Contador

Responsabilidades e padrão profissional de um contador de folha de pagamento

Responsabilidades e padrão profissional de um contador de folha de pagamento
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Requisitos
  4. Direitos e responsabilidades
  5. Treinamento e desenvolvimento profissional

O contador que atua na área de folha de pagamento é a unidade mais comum e necessária demandada em todas as organizações. A principal tarefa desse especialista é calcular e formalizar o pagamento de salários aos funcionários da organização.

As funções do contador da folha de pagamento também incluem a formação de relatórios, bem como o repasse de informações de cada funcionário aos órgãos de fiscalização e fundos estaduais.

O cargo implica certa responsabilidade, regulada pela legislação vigente e pelo estatuto da organização.

Que é aquele?

O contador da folha de pagamento realiza não apenas operações de liquidação, mas também informa o contador-chefe sobre a contabilização da movimentação do fundo da folha de pagamento. A descrição do cargo também implica o cálculo dos impostos e taxas que incidem sobre os salários. É o contador que efetua o cálculo da folha de pagamento que é responsável pelo seu cálculo e pagamento. Um especialista nesta categoria, se necessário, tem a oportunidade de assessorar os funcionários da organização em todos os assuntos relacionados ao cálculo da folha de pagamento.

Freqüentemente, as funções de um contador-calculador incluem a gestão de registros de pessoal. Além de deveres contábeis, um especialista prepara documentos para a aceitação e demissão de um funcionário, preenche um formulário de arquivo pessoal, elabora pedidos de férias, armazena e elabora livros de trabalho, e assim por diante.

Responsabilidades do trabalho

Para qualquer organização comercial ou orçamentária, a posição de contador da folha de pagamento implica uma certa gama de responsabilidades funcionais, que são formadas em um documento especial denominado descrição de funções. O documento que regula as funções do contador, definindo as suas funções, é coordenado pelo contador-chefe e finalmente aprovado pelo chefe da organização com a sua assinatura.

As responsabilidades do trabalho determinam as regras de relacionamento entre a organização e o funcionário - o contador da folha de pagamento. A instrução contém uma lista de funções que o funcionário executa, por exemplo, enviar relatórios, imprimir registros de RH e muito mais. Além disso, a descrição do trabalho contém os requisitos para um especialista - o nível de educação, seus conhecimentos e habilidades, a experiência de trabalho necessária. Também indica a quem se reporta, a quem cumpre as ordens, quem tem o direito de o indicar para o cargo e de o destituir. A atividade de um contador calculista envolve o desempenho de uma série de funções. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Trabalho com documentação primária

A calculadora-contador faz todas as cobranças com base no estudo de documentos primários. A folha de ponto é considerada, refletindo o número de dias trabalhados pelo empregado no mês pelo qual ele é pago. Estão sendo estudados pedidos para a organização, contendo informações que afetam o valor da remuneração monetária. Outro documento importante é certificados de incapacidade para o trabalho, cuja remuneração depende da antiguidade do trabalhador.

Essa documentação é a base tanto para a apropriação dos pagamentos em dinheiro quanto para a retenção de determinados valores.

Controle de fluxo de documentos

Funcionário de contabilidade pobedece às regras de fluxo interno de documentos estabelecidas na organização. O procedimento é aprovado pela direção e garante um trabalho ininterrupto de escritório, graças ao qual todos os documentos primários são recebidos atempadamente e na íntegra aos responsáveis ​​pela contabilidade. O contador da folha de pagamento é responsável e controla a transferência oportuna da documentação primária para ele. Se esses documentos não chegarem a tempo antes do cálculo do salário, os pagamentos não serão feitos corretamente e ajustes serão necessários posteriormente.

Acumulação de ganhos e outras remunerações

A provisão de todos os pagamentos devidos a um funcionário de acordo com a lei é de responsabilidade direta do contador... Além disso, o contador também leva em consideração os encargos previstos dentro da empresa, de acordo com os atos e normas locais em vigor. Por exemplo, nas organizações existe um “Acordo Coletivo” ou “Regulamento de Bonificações”. Com base nesses documentos, de acordo com o resultado do trabalho, os empregados recebem uma gratificação em dinheiro referente ao vencimento-base. Às vezes, em caso de ação disciplinar com base na Ordem da administração, o funcionário pode ser privado de bônus.

A calculadora-contadora leva em consideração todas essas nuances mensalmente ao calcular o rendimento de cada funcionário.

Provisão de pagamentos em caso de desvios

Por desvio entende-se as circunstâncias em que o trabalhador desempenha o seu trabalho em condições diferentes das normais ou noutras situações imprevistas. Por exemplo, todos os tipos de licença são chamados de desvios - anual, licença maternidade, para cuidar de um filho doente, licença educacional, se a funcionária estiver estudando em uma instituição de ensino estadual. Circunstâncias imprevistas podem ser paradas totais, que não surgiram por culpa do funcionário, horas extras de trabalho, nos finais de semana e feriados. Condições climáticas adversas, trabalho com substâncias perigosas e muito mais são condições especiais de trabalho com suplemento salarial. O cálculo das remunerações para eventuais desvios é regulado pelas normas da lei e pelos atos locais internos da organização.

Retenção de salários

Um contador da folha de pagamento faz deduções dos ganhos de um funcionário. Por exemplo, pode ser uma transferência de pensão alimentícia, dívidas ou outros pagamentos feitos com base em uma ordem de execução judicial. Além disso, há deduções ao vencimento e por iniciativa pessoal do funcionário. Por exemplo, ele pode escrever uma declaração sobre a transferência voluntária de uma certa quantia para sua conta pessoal no Fundo de Pensão da Federação Russa.

Pagamento de renda aos funcionários

Para pagar os salários, a calculadora-contadora gera uma ordem de pagamento para o banco, onde a organização tem conta corrente. Em tal pedido, o banco transfere o pagamento para cada funcionário de acordo com o cadastro da folha de pagamento.

Provisão de cobertura de seguro

De acordo com a legislação da Federação Russa, todos os rendimentos trabalhistas dos cidadãos estão sujeitos a certos tipos de impostos. Além do mais, as deduções são feitas do salário para o Fundo de Pensão e o Fundo de Seguro Social da Federação Russa.

A calculadora faz deduções e impostos levando em consideração os benefícios ou isenções devidos ao funcionário.

Reflexo das transações na contabilidade

Quaisquer acréscimos e deduções para cada funcionário são refletidos na contabilidade da organização. O funcionário recebe um número de conta pessoal, no qual o contador-calculador insere todas as operações realizadas. Pela oportunidade e correção do reflexo de tais operações na contabilidade a calculadora é responsável.

Elaboração de relatórios

As funções de um contador de folha de pagamento incluem não apenas o processamento de documentação primária e operações para calcular e reter salários. Outra de suas tarefas é a preparação de certas formas de reportagem:

  • formulário de relatório SZV-M, que é entregue o mais tardar no 15º dia do mês seguinte ao mês de relatório, ao Fundo de Pensões da Federação Russa;
  • 6-relatório NDFL - é entregue trimestralmente ao IFTS para o imposto de renda de pessoa física;
  • Relatório de formulário RSV-1 todos os empregadores passam na forma de cálculo de prêmios de seguro para o IFS;
  • Relatório 4-FSS - reflete os pagamentos de seguro ao FSS para pagar por incapacidade de trabalho dos empregados;
  • formulário 2-NDFL contém informações sobre os valores dos impostos e contribuições pagos, é feita para cada funcionário individualmente;
  • formulário SZV-STAZH - contém informações sobre a experiência de trabalho do funcionário;
  • forma P-4 e P-4 (NZ) - relatórios à Rosstat sobre o número de funcionários e seus salários.

Além dos formulários listados, podem haver outros que são gerados na forma de dados estatísticos a pedido de agências governamentais ou de um funcionário.

Outros

As atribuições do contador-calculador incluem a formação de folhas de vencimento, que são entregues aos funcionários no dia do recebimento do salário. Se o funcionário tiver dúvidas, ele pode entrar em contato com o contador para esclarecimentos. Em algumas organizações, um contador da folha de pagamento pode ter outras responsabilidades. Por exemplo, forneça informações sobre a folha de salários ao economista da organização.

Requisitos

Como qualquer outra profissão, a posição de contador de folha de pagamento tem seu próprio padrão profissional, segundo o qual um especialista deve ter uma certa lista de conhecimentos e documentos sobre educação:

  • possuir diploma de ensino médio especializado ou superior;
  • deve ser atribuída determinada categoria profissional, confirmando o nível de qualificação de acordo com o padrão profissional;
  • um funcionário deve saber o que é contabilidade e ser capaz de fazer mais do que apenas calcular salários;
  • possui equipamento de escritório próprio, possui conhecimentos de informática e também possui software de contabilidade.

Ao se candidatar a um emprego, uma calculadora-contador indica suas habilidades e conhecimentos profissionais. O salário depende diretamente do nível de educação e habilidades práticas de um especialista.Durante o período probatório, o contador é aceito como estagiário.

O salário de um contador depende de sua categoria, o que implica alguns requisitos:

  • contador de 1ª categoria - trabalhador com formação superior e experiência profissional de 3 anos no cargo de contador de pelo menos categoria 2;
  • contador de 2ª categoria - empregado com curso superior sem experiência profissional ou empregado com ensino médio especializado e 3 anos de experiência profissional como contador;
  • contador - funcionário com ensino médio profissionalizante especializado, sem experiência profissional ou graduado em cursos de especialização, com atuação há pelo menos 3 anos na área de contabilidade e controle.

Os candidatos a emprego para o cargo de contador da folha de pagamento têm maiores chances de conseguir emprego se possuírem formação especializada e experiência prática de trabalho.

Direitos e responsabilidades

Um funcionário que desempenha as funções de contador da folha de pagamento tem certos direitos e uma lista de responsabilidades.

A lista de direitos que o contador possui:

  • entrar em contato com a gerência para esclarecimentos sobre questões relacionadas ao trabalho;
  • dentro dos limites de sua autoridade para tomar decisões sobre sua esfera de atividade;
  • familiarizar-se com as ordens da administração relativas ao trabalho do departamento de contabilidade e da organização;
  • controlar a transferência oportuna da documentação primária;
  • informar a administração sobre os fatos de violação de prazo e procedimento para fluxo de documentos;
  • faça sugestões para melhorar o fluxo de trabalho.

A lista detalhada é refletida no documento "Descrição do trabalho". Também prescreve em detalhes não apenas os direitos e obrigações do trabalhador, mas também a medida de sua responsabilidade por sua implementação.

A lista de disposições de responsabilidade do funcionário prevê certas penalidades:

  • no caso de não cumprimento ou cumprimento inadequado de suas funções;
  • por causar danos materiais ao empregador;
  • ao cometer infrações previstas pelas normas da lei do Código do Trabalho, do Código Civil, do Código Penal, do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa;
  • em caso de violação das normas trabalhistas e das normas de segurança do trabalho;
  • por violação de normas e sigilo no trabalho com dados pessoais de colaboradores.

O grau de responsabilidade e penalidades não depende da vontade do empregador, e são regulados pelas normas da lei.

Treinamento e desenvolvimento profissional

Para exercer suas funções de contador de folha de pagamento deve ter certos conhecimentos, a saber:

  • normas legais que regem o trabalho contábil;
  • contabilidade, economia, direito tributário e empresarial, finanças e crédito;
  • Administração de RH, estrutura de pessoal e sua formação;
  • operações contábeis, fluxo de documentos, relatórios e inventário;
  • o procedimento para trabalhar com fundos, realizando acordos com funcionários.

O contador da folha de pagamento pode aprimorar suas qualificações profissionais em cursos de especialização.

Isso permitirá que o funcionário fique por dentro das mudanças nos atos legislativos, e também ajudará a aprender a entender as inovações de software em contabilidade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa