Contador

Contador: descrição do cargo e local de trabalho

Contador: descrição do cargo e local de trabalho
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Descrição do trabalho
  4. Requisitos de trabalho
  5. Conhecimento e habilidades
  6. Educação
  7. Local de trabalho
  8. Perspectivas
  9. Quanto ele ganha?

O artigo analisa a descrição do trabalho e o padrão profissional de um contador. São caracterizados os deveres e o esquema de formação da profissão. Também é importante descobrir quanto ganha um funcionário da contabilidade.

Descrição

A profissão de contador goza de um merecido prestígio na sociedade moderna. Seu significado só cresceu nas últimas décadas, porque o giro de dinheiro aumentou significativamente e só se tornou mais ramificado. Contrariamente às expectativas de alguns, por assim dizer, especialistas, esta especialização não irá desaparecer.

É impossível automatizar totalmente esse perfil, que está na interseção das práticas jurídicas, financeiras e organizacionais. E apenas um contador vivo é capaz de resolver com eficácia os problemas de contabilidade material e financeira.

A própria história do surgimento da profissão contábil está enraizada em quase tempos imemoriais. Podemos apenas dizer que certos elementos de tais atividades já eram característicos dos antigos tesoureiros e administradores de propriedades, administradores de vários projetos e empresas. Nenhum empreendimento antigo ou medieval, dos estaleiros às tabernas, dos palácios aos correios, não funcionasse sem um movimento financeiro. Mas o crescimento total da necessidade de contabilidade apareceu apenas no século XV.

Então, dois eventos significativos aconteceram: pela primeira vez, a autodesignação da qualificação "contador" (entendido como "escriba diligente") foi oficialmente introduzida e um sistema de dupla contabilidade apareceu. Obviamente, isso se deve ao crescimento do volume de negócios comercial, que prenunciou o colapso do sistema econômico feudal. Em nosso país, a contabilidade nasceu oficialmente, como muitas outras áreas, na era de Pedro, o Grande. Mas só depois da abolição da servidão, ela começou a se desenvolver de forma bastante ativa. Por muitas décadas, debates tensos de teóricos da contabilidade foram travados, incluindo em quais unidades é correto manter a mesma contabilidade. Aos poucos, no entanto, essas discussões foram se acalmando ou assumiram um caráter mais mundano e hoje são apenas de interesse histórico.

Deve-se notar que até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a profissão contábil era considerada prerrogativa dos homens. Apenas a necessidade de mobilização em massa e um grande número de vítimas, assim como uma aguda escassez de forças na indústria de diferentes países, mudaram radicalmente a situação. Agora a situação está mudando gradualmente de novo, mas desta vez no sentido de rejeitar uma representação inequívoca em geral. Para pessoas persistentes e motivadas, a contabilidade de valores materiais e dinheiro pode se tornar uma fonte estável de riqueza.

Esta área continua promissora no século XXI, e para manter o nível de qualificação alcançado é necessário estudar constantemente.

Vantagens e desvantagens

Apesar de toda a relevância desta especialização, ela não é adequada para todas as pessoas. É claro que a própria ideia de trabalhar constantemente com calor e conforto, e não com as mãos, agrada a muitos. Mas você deve imediatamente levar em consideração que um contador não é uma posição onde você possa relaxar intelectualmente. Além disso, você terá que lidar com um estresse nervoso e psicológico constante. Quando o período do relatório se aproxima, ou os auditores chegam, ou o serviço de impostos visita a organização, quando um grande projeto começa e termina, você terá que trabalhar de um modo particularmente estressante.

Não há dúvida de que a profissão contábil está em alta demanda. No entanto, o nível de requisitos para esses especialistas só aumenta de ano para ano. Agora eles devem estar cientes das tecnologias de informação e métodos de segurança da informação mais relevantes. Um mau contador que, para além da sua função principal, não estuda em constante mudança legislativa, regulamentos de ministérios e departamentos, fiscal, bancário e judiciário. O nível relativamente alto de pagamento é contrabalançado por desvantagens como:

  • responsabilidade financeira direta;
  • estrita exatidão por parte da administração;
  • o alto custo, mesmo de pequenos erros;
  • o perigo de se envolver em esquemas criminais, lavagem de dinheiro e apropriação indébita de dinheiro da organização.

Descrição do trabalho

Responsabilidades

Um manual de instruções típico para esta indústria identifica as diferentes funções de um contador. Eles registram quaisquer obrigações da empresa (organização) e recebimentos de fundos em sua conta. Além disso, todas as obrigações de terceiros e organizações que ainda não foram cumpridas são registradas. Quase o tempo todo, o contador também trabalha com dinheiro. É pelo departamento de contabilidade que passam os pedidos aos bancos para envio de extratos, ordens de pagamento diversas.

Além disso, as tarefas funcionais dos departamentos de contabilidade incluem:

  • apuração de impostos e controle de seu pagamento;
  • preparação de formulários de documentação para o seu trabalho e para terceiros (pessoas físicas);
  • operações com fundos fora do orçamento;
  • preparação de relatórios sobre finanças, bens materiais e impostos para gestores de diversos escalões;
  • assistência a outros funcionários e departamentos financeiramente responsáveis ​​em estoque;
  • notificação imediata da gestão sobre todas as disputas e conflitos, sobre casos problemáticos e difíceis.

Mas o círculo de coisas que um contador precisa fazer também não termina aí. Então, é ele quem terá de calcular o valor exato dos salários dos empregados em geral e do pessoal em particular. Ao mesmo tempo, não devem ser perdidos nem o pagamento de impostos, nem incentivos, nem isenções e deduções.Quando se realiza uma auditoria ou auditoria fiscal, o contador é simplesmente obrigado a tornar-se seu participante pleno, ajudando a apurar a real situação, mas também observando os interesses da organização. Ele deve, por fim, notificar todos os gerentes e demais funcionários sobre mudanças nos procedimentos contábeis e na circulação de fundos - na parte que se aplica a cada funcionário.

Direitos

É natural que os contadores também tenham amplos poderes para realizar as tarefas atribuídas. Eles podem incluir:

  • apresentar propostas fundamentadas sobre a contabilidade e aplicação de fundos;
  • participação pessoal em reuniões e outras reuniões onde as decisões sobre questões financeiras e gerais são discutidas ou anunciadas;
  • notificação imediata de todos os projetos recém-iniciados e encerrados, sobre seu congelamento e retomada, sobre o real andamento desses projetos;
  • obtenção de informações sobre a prestação efetiva de serviços, produção de bens;
  • coordenação de documentos relativos à competência, ou recusa em endossá-los (em caso de violação da lei ou esquemas duvidosos);
  • fazer recomendações sobre como economizar fundos ou fontes adicionais de recebimento;
  • formação avançada a expensas do empregador e com o seu apoio activo (disponibilização de tempos livres, manuais, locais, convite a conferencistas);
  • recusa de execução de tarefas em caso de perigo evidente para a vida e a saúde.

Uma responsabilidade

O contador financeiro será responsável se:

  • abandonar total ou parcialmente seus deveres prescritos;
  • violar as normas de segurança estabelecidas, regime de trabalho e descanso;
  • permitirá o desperdício ou uso indevido de fundos;
  • viole segredos comerciais e outros protegidos por lei;
  • não executa uma ordem ou outra ordem emitida pela administração da organização da maneira adequada (se essas ordens e ordens estiverem em conformidade com a lei).

Atenção especial deve ser dada ao padrão profissional estabelecido para a profissão contábil. Afirma que os seus representantes são obrigados a preparar os relatórios e documentos gerais, segundo os quais se traçam claramente os resultados das atividades das organizações e das suas divisões. Eles também controlam a contabilidade mantida por especialistas subordinados, e também verificam a exatidão dos números fornecidos por outro pessoal financeiro. Grande parte do tempo de trabalho é ocupada com a preparação da documentação primária, sem a qual é impossível fazer relatórios finais.

A norma profissional também estabelece claramente a obrigação de aplicar as regras básicas para a depreciação de recursos materiais adotadas em nosso país.

Requisitos de trabalho

"Apenas um contador" certamente entenderá:

  • legislação;
  • regulamentos atuais e cancelados, mas anteriormente relevantes;
  • regras para o uso de tecnologia de informática;
  • formas e métodos de contabilização de propriedades e dinheiro;
  • legislação trabalhista;
  • planos e correspondências de contas;
  • regras de fluxo de documentos bancários e transferências interbancárias;
  • normas para cálculo de impostos;
  • esquemas de registo documental da vida económica.

Conhecimento e habilidades

Um especialista de nível superior - um contador de 1ª categoria - deve saber muito mais. Os empregados com ensino médio profissionalizante raramente são contratados para esse cargo. No entanto, geralmente não há padrões de antiguidade.

Para cumprir a 2ª categoria, você terá que não só se formar em uma universidade especializada, mas também trabalhar em uma especialidade de nível inferior por pelo menos 3 anos. Embora para empreendedores individuais e muitas outras organizações o uso de padrões profissionais não seja necessário, na maioria das vezes eles são guiados por esses padrões por conveniência.

Educação

Já a familiaridade com os principais pontos de trabalho da especialidade mostra que os futuros contadores devem se sintonizar imediatamente com o ensino superior. Claro, você pode fazer os exames mais simples da faculdade, desaprender, trabalhar três anos e ir para a categoria 1.Mas aí se tornará praticamente um teto, e para uma nota superior você terá que terminar os estudos, ainda que de acordo com um programa acelerado. Para algumas pessoas (principalmente economistas, mas também representantes de outras especializações relacionadas), a reciclagem está disponível em um tempo mais curto. Também será mais fácil para quem já domina o curso universitário em:

  • jurisprudência;
  • tecnologia da Informação;
  • outra especialização (mas só será possível assumir o cargo de contador-chefe depois de trabalhar mais 2 anos na profissão).

É óbvio que quem tem diploma de institutos e universidades ganha definitivamente no mercado de trabalho quem só consegue fazer o ensino médio. Não há necessidade de falar sobre quem se formou nos cursos, mesmo que sejam relativamente longos. Portanto, o período normal de treinamento normal é de 4 ou 5 anos. Além da matemática e da língua russa, outras disciplinas devem ser cursadas em alto nível.

Na maioria das vezes, o nível de estudos sociais é verificado, mas as instituições educacionais individuais também avaliam os candidatos quanto ao seu conhecimento de línguas estrangeiras.

Local de trabalho

Empregar sem experiência profissional está se tornando mais difícil a cada ano. Além de reduzir o número de vagas reais, os candidatos a emprego também são capturados por golpistas. Surge a necessidade de levar gente inexperiente para o empreendimento:

  • com necessidade urgente de um especialista (por exemplo, se as equipes estão se expandindo drasticamente);
  • nos casos de organização de treinamentos internos de acordo com padrões próprios - geralmente em grandes empresas;
  • se a cooperação for estabelecida com cursos de contabilidade confiáveis ​​ou outra instituição educacional.

Algumas dificuldades, mesmo para pessoas qualificadas, são causadas pela transição de uma empresa privada para uma instituição orçamentária. Você terá que começar a trabalhar com o domínio do plano de atividades financeiras e econômicas. Também importantes são os murais de orçamento para os anos seguintes. Finalmente, você precisará decidir sobre os códigos de segurança financeira. No setor comercial, no entanto, muitas vezes você tem que trabalhar em acordos com fornecedores, e esta é uma ciência inteira, cujo desenvolvimento é útil para dedicar o máximo de tempo possível já no processo de aprendizagem.

O contador naturalmente encontra um lugar para si no departamento de contabilidade geral de uma organização ou departamento. Às vezes, ele consegue um emprego no departamento de pessoal da organização - isso já depende da tabela de pessoal.

Algumas pessoas obtêm uma especialização adicional como auditor. Nesse caso, muitas vezes têm de viajar e ir a várias empresas e escritórios para se familiarizarem com a documentação no local. Vale a pena considerar que a prática de auditoria tem uma acentuada “sazonalidade” - assim que se aproxima o tempo de regularização do pagamento de tributos e apresentação de declarações, e também imediatamente após, a carga aumenta acentuadamente.

Você pode trabalhar em:

  • lojas;
  • empresas de publicidade;
  • firmas de construção;
  • instituições educacionais;
  • organizações médicas e veterinárias;
  • empresas industriais;
  • empresas agrícolas;
  • companhias de seguros;
  • agências de viagem;
  • indústria de energia.

Perspectivas

A ascensão na carreira pode ser muito mais fácil se você estudar suas atividades a fundo, bem como aprender como corrigir erros. Profissionais experientes e bem estabelecidos são capazes de se tornar gradualmente contadores-chefe. Depois de trabalhar nesta posição, você pode passar para o cargo de CFO ou Diretor de Desenvolvimento Estratégico, ou chefiar o departamento de compras. Também é possível mudar a profissão para:

  • auditor;
  • Controlador financeiro;
  • analista financeiro;
  • corretor;
  • controlador de crédito;
  • contador-consultor.

Quanto ele ganha?

É extremamente difícil determinar exatamente quanto um funcionário de contabilidade recebe por mês. Há uma grande diferença entre diferentes regiões e setores, entre organizações de diferentes setores e empresas de escala desigual. O salário de contadores novatos e profissionais experientes pode variar de 2 a 3 vezes. Cerca de metade de todas as vagas envolvem um salário de 20.000 a 45.000 rublos.Cerca de dos anúncios contêm uma indicação de salários de 45.000 a 60.000.

Apenas um pequeno número de empresas pode se qualificar para o pagamento em média 75.000 ou mais. Um grande número de vagas de contabilidade com um salário de 100 mil rublos ou mais está aberto apenas em Moscou. Em média, para outras regiões, as taxas são as seguintes:

  • São Petersburgo - 40.000;
  • Perm - 28.750;
  • Tyumen - 37.500;
  • Krasnodar - 28.500;
  • Kazan - 26.000;
  • Nizhny Novgorod - 23300;
  • Volgogrado e a região - 20.000 rublos.
sem comentários

Moda

a beleza

casa