Caracóis domésticos

Como escolher e equipar um terrário para caracóis Achatina?

Como escolher e equipar um terrário para caracóis Achatina?
Contente
  1. Escolha de capacidade
  2. Como fazer ventilação?
  3. Que tipo de solo é necessário?
  4. Decoração de casa
  5. Plantas e acessórios
  6. Onde colocar?

Os caracóis Achatina são frequentemente escolhidos para o papel de animais de estimação. Tendo decidido instalar esses moluscos gigantes no apartamento, você deve definitivamente descobrir a questão de sua localização e escolher o aquário certo para eles.

Escolha de capacidade

Um terrário para caracóis Achatina é necessário, já que na natureza as criaturas vivem em áreas quentes e, portanto, as flutuações de temperatura podem ser fatais para elas. Um aquário ou recipiente manterá a atmosfera estável. Usualmente, para Achatina, um aquário padrão para peixes, ou um terrário para répteis, ou um recipiente de plástico normal é adquiridocom paredes transparentes e tampa removível. O terrário é considerado o mais conveniente, mas os tanques do aquário também fornecem a temperatura e ventilação necessárias. O tanque deve ter um volume tal que haja pelo menos 15 litros de espaço livre por indivíduo.

Além disso, deve-se levar em consideração que a Achatina cresce com o tempo e um aquário muito pequeno pode ficar apertado após um determinado período.

A tampa deve ter aberturas para fornecer ventilação adequada, sem a qual os caracóis morrerão. Em geral, você não pode ficar sem abrigo, pois os animais podem fugir. O tamanho ideal é considerado um contêiner, com comprimento e largura de pelo menos 30 centímetros e altura variando de 17 a 22 centímetros. Um aquário redondo para Achatina não é bem-vindo. Em geral, quanto mais espaçoso for o reservatório, mais confortáveis ​​os animais de estimação ficarão.

Para um molusco recém-nascido, você pode usar um recipiente normal para comida., e depois de algum tempo já transplante para um tanque de 15 litros. Você não deve pegar um recipiente do tipo vertical - deve ser largo, mas não alto. Caso contrário, os caracóis que rastejam para o telhado correm o risco de cair e ficar gravemente feridos.

No entanto, uma altura abaixo de 17 centímetros não é considerada bem-sucedida, pois um adulto pode ficar encolhido nela ou ela simplesmente ficará presa durante o movimento.

Os principais materiais para as moradias dos caracóis são o plástico e o vidro. Mas os especialistas realmente não aconselham usar recipientes de vidro. O caracol Achatina é caracterizado pela fragilidade, sendo que a queda da concha em superfície dura pode ser fatal para ele. A interação constante da concha e das paredes do tanque de uma criatura já crescida também não é muito confortável. Além disso, as lâminas de vidro e o adulto experimentarão o estresse do constante deslizamento das paredes. O peso do próprio reservatório torna a limpeza difícil. Obviamente, o vidro é um material ecologicamente correto que mantém sua limpeza por mais tempo, mas essa vantagem por si só não supera o número de desvantagens.

O plástico é muito mais conveniente de usar. A leveza do container permite que ele seja instalado em qualquer local escolhido, rapidamente limpo e movimentado no espaço.

O caracol não danificará a concha se cair, especialmente se houver terra no fundo. Dentre as desvantagens do plástico, pode-se destacar o menor respeito ao meio ambiente e uma aparência menos estética. Se um contêiner for escolhido como moradia para Achatina, então deve ser necessariamente comida.

Isso pode ser determinado pela presença da designação "para alimentos" e pela colocação de um sinal especial no fundo do recipiente. A tampa deve ser hermeticamente fechada, de preferência com travas. É importante que o interior esteja livre de cantos, arestas ou juntas agudas. Todos os fragmentos pontiagudos são pré-cortados e lixados. E claro, é melhor escolher plástico transparente - isso deixará o caracol mais confortável, e o dono poderá vigiar seu animal a qualquer momento.

Como fazer ventilação?

As plantas de Achatina precisam de umidade e um suprimento constante de ar fresco para crescer e se desenvolver, o que também reduz a probabilidade de mofo, apodrecimento e doenças. Não é difícil organizar o sistema de ventilação com as próprias mãos. - basta fazer furos no recipiente no teto e nas paredes laterais. Os furos devem ser posicionados corretamente de forma que de um lado fiquem na parte superior, e do outro - na parte inferior. Como resultado, a temperatura dentro do tanque deve estar entre 24 e 27 graus Celsius. Os furos não devem ser muito grandes, pois o diâmetro largo ameaça evaporação excessiva e, portanto, mudanças nos níveis de umidade.

A maneira mais fácil de furar os buracos é com um furador comum, pré-aquecido sobre um fogão a gás. Você deve se concentrar em um orifício com um diâmetro de 3 milímetros.

Normalmente, um tanque de 15 litros requer 15-20 orifícios na tampa. As bordas dos furos devem ser lixadas. Para as paredes laterais, alguns orifícios de cada lado serão suficientes. Se muitos furos forem feitos durante o processo, o excesso pode ser fechado com qualquer tecido denso, o que criará adicionalmente um canto sombreado no tanque.

Para monitorar o nível de umidade e temperatura no tanque, os especialistas recomendam colocar um termômetro e um higrômetro dentro. Como mencionado acima, a temperatura deve variar de 25 a 27 graus. Recomenda-se manter o nível de umidade na faixa de 75-90%. De vez em quando, faz sentido umedecer levemente o solo, além de borrifar o interior das paredes.

Que tipo de solo é necessário?

A escolha da mistura de solo deve ser feita de forma que os caracóis se sintam confortáveis ​​em um ambiente criado artificialmente.Além disso, o solo é responsável por manter o nível de umidade necessário, bem como a capacidade de os caracóis descansarem enterrando-se no solo. As opções de solo para os caracóis são numerosas. O substrato de coco é uma das soluções mais populares para decoração de aquários. Tem um preço razoável, não mancha as paredes do tanque, o que preserva o aspecto estético deste, e também retém a umidade.

A turfa também é considerada uma opção econômica, mas eficaz para manter os níveis de umidade. A única condição é que não seja usado em sua forma pura.

O musgo se mostra bem - ele também funciona para manter o nível de umidade necessário e não permite o desenvolvimento de mosquitos. Solo comum para o plantio de flores e plantas, em princípio, pode ser usado, mas somente se a composição for segura para Achatina e não contiver produtos químicos prejudiciais ou impurezas. Além disso, você pode colocar folhas em cima do solo, que os caracóis usam como cama para descanso.

É estritamente proibido usar areia - ela não só fere o corpo do molusco, mas também obstrui seu esôfago. A serragem também é bastante perigosa pela mesma razão. Pedras duras podem matar seu animal de estimação se ele rastejar pela parede e quebrar.

O solo da floresta, via de regra, está saturado de micróbios, bactérias e até vermes, que são perigosos para a Achatina.

Em princípio, você pode tentar desinfetá-lo primeiro, mas mesmo nesse caso, um final triste é muito provável. Depois de limpar a mistura do solo de resíduos de plantas e raízes, ela precisará ser mantida por meia hora em um forno pré-aquecido à temperatura máxima.

Decoração de casa

O desenho da “casa” dos moluscos ocorre com o auxílio de plantas, vivas e artificiais, e de diversos elementos decorativos. Este último deve ser feito de materiais naturais que sejam ecologicamente corretos para a saúde do animal. Além do mais, é importante que não existam arestas e superfícies afiadas que possam ferir os moluscos.

Plantas e acessórios

O desenho do tanque com caracóis permite-lhe concretizar as inúmeras ideias criativas dos proprietários. Você pode decorar o espaço com uma variedade de galhos, protuberâncias e cones, combinados em composições incomuns. Os componentes devem ser desinfetados no caso de se tratar de objetos automontados ou simplesmente adquiridos em loja especializada. Você também pode equipar o tanque com o uso de musgo bonito - decorativo ou florestal. Novamente, o musgo que é coletado por conta própria deve primeiro ser embebido por meio dia em água fria, depois mergulhado em água fervente e, finalmente, colocado em cima do solo.

É fácil projetar um terrário se você usar uma variedade de hera, samambaias ou rejuvenescido.

Variações vivas provavelmente serão mordidas rapidamente por Achatina, então versões falsas são recomendadas para uso a longo prazo. Na hora de escolher os componentes da decoração, é importante abandonar objetos rígidos e sólidos. Metade de um coco também servirá como decoração. Não devemos esquecer que o arranjo da “casa” é impossível sem colocar uma tigela especial de água limpa. Como os caracóis preferem nadar nele, o recipiente deve ser de tamanho médio e possui considerável estabilidade.

Não é recomendado o uso de pedras, grutas de argila ou conchas decorativas no aquário. Todos esses materiais podem danificar o corpo mole do molusco e até mesmo a casca.

Essas criaturas não precisam de abrigo, portanto, decoração excessiva pode ser prejudicial. Das plantas, os especialistas recomendam escolher suculentas que parecem extremamente elegantes, mas não requerem nenhum cuidado especial. As plantas têm um caule duro, que a Achatina não consegue quebrar. Você pode plantar alface ou grãos de trigo pré-germinados em seu aquário.Claro que, depois de algum tempo, os caracóis irão comê-los, mas por um certo período de tempo você ainda poderá desfrutar do design incomum.

Onde colocar?

É comum colocar o tanque de caracol em uma parte escura da sala, onde os raios do sol não incidem. A exposição ao sol pode levar não apenas à violação do nível de umidade exigido no interior, mas também ao superaquecimento das próprias criaturas e sua posterior doença e morte. Também é importante garantir que o aquário esteja localizado longe de correntes de ar ou radiadores. O recipiente deve ser firmemente ancorado no local escolhido e protegido de animais de estimação. A limpeza geral deverá ser realizada pelo menos uma vez a cada duas semanas, portanto, o acesso ao tanque deverá ser simples. Para a limpeza, é necessário utilizar os meios mais seguros, desprovidos de componentes químicos prejudiciais à saúde da Achatina.

Como equipar um terrário de caracol, veja abaixo.

1 comentário
O caracol que fala peixe 07.04.2021 22:09

Em geral, os vermes não são perigosos para os caracóis, podem até ser colocados no terrário de propósito. E ivy não é recomendado. Sobre a ventilação - é aconselhável fazer furos não na tampa, mas nas paredes.

Moda

a beleza

casa