Aquário

Como faço para transportar meu aquário por longas distâncias ou para outro apartamento?

Como faço para transportar meu aquário por longas distâncias ou para outro apartamento?
Contente
  1. Qual meio de transporte você deve escolher?
  2. Preparação
  3. Regras gerais de transporte
  4. Como transportar de carro?
  5. Mudança de inverno

Todo aquarista sabe que se mover é um grande estresse para os peixes, cujo resultado pode causar muitas consequências desagradáveis ​​para os animais de estimação. O proprietário do aquário deve fazer o maior esforço possível para tornar a mudança o mais confortável e indolor possível.

Qual meio de transporte você deve escolher?

A escolha de um veículo, navio, avião ou carro para transportar os peixes para outro local, cidade ou apartamento é de grande importância. Isso depende diretamente do tamanho do aquário.

Se o tanque para peixes for pequeno, por exemplo, 30 litros, então é perfeitamente possível lidar com a ajuda de um carro comum. Se o aquário for de tamanho considerável, vale a pena usar um equipamento automotivo especial, projetado para o transporte de mercadorias volumosas.

Além de escolher um carro, é preciso pensar e calcular a rota de movimentação, escolher a estrada em que haverá menos tremores para entregar a carga com segurança, sem rachaduras e sem estilhaços de vidro. Se acontecer de você ter que transportar peixes de avião, certifique-se de verificar se a companhia aérea tem essa oportunidade.

Preparação

Para transferir peixes para uma longa distância, você precisará preparar um recipiente hermético e cumprir uma série de condições.

Limpeza

O transporte do aquário é outra razão adicional para limpar o tanque e o equipamento da sujeira acumulada e outros depósitos. Para fazer tudo certo, você precisa seguir estas etapas:

  1. use um sifão (limpador de sujeira) para limpar o fundo;
  2. drenar água turva;
  3. em local novo, prepare um limpo, no valor de 40% da capacidade do aquário;
  4. retire todo o equipamento do reservatório doméstico e enxágue-o sem detergentes;
  5. não lave a terra, coloque em sacos e encha com água para manter o equilíbrio biológico;
  6. depois que tudo estiver limpo, lave as paredes do tanque; para isso, recomenda-se o uso de água do aquário, sem o uso de qualquer outra química adicional.

Pegando peixe

Depois de retirarmos a maior parte da água, será muito mais fácil pegar os peixes.

É aconselhável extrair os habitantes do reservatório da casa à noite, quando estão dormindo ou inativos.

No momento, existem várias maneiras de pescar.

  • Depois de desligar a luz, deve-se esperar um pouco até que os peixes se acalmem. Em seguida, usando a rede, pegamos os bichinhos. É importante não esquecer que, se as luzes forem acesas repentinamente, eles podem ter um ataque de pânico. Portanto, para iluminar o aquário, é melhor usar uma lanterna com luz vermelha ou azul, à qual os peixes não reagem e se deixem apanhar facilmente.
  • Você pode tentar usar sacos plásticos, potes de vidro ou outros recipientes transparentes. A visão dos peixes não permite ver as paredes transparentes dos recipientes na água. Se você colocá-los no caminho dos animais de estimação, eles próprios podem nadar para uma armadilha.
  • O dispositivo mais simples e comum para a captura de peixes é uma rede de aterragem. O apanhador de animais de estimação deve ser maior do que o maior dos peixes. Os movimentos da rede de aterragem devem ser claros e suaves. Isso vai aliviar o estresse dos peixes e ajudá-lo a pegá-los sem se machucar.

Embalagem de planta

Ao transportar as plantas do aquário, o mais importante é mantê-las iguais. As plantas podem morrer se a viagem durar mais de dois dias sem luz. Para um transporte confortável de algas, a temperatura nos recipientes deve ser mantida fria, mas não inferior a +12 graus Celsius.

No inverno, é melhor transportar as algas na água, o que as protegerá de temperaturas extremas. O superaquecimento também pode ser prejudicial para as plantas.

No verão, em nenhum caso a temperatura deve subir acima de +30 graus e deixar as plantas sob a luz solar direta.

A preparação das plantas para movimentação é a seguinte:

  1. as algas, levemente umedecidas com água, são colocadas em um saco; não deve haver muita água nele, basta uma pequena quantidade;
  2. cada planta é embrulhada em papel úmido;
  3. a gola da bolsa é fixada de forma a reter a umidade;
  4. não há necessidade de soprar ar.

Antes de instalar as plantas em um novo aquário, você deve dar-lhes tempo para se adaptarem. É por isso o recipiente com as algas deve permanecer em temperatura ambiente por cerca de uma hora. Então você pode colocá-los no aquário.

Regras gerais de transporte

Cada caso de transporte de peixes de aquário possui características próprias.

Porém, para preservar a vida e a saúde dos habitantes do aquário, é importante conhecer e seguir o procedimento de transporte.

As seguintes regras simples irão aliviar o estresse do peixe:

  • primeiro você precisa se certificar de que todos os peixes estão bem, animais de estimação insalubres e fracos podem não ser capazes de resistir à estrada;
  • na véspera do transporte, paramos de alimentar os habitantes do aquário;
  • 2-3 horas antes da viagem, transferimos o peixe para um recipiente com água mais fria do que o normal, por 2-3 graus, com água para limpar os intestinos; isso deve ser feito para reduzir a poluição da água nas estradas;
  • escolha para onde transportar os peixes, de acordo com seu tamanho; os pequenos e médios podem ser transportados em sacos, para os grandes são necessários recipientes especiais com tampa;
  • é aconselhável escolher sacos plásticos especiais para que os habitantes do aquário não se machuquem no caminho;
  • é recomendável transplantar animais de estimação em um recipiente especial para transporte antes de partir;
  • a água nos recipientes deve ser de um aquário em funcionamento;
  • sacos com peixes são dobrados firmemente em uma caixa ou caixa; se houver espaço livre, deve-se enchê-lo com algo elástico para que os sacos com peixes não rolem sobre o recipiente;
  • o nível do líquido no saco deve ser várias vezes maior do que o crescimento dos peixes;
  • depois que os animais são transplantados para a bolsa, é necessário enchê-la com oxigênio usando uma mangueira, a mangueira é removida e a bolsa bem amarrada; a proporção de água para oxigênio deve ser de 50 a 50;
  • certifique-se de observar o regime de temperatura na estrada, levando em consideração a época do ano, é necessário selecionar os contêineres para transporte e calcular a quantidade de peixes nos sacos ou contêineres.

Importante! Quanto mais longo o caminho, menor deve ser a densidade dos peixes nas embalagens. A distribuição ideal é um peixe por saco. Se de repente algo acontecer com ela em uma longa jornada, isso não afetará o resto.

Como transportar de carro?

No transporte de carro, o principal é entregar o aquário ao seu destino são e salvo. Se esta for sua primeira mudança, você deve pensar se possui conhecimentos e habilidades suficientes ou se é melhor recorrer a transportadoras profissionais.

Hoje em dia, existe um grande número de empresas que podem fazer isso em alto nível e evitar preocupações desnecessárias, já que possuem pessoal treinado, um conjunto completo de equipamentos e materiais para essas finalidades.

Mas se você não tiver a oportunidade de utilizar os serviços de profissionais e decidir fazê-lo sozinho, truques e dicas a serem lembrados incluem:

  • pré-pensar a rota do movimento, calcular o tempo de viagem, pois depende em que condições vamos entregar o peixe no novo local de residência;
  • Você deve cuidar dos materiais de embalagem, escolher materiais confiáveis ​​e resistentes, embalar cuidadosamente o tanque usando espuma de plástico, espuma de borracha, papelão ondulado ou filme especial de bolha de ar; se o aquário for pequeno ou médio, pode-se usar uma caixa, e para tanques maiores é aconselhável usar uma moldura de madeira;
  • ao transportar e descarregar o aquário, deve-se ter muito cuidado e atenção, lembrando que se trata de um produto frágil;
  • ao transportar grandes volumes de reservatórios domésticos, eles devem ser fixados na carroceria, para isso, antes de usar o carro, é necessário certificar-se de que ele está equipado com os dispositivos adequados.

Mudança de inverno

O transporte de peixes por longas distâncias no inverno tem suas especificidades. A temperatura externa é muito mais baixa durante a estação fria, por isso vale a pena considerar como realizar esta tarefa. Se você está transportando peixes de aquário em um carro, vale lembrar que o ar na cabine deve ser aquecido e não inferior a +15 graus.

É aconselhável transportar os animais de estimação em um grande recipiente com água - esfria lentamente, assim o processo de movimentação será menos doloroso, os peixes chegarão vivos e saudáveis.

Além disso, você também pode cobrir o aquário com um cobertor ou algum outro objeto quente. Na ausência de reservatório, você pode usar bolsas especiais que retêm o calor. Coloque os peixes em recipientes térmicos ou sacos, coloque-os em um saco e coloque uma almofada térmica ou garrafas de água morna lá para manter uma temperatura confortável.

Veja abaixo como desmontar o aquário antes do envio.

sem comentários

Moda

a beleza

casa