Aquário

Tudo sobre aquários: tipos, seleção e aplicação

Tudo sobre aquários: tipos, seleção e aplicação
Contente
  1. Características e propósito
  2. Tipos de estruturas
  3. Materiais de manufatura
  4. Formulários
  5. Dimensões (editar)
  6. Tipos de composição da água
  7. Equipamento necessário
  8. Modelos autolimpantes
  9. Iluminação
  10. Habitantes do aquário
  11. Como escolher?
  12. Como fazer o transporte?
  13. Onde colocar?
  14. Início correto
  15. Idéias de design
  16. Operação e cuidados

Um aquário pode ser uma boa decoração para casa. O tanque principal contém peixes com plantas e decorações. Além disso, aquários especializados são necessários para o tratamento ou criação de habitantes.

É importante organizar e preencher corretamente o contêiner. Com a abordagem certa, um aquário decorativo vai deliciar e não ser um incômodo.

Características e propósito

Os aquários podem servir a uma variedade de propósitos. Os profissionais distinguem entre muitos tipos de reservatórios com base em quem e o que são habitados. Os aquários, para os fins a que se destinam, podem ser de vários tipos.

  • Em geral. Adequado para uso doméstico, adequado para iniciantes. Nesse aquário, você pode coletar muitos peixes e plantas lindos, caracóis e outros habitantes. O objetivo está apenas na beleza da aparência geral.
  • Colecionáveis. Habita peixes de diferentes espécies, mas da mesma família. Por exemplo, você pode preencher um reservatório com ciclídeos usando bandos de cânceres, melanocromos e escalares.
  • Geográfico. Recria a geografia do mundo subaquático. Decorado em estilo étnico. O realismo máximo é alcançado com adesivos e decorações na parede traseira.
  • Decorado ao ar livre. Um aquário sem tampa é decorado com plantas, fontes. As decorações podem se estender além da água.
  • Espécies. Habitado por peixes de espécies relacionadas. Projetado para estudar comportamento e interação.
  • Biótopo. O aquário está cheio de água doce e repleto de peixes tropicais. Uma cópia detalhada de uma área arbitrária de um biótopo natural é recriada.Vale a pena escolher aqueles tipos de peixes que vivem em um lugar em completa harmonia uns com os outros.
  • Holandês. Contém muitas plantas, mas pode não haver nenhum peixe. O recipiente em forma oblonga duplica o desenho da paisagem das profundezas do mar.
  • Paludarium. A ênfase está na combinação de plantas aquáticas, terrestres e marginais. Você pode adicionar peixe ou camarão. É aconselhável que os habitantes do reservatório não comam algas.
  • Aquaterrarium. É habitada por animais que podem viver tanto na terra como na água. É uma espécie de simbiose entre um terrário e um aquário.
  • Nano aquário. Um recipiente em miniatura com peixes e plantas despretensiosos e atraentes.
  • Amano japonês. Decorado em estilo minimalista. Reproduz as características do ecossistema e da paisagem da Amazônia.
  • Misturado. Subespécie de um aquário doméstico que combina uma variedade de espécies de peixes e plantas. Pode ser decorado com qualquer decoração.

O complexo do aquário pode servir não apenas para decoração, mas também para um propósito sério. É conveniente usar pequenos tanques retangulares. Eles podem até ser feitos de plástico.

Os especialistas dividem os aquários especiais em vários tipos.

  • Desova. Projetado para piscicultura. Este recipiente é sempre estéril. Ele cria as condições ideais para um tipo específico de peixe.
  • Incubadoras. Necessário para a manutenção e desenvolvimento de larvas, ovos.
  • Isoladores. Os tanques de salto são necessários para tratar peixes doentes ou adaptar novos.
  • Crescendo. Eles se parecem com bebedouros e são necessários para que os alevinos amadureçam. Este aquário é usado após a desova.
  • Cultivadores. Aquários de alimentação permitem que os proprietários de peixes criem alimentos complementares vivos por conta própria.
  • Reprodução. Necessário a especialistas para criar novas espécies de peixes.

Tipos de estruturas

Lindos aquários independentes ou embutidos estão se tornando a peça central de muitas casas. Todos eles são divididos em tipos, dependendo da tecnologia de design e fabricação. Normalmente, aquários de cimento-amianto caros são instalados em móveis, eles podem até ser ladrilhados ou gesso. Para a fabricação, são usados ​​cimento, água e fibra de amianto.

Os novatos para uso doméstico escolhem as opções mais acessíveis. Estruturas com e sem moldura são as mais populares. Padrões circulares sem costura são considerados prejudiciais aos habitantes devido à distorção do espaço.

No processo de seleção, vale a pena contar com as vantagens e desvantagens de um determinado projeto.

Frameless

Silicato ou vidro orgânico é usado para a fabricação. Este último é durável e não afeta a composição da água do aquário. O vidro acrílico não tolera estresse mecânico. Existe um grande risco de riscar e, com o tempo, a transparência pode desaparecer.

Wireframe

Para a fabricação, uma estrutura de metal é usada. Este aquário pode ser de qualquer tamanho. Se o recipiente não for usado por muito tempo, torna-se inutilizável. A massa selada seca e se esfarela, aparecem vazamentos.

Além disso, o selante pode afetar negativamente a composição da água, portanto, esse tipo não é adequado para manter peixes marinhos.

desatado

Plexiglass é usado para fabricação. Os tanques podem ter qualquer formato e é isso que atrai muitos amadores. Associado a estruturas redondas para manter o peixinho dourado. É importante notar que os recipientes de vidro curvo foram proibidos em algumas regiões da Itália desde 2006. Nesse tanque, apenas espécies de carpa cruciana podem ser mantidas; para outros peixes, o espaço distorcido destrói a psique.

Materiais de manufatura

O aquário pode ser feito de diversos materiais, disso dependem a durabilidade e as características de utilização. Vamos considerar as opções principais.

  • Copo. Aquários sem moldura e sem moldura são fortes e duráveis, mas têm um peso impressionante. O suporte deve ser o mais forte e estável possível.
  • Acrílico. O material se tornou popular há relativamente pouco tempo. Peso leve, confiabilidade, uma ampla variedade de formas e uma aparência espetacular fazem dos modelos de acrílico os favoritos dos aquaristas.
  • Plástico. Este material é leve e barato, mas os benefícios param por aí. Aquários de plástico rapidamente ficam cobertos de pequenos arranhões e turvos com o uso. O volume é limitado a 20 litros devido à sua baixa resistência. Plexiglass ou plástico podem derreter devido à forte iluminação ou calor. Normalmente usado apenas para o tanque especial, não o principal.

Formulários

Um aquário retangular ou quadrado é considerado padrão. Os amantes do incomum podem escolher belos designs encaracolados na forma de vasos, guitarras, animais e muito mais. Para cada forma, existem suportes especiais que são projetados para uma carga específica. Os aquários podem ser divididos nos seguintes tipos.

  • Panorâmico. O ângulo de visão aumentado é encontrado em aquários decorativos e permite que você desfrute de uma vista interessante. Os peixes podem ser vistos de qualquer lugar da sala.
  • Canto. Eles são usados ​​em salas pequenas e têm um triângulo, hemisfério ou trapézio na base. Eles ocupam pouco espaço e têm estilo.
  • Cilíndrico. Eles requerem um posicionamento especialmente competente, caso contrário, haverá distorções visuais. Os aquários verticais bonitos são geralmente colocados em um pedestal correspondente no meio da sala.

Dimensões (editar)

O volume do aquário pode ser absolutamente qualquer - de um litro a vários milhares. O tamanho é selecionado com base nas características dos habitantes do tanque. A quantidade de peixes e suas necessidades indicam que tipo de casa eles precisam. Aquários pequenos requerem mais atenção à composição e condição da água. Em grandes, você pode criar todo um ecossistema que se purificará por conta própria, como na natureza.

Pequena

O aquário tem capacidade para 25 litros de água. Adequado para guardar pequenos números de peixes. Você pode manter habitantes despretensiosos nele, por exemplo, galos. Um indivíduo precisa de apenas 0,5 litro, o que significa que um aquário de 5 litros é suficiente para um pequeno rebanho. Os modelos em forma de bola e retângulo são populares.

Média

O aquário tem capacidade para 25-100 litros de água. Os modelos de 70, 80 e 90 litros são considerados populares. O volume é suficiente para definir decorações interessantes e manter vários cardumes de peixes com plantas diferentes. Normalmente, em casas, eles colocam aquários de vidro ou plástico.

Grande

Esse aquário contém mais de 100 litros. Os modelos mais populares são considerados de 120, 140 e 250 litros. Aquários de grande volume para 400, 600 litros são feitos sob encomenda e muitas vezes se encaixam harmoniosamente no interior da casa. Você pode fazer uma bela divisória decorativa ou uma coluna com um aquário no meio da sala.

Deve-se ter em mente que alguns peixes se preocupam com a profundidade, enquanto outros - o tamanho de um fundo plano.

Tipos de composição da água

O aquário pode ser habitado por água doce e vida marinha. Não só as espécies de peixes e plantas dependem da composição da água, mas também o equipamento que manterá as condições necessárias. Conseqüentemente, os tipos de aquários podem ser diferentes.

  • Água fresca. Aquários populares com peixes de lago e rio, plantas. É muito fácil manter esse reservatório artificial. Pode ser de qualquer tamanho e formato.
  • Marinho. Projetado para plantas e peixes que vivem em água salgada. Distinguem-se pelo grande volume, pois os habitantes são bastante numerosos. A limpeza é difícil porque você precisa manter a composição química correta da água.
  • Salobra. Uma espécie intermediária para manter os habitantes de certos estuários e baías.

Equipamento necessário

A manutenção do estado ideal do ecossistema é realizada com a ajuda de dispositivos especiais. O equipamento permite purificar a água, fornecer oxigênio, manter a temperatura e o nível de iluminação desejados. Para equipar seu aquário, você precisa comprar vários dispositivos.

  • Lâmpadas. A luz é necessária para regular a vida dos habitantes do aquário e observar confortavelmente os peixes.
  • Aquecedor. Você precisa aquecer a água até a temperatura desejada com um aparelho com termostato.
  • Termômetro. Permite controlar a temperatura da água.
  • Aerador. O compressor destila o ar, enriquecendo a água com ele.
  • Filtro de aquário. Purifica a água dos orgânicos.
  • Escumadeira ou escumadeira. Limpe a superfície da água. Ambos separam a espuma e reduzem a taxa de desenvolvimento de algas.
  • Bombear. Cria uma corrente artificial.
  • Cronômetro. Isso permitirá que você alimente os peixes a tempo e remova os restos de comida.
  • Sifão. Permite limpar manualmente o solo do aquário.
  • Controlador para medição de pH. Permite monitorar a qualidade da água.

É importante notar que alguns consumíveis serão necessários.

O filtro requer a substituição periódica da válvula de retenção. As lâmpadas precisam funcionar bem, por isso também precisam ser atualizadas. A falta de luz pode causar doenças aos habitantes do aquário. Ao limpar o aquário, vale a pena inspecionar o equipamento em busca de falhas.

Modelos autolimpantes

Todos os dias o aquário agrada aos proprietários com uma bela vista. No entanto, o recipiente precisa ser limpo regularmente, o que é bastante problemático. Modelos autolimpantes podem ser usados ​​para evitar transtornos. Aquários Avo e My Fun Fish com sistema autolimpante são os mais populares nesta área. Eles têm vários recursos.

  • Avo. A retroiluminação LED regula os processos de fotossíntese. As algas que poluem a água simplesmente morrem. De manhã, o aquário é destacado em vermelho, à noite - em branco e à noite - em azul. O filtro cria um fluxo. O aquecedor mantém a temperatura de + 27 ° C, o que é adequado para muitos tipos de peixes tropicais.

O volume é de apenas 15 litros. A tampa apertada impede a entrada de poeira.

  • My Fun Fish. Mais adequado para manter as plantas do aquário. Periodicamente, você precisa adicionar água fresca a ele. O tubo fornece a saída da água com sedimento, que é simplesmente deslocado por líquido fresco.

As algas inferiores morrem porque não têm nada para se alimentar. Você pode colocar um peixe dentro, mas deve-se ter em mente que o volume do tanque é de apenas 2 litros.

Você ainda precisa lavar esses aquários, mas com muito menos frequência. Se você não fizer isso, as paredes começarão a ficar verdes e turvas. A água deve ser fresca e deve ser trocada pelo menos uma vez a cada dois meses.

Se um peixe viver dentro de casa, vale a pena remover cuidadosamente os restos de comida após a alimentação.

Iluminação

Os peixes precisam de um longo dia de luz, cerca de 8-12 horas. Você precisa ligar e desligar a iluminação artificial quase ao mesmo tempo. Você pode usar tomadas temporizadas automáticas para se livrar desse aborrecimento. Considere diferente potência da lâmpada com base no número de watts por litro de volume de água pura.

  • 0,1-0,3 W / l. As plantas nesse aquário não sobreviverão.
  • 0,2-0,4 W / l. Iluminação indispensável para os habitantes habituados a viver à sombra em grandes profundidades.
  • 0,4-0,5 W / l. Adequado para um aquário com peixes e algumas algas.
  • 0,5-0,8 W / l. Uma excelente solução para um aquário decorativo com plantas vivas. A maioria das algas se dá bem nessas condições.
  • 0,8-1 W / l. Muita luz é necessária para um recipiente com plantação densa de algas.

Deve-se observar que os valores são aproximados. Depende muito da forma e do volume do aquário, da área da superfície da água. A fonte de luz também deve ser selecionada corretamente. Convencional Lâmpadas incandescentes não são adequados porque dão um pouco de luz e muito calor.

Luminescente as fontes de luz são as mais adequadas. Eles são acessíveis. O principal é escolher exatamente lâmpadas de aquário, elas têm um espectro mais amplo de brilho. Vale a pena escolher aqueles que estão marcados com a marcação T5 ou T8.

As lâmpadas de iodetos metálicos são utilizadas por profissionais em grandes aquários. Vale ressaltar que devem ser instalados a uma distância de 30 cm da superfície da água.Isso ocorre porque as lâmpadas geram muito calor. Um aquário com essa iluminação parece mágico, você pode ver o brilho na coluna d'água e as sombras dos peixes.

Luzes LED Praticamente não aquecem a água e aquecem ligeiramente por trás, pelo que podem ser colocados por baixo da tampa do aquário. O custo dos painéis de qualidade é alto, mas a qualidade da iluminação vale a pena. A vantagem é a operação em baixa tensão, o que garante segurança. É importante comprar lâmpadas em lojas especializadas para que correspondam ao espectro de luz do aquário.

Iluminação mista pode ser usada. Normalmente, as lâmpadas de iodetos metálicos simulam o pico da atividade solar por algumas horas, enquanto as lâmpadas LED ou fluorescentes servem como iluminação pelo resto do tempo. Você só precisa duplicar as condições naturais de vida dos peixes e plantas que vivem no aquário.

Certifique-se de que as fontes de luz não aquecem a água.

Habitantes do aquário

Os reservatórios artificiais decorativos devem ter seus próprios habitantes. Pode haver alguns habitantes em um aquário doméstico.

  • Peixes. Para fins decorativos, as seguintes famílias são mantidas na maioria das vezes: haracin, carpa, pecilia, cichl e labirinto (osfronema). Os peixes são os habitantes mais comuns dos aquários e muitos aquaristas estabelecem as condições para a sua manutenção.
  • Répteis. As tartarugas podem ser mantidas no aquário, as mais populares são Trionix e Red-eared. Não vale a pena mantê-los juntos com peixes. Os adultos simplesmente comem seus vizinhos. Para a tartaruga, é necessário equipar um local onde ela possa ir para a terra e respirar ar.
  • Anfíbios. As seguintes espécies costumam se estabelecer em aquários: axolotls, sapos com garras e tritões. Os primeiros são larvas ambistas, mas raramente se transformam em adultos. São eles que não podem ser mantidos com peixes. O ambistoma comerá pequenos habitantes e os grandes farão mal às suas guelras.
  • Marisco. Normalmente estamos falando de caracóis, os mais comuns são acrolux, ampullia. Você também pode conter moluscos bivalves, por exemplo, cevada pérola. Eles funcionam bem com peixes e ajudam a manter o aquário limpo. Os caracóis comem o excesso de comida e alguma matéria orgânica, o que leva à rápida poluição da água.
  • Crustáceos. Lagostins e camarões só podem viver em um aquário separado, sem peixes. Estes últimos ou se tornarão caçadores durante a muda de crustáceos ou eles próprios sofrerão. Triops e muitos camarões vivem melhor em água destilada.

Como escolher?

Os especialistas recomendam obter um aquário de tamanho médio para começar. Isso é fácil de manter e organizar. Além disso, você não precisa se preocupar com as multidões dos habitantes. A altura ideal do tanque é considerada de 40 cm, é assim que o ecossistema se desenvolverá da forma mais harmoniosa possível.

Você pode escolher qualquer forma. Aquários retangulares são considerados padrão e mais convenientes. Vale a pena abandonar os modelos com vidros convexos - eles prejudicam os peixes.

A escolha do material depende diretamente do tamanho do tanque. Aqui estão algumas dicas de especialistas.

  • Vidro praticamente resistente a arranhões e transmite bem a luz.
  • O custo de um aquário de acrílico é bastante alto. É fácil de arranhar, mas difícil de quebrar.
  • Modelos de plástico não são adequados para manter peixes em uma base permanente. No entanto, eles serão uma boa opção para jigging temporário.
  • Ao escolher um produto de moldura você deve prestar muita atenção à qualidade da massa selada. Além disso, a água salgada não deve ser derramada em tal aquário.

Recomenda-se comprar aquários de fabricantes conhecidos em lojas especializadas de animais. É necessário verificar se há vazamentos no produto antes mesmo de plantar peixes.

Além disso, você precisa comprar uma tampa ou vidro de cobertura. Este último deve ser ligeiramente maior que o aquário.

Como fazer o transporte?

O transporte pode ser necessário tanto na compra de um aquário quanto na movimentação.Se o modelo for grande, é melhor confiar o assunto a especialistas. Algumas organizações transportam aquários com água e peixes, o que é bastante conveniente. As regras de transporte incluem vários pontos.

  • É importante pensar claramente sobre todas as nuances com antecedência. Os peixes não devem ficar fora do aquário principal por muito tempo, caso contrário, o estresse será muito grande.
  • É necessário plantar peixes, remover solo e plantas. É importante reter cerca de 60-70% da água velha e despejá-la de volta no tanque após o transporte.
  • Você precisa embalar o aquário com plástico-bolha, papelão, espuma de borracha. Se o aquário for grande, é melhor contratar um especialista em embalagens.
  • É importante agir com cautela e rapidez ao carregar e descarregar. O aquário não deve ser derrubado ou atingido no processo.
  • O tanque grande do veículo deve ser preso com correias.

Aquários grandes e pesados ​​são transportados em caminhões. Às vezes, você pode precisar de um carro com hidrolift. O levantamento proporcionará elevação e abaixamento suaves de cargas frágeis. Um pequeno aquário pode ser facilmente transportado em um carro.

O reservatório deve ser bem preso no porta-malas ou no assento traseiro para não se danificar em batidas ou ao virar.

Onde colocar?

O aquário permite criar um recanto de paz com elevadas propriedades decorativas. Observar os habitantes aquáticos é reconfortante e agradável. Vamos listar os fatores para a escolha de um local para colocar um aquário.

  • Conveniência de observação. É necessário colocar o aquário em uma área de lazer para que você possa observá-lo. Se isso não for possível, tente usar um design brilhante de forma que mesmo um olhar rápido seja suficiente para chamar a atenção. Certifique-se de que móveis grandes não obstruem o tanque.
  • Características de cuidado. O aquário não deve ser colocado perto de uma bateria ou janela, caso contrário o regime de temperatura será instável. Não deve haver objetos perto do tanque que não toleram umidade. Deve-se deixar espaço livre no topo do tanque para que seja possível trabalhar dentro do tanque.
  • Eletricidade. Água e aparelhos elétricos combinam-se para criar uma situação de perigo constante. Proteja todas as saídas da umidade. Os aparelhos elétricos devem ser conectados com segurança e não em um só lugar. O equipamento do aquário requer uma conexão de aterramento.
  • Barulho. O aquário do quarto vai fazer barulho. Se você ainda quiser colocá-lo lá, então você deve escolher um equipamento moderno e silencioso.
  • Carga do piso. Um aquário de piso grande pode ser potencialmente perigoso em um apartamento. Acontece que os tetos de suporte de carga em um edifício de vários andares simplesmente não são capazes de suportar a carga que o reservatório fornece.
  • Reservatórios de formato incomum. A mesa do aquário pode ser colocada perto do sofá e usada como mesa de centro ou de centro. A torre vai decorar o interior e economizar espaço. O aquário divisório pode ser usado para zoneamento de ambiente.
  • Espaço ao redor. Deve haver espaço livre em todos os lados, especialmente na parte de trás do aquário. Isso é necessário para a colocação gratuita do equipamento.

O tanque deve ser instalado em um suporte. De série atinge 70 cm de altura e é adequado para a observação de peixes sentados. Se o aquário estiver localizado de forma que você só possa olhar para ele em pé, o gabinete deve ter 110-120 cm de altura.

É importante que o olhar caia perpendicularmente à parede frontal ou ligeiramente de cima. Deve-se ter em mente que o suporte do aquário deve suportar o peso necessário.

Início correto

É difícil montar e reiniciar um aquário depois que a água já foi derramada. Os especialistas aconselham iniciar o aquário corretamente desde o início.

  • O gabinete deve ser dimensionado para suportar o peso do aquário. Vale a pena certificar-se disso com antecedência. Com a ajuda de um nível de edifício, você precisa verificar se a superfície está inclinada. As bordas do contêiner não devem ficar penduradas no gabinete.
  • Se você planeja colar a parede posterior com um plano de fundo, então você precisa fazer isso neste estágio.O vidro deve ser completamente desengordurado e decorado.
  • Você precisa colocar um suporte, um tapete no meio-fio. Ele vai absorver a vibração e distribuir a carga uniformemente.
  • Colocar o solo requer uma limpeza preliminar. É melhor fazer isso sob água corrente para que a cama seja removida sob pressão. O enchimento pode ser colocado de forma irregular. Se você planeja plantar algas vivas, a camada deve ter pelo menos 6-8 cm.
  • Deve ser verificado com a ajuda de um nível de edifício, o nível de nível do tanque. Se necessário, ajuste a posição. O desalinhamento resultará em aumento da carga na parede, o que causará vazamento.
  • A água deve ser despejada lentamente, sem erodir o solo. O líquido deve primeiro ser protegido ou adicionado a ele com um limpador da loja de animais. Uma mangueira pode ser usada para preencher a água.
  • Você precisa deitar água de modo a deixar alguns centímetros por cima. Este espaço acabará por ser ocupado por decorações.
  • Vale a pena adicionar um condicionador especial à água para que saia o cloro.

É hora de testar o desempenho do equipamento. O aquecedor é instalado próximo ao filtro onde há fluxo. Isso é necessário para um aquecimento uniforme. O aquecedor deve ser totalmente imerso em água, o dispositivo não deve ser enterrado no enchimento. Defina a temperatura de aquecimento necessária e verifique o resultado com um termômetro.

O filtro com o compressor é instalado bem no fundo, onde a sujeira se acumula. Se a aeração for necessária, então é necessário, ao contrário, elevar o dispositivo para mais perto da superfície. Antes da instalação, você deve ler as recomendações do fabricante. O ar sairá do filtro durante as primeiras 2-3 horas, isso é normal.

Ao conectar um filtro externo, siga as instruções. As tubulações de entrada e saída de água devem ser instaladas em extremidades diferentes do tanque. Isso evitará que a água fique estagnada. É melhor colocar a cerca perto do fundo e equipá-la com um pré-filtro. Caso contrário, um habitante do aquário pode entrar no tubo.

Montar o cenário requer preparação. Todos os bloqueios e travas precisam ser lavados e fervidos. Se um pedaço de madeira flutuar, mergulhe-o em água antes de mergulhar no aquário. Grandes tanques sob decorações pesadas precisam ser preenchidos com isopor. Todos os elementos decorativos devem ser cuidadosamente fixados.

Você pode plantar peixes pelo menos 3-4 dias após a instalação do cenário. Durante este período, a água vai aquecer e ser purificada. Nesse momento, vale a pena adicionar um pó ou líquido que colonize as bactérias benéficas. Eles irão se depositar no solo e no filtro e purificarão a água durante toda a sua vida útil.

As plantas podem ser plantadas antes mesmo dos peixes. Apenas certifique-se de que a água aquece até + 24 ° C. Em alguns dias, a turvação vai se acalmar, a água vai ficar límpida. Então você já pode povoar os habitantes.

Idéias de design

O aquário deve se deliciar com sua aparência. A decoração contribui muito para criar uma aparência harmoniosa.

  • Cascalho, areia, seixos podem ser usados ​​como solo. Em um grande aquário, o fundo pode ser forrado com pedras. As lojas de animais têm seixos de vidro decorativos especiais que parecem especialmente interessantes. Há lava para decoração, também são pedras artificiais.
  • Algumas das decorações podem ser montadas por você. Conchas de amieiro, madeira flutuante e conchas do mar funcionam bem. De antemão, tudo deve ser lavado e fervido.
  • Você pode fazer uma queda de areia interessante sozinho. A areia deve ser recolhida empiricamente para não se espalhar pelo aquário.

Plantas falsas e decorações de aquários podem ser compradas em lojas de animais para criar composições incríveis. Hoje, existem vários estilos de design de tanques populares.

  • Holandês. Algas exuberantes e tristes tornam-se o centro da composição. Cerca de 12 espécies de plantas são usadas. Tudo é plantado em grupos de acordo com a cor e a taxa de crescimento. As plantas precisam ser podadas e alimentadas regularmente.
  • Natural. A paisagem de uma área específica é imitada. A composição pode ser baseada em um lago, montanhas, floresta, oceano. Formas assimétricas e pelo menos 5 espécies de plantas são usadas.
  • Jardim de rochas. Seixos de tipo e formato semelhantes são colocados na parte inferior. O estilo raramente é usado por iniciantes.
  • Pseudo-natural. Criado combinando solo, plantas e peixes. Proprietários novatos usam exatamente esse estilo de design.
  • Pseudo-mar. Usei conchas e pedras de concha em vez do solo usual. Você pode encontrar corais do tamanho certo. O principal é simular o fundo do mar ou oceano da forma mais realista possível. O nome do estilo se deve ao fato de a água do aquário ser fresca.
  • Coleção. Mais de 15 tipos de algas são plantadas no aquário. Ao contrário do estilo holandês, este pode desviar-se das regras e não aderir aos princípios de agrupamento.

Operação e cuidados

Usar um aquário para fins decorativos requer uma abordagem responsável. Cada proprietário deve se lembrar de algumas regras.

  • Estabilidade. Não mova o aquário com água mesmo um centímetro. Antes de mais nada, certifique-se de drenar a maior parte. Caso contrário, pode ocorrer um vazamento ou mesmo uma rachadura.
  • Alimentando. Este procedimento é realizado uma vez por dia e, na primeira vez, é necessário usar um cronômetro. A porção deve ser comida em 5-7 minutos, as sobras devem ser retiradas. Grandes quantidades de restos de comida apodrecem e levam à deterioração da água e doenças.
  • Modo de iluminação. As plantas vivas precisam de lâmpadas por 10-12 horas e, se não houver nenhuma, o horário de verão é reduzido para 8-9 horas. Nesse caso, você precisa usar apenas lâmpadas de alta qualidade que não aqueçam a água.
  • Temperatura. O termostato é ajustado para a posição desejada uma vez e deve funcionar constantemente. Todos os dias, você deve verificar a temperatura da água com um termômetro. Antes de retirar o aparelho do aquário, deve-se desconectá-lo da fonte de alimentação.
  • Filtração. O equipamento de purificação de água deve funcionar 24 horas por dia. O intervalo máximo permitido é de 3 horas. Caso contrário, peixes e plantas podem começar a morrer devido à perturbação do microclima.
  • Composição da água. A dureza e a acidez devem ser monitoradas. Se necessário, é importante ajustar imediatamente a composição da água, caso contrário todos os moradores começarão a adoecer. O carvão ativado pode ser usado para remover sais pesados.
  • Compatibilidade. É importante selecionar peixes e algas para que se adaptem uns aos outros em termos de habitat. Além disso, a combinação de predadores e carnívoros fará com que os primeiros passem a caçar e comer os últimos.
  • Espaço livre. Cada habitante do aquário precisa de uma certa quantidade de espaço para viver com conforto. A superpopulação irá desencadear a seleção natural. Os peixes mais fortes simplesmente matam os mais fracos.

A limpeza do aquário requer atenção especial dos proprietários. Cerca de 10-20% da água deve ser renovada todas as semanas. A cada duas semanas, é necessário enxaguar os filtros em água corrente para que a sujeira não se acumule em seu interior. Não use produtos químicos domésticos para limpar o tanque e as decorações. O solo é limpo com sifão e a placa verde pode ser removida das paredes com raspador.

Você deve prestar atenção especial às plantas. Apenas a iluminação certa contribui para o desenvolvimento de algas. O suprimento de CO2 e a fertilização são de menor importância. O consumo de gás depende diretamente da luz fornecida. A combinação da quantidade certa de iluminação, fertilizante e CO2 resulta em uma vegetação luxuriante e bonita. Bolhas de ar nas folhas indicam que as plantas estão em perfeita ordem.

Se bolhas são visíveis na superfície da água, significa que há uma supersaturação de oxigênio e o excesso simplesmente sai.

No vídeo a seguir, você encontrará dicas úteis para montar e manter um aquário para iniciantes.

sem comentários

Moda

a beleza

casa