão simples, o papel de escritório ficará muito mais fino e mais "obediente" no trabalho.
  • Ao decorar móveis na técnica de decoupage, recomenda-se aplicar não uma, mas várias camadas de verniz. Graças a essas ações, será possível obter um efeito mais atraente. Como resultado, a mobília parecerá uma tela pintada de verdade. As tintas selecionadas corretamente darão ao projeto contornos mais claros e precisos.
  • Se o gabinete não for de madeira, mas de um material diferente, por exemplo, plástico ou metal, então antes de iniciar o projeto ele precisará ser lavado.
  • Ao preparar móveis para outras ações, você precisa garantir que não havia poeira ou sujeira em suas superfícies - essas inclusões não permitirão a aplicação de tintas e vernizes de maneira uniforme e precisa.
  • Se você decorar esses móveis com recortes de guardanapos de várias camadas, então, vale a pena exercer o máximo cuidado e cautela. Isso se deve ao fato de que tais elementos são geralmente muito finos e frágeis - eles podem ser acidentalmente rasgados ou amassados.
  • Se você não quiser decorar o guarda-roupa com desenhos de guardanapos ou papel de parede, então você pode escolher as fotos que você gosta na Internet, imprima-os em uma impressora e aplique-os corretamente nos móveis. Essas soluções são frequentemente abordadas por pessoas que preferem opções mais ousadas, que podem enfatizar sua personalidade brilhante.
  • É preciso lembrar que um guarda-roupa decorado na técnica de decoupage deve necessariamente caber harmoniosamente no interior existente... Ele não deve chamar muita atenção para si mesmo, tornando tudo ao seu redor quase imperceptível.O conjunto deve ser executado em equilíbrio.

Belos exemplos

Um armário de luz com inserções de vidro nas portas pode ser decorado com delicados motivos florais. Os contornos que enquadram o vidro podem ser ligeiramente desgastados, com um efeito antiquado.

No interior, projetado em estilo oriental, ficará lindo um guarda-roupa alto com portas estreitas e cegas decoradas com motivos japoneses com hieróglifos e botões de flores rosa e vermelho viçosos.

        Um grande guarda-roupa creme com efeito craquelure e linhas em marrom escuro emolduradas pelas portas vai ficar lindo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa