Caracóis domésticos

Manutenção e cuidado de caramujos Achatina em casa

Manutenção e cuidado de caramujos Achatina em casa
Contente
  1. Condições de cultivo
  2. Sutilezas da alimentação
  3. Como você deve limpar seu aquário?
  4. Higiene
  5. Regras de cuidado de inverno
  6. Como cuidar de ovos e bebês?
  7. Hibernação e despertar
  8. Possíveis problemas
  9. Visão geral da revisão

Animais de estimação interessantes e originais do caracol Achatina tornam-se animais de estimação em muitas famílias. Essas criaturas tiveram sua distribuição na África Oriental e agora podem ser encontradas nas casas de qualquer país do mundo. Eles ganharam popularidade por sua aparência exótica e facilidade de tratamento.

Condições de cultivo

Apesar da despretensão dos caracóis, certas condições devem ser criadas para sua manutenção.

Terrário

Use um recipiente de plástico ou vidro como terrário para o seu caracol. O recipiente deve ter uma tampa maciça e bem reforçada com orifícios. Achatina pertence aos moluscos terrestres, pelo que não é necessário encher o recipiente seleccionado com água.

O volume do aquário é escolhido à razão de 10 litros por indivíduo, para um caracol adulto é necessário um terrário com 40 cm de comprimento, 25 cm de largura e 25 cm de altura. Tanto as espécies gigantes quanto os pequenos caramujos são capazes de roer até mesmo material denso, portanto, as caixas não funcionam como um lar.

O aquário deve estar limpo, não deve haver turvação nas paredes:

  • não será visível através das paredes opacas do animal de estimação;
  • o acesso à luz será difícil.

É por isso todas as paredes devem ser transparentes... No interior, é preciso organizar um local de alimentação e bebedouro, colocar uma piscina, equipar um abrigo - podem servir, por exemplo, uma panela de cerâmica ou uma casca de coco.

Ao montar o terrário, evite objetos muito duros e pontiagudos, pois podem ferir a Achatina. Musgo, cacos, cascas podem ser usados ​​como decoração, é permitido plantar plantas.

Substrato

O enchimento é vital para o caracol africano. Para o molusco, você deve selecionar solo macio e solto, que não contenha fragmentos pontiagudos. A quantidade de substrato preenchido é calculada pelas dimensões do caracol: é importante que seja totalmente enterrado. Normalmente, para um Achatina adulto, basta uma camada de 5-7 cm, para um jovem caracol compacto não é necessário preencher muito solo, caso contrário, irá sufocar. Várias opções são consideradas os tipos de solo mais populares.

  • Substrato de coco. Este enchimento retém a umidade por muito tempo. Antes de encher o aquário com ele, o substrato é borrifado com água fervente, a seguir resfriado, lavado, seco e colocado no fundo do terrário.
  • Turfa pura de cavalo... Se este tipo de enchimento for usado, a acidez deve permanecer no nível de 5-7.
  • Areia. Os caracóis gostam deste tipo de solo, mas as partículas podem riscar, ferir a casca e danificar as paredes do terrário. Criadores experientes combinam areia grossa e solta com solo não ácido.
  • Composto. Esta é uma boa opção se não contiver fertilizantes, mas os donos de caramujos notam que, ao usar esta espécie, podem aparecer mosquitos-das-frutas no terrário e em casa.

Serragem, seixos, cascas são inaceitáveis ​​para uso, mesmo o solo clássico não funciona, pois pode conter fertilizantes e outros componentes perigosos. É permitido usar abrigos sintéticos para o inverno e colocar musgo ou folhagem seca por cima.

Regime de temperatura

Este é um animal termofílico, a temperatura recomendada para mantê-lo é de + 24 ... 28 graus Celsius. Para manter o regime, você pode usar esteiras térmicas, cordas térmicas, dispositivos de iluminação. Com uma onda de frio, Achatina torna-se letárgica e pode até hibernar. O superaquecimento também é perigoso. Para controlar a temperatura, não esqueça de pegar um termômetro.

Não deixe o terrário próximo a um radiador ou outro dispositivo de aquecimento para que as leituras de umidade não diminuam e o solo não seque. E mantenha o aquário fora da luz solar direta.

Umidade

A umidade é o indicador mais importante para manter os caracóis. V em condições áridas, Achatina se sente desconfortável, eles se enterram no substrato ou se refugiam em uma concha. Para não causar desconforto ao animal, organize uma pequena piscina no terrário.

Qualquer recipiente pode servir de base. O principal é que fosse pesado e o caracol não pudesse virá-lo.... E também para manter a umidade, você precisa borrifar o terrário e seu fundo com água algumas vezes ao dia. A umidade recomendada para a maioria das espécies é de 70-85%, para albópticos - 90%.

Iluminação

O órgão visual dos caracóis está localizado nas antenas e, portanto, esses animais são muito sensíveis à luz. Para que o animal de estimação não fique cego, você não pode usar lâmpadas fortes para iluminá-lo. E também não é permitido colocar o terrário na janela sul, onde caem os raios ultravioleta. Use dispositivos de iluminação fraca, certifique-se de desligar a luz à noite.

Sutilezas da alimentação

A principal dieta dos caracóis é a alimentação vegetal. Pepinos, alface, maçãs são as iguarias favoritas de Achatina.

Esta criatura não despreza a grama das ruas - trevo, dente-de-leão, folhas. E também cenouras, milho, abobrinha serão úteis. Como um tratamento adicional, você pode oferecer farelo de caracol ou aveia. O componente mais importante do menu deve ser alimentos ricos em cálcio. Portanto, cascas de ovo ou giz de ração podem ser uma excelente fonte desse elemento. Não se recuse a se alimentar de suplementos e vitaminas especiais para répteis.

Ofereça ao seu caracol apenas comida picada e bem lavada.Os juvenis são alimentados todas as noites e os fragmentos de comida restantes são removidos pela manhã.

É suficiente alimentar os caracóis adultos algumas vezes por semana.

Para a correta manutenção da Achatina, o proprietário deve cuidar não só da alimentação, mas também da água de seu animal de estimação. Sem líquido, é impossível excretar a secreção de líquido, tão necessária para o caracol viver. É por isso deve haver sempre um pequeno recipiente com água no terrário, é costume trocar a água a cada dois dias.

Como você deve limpar seu aquário?

A limpeza geral do terrário é realizada uma vez por mês. A limpeza é realizada passo a passo:

  1. o aquário é limpo do enchimento antigo;
  2. o recipiente é bem lavado com água corrente e bem seco;
  3. em seguida, encha o recipiente com um novo substrato;
  4. umedeça o substrato borrifando água de um borrifador.

Higiene

Como já mencionado, é aconselhável colocar uma piscina no terrário. Aqui, o caracol realizará procedimentos de água. Não encha o recipiente muito alto, especialmente se pequenos caracóis viverem no recinto. Os moluscos podem se mover embaixo d'água, mas os animais jovens, distraídos, podem se afogar. A água da piscina deve estar em temperatura ambiente, é necessário trocá-la todos os dias.

De vez em quando, Achatina precisa de um banho. Para tal, é adequada a ablução com água morna na torneira. O caracol é segurado na palma da sua mão no momento do procedimento de banho. Toda a manipulação dura no máximo 3 minutos.

Regras de cuidado de inverno

Devido à indisponibilidade de frutas e vegetais frescos, o menu dos caracóis torna-se pobre no inverno. A queda da temperatura e a falta de umidade afetam o estado de Achatina, muitos hibernam. Este não é um fenômeno perigoso para o animal, porém, um dono inexperiente pode se assustar, percebendo que o animal não dá sinais de vida há dois meses.

Para evitar esse fenômeno, é importante continuar a seguir todas as regras de guarda e cuidado do caracol: manter a dieta, manter os indicadores de temperatura e umidade.

É bom se você mesmo conseguir cultivar verduras para seu animal de estimação em casa no inverno. Nos meses frios, é permitido alimentar com aveia, farelo, laticínios com baixo teor de gordura e pão moído grosso embebido em água.

Como cuidar de ovos e bebês?

Cada proprietário que decidiu criar caracóis Achatina, deve saber alguns fatos sobre criação e cuidados com ovos e crias.

  • Achatina possui órgãos genitais masculinos e femininos, ou seja, pertence aos hermafroditas. O período de incubação varia dependendo da espécie.
  • A gravidez pode ser determinada por um saco de óvulos formado próximo ao orifício de respiração algumas semanas após a passagem. Um caracol prenhe produz uma ninhada em dois dias, enterrando-se no solo. Ao mesmo tempo, são obtidos 200-400 ovos, no entanto, nem todos são viáveis. Os filhotes eclodem de 2 a 4 semanas após a postura.
  • Achatina são animais muito férteis e muitas vezes o dono tem que lavar alguns dos ovos para controlar o número de indivíduos. Isso às vezes acontece por acidente, portanto, tome cuidado ao limpar o gabinete.
  • Assim que os primeiros filhotes saírem dos ovos, transfira-os dos adultos para um terrário separado com folhas de alface.
  • O primeiro alimento complementar para a prole pode ser mingau líquido, complementado com cenoura ralada. Esses alimentos contribuem para o crescimento saudável e o fortalecimento da casca.

Hibernação e despertar

Um animal pode hibernar pelos seguintes motivos:

  • mudanças bruscas de temperatura;
  • uma situação estressante, por exemplo, mudar o terrário, dieta, substrato;
  • onda de frio;
  • falta de umidade.

Na maioria das vezes, os proprietários observam esse fenômeno no inverno. Antes do sono profundo, o animal é coberto por um filme especial denominado epifragma. Em geral, não há nada de perigoso na hibernação, mas se o caracol continuar dormindo por mais de dois meses, perderá uma parte insubstituível de sua umidade, e isso já pode destruir Achatina.Devido à perda de umidade, o molusco diminui de tamanho e se enterra mais profundamente na concha, o corpo se torna cada vez mais líquido.

Às vezes, os proprietários colocam deliberadamente o caracol em estado de sono, por exemplo, durante as férias, quando não há ninguém para cuidar do animal. Para isso, o molusco é colocado em um recipiente com substrato seco, o aquário não é umedecido, o animal não é alimentado. Nessas condições, o caracol adormece. É proibido hibernar jovens, caso contrário afetará negativamente o crescimento e desenvolvimento de Achatina.

Se o caracol dormir mais de dois meses, o dono é obrigado a acordá-lo.

A maneira mais fácil é colocar o animal sob água morna corrente. Depois de sentir a umidade, o caracol vai olhar para fora da concha, devendo ser imediatamente deixado no terrário em suas condições normais. Em seguida, o animal é borrifado com água.

Se a causa da hibernação foi uma violação do regime de temperatura, é necessário retornar os valores anteriores. E também neste caso, é preciso trocar o solo e banhar o caracol em água com uma decocção de camomila (+36 graus) e leite. Se a amêijoa não acordar, o procedimento é repetido a cada dois dias até que saia da casca.

Tendo percebido que o animal está se preparando para hibernar, é importante prevenir este fenômeno. As seguintes medidas servirão de prevenção:

  • adicione ingredientes ricos em cálcio ao menu;
  • lave seu caracol regularmente, mantenha o terrário limpo;
  • monitorar a temperatura e a umidade do ar no aquário.

Possíveis problemas

A doença pode ser um problema ao manter um animal de estimação. Em geral, são animais com uma saúde bastante boa, mas um ataque como uma doença nem sempre os contorna. Os seguintes sintomas indicam uma doença:

  • a passividade do caracol;
  • perda de apetite;
  • bloqueio da entrada da pia;
  • muco excessivamente espesso;
  • estratificação da casca;
  • apito e assobio, que durante a dor produz Achatina.

O animal adoece se ocorrer hipotermia ou superaquecimento no terrário. E também as causas das doenças podem ser um recipiente apertado, um substrato muito seco ou úmido, falta de higiene, um acúmulo de fragmentos de alimentos podres não comidos, a formação de fungos e mofo nas paredes, uma dieta monótona, uma deficiência de proteínas e cálcio . Para tratar mariscos de parasitas, os criadores usam iodo, pomada de própolis, micoseptina.

Às vezes torna-se um problema trauma para a concha. O caracol pode cair, ou o proprietário distraído pode acidentalmente esmagá-lo com algo, e como resultado a integridade da concha é quebrada. Pequenos defeitos podem ser tratados com um anti-séptico, grandes quebras e rachaduras podem ser reparadas com cola epóxi.

Se tal infortúnio aconteceu a um animal de estimação, então é importante plantá-lo de outras pessoas durante a cura da concha, uma vez que essas criaturas adoram esfregar suas conchas umas nas outras.

Para evitar ferimentos na carcaça, é importante observar as seguintes regras:

  • Sempre manuseie o caracol com as mãos limpas e úmidas, mas não use sabonete, creme ou outros produtos de higiene antes de fazer isso;
  • não puxe o animal da parede do aquário com força e não o aperte entre os dedos, para não ferir a casca e danificar os órgãos internos;
  • pegue o caracol não pela concha, mas pela sola.

Às vezes, determinar a morte de um animal de estimação se torna um problema. Nem todos os proprietários são capazes de reconhecer que o animal morreu e continuar a cuidar dele. Se, ao ser tocado, o caracol não puxar instintivamente a cabeça e o corpo para dentro da concha, isso indica sua morte. O mesmo se aplica à situação em que a concha fica selada por muito tempo e o caracol não pode ser acordado.

Vendo que o caracol caiu da concha, também pode-se presumir que ela morreu, ou isso a aguarda em um futuro próximo. A morte também é indicada pelo cheiro desagradável de ovo podre que se espalhou pelo terrário.

Visão geral da revisão

Em geral, as avaliações dos proprietários sobre os caracóis africanos são positivas, embora haja algumas desvantagens desses animais. As vantagens incluem facilidade de manutenção, bem como custo-benefício de manutenção. Então, os principais custos são necessários apenas quando Achatina aparece em casa (compra de aquário, luminárias, enchedor, casas), e aí esse animal praticamente não vai exigir despesas. E também entre as vantagens, está a falta de cheiro, de que outros animais de estimação não podem se orgulhar.

Separadamente, os proprietários falam sobre os benefícios desses caracóis. Acontece que, seu muco é usado na medicina e na cosmetologia. Algumas donas de casa deixam o animal no rosto, estômago ou em áreas onde a celulite se formou.

Acredita-se que o muco cicatrizador da Achatina é capaz de eliminar rugas, cicatrizes, estrias, pigmentação, é capaz de enrijecer a pele, aliviar a tensão e é utilizado para massagens.

As desvantagens desses animais de estimação, a julgar pelas avaliações dos proprietários, podem ser atribuídas a eles o recurso de fazer barulho ao rastejar à noite, ou seja, um som desagradável é ouvido ao esfregar contra a superfície. Porém, essa propriedade não é percebida por todos os proprietários, principalmente esse fenômeno é observado em animais de estimação em que a areia é utilizada como cama. E também as desvantagens incluem o possível o aparecimento de um cheiro de produtos podres, despercebido e não limpo pelo proprietário a tempo.

Alguns usuários dizem que ao fugir, esses animais são bastante difíceis de encontrar no apartamento. Os proprietários de certas espécies expressam opiniões sobre seus favoritos. Deste modo, os criadores de retículos aconselham a compra de um terrário bastante grande, e os proprietários de caracóis albinos recomendam não se assustar se o animal crescer lentamente - ao que parece, isso é característico de albinos, além disso, tais caracóis são mais exigentes no cuidado.

Você pode saber mais sobre o caracol Achatina assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa