Caracóis domésticos

Qual a melhor forma de tomar banho de Achatina?

Qual a melhor forma de tomar banho de Achatina?
Contente
  1. Água na vida de um caracol
  2. Regras de banho
  3. Qual deveria ser o tanque de banho
  4. Procedimentos de higiene após o banho

Por muito tempo, um dos animais exóticos mais populares, que, aliás, não surpreenderá ninguém, são os caramujos. A maior procura é pelos grandes caracóis africanos Achatina fulica, que no nosso país não sobrevivem na natureza.

O caramujo Achatina é um molusco gastrópode tropical terrestre que, quando mantido em casa, necessita de cuidados e manutenção adequados, incluindo banho.

Água na vida de um caracol

Para um caracol, como para qualquer outra criatura viva, a água é de grande importância - é vital para uma vida confortável. Existem várias maneiras pelas quais o gastrópode pode obter a quantidade necessária de água: da comida, do solo e através de procedimentos hídricos.

Quanto aos produtos alimentícios para um animal, é preciso ser extremamente cuidadoso na sua escolha. Afinal, alguns deles, por exemplo, um pepino, tão querido pelos caramujos, os enche com a quantidade certa de água, enquanto outros, ao contrário, podem provocar desidratação do corpo.

É imperativo banhar caracóis Achatina, porque, como habitante dos trópicos, adora calor e muita umidade. Falaremos mais sobre todos os detalhes.

Regras de banho

Existem certas regras para o banho de caracol, que devem ser respeitadas para não prejudicar o molusco.

Ao banhar Achatina, você deve observar os seguintes requisitos.

  • Preste atenção primeiro à temperatura da água. Deve ser fervido e morno, mas nunca quente - isso pode prejudicar a casca do animal.
  • O líquido deve ser filtrado.Essa necessidade se deve ao fato de a água da torneira conter grande quantidade de cloro e diversos metais que podem prejudicar o bem-estar do molusco e o estado de sua casca, que pode começar a esfoliar e até ficar coberta por bolhas e rachaduras .
  • Para saber se Achatina se sente confortável na água, é necessário observar o comportamento dela. Se o animal estiver escondido em uma concha, algo deu errado.
  • O animal de estimação não deve mergulhar, pois pode engasgar facilmente.
  • Não mantenha o caracol debaixo de um fluxo forte de água, é desagradável para ela.
  • Os especialistas não recomendam banhar o gastrópode com água da torneira.

Os pequenos caracóis são completamente indefesos e precisam de um banho especial e cuidadoso. Lembre-se de que o órgão respiratório do animal não está localizado na cabeça, mas embaixo da casca, na lateral.

Para o caracol, tomar banho uma vez por semana é suficiente. Claro que se ela está muito suja ou gosta de nadar, pode fazê-lo com mais frequência, o principal é seguir as recomendações dadas acima.

Achatina freqüentemente tem problemas de casca, como descamação e placa bacteriana. Para evitar esses problemas, você precisa dar banho em seu animal de estimação.

Os especialistas afirmam que, se os procedimentos com água forem realizados em água limpa e filtrada, cuja temperatura seja aceitável e confortável para o animal, essas doenças podem ser evitadas.

Qual deveria ser o tanque de banho

Além das regras de banho, que devem ser seguidas, o reservatório é de grande importância, cuja escolha e compra é muito responsável. O tamanho e o volume desse banho dependem das preferências da própria Achatina. Se os procedimentos com água não lhe derem prazer e terminarem rápido o suficiente, você pode comprar um recipiente raso. Se o caracol é um amante da água, adquira uma "piscina" ampla na qual o molusco possa se desdobrar livremente; no entanto, certifique-se de que seja rasa.

Imediatamente após a compra e antes de realizar os procedimentos de água, é imperativo lavar e desinfetar bem o recipiente para matar todos os micróbios que possam viver nas paredes.

É aconselhável lavá-lo após cada banho, para o qual use água fervente - basta deitar sobre a cuba.

Procedimentos de higiene após o banho

Após o banho, é aconselhável cuidar da pia do animal. Com um pano macio ou esponja, seque suavemente a "casa" do gastrópode para que não fiquem gotas.

Para que a casca não descasque, O óleo especial de oliva ou abóbora pode ser comprado em sua loja de animais ou farmácia veterinária. Eles contêm a quantidade necessária de vitaminas, minerais e gorduras, que têm um efeito positivo quando usados.

Usando um algodão ou cotonete, uma pequena quantidade do óleo selecionado é aplicada na superfície da pia.

O uso desses óleos deixará a concha do caracol Achatina bonita e saudável.

Você pode aprender a banhar caracóis Achatina assistindo ao vídeo abaixo.

2 comentários
Miroslava 12.10.2020 04:51

Muito obrigado.

Muito obrigado!

Moda

a beleza

casa